Discussão: falhas câmbio DSG - Poste suas dúvidas aqui!


RicW

Recommended Posts

Pessoal,

No nosso tópico anterior sobre falhas do DGS7 alguns foristas estavam enfrentando problemas para visualizar os dados. Como o tópico estava ficando bastante longo e disperso, para organizar melhor eu dividi ele em 3 partes:

1) Tópico só com as estatísticas. Não será possível postar nele, mas manterei os dados atualizados, dentro do possível:

2) Tópico antigo de discussão. Está fechado, pra registrar o histórico, com quase 3 anos, 72 páginas e 1800 posts de informação!

3) Este aqui. Tópico novo, um recomeço para que a discussão seja mais focada.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, acabei de atualizar as estatísticas.

Percebi também que, de todos os problemas relatados (e que se encaixam nos critérios da pesquisa...), apenas 3 confrades tiveram reparo negado em garantia ou "cortesia", para aqueles cuja garantia já expirou. O custo do reparo fora da CCS foi entre R$ 5.000 e R$ 7.000, o que me parece bem mais razoável do que era no passado (no facebook tem relatos de R$ 10.000 só em peças...).

Peço por gentileza aos confrades @Fabriciows, @epbraga e @Marcus que nos contem mais detalhes de como foi o diagnóstico, a negociação, a demora e se ficaram satisfeitos com os serviços prestados.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Já temos quase 2 anos de "Pesquisa de falhas do câmbio DSG..." e também daquele tópico "Quantos MK7 temos...". Juntei as duas informações e fiz um gráfico de quantas falhas aconteceram ao longo do tempo.

Explicando o gráfico:

- Eixo das abcissas: mês e ano

- Ordenada da esquerda (azul): quantos carros com DSG7 se cadastraram no fórum, acumulado em cada mês e ano

- Ordenada da direita (vermelho): divisão de número falhas acumuladas pelo total acumulado de cadastros, até aquele mês e ano

Vejam que interessante:

pubchart?oid=355049847&format=image

Aparentemente, é bastante seguro afirmar que o risco de você ter um problema com um câmbio DSG é, em média, de 10%, se considerarmos o conjunto dos alemães mais mexicanos.

Este número está bem estável já tem mais de um ano, como podemos ver pelo gráfico acima.

Esse número também coincide com um dado publicado naquele site BestCars, que afirma que 9% dos donos de Golf reclamam de problemas no câmbio DSG7:

http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/vw-golf-satisfaz-donos-pelos-motores-e-incomoda-pela-caixa-dsg/

OBS: O número de 10% é geral. Se separarmos entre alemães e mexicanos, a probabilidade fica em 17.2% para os alemães e 2.2% para os mexicanos, sendo que temos mais carros com DSG7 mexicanos do que alemães cadastrados no grupo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico novo me veio bem... Estou ficando louco com o meu DSG, apesar de nunca ter apresentado nenhum código de falha, o comportamento dele é inconsistente. Em algumas poucas vezes, a troca de marchas é perfeita, sem trancos e etc. e tal. Porém na maioria das vezes o carro dá pequenos trancos, além de apresentar alguma trepidação em rotações baixas e níveis de carga baixo. Além disso, percebo um pouco de variação na rotação na hora da troca das marchas.

Infelizmente sempre que eu levo na concessionária ele fica razoávelmente bom, e a resposta do concessionário é de que não identificou nenhum comportamento anormal... Alguém tem alguma dica do que pode ser ou o que posso fazer, baseados na minha descrição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde estou igual voce, de 2 para terceira de vez enquando trepida, até o famoso barrulho de pombo as vezes da sinal de vida e some, o meu é um DSG highline 13/14 premium, fiz uma revisão a semana passada o piloto da consecionaria andou comigo , o carro trepidou um pouco, e fez barrulho , pediram para eu deixar o carro lá por no minimo 10 dias para eles analizarem, e ver se a Volks concede as peças em corteisia. Obs. reclamo disso desde a quinta revisão.

