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Eduardo Alexandre Hampe

Fim da produção Golf Confortline e Highline no Brasil

Pergunta

15 respostass a esta questão

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Ainda não saiu nada oficial, mas devido as baixas vendas, era só questão de tempo.

Eu achava que iriam segurar um pouco mais, pois acabaram de lançar o Golf Mk7,5 e vão jogar fora este investimento???

 

A fábrica do México já tinha parado de produzir o Golf no ano passado.

O foco da VW, seguindo a tendência dos consumidores será os SUVs e os carros híbridos/elétricos.

A fábrica de São José que produzia o Golf ficará focada no T-Cross.

A fábrica da Alemanha vai concentrar a produção do Golf para o mundo inteiro.

 

Agora a dúvida é: 

A VW continuará a oferecer o Golf, mesmo que importado, aqui no Brasil???

Prometeram o Golf GTE para o 2º semestre deste ano, e o resto da linha Golf, como fica???

Será que teremos somente o Golf GTI e GTE???

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Em 18/01/2019 at 7:31 AM, Bereba disse:

Ainda não saiu nada oficial, mas devido as baixas vendas, era só questão de tempo.

Eu achava que iriam segurar um pouco mais, pois acabaram de lançar o Golf Mk7,5 e vão jogar fora este investimento???

 

A fábrica do México já tinha parado de produzir o Golf no ano passado.

O foco da VW, seguindo a tendência dos consumidores será os SUVs e os carros híbridos/elétricos.

A fábrica de São José que produzia o Golf ficará focada no T-Cross.

A fábrica da Alemanha vai concentrar a produção do Golf para o mundo inteiro.

 

Agora a dúvida é: 

A VW continuará a oferecer o Golf, mesmo que importado, aqui no Brasil???

Prometeram o Golf GTE para o 2º semestre deste ano, e o resto da linha Golf, como fica???

Será que teremos somente o Golf GTI e GTE???

A VW "lacrou" as vendas dos Golfs, em 2018, com as seguintes marcas: GOLF (TSI e GTI) = 3.070 unidades e fechou na 88ª posição. GOLF VARIANT vendeu 503 unidades e fechou na 143ª posição. Em 2017 o Golf estava na 74ª posição com 3.955 unidades e o Variant na 122ª posição com 630 unidades. Os anos de glória foram 2013/2014, quando o Golf vendia mais de 16.000 unidades/ano. O Focus, em 2018, vendeu menos ainda que o Golf. O Cruze, quem diria, partindo do valor inicial de R$ 97.790,00, fechou 2018 com 19.831 unidades vendidas (42º no ranking).

Fonte: https://www.autoo.com.br/emplacamentos/veiculos-mais-vendidos/2018/

 

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O Focus vai deixar de ser comercializado em Maio/2019.

https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/precos-do-ford-focus-desabam-com-o-fim-proximo/

 

E o Cruze continua firme e forte, e vai ganhar até um facelift:

https://www.autoo.com.br/chevrolet-cruze-com-facelift-ja-desfila-no-brasil/

 

Vamos ver o que se espera para o nosso Golf.

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44 minutos atrás, Bereba disse:

O Focus vai deixar de ser comercializado em Maio/2019.

https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/precos-do-ford-focus-desabam-com-o-fim-proximo/

 

E o Cruze continua firme e forte, e vai ganhar até um facelift:

https://www.autoo.com.br/chevrolet-cruze-com-facelift-ja-desfila-no-brasil/

 

Vamos ver o que se espera para o nosso Golf.

