Modos de Condução (Elegance)


Recommended Posts

Pessoal, como eu havia postado anteriormente, o meu Highline 14/15 no ECO, fica na "RODA LIVRE". Levei semana passada pra 1a revisao (está com 5400Km) e voltou da mesma forma. Eu, particularmente, nao gosto de usar este modo pois o carro fica "na banguela", qdo tiro o pé do acelerador e nao usa o freio motor. Acho um pouco perigoso rodar assim. Eu normalmente ando no modo Drive. E qdo quero "brincar" com algum babaca que fica me enchendo na estrada/rua, uso o modo Sport.rsr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, como eu havia postado anteriormente, o meu Highline 14/15 no ECO, fica na "RODA LIVRE". Levei semana passada pra 1a revisao (está com 5400Km) e voltou da mesma forma. Eu, particularmente, nao gosto de usar este modo pois o carro fica "na banguela", qdo tiro o pé do acelerador e nao usa o freio motor. Acho um pouco perigoso rodar assim. Eu normalmente ando no modo Drive. E qdo quero "brincar" com algum babaca que fica me enchendo na estrada/rua, uso o modo Sport.rsr.

Sim, fica meio na banguela, mas se vc tocar no freio ou no acelerador ele não sai da RODA LIVRE?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não percebi esse turbo lag maior no modo ECONÔMICO

Comparar consumos em trajetos iguais, mas em dias diferentes não dá precisão. Há muitas variantes envolvidas. Temperatura ambiente, trânsito, maneira de dirigir, peso no carro.

Eu percebi... é chato e até perigoso...

 

A comparação de consumo dá pra ter uma base só... tava sozinho em ambos os casos, temperatura + ou - igual, maneira de dirigir igual tambem praticamente...

 

Sei lá, to achando que esse modo eco é puro placebo... talvez ele economize um pouco num transito pesado aliado ao start stop... já no meu modo de dirigir, na cidade que eu moro que é interior, tem pouco farol, nao tem transito... não vi vantagem... só desvantagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu percebi... é chato e até perigoso...

 

A comparação de consumo dá pra ter uma base só... tava sozinho em ambos os casos, temperatura + ou - igual, maneira de dirigir igual tambem praticamente...

 

Sei lá, to achando que esse modo eco é puro placebo... talvez ele economize um pouco num transito pesado aliado ao start stop... já no meu modo de dirigir, na cidade que eu moro que é interior, tem pouco farol, nao tem transito... não vi vantagem... só desvantagem...

Não acho impossível, mas acho difícil ele beber mais nessa condição.

Isso é um artifício desenvolvido pela indústria automobilísticas há alguns bons anos.

Faça novos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o consumo varia muito...se eu levar meu filho na escola e voltar da uns 11 km/l (trecho tipicamente como se fosse cidade pequena), se em vez de voltar eu ir visitar o cliente, da uns 13,5. eu acredito que independente do modo o golf so faz valer os recursos de economia se houver trechos em que há rolamento sem aceleracao ou velocidades maiores que 60 km/h.

ou seja, em cidades pequenas não se percebe como em cidades grandes com vias expressas.

Quando nao se tem transito, mas com as paradas normais em cruzamentos/sinaleiros, tipo domingo, o golf chega a fazer absurdos 16.5 km/l coisa que nunca vi em outros carros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo pode variar muito, pois depende de inúmeras variáveis.

Então mesmo um comparativo aparentemente em mesmas condições pode não ser realmente um comparativo válido.

Por exemplo: a quantidade de combustível no tanque pode dar diferença por conta do peso; pode ser que num dia a temperatura ambiente esteja maior que a outra, o que influencia no aquecimento do motor, na pressão dos pneus e mesmo no funcionamento do motor; o semáforo logo que fechou ou quase abrindo em um dia e no outro, o trânsito também pode ter feito pisar um pouco a mais ou um pouco a menos no acelerador e no freio; e muitas outras variáveis que não estão sob o controle do motorista podem influenciar.