Vou ter que me programar e deixar o carro lá e ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde estou igual voce, de 2 para terceira de vez enquando trepida, até o famoso barrulho de pombo as vezes da sinal de vida e some, o meu é um DSG highline 13/14 premium, fiz uma revisão a semana passada o piloto da consecionaria andou comigo , o carro trepidou um pouco, e fez barrulho , pediram para eu deixar o carro lá por no minimo 10 dias para eles analizarem, e ver se a Volks concede as peças em corteisia. Obs. reclamo disso desde a quinta revisão.
Vou ter que me programar e deixar o carro lá e ver no que dá.
Depois de uma posição do que aconteceu

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carlinhos disse:

Não ponho muita fé que vão resolver, mais enfim vou me programar e deixar o carro, quinto golf e primeira dor de cabeça, Oque me deixa indignado é 10 a 20 dias pra analisar o carro tenha dó né, afinal não é o onibus espacial pra tanta analise.

Virge, se o seu tá fazendo o barulho de pombo, corre pra trocarem a embreagem/mecatrônica logo antes que a garantia acabe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ponho muita fé que vão resolver, mais enfim vou me programar e deixar o carro, quinto golf e primeira dor de cabeça, Oque me deixa indignado é 10 a 20 dias pra analisar o carro tenha dó né, afinal não é o onibus espacial pra tanta analise.
Cara, a análise não pode demorar tudo isso. A turma relata muito prazos da ordem de 5 dias e já é ridículo. Exija deles a justificativa para tanta demora e ligue no SAC da VW. Isso é absurdo!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Virge, se o seu tá fazendo o barulho de pombo, corre pra trocarem a embreagem/mecatrônica logo antes que a garantia acabe!
Barulho de pombo costuma ser só embreagem. Se voltar em poucos km, daí sim pode ser algo induzido pela mecatrônica.

Sobre o seu: já fez o teste de desgaste das embreagens?

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Spielwurfel disse:

O tópico novo me veio bem... Estou ficando louco com o meu DSG, apesar de nunca ter apresentado nenhum código de falha, o comportamento dele é inconsistente. Em algumas poucas vezes, a troca de marchas é perfeita, sem trancos e etc. e tal. Porém na maioria das vezes o carro dá pequenos trancos, além de apresentar alguma trepidação em rotações baixas e níveis de carga baixo. Além disso, percebo um pouco de variação na rotação na hora da troca das marchas.

Infelizmente sempre que eu levo na concessionária ele fica razoávelmente bom, e a resposta do concessionário é de que não identificou nenhum comportamento anormal... Alguém tem alguma dica do que pode ser ou o que posso fazer, baseados na minha descrição?

Spielwurfel, esses trancos sempre ocorreram? O seu é alemão? No meu senti um tranco apenas 2 vezes, somente agora com 3 anos completos e 20 mil quilômetros. Achei que fosse porque estava frio e numa condição que ele se confunde um pouco. Explico: na garagem, quando frio e em rampas, dependendo da aceleração, a troca é antecipada, tipo joga para segunda e perde a força. No caso da ocorrência, estava frio, com chuva, quase parando no semáforo, acelerei quando abriu, aí senti um tranco.

Como já comentei antes, o meu Golf não tem retenções, mas numa descidinha que faço frequentemente com piso irregular, ao invés de reter ele passa as marchas, aí o carro passa trepidando, parecendo quando a corrente da bike está um pouco solta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, Ric, o barulho de pombo, vem e vai ( qdo. o fulano dirigiu na cs, fez barulho com ele e ttrepidou, tranco andando normal não, só que na mudança de marcha de 2 para terceira  o giro sobe até 3mil, em vez de engatar terceira o giro cai  para 2100, 2200 e começa a subir denovo até 3000 dai sim ele vai para teceira normalmente ( gravei até um video de comportamento estranho e reclamo disso desde a 5 revisão ), Obs. com 37000 km foi feito uma reprogramação do cambio, como não acusa erro na central eles não fazem nada.) Tentei lincar o video aqui mais não consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, Ric, o barulho de pombo, vem e vai ( qdo. o fulano dirigiu na cs, fez barulho com ele e ttrepidou, tranco andando normal não, só que na mudança de marcha de 2 para terceira  o giro sobe até 3mil, em vez de engatar terceira o giro cai  para 2100, 2200 e começa a subir denovo até 3000 dai sim ele vai para teceira normalmente ( gravei até um video de comportamento estranho e reclamo disso desde a 5 revisão ), Obs. com 37000 km foi feito uma reprogramação do cambio, como não acusa erro na central eles não fazem nada.) Tentei lincar o video aqui mais não consegui.
Carlinhos,
O mais fácil é fazer upload no YouTube. Daí você copia o link e cola no post, que vai aparecer no fórum.
Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RicW disse:

Barulho de pombo costuma ser só embreagem. Se voltar em poucos km, daí sim pode ser algo induzido pela mecatrônica.

