Fuga de Ar no Sistema de Admissão - [RESOLVIDO]


iCardeX

Recommended Posts

Estava em rodovia, 4 adultos, e porta-malas cheio. Não era viagem. Só indo ali para a roça, visitar a sogra nas festividades de Natal, numa rota de cerca de 70Km. Decidi trafegar, nesse trajeto, a mais ou menos 140km/h. Num dado momento senti o motor anestesiar repentinamente o torque ao tempo que retardou bastante a capacidade de aceleração. O motor do Golf havia se transformado numa carroça, uma bela bosta. A luz EPC acendeu e ali ficou, mas eu não tinha certeza se o veículo havia entrado no modo de emergência. O motor anestesiou-se mas, ainda assim, era possível ganhar velocidade, evidentemente, com muita dificuldade. Parei no primeiro posto de combustível que avistei e verifiquei o erro através do diagnóstico do obdeleven. Deu isso: Fuga de Ar no Sistema de Admissão, código de falha P227900

 

Essa falha havia acontecido durante uma retomada, quando foi necessário reduzir a marcha e elevar rapidamente o giro, registrada nesta condição de log gravado para o erro:

 

659d0452fc38e8f5b81eeb03204a272d.jpg

 

Um segundo log de erro, em paralelo, registrou que ocorreu uma desativação do compressor do ar-condicionado para o motor, gerando a falha de código B10F000.

 

Depois de zerado tudo, via comando Obdeleven, o motor “destravou”, e voltou imediatamente ao funcionamento normal. Porém, na volta, a falha se manifestou novamente causando a perda repentina de torque e potência. Dessa vez, apenas desliguei e religuei o motor e a falha EPC foi automaticamente apagada. O motor voltou a funcionamento regular sem a intervenção do Obdeleven.

 

Depois, realizei acelerações mais bruscas e contínuas, fora do meu padrão natural de comportamento ao volante, e até chegar em minha residência não apresentou novamente esse erro.

 

Alguma sugestão do que eu deveria começar a investigar?

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava em rodovia, 4 adultos, e porta-malas cheio. Não era viagem. Só indo ali para a roça, visitar a sogra nas festividades de Natal, numa rota de cerca de 70Km. Decidi trafegar, nesse trajeto, a mais ou menos 140km/h. Num dado momento senti o motor anestesiar repentinamente o torque ao tempo que retardou bastante a capacidade de aceleração. O motor do Golf havia se transformado numa carroça, uma bela bosta. A luz EPC acendeu e ali ficou, mas eu não tinha certeza se o veículo havia entrado no modo de emergência. O motor anestesiou-se mas, ainda assim, era possível ganhar velocidade evidentemente com muita dificuldade. Parei no primeiro posto de combustível que avistei e verifiquei o erro através do diagnóstico do obdeleven. Deu isso: Fuga de Ar no Sistema de Admissão, código de falha P227900
 
Essa falha havia acontecido durante uma retomada, quando foi necessário reduzir a marcha e elevar rapidamente o giro, registrada nesta condição de log gravado para o erro:
 
659d0452fc38e8f5b81eeb03204a272d.jpg
 
Um segundo log de erro, em paralelo, registrou que ocorreu uma desativação do compressor do ar-condicionado para o motor gerando a falha de código B10F000.
 
Depois de zerado tudo via comando Obdeleven, o motor “destravou” e voltou imediatamente ao funcionamento normal. Porém, na volta, a falha se manifestou novamente causando a perda repentina de torque e potência. Dessa vez, apenas desligue e religuei o motor e a falha EPC foi automaticamente apagada. O motor voltou a funcionamento regular sem a intervenção do Obdeleven.
 
Depois, realizei acelerações mais bruscas e continuas, fora do meu padrão natural de comportamento ao volante, e até chegar em minha residência na apresentou erros.
 
Alguma sugestão do que eu deveria começar a investigar?
 