Para se ter realmente um comparativo real, deve-se fazer os ensaios em ambiente controlado e rigorosamente nas mesmas condições.

Por isso existe uma norma específica para a aferição de consumo de combustível para veículos leves, a NBR 7024: Veículos rodoviários automotores leves — Medição do consumo de combustível — Método de ensaio

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas_pbe_veicular.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o consumo varia muito...se eu levar meu filho na escola e voltar da uns 11 km/l (trecho tipicamente como se fosse cidade pequena), se em vez de voltar eu ir visitar o cliente, da uns 13,5. eu acredito que independente do modo o golf so faz valer os recursos de economia se houver trechos em que há rolamento sem aceleracao ou velocidades maiores que 60 km/h.

ou seja, em cidades pequenas não se percebe como em cidades grandes com vias expressas.

Quando nao se tem transito, mas com as paradas normais em cruzamentos/sinaleiros, tipo domingo, o golf chega a fazer absurdos 16.5 km/l coisa que nunca vi em outros carros.

 

Faz sentido... cidade do interior apesar de não ter transito as ruas são pequenas e a cada esquina voce tem que parar, fora as lombadas e quebra molas, acaba que voce nao consegue desenvolver uma velocidade boa, muita troca de marcha, muito anda e para...

 

Agora numa cidade como em SP numa marginal ou 23 de maio por exemplo que a velocidade é constante ali nos 60-70km/h (agora com essa palhaçada) o Golf é muito economico (isso se não tiver um transito infernal lógico)... talvez numa situação dessa o modo Eco faça a diferença...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo pode variar muito, pois depende de inúmeras variáveis.

Então mesmo um comparativo aparentemente em mesmas condições pode não ser realmente um comparativo válido.

Por exemplo: a quantidade de combustível no tanque pode dar diferença por conta do peso; pode ser que num dia a temperatura ambiente esteja maior que a outra, o que influencia no aquecimento do motor, na pressão dos pneus e mesmo no funcionamento do motor; o semáforo logo que fechou ou quase abrindo em um dia e no outro, o trânsito também pode ter feito pisar um pouco a mais ou um pouco a menos no acelerador e no freio; e muitas outras variáveis que não estão sob o controle do motorista podem influenciar.

Para se ter realmente um comparativo real, deve-se fazer os ensaios em ambiente controlado e rigorosamente nas mesmas condições.

Por isso existe uma norma específica para a aferição de consumo de combustível para veículos leves, a NBR 7024: Veículos rodoviários automotores leves — Medição do consumo de combustível — Método de ensaio.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas_pbe_veicular.asp

Bereba disse tudo!

Só a norma NBR7024 usada pelo INMETRO, que é uma merda.

Ela não testa os carros.

Os resultados dela são baseados em informações dos fabricantes que são colocados dentro de uma fórmula.

Isso é ridículo!

Para vc ter uma idéia, vá lá tabela do INMETRO verificar o consumo do Golf na estrada. Vc vai rir. Tem carros lá com consumo semelhantes ao do Golf, que todos sabem que bebem bem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bereba disse tudo!

Só a norma NBR7024 usada pelo INMETRO, que é uma merda.

Ela não testa os carros.

Os resultados dela são baseados em informações dos fabricantes que são colocados dentro de uma fórmula.

Isso é ridículo!

Para vc ter uma idéia, vá lá tabela do INMETRO verificar o consumo do Golf na estrada. Vc vai rir. Tem carros lá com consumo semelhantes ao do Golf, que todos sabem que bebem bem mais.

INMETRO, ABNT, CONTRAN... é um antro de corruptos na mao de lobistas, principalmente para proteger empresarios inescrupulosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A norma não é perfeita, mas pelo menos é uma metodologia que permite comparação. Todos são comparados com a mesma "régua".

O pior era antes, sem ela, em que cada montadora fazia o teste do jeito que queria e apresentava resultados que não eram comparáveis e exploravam a melhor condição.

Infelizmente existe o lobby forte e a metodologia adotada com certeza favorece as montadoras. Também deve favorecer muito os carros nacionais, que são ajustados para oferecer o melhor rendimento nesta norma.