Sobre o seu: já fez o teste de desgaste das embreagens?

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Ja fiz! Coloco no modo manual, tanto em 6a e 7a marcha, deixo a rotação chegar a uns 1200 (geralmente um pouco abaixo disso o cambio já força a redução), e piso fundo. A rotação não sobe nada além da aceleração normal. Como nunca aconteceu nada nesse teste, na verdade achei que ele nem funcionava pra valer... hahaha :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RNM disse:

Spielwurfel, esses trancos sempre ocorreram? O seu é alemão? No meu senti um tranco apenas 2 vezes, somente agora com 3 anos completos e 20 mil quilômetros. Achei que fosse porque estava frio e numa condição que ele se confunde um pouco. Explico: na garagem, quando frio e em rampas, dependendo da aceleração, a troca é antecipada, tipo joga para segunda e perde a força. No caso da ocorrência, estava frio, com chuva, quase parando no semáforo, acelerei quando abriu, aí senti um tranco.

Como já comentei antes, o meu Golf não tem retenções, mas numa descidinha que faço frequentemente com piso irregular, ao invés de reter ele passa as marchas, aí o carro passa trepidando, parecendo quando a corrente da bike está um pouco solta...

Não lembro quando começaram a acontecer, porém já estão ai há muito tempo! O meu carro hoje tem 70 mil km, posso dizer com muita folga que já ocorria com 40 mil km.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que descobri a causa dos problemas do meu DSG, e acredito que a causa era eu mesmo :wacko:. Espero que eu não esteja sendo precipitado nas minhas conclusões e que ele continue bom como está agora.

Eu tinha a mania de usar o modo manual com muita frequência, reduzindo a marcha para aproveitar melhor o freio motor, e etc. Decidi parar de fazer isso, e na partida seguinte que dei no carro, ele ficou perfeito (quase 100%) de repente! :blink: Me parece que a causa era o fato de eu usar o modo manual com muita frequência, e isso provavelmente causava alguma confusão / mudança de comportamento ou programação da mecatrônica.

Andei com ele novamente ontém e hoje de manhã e ele segue basicamente perfeito! Mal lembrava como o carro consegue ser suave na troca da 1a, para 2a e para 3a marcha :wub:

A ideia veio depois que passei numa empresa especializada em câmbios automatizados, chamada Automatik, aqui em São Paulo. Fui muito bem atendido por eles e demonstraram que dominavam o assunto, e o mecânico dirigiu meu carro para avaliar. Infelizmente como a Lei de Murphy não falha, o carro estava muito bom no momento em que eles testaram, logo não conseguiram avaliar com precisão qual poderia ser o problema. Pra minha felicidade descartaram que o problema poderia ser uma embreagem gasta, do contrário o problema não seria intermitente como era o meu caso. Mesmo não vendo o problema ocorrer, escutaram pacientemente tudo que tinha a dizer sobre o comportamento do carro. Passaram o scanner (oficial da VW, vi na minha frente) e não encontraram nada. Fizeram isso em 5 minutos, enquanto uma CSS para qual liguei me disse que custava R$250 pela hora do equipamento (e provávelmente iriam dizer que o serviço levou muito tempo para ser realizado). Não encontraram nenhum código de falha, porém fizeram o reset do câmbio (coisa que o consultor da minha CSS disse que nem era possível fazer <_<). O reset em si não deu muito resultado, ao menos naquele momento. Porém durante as conversas com o mecânico, comentei que o Golf de outro colega meu me dava sensação de ter resposta muito melhor que o meu. O mecânico perguntou como era o meu modo de condução e o do meu amigo. Eu ando que nem uma vovó, e o meu amigo desce a lenha no carro dele. Em seguida respondeu "Esse é a questão. O carro se adapta ao modo de condução do usuário...". Ao final da conversa, o mecânico sem conseguir ver os problemas ocorrerem, concluiu que o problema mais provávelmente era devido a algum "desaprendizado" por parte da mecatrônica ou talvez uma falha que estava acontecendo com ela. Por algum motivo não comentei com o mecânico o fato de que eu utilizada muito o modo manual.

Porém com essa conversa em relação a adaptação ao modo de condução do motorista, me veio na cabeça parar de usar o modo manual e deixar o carro fazer o que ele achava que tinha que fazer. E foi aí que tudo ficou bom de repente, não logo após sair da oficina, porém após eu parar de usar o modo manual que nem louco.