O Focus teve a imagem extremamente desgastada com os problemas alavancados com o câmbio PowerShift. É incrível como os fatos ganharam uma proporção estúpida para determinar a tomada de decisão dos consumidores. Conheço ao menos umas 5 pessoas que se livraram do Focus e do Fiesta por conta da intervenção do Procon. Foi só receberem a cartinha da Ford notificando-os sobre o aumento de garantia do câmbio para correrem e venderem logo os seus veículos. O Golf, outro que vem desapontando nas vendas, também não está com a imagem ilesa. Perdeu o freio eletrônico, a suspensão multilink, perdeu o DSG, ganhou um motor mais simplificado. Não negociaram a segurança, ainda assim, aumentaram-se os preços. A cada dia a fama da fragilidade do DSG TSi se espalha pela internet e oficinas e a VW nada de se pronunciar oficialmente. Uma rápida passada lá no ReclameAqui já dá para ter uma noção da quantidade de problemas recorrentes a esse câmbio. Frequentando oficinas da rede autorizada cansei de verificar Golfs DSG parados à espera a troca do câmbio. Neste fórum aqui são inúmeros os casos de proprietários que decidiram vender o veículo por conta do medo com a garantia, e os custos astronômicos de peças de reposição. Essa história de "trocar o câmbio" em forma de cortesia (fora os até R$ 2.000,00 da mão de obra), mesmo depois da garantia, não foi suficiente para acalmar os ânimos. O Cruze está vendendo até que bem e ainda não acumula histórico de problemas conhecidos. O que a Ford não divulga claramente é que ela pratica uma tabela diferenciada de desconto para clientes Pessoa Jurídica: varia de 9% a 23% dependendo do modelo. Palmas para a Ford que vende o Hatch que o brasileiro quer comprar: começa com o acabamento incrivelmente espartano e o duplo airbag  (obrigatório por lei) e que se encontra em qualquer veículo popular.  Nunca eu poderia imaginar que o Cruze seria o Golf Killer.

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Eu já falei faz tempo que o cruze ia acabar matando o golf. Somente por causa do pós venda. O da vw está anos luz atrás do da GM. Com o tempo todos foram se estressando. Porque a vw age de má fé na garantia. Esse papo de dar cortesia na peça e cobrar a mão de obra é golpe. Eles assumem que tem uma peça defeituosa e voce que tem que pagar a mo? Porque assim a vw não perde nada. Quem perde é consumidor que paga a mo da cagada deles e o fabricante da peça que tem que ressarcir a vw...

 

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Eu particularmente acho que o problema do GOLF não está apenas na limpa de itens como suspensão e câmbio. O Golf tem o preço na casa do R$ 100 mil e hoje brasileiro prefere comprar isso que chamam de SUV's pelo mesmo valor e dizer que estão na moda. (Creta, HR-V, Kicks, etc.). Alegam ter mais espaço e porta malas, mesmo abrindo mão do comportamento dinâmico, consumo, etc. 

Brasileiro de uma forma geral compra o mais barato ou o que esta na moda, mesmo que seja uma porcaria, pois no meu ponto de vista, carros como Kicks não deveriam custar mais de R$ 70 mil. Um carro com freio a tambor na traseira, motor 1.6 aspirado e cambio CVT por 100 mil? Chega a ser bizarro isso. Mas não me surpreende pois a maioria da população quase não tem nenhum conhecimento técnico.  Compra porque é bonito, está na moda ou é barato !!

Claro que a VW tem uma grande parcela de culpa pela queda nas vendas também pelo seu pós vendas, afinal em nenhum momento deu uma satisfação coerente aos seus proprietários de como resolver por exemplo o problema da suspensão traseira. Eu troquei 3 vezes os amortecedores traseiros da minha perua GOLF e depois de alguns meses o problema voltava. A resposta que tive foi: Não tem solução. Ai o próprio fabricante tira a suspensão traseira independente de linha. Fez o mesmo com o cambio de dupla embreagem, ai você se vê refém de um carro que tem itens que duraram 4 a 5 anos no máximo e com queixas de problemas e o fabricante ainda tira eles de circulação e não existem peças paralelas no Brasil. Aí fica difícil ter confiança mesmo. Lógico que tive que vender o carro, afinal ia acabar a garantia e eu ia ficar com o problema na mão. Virou um MICO apesar de ser um carro com muitas qualidades em relação aos poucos defeitos. Até para trocar minha perua, a própria VW depreciava alegando que esse cambio era problemático. Pena que não falam isso na hora de vender, pois só tive dor de cabeça. 