Já os "importados" como o golf, não são ajustados para esta norma brasileira.

Provavelmente o Golf é ajustado para a norma Alemã, os carros americanos para a norma Norte Americana e assim por diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A norma não é perfeita, mas pelo menos é uma metodologia que permite comparação. Todos são comparados com a mesma "régua".

O pior era antes, sem ela, em que cada montadora fazia o teste do jeito que queria e apresentava resultados que não eram comparáveis e exploravam a melhor condição.

Infelizmente existe o lobby forte e a metodologia adotada com certeza favorece as montadoras. Também deve favorecer muito os carros nacionais, que são ajustados para oferecer o melhor rendimento nesta norma.

Já os "importados" como o golf, não são ajustados para esta norma brasileira.

Provavelmente o Golf é ajustado para a norma Alemã, os carros americanos para a norma Norte Americana e assim por diante.

Bereba, a NBR7024 é muito ruim.

Não dá nem para comparar os resultados.

Pq as informações são fornecidas pelas montadoras e são colocadas numa fórmula.

Jamais vc poderia avaliar o consumo de um carro através de uma fórmula. É um modelo matemático muito falho.

Motores tem comportamentos diferentes em rotações diferentes, dentro da própria marca.

Somente um teste de campo poderia avaliar um carro.

Nunca me basiei em informações do fabricante para consumo. Pra isso consultava a 4rodas que era a melhor revista e a bem pouco se igualou a ela a Car and Drive.

A restantes pra mim são fracas.

Elas têm uma metodologia que quando há um teste comparativo é melhor ainda.

A tabela do INMETRO diz que o Golf TSI faz 13,3km/l na estrada

Essa mesma tabela diz que o Voyage 1.6 faz 13,6km/l

Diz tbm que Focus 2.0 faz 12,4km/l

Se vc verificar em qualquer revista o Golf TSI é bem mais econômico que o Voyage 1.6

O Golf TSI deu uma lavada em economia no teste comparativo com o Focus 2.0 em todas as situações, mais de uma vez nas revistas.

O INMETRO está dando selos pros carros.

Uma enganação.

Só posso dizer dessa norma duas palavras.

UMA MERDA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bereba, a NBR7024 é muito ruim.

Não dá nem para comparar os resultados.

Pq as informações são fornecidas pelas montadoras e são colocadas numa fórmula.

Jamais vc poderia avaliar o consumo de um carro através de uma fórmula. É um modelo matemático muito falho.

Motores tem comportamentos diferentes em rotações diferentes, dentro da própria marca.

Somente um teste de campo poderia avaliar um carro.

Nunca me basiei em informações do fabricante para consumo. Pra isso consultava a 4rodas que era a melhor revista e a bem pouco se igualou a ela a Car and Drive.

A restantes pra mim são fracas.

Elas têm uma metodologia que quando há um teste comparativo é melhor ainda.

A tabela do INMETRO diz que o Golf TSI faz 13,3km/l na estrada

Essa mesma tabela diz que o Voyage 1.6 faz 13,6km/l

Diz tbm que Focus 2.0 faz 12,4km/l

Se vc verificar em qualquer revista o Golf TSI é bem mais econômico que o Voyage 1.6

O Golf TSI deu uma lavada em economia no teste comparativo com o Focus 2.0 em todas as situações, mais de uma vez nas revistas.

O INMETRO está dando selos pros carros.

Uma enganação.

Só posso dizer dessa norma duas palavras.

UMA MERDA.

voce nao viu o que fizeram com os deficientes no contran...

basicamente criaram uma "formula matematica" (norma ABNT) para avaliar que adaptacoes colocar.

nao fazem testes nem nada, seguem uma receita de bolo, impoe adaptacoes que ninguem precisa somente pra dar dinheiro para duas empresas... e so pode ser homologadas pelo inmetro...