Portanto fica aqui o meu relato de como resolvi o meu problema (causado por mim mesmo) e a minha recomendação da Automatik, para quem mora em São Paulo, pelo excelente serviço prestado e que inclusive não me cobrou nada para me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que descobri a causa dos problemas do meu DSG, e acredito que a causa era eu mesmo :wacko:. Espero que eu não esteja sendo precipitado nas minhas conclusões e que ele continue bom como está agora.
Eu tinha a mania de usar o modo manual com muita frequência, reduzindo a marcha para aproveitar melhor o freio motor, e etc. Decidi parar de fazer isso, e na partida seguinte que dei no carro, ele ficou perfeito (quase 100%) de repente! :blink: Me parece que a causa era o fato de eu usar o modo manual com muita frequência, e isso provavelmente causava alguma confusão / mudança de comportamento ou programação da mecatrônica.
Andei com ele novamente ontém e hoje de manhã e ele segue basicamente perfeito! Mal lembrava como o carro consegue ser suave na troca da 1a, para 2a e para 3a marcha :wub:
A ideia veio depois que passei numa empresa especializada em câmbios automatizados, chamada Automatik, aqui em São Paulo. Fui muito bem atendido por eles e demonstraram que dominavam o assunto, e o mecânico dirigiu meu carro para avaliar. Infelizmente como a Lei de Murphy não falha, o carro estava muito bom no momento em que eles testaram, logo não conseguiram avaliar com precisão qual poderia ser o problema. Pra minha felicidade descartaram que o problema poderia ser uma embreagem gasta, do contrário o problema não seria intermitente como era o meu caso. Mesmo não vendo o problema ocorrer, escutaram pacientemente tudo que tinha a dizer sobre o comportamento do carro. Passaram o scanner (oficial da VW, vi na minha frente) e não encontraram nada. Fizeram isso em 5 minutos, enquanto uma CSS para qual liguei me disse que custava R$250 pela hora do equipamento (e provávelmente iriam dizer que o serviço levou muito tempo para ser realizado). Não encontraram nenhum código de falha, porém fizeram o reset do câmbio (coisa que o consultor da minha CSS disse que nem era possível fazer <_ o reset em si n deu muito resultado ao menos naquele momento. por durante as conversas com mec comentei que golf de outro colega meu me dava sensa ter resposta melhor meu. perguntou como era modo condu e do amigo. eu ando nem uma vov amigo desce a lenha no carro dele. seguida respondeu quest se adapta usu final da conversa conseguir ver os problemas ocorrerem concluiu problema mais prov devido algum parte mecatr ou talvez falha estava acontecendo ela. motivo fato utilizada manual.> Porém com essa conversa em relação a adaptação ao modo de condução do motorista, me veio na cabeça parar de usar o modo manual e deixar o carro fazer o que ele achava que tinha que fazer. E foi aí que tudo ficou bom de repente, não logo após sair da oficina, porém após eu parar de usar o modo manual que nem louco.
Portanto fica aqui o meu relato de como resolvi o meu problema (causado por mim mesmo) e a minha recomendação da Automatik, para quem mora em São Paulo, pelo excelente serviço prestado e que inclusive não me cobrou nada para me ajudar.
Essa questão do freio motor é curioso. Eu tenho um Focus é costumo fazer isso também, mas já tive a impressão que o câmbio não reage muito bem fazendo isso !

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, belotto disse:

Essa questão do freio motor é curioso. Eu tenho um Focus é costumo fazer isso também, mas já tive a impressão que o câmbio não reage muito bem fazendo isso !

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

Como comentei antes, o comportamento do meu DSG era bem inconsistente. Na maioria das vezes ele dava um leve tranco, que dependendo da intensidade me incomodava. Outras vezes, eu reduzia a marcha e isso era feito perfeitamente. Nada de trancos, 100% redondo.

