Discussão: falhas câmbio DSG - Poste suas dúvidas aqui!


RicW

Recommended Posts

19 horas atrás, Desbravador disse:

Ricw, te perguntar... o dsg tem capacidade de aprender como o condutor se comporta?

Achei que era placebo, logo que peguei o GTI ele era super arisco, mas como ando 90% do tempo com pé de fada, agora parece que ele está bem mais dócil. Abss

Olha, se aprende eu não sei, mas que desaprende, com certeza sim! hahaha

Brincadeiras aparte, acredito que aprende sim, tanto que no DSG6 do GTI, há um procedimento que não necessita de ferramenta especial para resetar o câmbio. Como citei no meu textão de facebook, tenho um colega com um Golf TSI que desce a lenha nele, enquanto eu dirijo em geral como uma vovó. O acelerador dele responde muito melhor que o do meu. Acredito que o DSG mude algo no comportamento também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tarde, pessoal!
Infelizmente, acredito que entrei pra estatísca do DSG. Ontem, ao sair do trabalho, percebi que uma luz permaneceu acesa (no manual diz que é a luz do catalisador), após alguns minutos, uma nova mensagem apareceu no painel, dessa foi "ERRO: CÂMBIO", nesse momento o carro deu um tranco, como se reduzisse algumas marchas e passou a não engatar algumas delas, ele as pulava.  Parei o carro no acostamento, desliguei e liguei novamente, a mensagem sumiu, a luz do catalisador continuou acesa e o câmbio voltou ao normal, porém, após alguns minutos ele volta a apresentar a mesma mensagem (ERRO:CÂMBIO) e, consequemente, o mesmo problema com as marchas. Isso agora acontece sempre, desde ontem, ligo o carro e ele funciona perfeitamente (apenas com a luz do catalisador acesa) e após alguns minutos apresenta a mensagem e os problemas. 

Hoje liguei em duas concessionárias distintas aqui em Brasília-DF (V12 motrs e Saga), expliquei o problema e informei que o carro está fora da garantia, porém, com todas a revisões feitas na autorizada (Saga). Na saga, o consultor me atendeu muito mal e informou que eu deveria levar o carro para passar o scaner e que me custaria R$ 190,00, já V12 fui bem atendido, o consultor me explicou que poderia ser problema na mecatrônica ou na embreagem e, caso fosse na mecatrônica a fábrica tem fornecido a peça sem custo mas a mão de obra, que deverá ser paga, custa R$ 1700 e caso fosse a embreagem a fábrica só tem fornecido gratuitamente a peça em carros com até 50 mil kms rodados. Ao retornar para a saga, fui informado que o procedimento é o mesmo, entretanto, o valor da mão de obra lá R$ 3500. Parece que cada loja cobra o preço que bem entender pela troca da peça.

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação adicional desse processo de troca e se alguém aqui já teve um problema similar com o câmbio.

 

Dados do Carro:
Golf 1.4 highline elegance, ano  14/14, com 60mil kms rodados (Alemão)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Lucas.lsf disse:

Bom tarde, pessoal!
Infelizmente, acredito que entrei pra estatísca do DSG. Ontem, ao sair do trabalho, percebi que uma luz permaneceu acesa (no manual diz que é a luz do catalisador), após alguns minutos, uma nova mensagem apareceu no painel, dessa foi "ERRO: CÂMBIO", nesse momento o carro deu um tranco, como se reduzisse algumas marchas e passou a não engatar algumas delas, ele as pulava.  Parei o carro no acostamento, desliguei e liguei novamente, a mensagem sumiu, a luz do catalisador continuou acesa e o câmbio voltou ao normal, porém, após alguns minutos ele volta a apresentar a mesma mensagem (ERRO:CÂMBIO) e, consequemente, o mesmo problema com as marchas. Isso agora acontece sempre, desde ontem, ligo o carro e ele funciona perfeitamente (apenas com a luz do catalisador acesa) e após alguns minutos apresenta a mensagem e os problemas. 