é uma mafia

porque tem que avaliar cada caso e fazer prova pratica pra determinar a necessidade, nao impor atraves de uma formula como fizeram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, deixando as discussões de gosto de cada um (sim, cada um usa o modo que mais gosta e pronto), gostaria de saber como é o comportamento do botão de modo de direção no carro de vocês.

No meu carro (TSI Highline pct Premium 13/14) o botão somente chama a tela no Infotainment. Para eu alternar entre os modos, tem que ser pela tela. Se apertar o botão de modo novamente, ele fecha a janela dos modos de direção na tela.

Já no GTI 14/14 de um amigo, apertando o botão de modo de direção no câmbio várias vezes, o sistema alterna entre os modos, sem ter que tocar na tela. Acho assim muito melhor!

Como está no carro de vocês?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, deixando as discussões de gosto de cada um (sim, cada um usa o modo que mais gosta e pronto), gostaria de saber como é o comportamento do botão de modo de direção no carro de vocês.

No meu carro (TSI Highline pct Premium 13/14) o botão somente chama a tela no Infotainment. Para eu alternar entre os modos, tem que ser pela tela. Se apertar o botão de modo novamente, ele fecha a janela dos modos de direção na tela.

Já no GTI 14/14 de um amigo, apertando o botão de modo de direção no câmbio várias vezes, o sistema alterna entre os modos, sem ter que tocar na tela. Acho assim muito melhor!

Como está no carro de vocês?

Enviado do meu iPhone usando Tapa

ghzucco, não te entendi muito bem.

Vc começa falando do modo direção. Se for isso, tem normal e esportivo.

Agora se vc está falando dos modos de condução que tem no botão do console do câmbio, sim, consigo alterar todos os modos através dele, sem necessidade de tocar na tela.

O meu tbm é TSI.

A propósito, não notei diferença na direção ESPORTIVA e NORMAL. Uma deveria ser mais dura que a outra, mas não percebi isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Comprei um TSI Highline DSG com esse pacote e estou com o carro a mais ou menos 1 mês, é um 13/14 alemão.

 

Agora que já acostumei com o carro, gostaria de tirar uma dúvida.

 

Quando estou no modo econômico ou normal, sinto que o carro demora um pouco pra responder caso eu pise mais forte. Por exemplo, estou a 35km/h em terceira, com um pouco de acelerador. Resolvo pisar um pouco mais pro carro acelerar, e ele demora um pouco a responder. Quando responde, ele vai de uma vez muito rápido, mas existe um pequeno delay até ele "sair do lugar". 

 

No modo Sport também existe esse delay, porém é menor.

 

Isso é normal do carro ou tem algum problema?

 

Obrigado.

 

Diogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Comprei um TSI Highline DSG com esse pacote e estou com o carro a mais ou menos 1 mês, é um 13/14 alemão.

 

Agora que já acostumei com o carro, gostaria de tirar uma dúvida.

 

Quando estou no modo econômico ou normal, sinto que o carro demora um pouco pra responder caso eu pise mais forte. Por exemplo, estou a 35km/h em terceira, com um pouco de acelerador. Resolvo pisar um pouco mais pro carro acelerar, e ele demora um pouco a responder. Quando responde, ele vai de uma vez muito rápido, mas existe um pequeno delay até ele "sair do lugar". 

 

No modo Sport também existe esse delay, porém é menor.

 

Isso é normal do carro ou tem algum problema?

 

Obrigado.

 

Diogo

todos os carros com acelerador eletronico (drive by wire) sao assim... acelere tudo e solte bem rapido varias vezes pra ver que o carro nao faz nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta. Eu imaginei que fosse característica, mas queria confirmar.

 

Agora eu estou acostumando, mas é porque às vezes você chega em um cruzamento por exemplo, dá tempo de ir porém vem um carro, você da uma pisada pro carro ir mais rápido e ele demora um pouco a responder, e quando responde dá um tranco pois o carro é muito forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

todos os carros com acelerador eletronico (drive by wire) sao assim... acelere tudo e solte bem rapido varias vezes pra ver que o carro nao faz nada

diogobruno, acescentando o que o anghinoni disse, que está corretíssimo, esse delay está relacionado à redução do consumo, redução das emissões, proteção do catalisador e o turbo lag.