 
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
 
Você notou algum ruído estranho de ar escapando ao parar no posto (antes de resetar a memória de erros)? Um som sibilante, parecido com uma panela de pressão? No meu aconteceu algo similar, sem perda de potência; o diagnóstico foi o travamento de um Flap do sistema de variação do coletor de admissão e a solução foi a troca completa do mesmo coletor (em garantia).
Na concessionária me informaram ser uma falha de fabricação, embora pesquisando vi alguns casos similares com Polo e, mais notadamente, com up TSI. No seu lugar eu começaria averiguar por essa peça.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você notou algum ruído estranho de ar escapando ao parar no posto (antes de resetar a memória de erros)? Um som sibilante, parecido com uma panela de pressão? No meu aconteceu algo similar, sem perda de potência; o diagnóstico foi o travamento de um Flap do sistema de variação do coletor de admissão e a solução foi a troca completa do mesmo coletor (em garantia).
Na concessionária me informaram ser uma falha de fabricação, embora pesquisando vi alguns casos similares com Polo e, mais notadamente, com up TSI. No seu lugar eu começaria averiguar por essa peça.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk




Eu raramente abro a tampa do capô. Quando fiz o reset, imediatamente abri apenas para “tentar” observar se o duto de ar não estava meio frouxo. Havia, notadamente, uma lambrecada de óleo por ali. Depois posto a foto. Ruídos anormais não consegui perceber.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu Ninja preto começou a querer acender as luzes bem na epoca de natal?

Estranho isso.

Pelo primeiro erro: P227900, os sintomas podem ser esses que pesquisei por aí:

  • Malfunction Indicator Lamp (MIL) illumination with P2279 diagnostic trouble code set
  • Stalling at a stop
  • Idle "hunts" or surges
  • Lack of power
  • Dead spots on acceleration
  • ECM sets additional codes such as engine miss in number 1 cylinder
  • Engine "pings" due to the lean mixture
  • Cherry red exhaust manifolds from overly lean mixture
  • Hissing sound produced by the air leak
  • Increased resistance in the power brakes (harder pedal)

E as causas potenciais:

  • Leak between engine side of mass airflow sensor and air duct
  • Air duct leak engine side
  • Leak at intake air temperature sensor
  • Leak at throttle body
  • Intake manifold crack or leak
  • Disconnected or broken vacuum hose
  • Bad fuel injector seal at manifold
  • Leaky brake booster vacuum hose
  • Leak under dash at a vacuum operated device
  • Stuck PCV valve
  • Stuck crankcase oil filler cap
  • Anything and everything connected to the intake manifold could potentially cause this scenario.

Eu começaria verificando o vazamento nas mangueiras, depois verificaria essa valvula PCV, sei que nos Jetta, isso é a maior causa do problema, e depois iria aprofundado em outros lugares, como foi o caso do @RodrigoSP2

Já do erro do ar condicionado, procurei por esse código que informou: B10F000 e não encontrei nada. Apenas que o motor parou o compressor de ar condicionado...

Abraços e boa sorte!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu Ninja preto começou a querer acender as luzes bem na epoca de natal?
Estranho isso.
Pelo primeiro erro: P227900, os sintomas podem ser esses que pesquisei por aí:
  • Malfunction Indicator Lamp (MIL) illumination with P2279 diagnostic trouble code set
  • Stalling at a stop
  • Idle "hunts" or surges
  • Lack of power
  • Dead spots on acceleration
  • ECM sets additional codes such as engine miss in number 1 cylinder
  • Engine "pings" due to the lean mixture
  • Cherry red exhaust manifolds from overly lean mixture
  • Hissing sound produced by the air leak
  • Increased resistance in the power brakes (harder pedal)
E as causas potenciais:
  • Leak between engine side of mass airflow sensor and air duct
  • Air duct leak engine side
  • Leak at intake air temperature sensor
  • Leak at throttle body
  • Intake manifold crack or leak
  • Disconnected or broken vacuum hose
  • Bad fuel injector seal at manifold
  • Leaky brake booster vacuum hose
  • Leak under dash at a vacuum operated device
  • Stuck PCV valve
  • Stuck crankcase oil filler cap
  • Anything and everything connected to the intake manifold could potentially cause this scenario.
Eu começaria verificando o vazamento nas mangueiras, depois verificaria essa valvula PCV, sei que nos Jetta, isso é a maior causa do problema, e depois iria aprofundado em outros lugares, como foi o caso do [mention=5719]RodrigoSP2[/mention]
Já do erro do ar condicionado, procurei por esse código que informou: B10F000 e não encontrei nada. Apenas que o motor parou o compressor de ar condicionado...
Abraços e boa sorte!
 