Hoje liguei em duas concessionárias distintas aqui em Brasília-DF (V12 motrs e Saga), expliquei o problema e informei que o carro está fora da garantia, porém, com todas a revisões feitas na autorizada (Saga). Na saga, o consultor me atendeu muito mal e informou que eu deveria levar o carro para passar o scaner e que me custaria R$ 190,00, já V12 fui bem atendido, o consultor me explicou que poderia ser problema na mecatrônica ou na embreagem e, caso fosse na mecatrônica a fábrica tem fornecido a peça sem custo mas a mão de obra, que deverá ser paga, custa R$ 1700 e caso fosse a embreagem a fábrica só tem fornecido gratuitamente a peça em carros com até 50 mil kms rodados. Ao retornar para a saga, fui informado que o procedimento é o mesmo, entretanto, o valor da mão de obra lá R$ 3500. Parece que cada loja cobra o preço que bem entender pela troca da peça.

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação adicional desse processo de troca e se alguém aqui já teve um problema similar com o câmbio.

 

Dados do Carro:
Golf 1.4 highline elegance, ano  14/14, com 60mil kms rodados (Alemão)

 

 

Cara, sinto por isso ter acontecido com você. Acho uma sacanagem que acima de somente 50k a embreagem não é mais trocada em cortesia. Em relação a mão de obra, obviamente cada concessionária cobra o que quiser, faz parte do mercado. Se isso vai ser bom ou ruim pra CSS, é outra história... :rolleyes:

Tenha em mente que se for a embreagem, o custo de reparo será muito mais alto. Infelizmente o seu carro já está com o problema, mas sugiro que pesquise na sua região sobre oficinas especializadas em cambos automatizados. Dependendo do caso, podem te oferecer um reparo mais em conta. Se está em São Paulo ou próximo, recomendo a Automatik.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Spielwurfel disse:

Cara, sinto por isso ter acontecido com você. Acho uma sacanagem que acima de somente 50k a embreagem não é mais trocada em cortesia. Em relação a mão de obra, obviamente cada concessionária cobra o que quiser, faz parte do mercado. Se isso vai ser bom ou ruim pra CSS, é outra história... :rolleyes:

Tenha em mente que se for a embreagem, o custo de reparo será muito mais alto. Infelizmente o seu carro já está com o problema, mas sugiro que pesquise na sua região sobre oficinas especializadas em cambos automatizados. Dependendo do caso, podem te oferecer um reparo mais em conta. Se está em São Paulo ou próximo, recomendo a Automatik.

pensei nessa opção que você falou, mas acho que é melhor pagar os R$ 1700 por um novo do que pagar um valor próximo a isso por um reparo, caso seja o câmbio ou a mecatrônica, o que tudo indica ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Lucas.lsf disse:

pensei nessa opção que você falou, mas acho que é melhor pagar os R$ 1700 por um novo do que pagar um valor próximo a isso por um reparo, caso seja o câmbio ou a mecatrônica, o que tudo indica ser.

Concordo, eu faria o mesmo. Minha sugestão foi mais pra você não ser pego despreparado caso isso venha a ocorrer de novo (tomara que não). Esse problema pode aparecer do nada, como entendi que ocorreu com você. :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pensei nessa opção que você falou, mas acho que é melhor pagar os R$ 1700 por um novo do que pagar um valor próximo a isso por um reparo, caso seja o câmbio ou a mecatrônica, o que tudo indica ser.
Não engula isso passivamente. Diga que é um vício oculto e que não acha correto pagar por essa mão de obra. Aqui no fórum muitos tem pago apenas 50% do valor (e nem isso seria correto...), e esse valor ronda os R$ 500. Leia os posts anteriores deste tópico e do anterior a este (histórico), que tem diversos relatos desses. Já os R$ 3500 são extorsivos e injustificáveis. Nunca mais ponha suas rodas lá.

Abraço!

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Lucas.lsf disse:

Bom tarde, pessoal!
Infelizmente, acredito que entrei pra estatísca do DSG. Ontem, ao sair do trabalho, percebi que uma luz permaneceu acesa (no manual diz que é a luz do catalisador), após alguns minutos, uma nova mensagem apareceu no painel, dessa foi "ERRO: CÂMBIO", nesse momento o carro deu um tranco, como se reduzisse algumas marchas e passou a não engatar algumas delas, ele as pulava.  Parei o carro no acostamento, desliguei e liguei novamente, a mensagem sumiu, a luz do catalisador continuou acesa e o câmbio voltou ao normal, porém, após alguns minutos ele volta a apresentar a mesma mensagem (ERRO:CÂMBIO) e, consequemente, o mesmo problema com as marchas. Isso agora acontece sempre, desde ontem, ligo o carro e ele funciona perfeitamente (apenas com a luz do catalisador acesa) e após alguns minutos apresenta a mensagem e os problemas. 