O mesmo acontece quando vc tira o pé do acelerador rapidamente. A borboleta fecha com certa lentidão, se vc conhece carros antigos, anos 70/80, vai perceber que as reduções de marcha não são tão enérgicas como eram com eles.

Se a resposta do acelerador fosse rápida, de forma esportiva, uma parcela de combustível poderia não ser queimada na totalidade, o que iria contra o consumo e as emissões, além de atacar o catalisador. Ele possui uma composição química que não resiste a gasolina, ele só deve trabalhar com gases queimados.

Como falei anteriormente, há também um pequeno turbo lag que é normal em qualquer carro com as características construtivas semelhantes.

 

Preparadores de carros utilizam de componentes ou reprogramações que alteram a velocidade de resposta do acelerador e o carro fica mais esperto. Respostas mais rápidas e reduções mais enérgicas.

Mas não aconselho utilizar este meio, pois vc alterará as características originais do carro, com risco de perda da garantia, além de mudar todo o propósito do carro.

 

Vc já assistiu corridas de carros de turismo internacionais?

Já percebeu que em muitas reduções de marchas, antes de entrar na curva, aparece uma lingueta de fogo na saída do escapamento?

Aquilo é produto de uma gasolina não queimada, devido ao rápido fechamento da borboleta e a alta temperatura encontrada no escapamento.

Claro, estamos falando agora de uma condição que o objetivo principal é a potência.

 

Já aproveitando o seu outro tópico, essa demora na resposta em um cruzamento, quando vc está parando e quer retomar a velocidade, tem muito a ver com a seleção da marcha que o sistema está escolhendo e realizando a tarefa. Assim que ela é concluída ele libera o mais rápido possível e por isso que as vezes causa um tranco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta. Eu imaginei que fosse característica, mas queria confirmar.

 

Agora eu estou acostumando, mas é porque às vezes você chega em um cruzamento por exemplo, dá tempo de ir porém vem um carro, você da uma pisada pro carro ir mais rápido e ele demora um pouco a responder, e quando responde dá um tranco pois o carro é muito forte.

diogobruno, dê uma olhada no que acrescentei a resposta do anghinoni.

Respondi à ele erroneamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Hoje joguei no Google "golf mk7 Sport eco normal" e estava olhando o fórum www.mk7.com.

Alguém questionou o que o pessoal utiliza e achei interessante notar grande parte dizendo que usa constantemente os Golfs no modo Sport, e a maioria Normal. Vários dizendo que usaram o modo Eco uma ou duas vezes "em uma longa jornada".

Certamente essa diferença de comportamento se deve ao preço everéstico de nossa gasosa, mas também em razão do nível financeiro dos europeus (a maioria dizia ser britânico). Dizem que o carro fica melhor, com a direção mais acertada etc.

Ninguém usa o modo Sport em uma condução comum? Só pra dar uma corridinha? (Estou falando do seletor de condução, não no modo S do câmbio)

Alguém sabe que muda no modo Sport? Supondo que o carro fique realmente mais gostoso... O consumo aumentaria MUITO, a ponto de ser proibitivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje joguei no Google "golf mk7 Sport eco normal" e estava olhando o fórum www.mk7.com.

Alguém questionou o que o pessoal utiliza e achei interessante notar grande parte dizendo que usa constantemente os Golfs no modo Sport, e a maioria Normal. Vários dizendo que usaram o modo Eco uma ou duas vezes "em uma longa jornada".

Certamente essa diferença de comportamento se deve ao preço everéstico de nossa gasosa, mas também em razão do nível financeiro dos europeus (a maioria dizia ser britânico). Dizem que o carro fica melhor, com a direção mais acertada etc.

Ninguém usa o modo Sport em uma condução comum? Só pra dar uma corridinha? (Estou falando do seletor de condução, não no modo S do câmbio)

Alguém sabe que muda no modo Sport? Supondo que o carro fique realmente mais gostoso... O consumo aumentaria MUITO, a ponto de ser proibitivo?