Eu investiria primeiro na PCV. Motivo: a falha parece intermitente, o que pode ser causado por um componente desses. Se a PCV estiver ok, investigaria os vazamentos. Obviamente, uma inspeção visual no coletor e seus anexos não faz mal a ninguém.

Abraço!

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Seu Ninja preto começou a querer acender as luzes bem na epoca de natal?

Estranho isso.

Pelo primeiro erro: P227900, os sintomas podem ser esses que pesquisei por aí:

  • Malfunction Indicator Lamp (MIL) illumination with P2279 diagnostic trouble code set
  • Stalling at a stop
  • Idle "hunts" or surges
  • Lack of power
  • Dead spots on acceleration
  • ECM sets additional codes such as engine miss in number 1 cylinder
  • Engine "pings" due to the lean mixture
  • Cherry red exhaust manifolds from overly lean mixture
  • Hissing sound produced by the air leak
  • Increased resistance in the power brakes (harder pedal)

E as causas potenciais:

  • Leak between engine side of mass airflow sensor and air duct
  • Air duct leak engine side
  • Leak at intake air temperature sensor
  • Leak at throttle body
  • Intake manifold crack or leak
  • Disconnected or broken vacuum hose
  • Bad fuel injector seal at manifold
  • Leaky brake booster vacuum hose
  • Leak under dash at a vacuum operated device
  • Stuck PCV valve
  • Stuck crankcase oil filler cap
  • Anything and everything connected to the intake manifold could potentially cause this scenario.

Eu começaria verificando o vazamento nas mangueiras, depois verificaria essa valvula PCV, sei que nos Jetta, isso é a maior causa do problema, e depois iria aprofundado em outros lugares, como foi o caso do @RodrigoSP2

Já do erro do ar condicionado, procurei por esse código que informou: B10F000 e não encontrei nada. Apenas que o motor parou o compressor de ar condicionado...

Abraços e boa sorte!

 

Pois é, e acompanhando o canal lá do Diogo Faustino, semana passsada ele reportou que o GTi apresentou a luz do EPC e entrou em modo de emergência. O comportamento do meu veículo estava igual ao dele: você pisa com vontade no acelerador, mas o veículo responde muito lentamente, como se tivesse anestesiado. No caso dele, e depois de sabe-se lá quantas horas a procura do problema (porque ele também inverteu um plug), foi percebido que um sensor que detectava a quantidade de ar que ia para a admissão estava lambrecado com óleo, ocasionando um curto que gerava a falha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, iCardeX disse:

Pois é, e acompanhando o canal lá do Diogo Faustino, semana passsada ele reportou que o GTi apresentou a luz do EPC e entrou em modo de emergência. O comportamento do meu veículo estava igual ao dele: você pisa com vontade no acelerador, mas o veículo responde muito lentamente, como se tivesse anestesiado. No caso dele, e depois de sabe-se lá quantas horas a procura do problema (porque ele também inverteu um plug), foi percebido que um sensor que detectava a quantidade de ar que ia para a admissão estava lambrecado com óleo, ocasionando um curto que gerava a falha.

Eu tenho acompanhado esses videos do GTI dele.

Pra quem não manja nada de mecanica, até que ele fez muita coisa! Engraçado era ele reclamando quando tinha problema e tinha que tirar parachoque, frente, bateria e etc...

Vi esse caso, primeiro, eram os conectores lambuzados de óleo que queimavam o fusível e depois foi o caso dele inverter 2 conectores.

Parece que agora esta caminhando.

Logo descobre o problema no seu... Veja o que o Xerif falou...

Uma pergunta: Será que o 1.4 tem essa valvula PCV???

Fiquei na duvida...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito ser provável a falha na válvula PCV em virtude deste marejamento de óleo, embora não ter relatado um sintoma típico da falha desta peça que é o funcionamento irregular do motor em marcha-lenta. Pela km talvez esteja começando a abrir o bico.

Como o[mention=2091]RicW[/mention] comentou eu começaria investigar por essa peça, mas irremediavelmente ao menos a inspeção e eventual limpeza dos componentes do sistema de admissão é recomendável também.

Se não me engano há 2 sensores de massa no Golf, dá pra ver pelo scanner qual deles está com erro?