Hoje liguei em duas concessionárias distintas aqui em Brasília-DF (V12 motrs e Saga), expliquei o problema e informei que o carro está fora da garantia, porém, com todas a revisões feitas na autorizada (Saga). Na saga, o consultor me atendeu muito mal e informou que eu deveria levar o carro para passar o scaner e que me custaria R$ 190,00, já V12 fui bem atendido, o consultor me explicou que poderia ser problema na mecatrônica ou na embreagem e, caso fosse na mecatrônica a fábrica tem fornecido a peça sem custo mas a mão de obra, que deverá ser paga, custa R$ 1700 e caso fosse a embreagem a fábrica só tem fornecido gratuitamente a peça em carros com até 50 mil kms rodados. Ao retornar para a saga, fui informado que o procedimento é o mesmo, entretanto, o valor da mão de obra lá R$ 3500. Parece que cada loja cobra o preço que bem entender pela troca da peça.

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação adicional desse processo de troca e se alguém aqui já teve um problema similar com o câmbio.

 

Dados do Carro:
Golf 1.4 highline elegance, ano  14/14, com 60mil kms rodados (Alemão)

 

 

Atualizando o meu relato, ontem quando estava a caminho de casa, por volta de 22:00, percebi que quando apresentava a mensagem (ERRO:CÂMBIO), o mesmo passava a utilizar apenas as marchas pares (2,4,6), pulando as ímpares, o que ocosionava alguns trancos e que o erro aparecia sempre que ele engatava a quinta marcha. Pois bem, resolvi andar bem devagar para que não precisasse usar a quinta marcha, estava dando certo, a mensagem não apareceu e em um certo momento ele passou a quinta sem apresentar o defeito, mas logo depois apareceu uma mensagem de superaquecimento no câmbio (acho que foi isso, porque desliguei o carro muito rápido), ao perceber encostei o carro e desliguei, nesse momento começou a sair fumaça, saiu fumaça por uns 10 minutos e um cheiro muito forte de queimado.  Chamei o guincho do seguro e mandei o carro hoje cedo para a autorizada, que já estava agendado para hoje 14:00. Achei muito estranho, porque os dois consultores que conversei me informaram que caso o carro fosse estragar outras peças ele mesmo pararia e entraria em modo de emergência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2018 at 7:30 PM, RicW disse:

@Fabiomsantiago@gmail.com, veja o post acima.

Abraço

Valeu amigo. Obrigado, bom vamos atualizar o meu caso problema. Mecatrônica a montadora pagou a peça a mo por minha conta 792 reais bom estou a contento estava com medo de não pagar pq o antigo dono atrasou uma revisão mais aí eu continuei fazendo as revisões normalmente, bom agora resta esperar a peça chegar 10 dias úteis, meu golf alemão 13/14 highline 71 mil km apesar de 90 % foi de estrada sou segundo dono peguei com 61 mil km adoro o carro! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Rafa Rava disse:

Boa noite Pessoal! Sou novo aqui, adquiri um golf highline 13/14 e estou preocupado, a troca das marchas iniciais parece que é da primeira para segunda ou segunda para terceira o carro treme... alguém sabe dizer se esse problema é grave?

 

 

A4EA7B54-C1A0-428C-80A1-5FBC5B3554FC.jpeg

Bom dia Rafa!

Há algo de estranho em sua embreagem, pq isso não é normal. O carro não treme em troca nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Rafa!
Há algo de estranho em sua embreagem, pq isso não é normal. O carro não treme em troca nenhuma.
Tenta levar na concessionária para ver e depois da uma boa posição. Pelo ano seu carro já está fora de garantia nas vai ser bom saber se resolveram ou não e a que custo

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, belotto disse:

Tenta levar na concessionária para ver e depois da uma boa posição. Pelo ano seu carro já está fora de garantia nas vai ser bom saber se resolveram ou não e a que custo

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 

Belotto, 

Obrigado pela indicação... hoje fiquei atento e não percebi nenhuma anormalidade, mas vou levar para desencargo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, sou proprietário de uma golf variant e tenho impressão que existe uma leve vibração logo ao arrancar. Se arranco bem devagar, aparentemente o carro sai em segunda marcha conforme o painel. Essas duas situações são normais? Devo verificar? Meu carro ainda está na garantia.

