1.6 MSI - vale a pena pegar um usado?


Recommended Posts

Perguntas: MSI 1.6 manual tem algum problema recorrente, do tipo: a embreagem dos 1.0 TSI e a bomba d'água dos GTI/TSI?
Custo de peças no geral, bem mais baratos, certo? (Exemplo: o kit da embreagem).
O desempenho é pelo menos equivalente a um Sportline 1.6 8V manual? (Levemente pior em baixas rotações e melhor em altas?) E o consumo?

Achei somente tópicos bem antigos a respeito desses dados do 1.6. Queria saber a opinião de alguém que já rodou mais com o carro.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joe,

Tive o 1.6 MSI automático por dois anos. Cheguei a rodar quase 25.000km com o carro.

O que posso te dizer é que o trem de força é realmente muito bom, garante um bom desempenho sim.

Claro que se for feita a comparação com os motores turbo (TSI), principalmente o 1.4 e o 2.0, a diferença é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntas: MSI 1.6 manual tem algum problema recorrente, do tipo: a embreagem dos 1.0 TSI e a bomba d'água dos GTI/TSI?
Custo de peças no geral, bem mais baratos, certo? (Exemplo: o kit da embreagem).
O desempenho é pelo menos equivalente a um Sportline 1.6 8V manual? (Levemente pior em baixas rotações e melhor em altas?) E o consumo?

Achei somente tópicos bem antigos a respeito desses dados do 1.6. Queria saber a opinião de alguém que já rodou mais com o carro.
 
Desculpe, mas de onde vc obteve a informação de que o 1.0 TSI tem problema recorrente de embreagem? Até onde sei só temos um caso aqui no fórum onde o proprietário teve que trocar em uma km baixa o que é pouco representativo diante de outros tantos modelos rodando por aí sem o problema l, alguns com mais de 50 mil km inclusive.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

Desculpe, mas de onde vc obteve a informação de que o 1.0 TSI tem problema recorrente de embreagem? Até onde sei só temos um caso aqui no fórum onde o proprietário teve que trocar em uma km baixa o que é pouco representativo diante de outros tantos modelos rodando por aí sem o problema l, alguns com mais de 50 mil km inclusive.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

RodrigoSP2, não era o meu intuito, ao abrir o tópico, afirmar que o problema de embreagem é recorrente. O que eu pretendo é descobrir se um 1.6 MSI usado me atende e é uma boa compra. Mas, respondendo à sua pergunta, minha primeira opção era um 1.0 TSI. Fiz uma pesquisa rápida no reclameaqui e achei mais de 10 relatos (fora os que nem abri). Seguem aqui três exemplos:
https://www.reclameaqui.com.br/volkswagen/embreagem-golf-1-0-tsi-2017_yTt6lF3n7T9bepjm/
https://www.reclameaqui.com.br/volkswagen/embreagem-golf-1-0-tsi_Srt_yCrq0d3EJHXb/
https://www.reclameaqui.com.br/volkswagen/embreagem-golf-1-0-tsi-2017_iU1LSS7KxoIbdsB3/


Isso, e mais o preço do kit de embreagem no mercado livre (R$3.500,00) só me fazem descartar, nesse momento, o 1.0. Você tem um TSI manual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/04/2019 at 9:22 AM, cassio.furpes disse:

Joe,

Tive o 1.6 MSI automático por dois anos. Cheguei a rodar quase 25.000km com o carro.

O que posso te dizer é que o trem de força é realmente muito bom, garante um bom desempenho sim.

Claro que se for feita a comparação com os motores turbo (TSI), principalmente o 1.4 e o 2.0, a diferença é boa.

cassio.furpes, por que trocou o carro? Pegou um tsi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RodrigoSP2, não era o meu intuito, ao abrir o tópico, afirmar que o problema de embreagem é recorrente. O que eu pretendo é descobrir se um 1.6 MSI usado me atende e é uma boa compra. Mas, respondendo à sua pergunta, minha primeira opção era um 1.0 TSI. Fiz uma pesquisa rápida no reclameaqui e achei mais de 10 relatos (fora os que nem abri). Seguem aqui três exemplos:
https://www.reclameaqui.com.br/volkswagen/embreagem-golf-1-0-tsi-2017_yTt6lF3n7T9bepjm/
https://www.reclameaqui.com.br/volkswagen/embreagem-golf-1-0-tsi_Srt_yCrq0d3EJHXb/
https://www.reclameaqui.com.br/volkswagen/embreagem-golf-1-0-tsi-2017_iU1LSS7KxoIbdsB3/