 

Aproveita e troca esse filtro de ar!

 

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Acredito ser provável a falha na válvula PCV em virtude deste marejamento de óleo, embora não ter relatado um sintoma típico da falha desta peça que é o funcionamento irregular do motor em marcha-lenta. Pela km talvez esteja começando a abrir o bico.

Como o[mention=2091]RicW[/mention] comentou eu começaria investigar por essa peça, mas irremediavelmente ao menos a inspeção e eventual limpeza dos componentes do sistema de admissão é recomendável também.

Se não me engano há 2 sensores de massa no Golf, dá pra ver pelo scanner qual deles está com erro?

 

Aproveita e troca esse filtro de ar!

 

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

 

 

 

 

O código de falha reportado foi o que o obdeleven capturou em tempo real Havia esquecido ele conectado, no sábado, enquanto verificava as trocentas opções de diagnóstico da versão PRO, a título de curiosidade, e só. Não alterei nada, apenas observei os valores apontados pelos diversos sensores.

Um outro fato curioso, e eu não sei porque aconteceu isso: enquanto vasculhava as funções do obdeleven esqueci as janelas abertas. Estava deitado no sofá e fui dormir. O sinal bluetooth é limpo entre a minha sala e o veículo. Depois, enquanto eu dormia, choveu bastante. Embora o veículo estivesse na garagem (é térrea) pegou chuva porque foi daquela de ventania e tudo que se tem direito. Como eu disse, fui dormir. Quando acordei lembrei que havia deixado as janelas abertas, e não é que quando avistei novamente o veículo elas estavam todas fechadas? Pergunto eu: será possível que o sensor de chuva (que deveria acionar apenas as palhetas) tenha interferido nessa situação? Ou será que foi o obdeleven esquecido engatado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O código de falha reportado foi o que o obdeleven capturou em tempo real Havia esquecido ele conectado, no sábado, enquanto verificava as trocentas opções de diagnóstico da versão PRO, a título de curiosidade, e só. Não alterei nada, apenas observei os valores apontados pelos diversos sensores.
Um outro fato curioso, e eu não sei porque aconteceu isso: enquanto vasculhava as funções do obdeleven esqueci as janelas abertas. Estava deitado no sofá e fui dormir. O sinal bluetooth é limpo entre a minha sala e o veículo. Depois, enquanto eu dormia, choveu bastante. Embora o veículo estivesse na garagem (é térrea) pegou chuva porque foi daquela de ventania e tudo que se tem direito. Como eu disse, fui dormir. Quando acordei lembrei que havia deixado as janelas abertas, e não é que quando avistei novamente o veículo elas estavam todas fechadas? Pergunto eu: será possível que o sensor de chuva (que deveria acionar apenas as palhetas) tenha interferido nessa situação? Ou será que foi o obdeleven esquecido engatado?
Não consigo imaginar que seja um sistema "de proteção", até porque seria uma fonte de problemas caso, por exemplo, vc tivesse deixado a chave dentro do carro. Acho mais provável que a "dona da quebrada" tenha lembrado o que vc esqueceu kkkk

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Não consigo imaginar que seja um sistema "de proteção", até porque seria uma fonte de problemas caso, por exemplo, vc tivesse deixado a chave dentro do carro. Acho mais provável que a "dona da quebrada" tenha lembrado o que vc esqueceu kkkk

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

Não foi ela. Aliás, antes de sair, ela me avisou ao telefone que as janelas do meu carro estavam abertas, mas eu disse que estava diagnosticando, e elas iam ficar abertas mesmo. Como eu não imaginava que o veículo fizesse algo desse tipo sozinho, ainda questionei ela mais outra vezes. Ela negou que tenha fechado os vidros do meu carro. Como eu fiquei perturbado com a situação, agora a pouco fui dar uma olhada no Youtube e encontrei isso:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi ela. Aliás, antes de sair, ela me avisou ao telefone que as janelas do meu carro estavam abertas, mas eu disse que estava diagnosticando, e elas iam ficar abertas mesmo. Como eu não imaginava que o veículo fizesse algo desse tipo sozinho, ainda questionei ela mais outra vezes. Ela negou que tenha fechado os vidros do meu carro. Como eu fiquei perturbado com a situação, agora a pouco fui dar uma olhada no Youtube e encontrei isso:
 
Que louco! Será que é uma função nativa ou tem que programar? O que eu já tinha visto é que depois de 10 min da ignição ter desligado o sistema corta a energia de todos os consumidores elétricos que por ventura estiverem sido esquecidos ligados (por exemplo rádio ou luzes internas).
Mas será que isso não consumiria mais energia (pelo menos o sensor de chuva tem que estar alimentado para que isso funcione, certo?)