Sim.
Sair em 2ª é normal.
Vibração no creeping é um relato bem comum. Meu carro faz isso desde zero e nunca deu nenhum problema.
Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu só aparece uma leve vibração se eu andar sem acelerar com o volante virado, tipo manobra em garagem. Com ele reto, se acontecer é mais sutil.

Eu parado, tirando o pé do freio, não importa o quanto eu acelero para arrancar, ele não vibra. Talvez aconteça em um plano com inclinação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu só aparece uma leve vibração se eu andar sem acelerar com o volante virado, tipo manobra em garagem. Com ele reto, se acontecer é mais sutil.
Eu parado, tirando o pé do freio, não importa o quanto eu acelero para arrancar, ele não vibra. Talvez aconteça em um plano com inclinação.
Isso aí. O mesmo acontece com o meu.
Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos. Peguei meu TSi 1.4 DSG 2014 com 24 kKm há pouco tempo e gostaria da opinião de vcs a respeito do melhor uso do DSG no arranque.

Ao sair da imobilidade de boa, noto que quase instantaneamente ele troca de D1 para D2. Até aí, tudo bem. A D1 faz apenas o papel de tirar o veículo da imobilidade. Ocorre que assim que troca para D2, tenho a impressão que a embreagem ainda não se acoplou por completo ao volante do motor e sinto que se não premer o acelerador com um pouco mais de vigor para ganhar velocidade e, ao invés disso, ficar andando devagar por mais tempo como num transito engarrafado, estarei "queimando" embreagem.

Em resumo, andar devagar por muito tempo em D2 na situação que a embreagem não acopla totalmente pode elevar o desgaste dela?

Outra coisa seria ao passar por uma rua de paralelepípedos devagar em D2 ele troca para D1 e o giro vai lá em cima e não consigo voltar para D2 nem com o padle shift. Aí fico passageiro dele com os caras me buzinando atrás, rsrsr

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Falcon disse:

Boa tarde a todos. Peguei meu TSi 1.4 DSG 2014 com 24 kKm há pouco tempo e gostaria da opinião de vcs a respeito do melhor uso do DSG no arranque.

Ao sair da imobilidade de boa, noto que quase instantaneamente ele troca de D1 para D2. Até aí, tudo bem. A D1 faz apenas o papel de tirar o veículo da imobilidade. Ocorre que assim que troca para D2, tenho a impressão que a embreagem ainda não se acoplou por completo ao volante do motor e sinto que se não premer o acelerador com um pouco mais de vigor para ganhar velocidade e, ao invés disso, ficar andando devagar por mais tempo como num transito engarrafado, estarei "queimando" embreagem.

Em resumo, andar devagar por muito tempo em D2 na situação que a embreagem não acopla totalmente pode elevar o desgaste dela?

Outra coisa seria ao passar por uma rua de paralelepípedos devagar em D2 ele troca para D1 e o giro vai lá em cima e não consigo voltar para D2 nem com o padle shift. Aí fico passageiro dele com os caras me buzinando atrás, rsrsr

 

Se vc trafegar muito tempo em marcha lenta, que dá uns 5 km/h a embreagem realmente não estará totalmente acoplada e um pouco acima desses 5 km/h pisando levemente no acelerados, realmente a 2a marcha tbm não estará acoplada totalmente.

Para evitar esses "inconvenientes", coloque o no modo manual que ele ficará fixo na 1a marcha. No modo manual a 2a marcha só entre a partir de 2000 RPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Jorge, obrigado pelo retorno. Quanto à redução de marcha em asfalto irregular deve ser alguma programação do cambio com algum propósito que desconheço, estou certo? 
Oi Falcon,

É algo conhecido e que já rendeu discussões homéricas por aqui. Temos diversos tópicos sobre este assunto.

Faça uma busca por "retenção de marcha" no fórum, que vai achar muita coisa.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, RicW disse:

Oi Falcon,

É algo conhecido e que já rendeu discussões homéricas por aqui. Temos diversos tópicos sobre este assunto.

Faça uma busca por "retenção de marcha" no fórum, que vai achar muita coisa.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Mas aí é que tá, se houve tanta discussão, chegou-se à alguma conclusão? Sabemos que tem muita informação, mas esse tópico é justamente pra uma discussão mais focada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...