Infelizmente o segmento de hatchs "premium" como o Golf ficou bem restrito. O cara prefere comprar um sedan mais pelado do que um Golf. Sem contar que o Golf ainda carrega a fama de ter seguro caro e ser muito roubado. Aí quando o cara gosta de um hatch ele tem dentro do próprio fabricante o POLO. É um hatch bem mais simples, mas com preço 20 mil a menos. A qualidade é inferior, mas colocaram uns mimos eletrônicos que chamam a atenção e eles conseguem vender. Isso também ajudou a matar o GOLF. 

Se você perguntar para a maioria das pessoas que carro gostariam de ter, muitos irão preferir essas porcarias de SUV's de entrada. Alguns até que tem alguns pontos positivos, mas a maioria esta longe de ter a qualidade de um GOLF TSi por exemplo, mesmo com os problemas que já conhecemos.  E até mesmo a VW mesmo parece que preferiu entrar na onda de SUV's !!  Triste, mas é a nossa realidade.

 

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O Golf não está vendendo pouco só no Brasil.
Confira abaixo os 10 automóveis mais vendidos do mundo em 2018:

Toyota Corolla – 1.181.445 unidades

Ford Série F – 1.080.757

Toyota RAV4 – 873.624

Honda Civic – 823.169

Volkswagen Tiguan – 791.275

Volkswagen Golf – 789.519

Honda CR-V – 747.646

Volkswagen Polo – 725.463

Toyota Camry – 661.383

Chevrolet Silverado – 651.090

"... o Golf foi o que mais caiu no Top 10 mundial: -10,3%."
"... Entre os 50 mais vendidos no mundo em 2018, aquele que teve a maior queda nas vendas foi o Ford Focus com 29,1% menos que em 2017. Também, o modelo – que já disputou a liderança mundial – está se despedindo dos EUA e de outros mercados."

Link da notícia completa: https://www.noticiasautomotivas.com.br/os-50-carros-mais-vendidos-no-mundo-em-2018/


Ou seja, o fenômeno SUV não é uma exclusividade brasileira e afeta os principais mercados do mundo. Tirando Europa e alguns outros mercados alinhados a ela (Israel, África do Sul, Líbano,...) os Hatch médios tem perdido terreno. Provavelmente a saída será mantê-los em versões esportivas, híbridas e elétricas.

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Ainda não saiu nada oficial, mas devido as baixas vendas, era só questão de tempo.
Eu achava que iriam segurar um pouco mais, pois acabaram de lançar o Golf Mk7,5 e vão jogar fora este investimento???
 
A fábrica do México já tinha parado de produzir o Golf no ano passado.
O foco da VW, seguindo a tendência dos consumidores será os SUVs e os carros híbridos/elétricos.
A fábrica de São José que produzia o Golf ficará focada no T-Cross.
A fábrica da Alemanha vai concentrar a produção do Golf para o mundo inteiro.
 
Agora a dúvida é: 
A VW continuará a oferecer o Golf, mesmo que importado, aqui no Brasil???
Prometeram o Golf GTE para o 2º semestre deste ano, e o resto da linha Golf, como fica???
Será que teremos somente o Golf GTI e GTE???
O investimento para produzir o mk7,5 foi mínimo. Não mudou nada relevante no carro, apenas faróis, lanternas e pára-choque, que acho que nem são produzidos aqui (faróis e lanternas com certeza, o plástico injetado eu já não sei).

Além do que, sendo tudo MQB, converter a linha para o Polo ou o T-Roc deve custar nada.

Abraço

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2 horas atrás, RicW disse:

O investimento para produzir o mk7,5 foi mínimo. Não mudou nada relevante no carro, apenas faróis, lanternas e pára-choque, que acho que nem são produzidos aqui (faróis e lanternas com certeza, o plástico injetado eu já não sei).

Além do que, sendo tudo MQB, converter a linha para o Polo ou o T-Roc deve custar nada.

Abraço

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Concordo em parte.

Usar a linha para o T-Cross ou T-Roc realmente não custa quase nada. Acho até que dá para compartilhar, tipo numa semana produz um, na outra semana produz o outro e assim por diante.