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:
Que louco! Será que é uma função nativa ou tem que programar? O que eu já tinha visto é que depois de 10 min da ignição ter desligado o sistema corta a energia de todos os consumidores elétricos que por ventura estiverem sido esquecidos ligados (por exemplo rádio ou luzes internas).

Mas será que isso não consumiria mais energia (pelo menos o sensor de chuva tem que estar alimentado para que isso funcione, certo?)

 

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

 

Cada vez que eu fuço o obdeleven eu vou encontrando mais sensores com funções não muito claras. Parece que o Golf tem barômetro. Imaginando que cruzando varias informaçõess como temperatura externa, sensor de presença no banco do motorista, presença da chave de ignição, posição dos motores dos vidros, sei lá, sei lá. Agora há pouco acabei de descobri que ele tem um segundo relógio) provavelmente é usado para cruzar dados de vários sensores, inclusive, poderia muito bem ser usado para desvendar evento de um acidente  no qual o veículo se envolveria. Esse carro está parecendo uma central da KGB.

O relógio e datas da central estão configurados corretamente. Mas o segundo relógio (Horas do Gps) avisa que é dia 24/12/2018, e que são 19h47min. E certeza ele deve ser alimentado com outra fonte de energia, porque no passado a bateria já foi desconectada e não foi um vez só não.

a9af11aec7864b46461b7b45460a3c20.jpg

 

4c893968e3977e5544060c810539d320.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, iCardeX disse:

Não foi ela. Aliás, antes de sair, ela me avisou ao telefone que as janelas do meu carro estavam abertas, mas eu disse que estava diagnosticando, e elas iam ficar abertas mesmo. Como eu não imaginava que o veículo fizesse algo desse tipo sozinho, ainda questionei ela mais outra vezes. Ela negou que tenha fechado os vidros do meu carro. Como eu fiquei perturbado com a situação, agora a pouco fui dar uma olhada no Youtube e encontrei isso:

 

Sim, tem essa opção de fechar os vidros com o sensor de chuva.

Mas não são todos os veículos que isso funciona.

Faça o teste, baixe os vidros e jogue agua no sensor. Se os vidros subirem, o seu está programado

fg0cw2B.png

Mudando de assunto, esse oleo ai das fotos e videos é na entrada da borbeleta né?

Se não for a valvula PCV que faz o vapor de oleo retornar para o carter, pode ser que seja a turbina... Espero que não seja a ultima opção, senão é infarte na certa!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Aproveitando, ontem fiz uma busca por esse OBDeleven mas não achei pra vender. Aonde vc comprou? Tem que ser a tomadinha própria do aplicativo ou qualquer tomada OBD serve?

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

tem no ML, mas custa por volta de 700 bolsonaros.

Você pode comprar direto no site deles: https://obdeleven.com/en/#xprtbestsellproductblock_1

Ebay: https://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2380057.m570.l1313.TR12.TRC2.A0.H0.XObdeleven.TRS0&_nkw=Obdeleven&_sacat=0

Amazon.com: https://www.amazon.com/Audi-OBD2-OBDeleven-Bluetooth-Android/dp/B00OTG9K9I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1545838647&sr=8-1&keywords=obdeleven

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez que eu fuço o obdeleven eu vou encontrando mais sensores com funções não muito claras. Parece que o Golf tem barômetro. Imaginando que cruzando varias informaçõess como temperatura externa, sensor de presença no banco do motorista, presença da chave de ignição, posição dos motores dos vidros, sei lá, sei lá. Agora há pouco acabei de descobri que ele tem um segundo relógio) provavelmente é usado para cruzar dados de vários sensores, inclusive, poderia muito bem ser usado para desvendar evento de um acidente  no qual o veículo se envolveria. Esse carro está parecendo uma central da KGB.
O relógio e datas da central estão configurados corretamente. Mas o segundo relógio (Horas do Gps) avisa que é dia 24/12/2018, e que são 19h47min. E certeza ele deve ser alimentado com outra fonte de energia, porque no passado a bateria já foi desconectada e não foi um vez só não.
a9af11aec7864b46461b7b45460a3c20.jpg
 
4c893968e3977e5544060c810539d320.jpg
A hora do GPS é recebida diretamente dos satélites, por isso ela independe da bateria do seu carro.