Isso, e mais o preço do kit de embreagem no mercado livre (R$3.500,00) só me fazem descartar, nesse momento, o 1.0. Você tem um TSI manual?
Sim, tenho um modelo desses com quase 2 anos de uso (completa em 2 semans) e com quase 50 mil km (pouco mais de 47 mil pra ser exato) e nenhum problema com a embreagem até o momento. Rodo entre São Paulo, Cotia e Barueri, algo entre 50 e 60 km diários com trânsito moderado a pesado em 70% do tempo.
É verdade que em algumas situações, por exemplo, ao tentar sair de ré em uma subida ele queima a embreagem, porém é algo totalmente evitável.
E por fim se vc acha caro a embreagem, experimente ver o preço da embreagem do 1.4 ou mesmo de outros modelos 6 marchas (Cruze e Civic). Passa dos 5 mil fácil - sem o volante.
Mas acaso esse seja seu receio acredito que o 1.6 automático lhe atenda. Ou mesmo o 1.0 automático também.
Boa sorte na escolha!

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RodrigoSP2 disse:

Sim, tenho um modelo desses com quase 2 anos de uso (completa em 2 semans) e com quase 50 mil km (pouco mais de 47 mil pra ser exato) e nenhum problema com a embreagem até o momento. Rodo entre São Paulo, Cotia e Barueri, algo entre 50 e 60 km diários com trânsito moderado a pesado em 70% do tempo.
É verdade que em algumas situações, por exemplo, ao tentar sair de ré em uma subida ele queima a embreagem, porém é algo totalmente evitável.
E por fim se vc acha caro a embreagem, experimente ver o preço da embreagem do 1.4 ou mesmo de outros modelos 6 marchas (Cruze e Civic). Passa dos 5 mil fácil - sem o volante.
Mas acaso esse seja seu receio acredito que o 1.6 automático lhe atenda. Ou mesmo o 1.0 automático também.
Boa sorte na escolha!

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

RodrigoSP2, a embreagem do 1.6 MSI (que é de 5 marchas) no mercado livre está a preços "normais". Vou de manual mesmo, aposto que o desempenho e consumo devem ser bem melhores nesse 1.6. Nem fui mordido ainda pela "modinha" do câmbio automático. :D Na verdade, eu olho para o mercado e acho desesperador que a partir deste ano, o único carro interessante (pelo menos pra mim) que ainda sairá 0km com câmbio manual é o Civic. Só vejo vantagens no manual: baixo custo de manutenção (no geral), maior oferta de mão de obra especializada, o carro em geral fica bem mais leve, mais econômico. Tenho o maior prazer em usar o pé esquerdo e ter o controle da transmissão. Na estrada não tem nada melhor. Se o câmbio do 1.6 fosse de 6 marchas, seria perfeito. E aliás, refletindo direitinho, não acho que necessariamente o alto preço dessas embreagens que você falou tem a ver com o número de marchas. :unsure: O Corolla manual tem 6 marchas desde 2012 e o kit tem preços "normais". Olhe aí: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1167321099-kit-embreagem-corolla-18-16v-2014-_JM?quantity=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Sobre a versão 1.6 16v msi 2016 manual acredito que seja a versão do Golf mais em conta em termo de manutenção e mecânica mais simples, pois esse motor e bem usado na vw como o Fox, Saveiro, Spacefox a um bom tempo. Sobre a bomba dágua é a mesma que é usada no motor 1.0 12v aspirado, 1.6 16v aspirado, no 1.0 tsi e 1.4 tsi que são todos da família Ea 211 e tem preço não muito caro (diferente do 2.0 Tsi que custa por volta dos 2 mil reais), o desempenho por volta de 11 segundos 0 a 100 deve ser semelhante a Saveiro com mesmo motor que já dirigi e tem bom desempenho e não achei manca e esse motor depois dos 3000 rpm tem boa retomada de velocidade. Tenho um Golf 1.4 Tsi 2015 Manual desde 0km e não tive nenhum problema(só troquei bateria) nesse 4 anos, sei que as concessionárias cobram preço absurdo nas peças como embreagem do 1.4 tsi manual a 4 mil reais e bomba dágua a 1700 reais, mas na Internet custa 800 reais o kit completo da embreagem (Ml e lojas conceituadas) e bomba dagua a 350 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá Joe,

Tenho um MSI 1.6 manual, que completará 3 anos agora em agosto, estando com 38 mil km. Comprei sabendo que não queria pagar o valor do 1.4 e não queria esperar/pagar para ver o 1.0, que ia ser lançado uns 3 meses depois da minha compra.