O investimento da VW no mk7,5 deve ter sido muito pequeno mesmo, provavelmente os moldes e maquinários deve ter vindo de linhas que já devem estar sendo desativadas na fábrica da Alemanha para serem substituídas para o mk8.

Mas para os fabricantes das peças não é barato. Os moldes para produção dos parachoques, faróis e etc... são caros para os fornecedores.

Imagina fazer um investimento em desenhos, moldes, testes e homologação e depois a VW falar que não vai comprar mais as peças... Aliás, acho que deve ter algum contrato fechado de fornecimento. Talvez seja por tempo ou por quantidade, mas de qualquer forma, se mudarem os planos ele terá que ser cancelado. Com certeza a VW e os fornecedores tentarão uma saída amigável, onde a VW compense o fornecedor com outro contrato, mas isso depende de negociação.

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Concordo em parte.
Usar a linha para o T-Cross ou T-Roc realmente não custa quase nada. Acho até que dá para compartilhar, tipo numa semana produz um, na outra semana produz o outro e assim por diante.
O investimento da VW no mk7,5 deve ter sido muito pequeno mesmo, provavelmente os moldes e maquinários deve ter vindo de linhas que já devem estar sendo desativadas na fábrica da Alemanha para serem substituídas para o mk8.
Mas para os fabricantes das peças não é barato. Os moldes para produção dos parachoques, faróis e etc... são caros para os fornecedores.
Imagina fazer um investimento em desenhos, moldes, testes e homologação e depois a VW falar que não vai comprar mais as peças... Aliás, acho que deve ter algum contrato fechado de fornecimento. Talvez seja por tempo ou por quantidade, mas de qualquer forma, se mudarem os planos ele terá que ser cancelado. Com certeza a VW e os fornecedores tentarão uma saída amigável, onde a VW compense o fornecedor com outro contrato, mas isso depende de negociação.
Verdade, Bereba. Meu ponto é que esses componentes "novos" do mk7,5 não são fabricados aqui no Brasil, mas importados de algum outro mercado onde a demanda do mk7,5 justificou a produção. Ou seja: ao deixar de produzir, vão apenas parar de importar certos componentes, não vão ficar devendo nada pra ninguém aqui em Banânia.

Abraço!

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14 horas atrás, RicW disse:

Verdade, Bereba. Meu ponto é que esses componentes "novos" do mk7,5 não são fabricados aqui no Brasil, mas importados de algum outro mercado onde a demanda do mk7,5 justificou a produção. Ou seja: ao deixar de produzir, vão apenas parar de importar certos componentes, não vão ficar devendo nada pra ninguém aqui em Banânia.

Abraço!

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Mas será que todas as peças do MK 7,5 são importadas?

Lembrando que de acordo com o Inovar Auto e agora com o Rota 2030 as montadoras ganham incentivos quanto maior é o índice de nacionalização dos veículos montados aqui no Brasil.

https://www.valor.com.br/brasil/4940684/novo-regime-automotivo-estabelece-metas-ate-2030

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Mas será que todas as peças do MK 7,5 são importadas?
Lembrando que de acordo com o Inovar Auto e agora com o Rota 2030 as montadoras ganham incentivos quanto maior é o índice de nacionalização dos veículos montados aqui no Brasil.
Não sei se todas, mas boa parte. O padrão na indústria tem sido fazer a estamparia por aqui e importar a maior parte dos equipamentos. Equipamentos de injeção de plásticos, por exemplo, são muito caros e só compensa a sua instalação em mercados de demanda muito alta. É por isso que vale mais a pena instalar uma fábrica de pára-choques do Polo aqui, que vende um monte, do que uma do Golf, que vai vender uns 2 ou 3 milhares em um ano bom.

Por fim, esses planos de incentivo não requerem que os equipamentos sejam fabricados aqui. Ao Inovar Auto, ao menos, bastava a montagem final, não sei ao certo o Rota 2030.

Abraço!

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21 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Pelo menos no meu Golf (que é nacional) a única peça que vi que era Made in Brazil é o tampão do porta-malas. O resto é tudo feito no México, Áustria, Alemanha, ...

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E os para-choques?

 

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