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A hora do GPS é recebida diretamente dos satélites, por isso ela independe da bateria do seu carro.

 

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

 

 

Ok! Tudo certo. Mas há 2 detalhes: relógio de gps é sincronizado com o relógio atômico, tanto que é essa previsão que define a resolução matemática de todas as outras variáveis que orientam esses dispositivos. O relógio, embora esteja funcionando está com o horário e dia errados. O segundo detalhe é que o meu Golf é o PB (pobre edition), e sequer tem a antena para GPS.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

A falha continua persistindo. Ocorreu, novamente, domingo passado, nas mesmas condições reportadas no começo do tópico. Tenho que arrumar tempo para resolver isso. Ontem realizei varias esticadas e percebi que a falha acontece mais ou menos na casa dos 4000rpms, em 4a marcha, e em diante. Dirigindo de forma moderada foi possível atingir os 200km/h sem que o motor entrasse em modo de proteção. Conduzindo agressivamente não consigo passar dos 140km/h. Segue o log..

Registro de Dados de ODBeleven

Data: 2019-05-29 19:11


Veículo: Volkswagen Golf
Ano: 2013
Tipo de corpo: 5-dr hatchback
Motor: CHPA 103 kW (140 HP) 1.4 l
Quilometragem: 176237 KM

---------------------------------------------------------------
01 Eletrônica do motor

Descrição do sistema: R4 1.4l TFS
Número do Software: 04E906016CR
Versão do Software: 9193
Número de Hardware: 04E907309A
Versão do Hardware: H08
Nome do ODX: EV_ECM14TFS01104E906016CR
Versão do ODX: 002007
Codificação longa: 01190032232405082000

Códigos do Problema:
P227900 - Ar de fuga no sistema de admissão
esporádico
Date: 2019-05-28 23:16:28
Mileage: 176129 km
Prioridade: 2
Contador de frequência de falhas: 2
Contador com reset: 255
Rotação do motor: 3099.00 1/min
Valor de carga normalizado: 95.7 %
Velocidade do veículo: 136 km/h
Temp. fluido refrig.: 94 °C
Temperatura do ar de admissão: 43 °C
Pressão do ar ambiente: 880 mbar
Tensão no borne 30: 12.981 V
Dados de ambiente dinâmicos: 20962611F067E511F168A811DC67AC16EE1C0D16AE1BE31746000114B40BB8




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou desconfiado que o problema de "fuga de ar no sistema de admissão", deve estar ocorrendo por conta de perda de pressão no tubo de pressurização da turbina. Deve estar causando algum vazamento quando exijo vigorosamente a respostas do motor. Ontem, até desmontei para verificar aquele merejamento de óleo. Ao que tudo indica, está vindo de dentro desse tubo de pressurização. Também reparei que as borrachinhas de vedação o-ring (sei lá o nome) me parecem comprometidas. Alguém sabe se é possível adquirir esses anéis de vedação a parte?

 

1e7d2f193720d03fdd043e15a1064b54.jpg

 

5da602ac5d047b1da7c58fded29f5a96.jpg

 

d6d99c2d15cdfe675fad8b1145cbbd6c.jpg

 

919b0ea8ad24bada07df9d7aa9b88ff7.jpg

 

Ouvi dizer que existe esse tubo também de metal, e com uma vedação mais reforçada. Alguém conhece?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, iCardeX disse:

Estou desconfiado que o problema de "fuga de ar no sistema de admissão", deve estar ocorrendo por conta de perda de pressão no tubo de pressurização da turbina. Deve estar causando algum vazamento quando exijo vigorosamente a respostas do motor. Ontem, até desmontei para verificar aquele merejamento de óleo. Ao que tudo indica, está vindo de dentro desse tubo de pressurização. Também reparei que as borrachinhas de vedação o-ring (sei lá o nome) me parecem comprometidas. Alguém sabe se é possível adquirir esses anéis de vedação a parte?