Rodo basicamente em estrada (Belo Horizonte - Ouro Preto) que é muito sinuosa e subidas e descidas, com poucos pontos de passagem. Para estrada é uma excelente carro! Para cidade acho ele pesado para o motor, isso considerando que moro em Belo Horizonte que tem muito morro, mas é muito confortável e não deixa na mão.

Dito isso, ter o controle de transmissão na mão, para o 1.6 é fundamental, em ultrapassagem saio de 5 para 3, buscando subir o máximo o giro, uma vez que o torque máximo só aos 4 mil RPM. Em 5 marcha ele é bom para reta, não retoma velocidade nem ferrado (bom, muito lentamente retoma sim!). Uso álcool desde uns 5000 km (ou até antes), que garante mais CV ao motor e menos queima suja e resíduos. Até o momento somente as revisões "padrão"  previsto no manual, portanto não tenho referência de preços de outras peças. Os pneus, estou para trocar nos próximos 2 mil km, são originais Hankook. 

Mas a performance é como você mesmo disse, " Levemente pior em baixas rotações e melhor em altas". Consumo médio com uso 90% em estrada, etanol, 10.3 km/l..  Somente na estrada média de 11 km/l, quando rodo sem abusar de velocidade (na verdade ou se anda a 85 km ou acima de 125 km, entre esses velocidades o consumo sobe) e ultrapassagem. Na cidade, no para para, o consumo cai muito, já marcou 5, mas acho que fica nuns 8, mas como uso muito pouco não tenho referência melhor.

Qualquer dúvida pergunte. Mas se não precisa de uma super esportividade, vá de 1.6 manual, certamente o preço dele pode estar interessante agora.

 

Editado por AndreQS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após muita pesquisa acabei comprando um 1.6 MSI AT, não tenho do que reclamar, o desempenho é satisfatório, até superior ao que eu esperava, pois todos falavam que era manco, é como o amigo acima falou, em giros  baixos o carro se mostra pesado mas basta subir o giro acima de 2800 rpm, que ele desperta, o modo manual é excelente, com trocas muito rápidas,  para quem procura um carro super seguro, completo e com um acabamento de fazer inveja a muitos carros por um preço "justo", este é o carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 11/05/2019 at 7:11 AM, Quetza disse:

Acabei de pegar um MSI automático. Estou adorando o carro, sai de um A3 2003 turbo (com ups) manual. Sinto falta da potência, dos bancos e teto solar que tinha, mas em termos gerais o carro é infinitamente melhor.

No seu caso não tem como não sentir falta de potência, quando eu tinha um Jetta TSI e migrei para um saveiro, parecia que a saveiro estava com o freio de mão puxado de tão amarrada mas acabei acostumando. Desta vez foi ao contrário, estava com um Honda Fit 1.5 e peguei o Golf, então não passei raiva, pelo contrário, muito melhor que o Fit em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Acabei de pegar um 1.4 2015 DSG, mas tive um Fox Highline 2016 tirado 0km na concessionaria em Uruguaiana, entreguei ele com 58 mil km...  usa essa mecânica 1.6 16v porem com cambio manual de 6 marchas, no fox é uma mecânica ate divertida de andar, no Golf acho que não deve ser muito esperta...   Porém desde a primeira revisão o carro apresentou consumo de óleo (cerca de um litro após os 6 mil km e mais um litro antes dos 10 mil), a vw orientou a concessionaria a utilizar um óleo importado Pentosin ou algo assim....   Teve problema em uma das válvulas termostáticas (esse motor possui 2), e houve problema de carbonização com 30 mil km, e com 55 mil logo antes de entregar ele...  O veiculo era utilizado 80% do transito rodoviário, abastecia com álcool a cada 4 ou 5 tanques de gasolina, porem segundo a concessionaria a carbonização é normal nesse motor....   Tirando esses detalhes, não tive mais nenhum contratempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...