Amigo, o MODO SPORT só deve ser usado para brincar, pois ele é proibitivo sim.

Não acredito que os gringos usem esse modo diariamente, ninguém faria isso. Obviamente aumenta muito o consumo.

A gasolina deles tem menor preço que a nossa, mas não é barata não.

Ele é adaptativo ao modo de condução, conforme os outros modos são.

A diferença é que as trocas de marchas passam a ser executadas em rotações mais altas.

Isto tanto para o avanço como para a redução

É o seguinte:

Neste modo, se vc pisar de leve ele troca as marchas no mínimo a 3000RPM os outros modos entre 1800 e 2000RPM, dependendo da marcha.

Conforme seu pé fica mais pesado no acelerador, as trocas são realizadas em rotações cada vez mais elevadas, chegando se a ser trocadas em 6000RPM, mesmo sem fazer o kickdown.

 

Normalmente utilizo o modo ECONÔMICO e de vez em quando o NORMAL, principalmente em subidas de serra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o MODO SPORT só deve ser usado para brincar, pois ele é proibitivo sim.

Não acredito que os gringos usem esse modo diariamente, ninguém faria isso. Obviamente aumenta muito o consumo.

A gasolina deles tem menor preço que a nossa, mas não é barata não.

Ele é adaptativo ao modo de condução, conforme os outros modos são.

A diferença é que as trocas de marchas passam a ser executadas em rotações mais altas.

Isto tanto para o avanço como para a redução

É o seguinte:

Neste modo, se vc pisar de leve ele troca as marchas no mínimo a 3000RPM os outros modos entre 1800 e 2000RPM, dependendo da marcha.

Conforme seu pé fica mais pesado no acelerador, as trocas são realizadas em rotações cada vez mais elevadas, chegando se a ser trocadas em 6000RPM, mesmo sem fazer o kickdown.

Normalmente utilizo o modo ECONÔMICO e de vez em quando o NORMAL, principalmente em subidas de serra.

O modo Sport não é só DSG, deixa o volante mais pesado tb. Por isso eu queria saber o que mais é alterado nesse modo de condução.

Hj eu fiz o teste por alguns minutos. Ao selecionar Sport, ele coloca o DSG em S também. Contudo, se der um toquinho pra baixo na alavanca de câmbio, ele fica em D, então dirige-se em Sport, com o câmbio em Drive.

A diferença que eu senti é a direção mesmo. Pra mim, fica muito pesada, meio cansativo de dirigir. Talvez seja assim que os gringos disseram conduzir (Sport + D).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, galera, alguém poderia de me esclarecer uma dúvida sobre os modos de condução? Seria sobre o modo Individual, o que pode ser personalizado nele ? e outra, quais as principais diferenças do modo de condução Sport e o modo Sport do DSG selecionado na alavanca ?

 

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, galera, alguém poderia de me esclarecer uma dúvida sobre os modos de condução? Seria sobre o modo Individual, o que pode ser personalizado nele ? e outra, quais as principais diferenças do modo de condução Sport e o modo Sport do DSG selecionado na alavanca ?

Desde já, obrigado.

CaUtz, INDIVIDUAL pode se configurar:

Motor: econômico; normal; sport

Direção: normal; sport

Ar condicionado: econômico; normal

Confesso, não consegui sentir diferença na direção entre normal e sport

No modo SPORT, motor e direção já ficam configurado nesta condição

SPORT do DSG,só o câmbio fica nesta condição.

Obs: quando falo motor ou câmbio, é a mesma coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaUtz, INDIVIDUAL pode se configurar:

Motor: econômico; normal; sport

Direção: normal; sport

Ar condicionado: econômico; normal

Confesso, não consegui sentir diferença na direção entre normal e sport

No modo SPORT, motor e direção já ficam configurado nesta condição

SPORT do DSG,só o câmbio fica nesta condição.

Pode ser placebo, mas eu sinto o acelerador, a direção e o freio mais sensíveis no modo SPORT....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...