Desde que eu adotei essa nova maneira de condução, ainda não experimentei fazer reduções manualmente para ver como reage. Se o câmbio continuar assim, vou experimentar mais pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que descobri a causa dos problemas do meu DSG, e acredito que a causa era eu mesmo :wacko:. Espero que eu não esteja sendo precipitado nas minhas conclusões e que ele continue bom como está agora.
Eu tinha a mania de usar o modo manual com muita frequência, reduzindo a marcha para aproveitar melhor o freio motor, e etc. Decidi parar de fazer isso, e na partida seguinte que dei no carro, ele ficou perfeito (quase 100%) de repente! :blink: Me parece que a causa era o fato de eu usar o modo manual com muita frequência, e isso provavelmente causava alguma confusão / mudança de comportamento ou programação da mecatrônica.
Andei com ele novamente ontém e hoje de manhã e ele segue basicamente perfeito! Mal lembrava como o carro consegue ser suave na troca da 1a, para 2a e para 3a marcha :wub:
A ideia veio depois que passei numa empresa especializada em câmbios automatizados, chamada Automatik, aqui em São Paulo. Fui muito bem atendido por eles e demonstraram que dominavam o assunto, e o mecânico dirigiu meu carro para avaliar. Infelizmente como a Lei de Murphy não falha, o carro estava muito bom no momento em que eles testaram, logo não conseguiram avaliar com precisão qual poderia ser o problema. Pra minha felicidade descartaram que o problema poderia ser uma embreagem gasta, do contrário o problema não seria intermitente como era o meu caso. Mesmo não vendo o problema ocorrer, escutaram pacientemente tudo que tinha a dizer sobre o comportamento do carro. Passaram o scanner (oficial da VW, vi na minha frente) e não encontraram nada. Fizeram isso em 5 minutos, enquanto uma CSS para qual liguei me disse que custava R$250 pela hora do equipamento (e provávelmente iriam dizer que o serviço levou muito tempo para ser realizado). Não encontraram nenhum código de falha, porém fizeram o reset do câmbio (coisa que o consultor da minha CSS disse que nem era possível fazer <_ o reset em si n deu muito resultado ao menos naquele momento. por durante as conversas com mec comentei que golf de outro colega meu me dava sensa ter resposta melhor meu. perguntou como era modo condu e do amigo. eu ando nem uma vov amigo desce a lenha no carro dele. seguida respondeu quest se adapta usu final da conversa conseguir ver os problemas ocorrerem concluiu problema mais prov devido algum parte mecatr ou talvez falha estava acontecendo ela. motivo fato utilizada manual.> Porém com essa conversa em relação a adaptação ao modo de condução do motorista, me veio na cabeça parar de usar o modo manual e deixar o carro fazer o que ele achava que tinha que fazer. E foi aí que tudo ficou bom de repente, não logo após sair da oficina, porém após eu parar de usar o modo manual que nem louco.
Portanto fica aqui o meu relato de como resolvi o meu problema (causado por mim mesmo) e a minha recomendação da Automatik, para quem mora em São Paulo, pelo excelente serviço prestado e que inclusive não me cobrou nada para me ajudar.
Acho que o seu relato faz sentido. Na verdade, com meu carro anterior (um Cruze), eu vivi uma situação bem parecida:

O carro dava uns trancos terríveis na redução e no aumento das marchas, especialmente de 1a pra 2a e de 2a pra 3a. A causa? A válvula PCV, que não tem relação nenhuma com o câmbio, estava vazando. Com isso havia alguma perda de potência em rotações intermediárias e eu compensava isso inconscientemente, no pedal, e como a situação perdurou por um bom tempo, o câmbio "aprendeu" a lidar com isso. Quando troquei a PCV o comportamento do motor mudou e esses trancos começaram a aparecer.

A solução foi "resetar" o câmbio. O carro ficou ótimo e nunca mais deu problema. A CCS reluta em resetar porque dá trabalho. O procedimento do fabricante costuma mandar eles rodarem uns 100 km pra refazer o aprendizado, variando a velocidade, trocas de marcha, etc. No Cruze, pelo menos, teve isso e o técnico da VW me disse que para o DSG o procedimento é semelhante. Confesso que não fiz o cross-check ainda, e estranhei um pouco essa informação porque há algumas diferenças conceituais importantes entre a programação do DSG e dos automáticos convencionais. Provavelmente, quando a automatik resetou o seu câmbio, ele assumiu uma programação padrão que está te atendendo bem melhor do que o funcionamento anterior.

Eu desisti de usar as borboletas e trocar no manual, a menos de situações muito específicas. No dia-a-dia o que faço é andar em "D" mesmo e, quando quero mais desempenho ou mesmo mais freio motor, coloco o câmbio no "S" por algum tempo e depois volto pro "D". Até este momento, meu câmbio funciona 100% bem.

Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, RicW disse:

Acho que o seu relato faz sentido. Na verdade, com meu carro anterior (um Cruze), eu vivi uma situação bem parecida:

O carro dava uns trancos terríveis na redução e no aumento das marchas, especialmente de 1a pra 2a e de 2a pra 3a. A causa? A válvula PCV, que não tem relação nenhuma com o câmbio, estava vazando. Com isso havia alguma perda de potência em rotações intermediárias e eu compensava isso inconscientemente, no pedal, e como a situação perdurou por um bom tempo, o câmbio "aprendeu" a lidar com isso. Quando troquei a PCV o comportamento do motor mudou e esses trancos começaram a aparecer.

A solução foi "resetar" o câmbio. O carro ficou ótimo e nunca mais deu problema. A CCS reluta em resetar porque dá trabalho. O procedimento do fabricante costuma mandar eles rodarem uns 100 km pra refazer o aprendizado, variando a velocidade, trocas de marcha, etc. No Cruze, pelo menos, teve isso e o técnico da VW me disse que para o DSG o procedimento é semelhante. Confesso que não fiz o cross-check ainda, e estranhei um pouco essa informação porque há algumas diferenças conceituais importantes entre a programação do DSG e dos automáticos convencionais. Provavelmente, quando a automatik resetou o seu câmbio, ele assumiu uma programação padrão que está te atendendo bem melhor do que o funcionamento anterior.

Eu desisti de usar as borboletas e trocar no manual, a menos de situações muito específicas. No dia-a-dia o que faço é andar em "D" mesmo e, quando quero mais desempenho ou mesmo mais freio motor, coloco o câmbio no "S" por algum tempo e depois volto pro "D". Até este momento, meu câmbio funciona 100% bem.

Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Realmente reforça a teoria sobre o que aconteceu comigo.

No caso do procedimento com o DSG7, foi super rápido. A transmissão tinha que estar em uma temperatura X, e sinceramento não lembro agora se o motor estava ligado ou somente a ignição. Porém o técnico simplesmente apertava um botão e o carro começou a fazer uns barulhos estranhos do motor e da transmissão. Isso durou uns 20 a 30 segundos. Em seguida o técnico colocou o câmbio em D e andou com o carro alguns metros pra frente. Colocou em R e andou de volta pra trás. Somente isso e o processo foi finalizado.

Pelo que pesquisei, parece que quando se faz uma intervenção maior (como troca do óleo ou mesmo troca da mecatrônica), o processo parece ser um pouco mais demorado.

Vou começar a andar no D de agora em diante e ficar esperançoso de que o DSG continue bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RicW disse:

Acho que o seu relato faz sentido. Na verdade, com meu carro anterior (um Cruze), eu vivi uma situação bem parecida:

O carro dava uns trancos terríveis na redução e no aumento das marchas, especialmente de 1a pra 2a e de 2a pra 3a. A causa? A válvula PCV, que não tem relação nenhuma com o câmbio, estava vazando. Com isso havia alguma perda de potência em rotações intermediárias e eu compensava isso inconscientemente, no pedal, e como a situação perdurou por um bom tempo, o câmbio "aprendeu" a lidar com isso. Quando troquei a PCV o comportamento do motor mudou e esses trancos começaram a aparecer.

A solução foi "resetar" o câmbio. O carro ficou ótimo e nunca mais deu problema. A CCS reluta em resetar porque dá trabalho. O procedimento do fabricante costuma mandar eles rodarem uns 100 km pra refazer o aprendizado, variando a velocidade, trocas de marcha, etc. No Cruze, pelo menos, teve isso e o técnico da VW me disse que para o DSG o procedimento é semelhante. Confesso que não fiz o cross-check ainda, e estranhei um pouco essa informação porque há algumas diferenças conceituais importantes entre a programação do DSG e dos automáticos convencionais. Provavelmente, quando a automatik resetou o seu câmbio, ele assumiu uma programação padrão que está te atendendo bem melhor do que o funcionamento anterior.

Eu desisti de usar as borboletas e trocar no manual, a menos de situações muito específicas. No dia-a-dia o que faço é andar em "D" mesmo e, quando quero mais desempenho ou mesmo mais freio motor, coloco o câmbio no "S" por algum tempo e depois volto pro "D". Até este momento, meu câmbio funciona 100% bem.

Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Ricw, te perguntar... o dsg tem capacidade de aprender como o condutor se comporta?

Achei que era placebo, logo que peguei o GTI ele era super arisco, mas como ando 90% do tempo com pé de fada, agora parece que ele está bem mais dócil. Abss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...