 

1e7d2f193720d03fdd043e15a1064b54.jpg

 

5da602ac5d047b1da7c58fded29f5a96.jpg

 

d6d99c2d15cdfe675fad8b1145cbbd6c.jpg

 

919b0ea8ad24bada07df9d7aa9b88ff7.jpg

 

Ouvi dizer que existe esse tubo também de metal, e com uma vedação mais reforçada. Alguém conhece?

 

 

Fala ai meu xará! Ta sumido por aqui!!!

Bom, vamos por partes, essas borrachas se chamam orings mesmo, pelo menos aqui em São Paulo não é difícil de encontrar, tem lojas que vendem vários tipos de borrachas e tem diversos tamanhos dessas orings, só leva-las que sempre tem uma medida correta.

Eu ficaria mais preocupado com esse óleo escorrendo por aí, será que não foi ele que estragou os orings?

EVQW4ZR.jpg

No circulo menor, é o respiro do motor, por ali que sai os gases do óleo e vai para a admissão.

Eu também abriria esse duto com o circulo maior, se tiver melecado de óleo, pode ser esse respiro que esteja sobrecarregado, sujo e etc, caso contrario, aí terá que dar uma olhada na turbina, pois como sabemos ela utiliza óleo para lubrificação e agua para refrigeração, se o rotor dela, tiver com folga, pode escorrer óleo pra dentro do tubo de admissão e também de exaustão...

Eu daria uma atenção sim nisso aí Sr. Pernas de Kiwi...

Por falar nisso, cadê o @Sobrinho???

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:
Fala ai meu xará! Ta sumido por aqui!!!

Bom, vamos por partes, essas borrachas se chamam orings mesmo, pelo menos aqui em São Paulo não é difícil de encontrar, tem lojas que vendem vários tipos de borrachas e tem diversos tamanhos dessas orings, só leva-las que sempre tem uma medida correta.

Eu ficaria mais preocupado com esse óleo escorrendo por aí, será que não foi ele que estragou os orings?

EVQW4ZR.jpg

No circulo menor, é o respiro do motor, por ali que sai os gases do óleo e vai para a admissão.

Eu também abriria esse duto com o circulo maior, se tiver melecado de óleo, pode ser esse respiro que esteja sobrecarregado, sujo e etc, caso contrario, aí terá que dar uma olhada na turbina, pois como sabemos ela utiliza óleo para lubrificação e agua para refrigeração, se o rotor dela, tiver com folga, pode escorrer óleo pra dentro do tubo de admissão e também de exaustão...

Eu daria uma atenção sim nisso aí Sr. Pernas de Kiwi...

Por falar nisso, cadê o@Sobrinho???

Abraços.

Há  um sensor MAP no tubo de pressurização. Esse eu nem sei como testar. Próximo sábado vou desmontar essa porra toda,e e vou mandar ver de qualé. Aproveitar e vou verificar o estado no filtro de ar do motor também. Foi substituído aos 90.000Km, e, reza a lenda, deveria ser substituído novamente aos 180.0000Kkm. De qualquer forma, dirigindo no modo civil, ainda tenho torque, força, e consumo de combustível em nível aceitável.

 

9ac59729638a3a0264b3d94b6e1882f2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, iCardeX disse:

Há  um sensor MAP no tubo de pressurização. Esse eu nem sei como testar. Próximo sábado vou desmontar essa porra toda,e e vou mandar ver de qualé. Aproveitar e vou verificar o estado no filtro de ar do motor também. Foi substituído aos 90.000Km, e, reza a lenda, deveria ser substituído novamente aos 180.0000Kkm. De qualquer forma, dirigindo no modo civil, ainda tenho torque, força, e consumo de combustível em nível aceitável.

 

9ac59729638a3a0264b3d94b6e1882f2.jpg

É para testar corretamente esse sensor MAP, não é simples não...

Vi uns vídeos aqui no youtube, tem que ter bomba de vácuo e afins, não sei se no nosso modelo é assim que testa...

Se não esta percebendo nada de anormal, menos mal. Como esta o consumo de óleo?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • iCardeX changed the title to Fuga de Ar no Sistema de Admissão - [RESOLVIDO]

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...