[arrefecimento] Alta temperatura


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Pessoal, boa noite, 

Acompanho o clube, pois o motor do gti e bem parecido com o meu, já a caixa , e a dsg7, que graças a Deus nunca deu problema, ainda... o veículo está com 50116km.

Hoje me aconteceu um fato estranho, tenho um A3 sedan 1.8 tfsi ( ea888.3), e no trânsito(pesado) olhei no painel (por costume) e a temperatura estava perto dos 130C, porém não tinha nenhuma advertência no painel, fiquei meio cabreiro, aí andei um pouco e a temperatura baixou para uns 95C, isso nunca aconteceu. O fluido de radiador está no nível normal, não baixou nada, o carro não perdeu força, não deu advertência no painel, e a ventoinha entrou em ação quando a temp. Chegou a uns 120C.

 

ja aconteceu isso com alguém?

Desde já, agradeço muito!

 

 

 

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Bom dia, 

 

para atualizar.

hoje fui ao mercado uns 10km de casa, Condução normal, paradas em sinaleiros, lombadas, e a temperatura não passou de 90C. 

Ontem no trânsito chegou perto dos 130C, não entrou no vermelho, mas me assustei, pois eu já tive um A3 8p 2.0T(EA888.2) mas nunca passou dos 90C.

 

o pessoal aí que tem GTI MK7, já observou algo parecido?

desde já agradeço.

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  Bom dia, não tenho carro com esse motor e tenho 1.4 Tsi, mas não é normal a temperatura chegar a esse nível, de uma verificada se a ventoinha está funcionando em todos os estágios com o motor quente, ligando e desligando ar condicionado e verifique se a água do sistema de arrefecimento está circulando com o motor quente e também pode ser problema na bomba, válvula termostática ou correia dela. É bom dar uma boa verificada no sistema todo desde elétrico, bomba, ventoinha,  correia da bomba e etc, pois é perigoso o motor super aquecer e danificar o motor e o fato de o ponteiro ficar nos 90° graus não que dizer que a temperatura esteja exatamente nesta temperatura, pois hoje em dia os carros são programados com uma tolerância de temperatura para o ponteiro ficar com o ponteiro exatamente em 90 ° graus e só a partir dessa tolerância que ele passa dos 90° graus. De uma boa revisada no sistema.

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@Alesson.Gama siga o que o nosso amigo @André informou.

Não é legal brincar com a temperatura do carro, no painel há sim uma tolerancia, entre 90 a 100º. Como você disse, como chegou a marcar 130º com certeza esquentou demais.

Leve em algum mecânico de confiança, hoje tem varias lojas especializadas no seguimento, com muito mais ferramentas que a própria CCS. A não ser que o seu carro ainda esteja na garantia.

O problema pode ser vários: Ar no sistema, tampa do reservatório do liquido de arrefecimento, válvula termostática travada no fechado, ventilador do radiador não armando o estagio correto.

Enfim, não brinque com isso, pois pode te custar uma bela dor de cabeça com um empeno no cabeçote.

Abraços e boa sorte!

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@anghinoni1982, com certeza não da para brincar com o arrefecimento!

por isso recorri ao forum, para verificar se já aconteceu algo parecido com alguém, pois achei muito estranho o veiculo passar dos 90°C e não dar nenhum aviso no painel.

Levarei essa semana na CCS, ai posto o resultado,

 

obrigado.

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Boa noite,

Só para dar continuidade ao tópico, caso alguém no futuro passe pela mesma situação,

por sorte ontem chegou meu VCDS 17.8, funcionou muito bem por sinal, fiz algumas mods estéticas e fiz o scan completo, que como era de se esperar deu código de falha no motor. 

Address 01: Engine (J623-CJSA)       Labels:. 06K-907-425-V1.clb
   Part No SW: 8V0 906 264 B    HW: 06K 907 425 A
   Component: 1.8l R4 TFSI  H09 0003  
   Revision: --H09---    
   Coding: 0A2500122404010B2800
   Shop #: WSC 06385 790 00016
   ASAM Dataset: EV_ECM18TFS0218V0906264B 001003
   ROD: EV_ECM18TFS0218V0906264B.rod
   VCID: 3B74BA48B2B1449E9F-806E

1 Fault Found:
15470 - Insufficient Engine Cooling / Coolant Flow 
          P00B7 00 [096] - -
          Intermittent - Not Confirmed - Tested Since Memory Clear
             Freeze Frame:
                    Fault Status: 00000001
                    Fault Priority: 2
                    Fault Frequency: 1
                    Mileage: 50131 km
                    Date: 2019.05.25
                    Time: 14:22:31

                    Engine speed: 1025.00 /min
                    Normed load value: 5.5 %
                    Vehicle speed: 24 km/h
                    Coolant temperature: 105 °C
                    Intake air temperature: 49 °C
                    Ambient air pressure: 910 mbar
                    Voltage terminal 30: 14.726 V
                    Unlearning counter according OBD: 38
                    Engine: operating status: PUC
                    Engine temp. management actuator: raw value: 638
                    Engine temperature management actuator: stop open: 138
                    Engine temperature management actuator: after-run stop: 3957
                    RVC_SP: 36.25 °

 

depois de limpo o erro, entrei em 01-Engine --> Output Tests

image.png.7a2f34ab733228e560d6fa14d8835fc9.png

onde há esses testes para serem executados,

Teste da Ventoinha --> ok

teste da bomba d'agua --> ok (esse startei o teste, e em seguida fui ate o tubo e desconectei para ver se havia passagem de fluido para ter certeza)

esses testes eu já havia pesquisado em uns fóruns gringos de como fazer,

Dessa forma fui pesquisar o cod. de erro, e a maioria dos gringos que obtiveram o mesmo erro, foi o termostato que deu problema.

mas se for a válvula termostática que é acoplada a bomba d'agua, ai vai uns R$ 2mil fácil para trocar.

Conforme o arquivo abaixo, há outro termostato nesse motor, que se o fluido de arrefecimento chegar a 113°C essa outra válvula termostática faz um bypass, para que o motor possa se resfriar(isso prova porque a ventoinha tocou parecendo que ia levantar voo quando a temperatura chegou a mais ou menos 120°C)

https://www.carworklog.com/stuff/SSP/SSP 606 - Audi 1,8l- and 2.0l TFSI engines of series EA888 (3rd generation).pdf

Nesse mesmo arquivo, consta dois outros sensores de temperatura, coolant temperature sender G62 e coolant temperature transmitter radiator outlet G83, um na entrada do radiador e outro na saída do motor.

Vou ver se amanha marco par levar o carro na CCS.

 

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  • 4 months later...

Olá, tenho um golf mk7, 1.4  turbo 2014, estou com um problema na temperatura, quando passo do 100km/h a temperatura passa de 90 graus e vai subindo conforme acelero! E se tiro o pé em seguida ela já abaixa para o 90 graus novamente, se eu manter no 100 km/h ela fica parada no 90graus, já passamos raster, fizemos teste com aparelhos de temperatura  nas mangueiras e tudo normal, e a água não abaixa e está circulando Normal, por favor se alguém puder ajudar agradeço muito!!!

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Opa, beleza?

Eu não sei se no 1.4tsi mostra a temperatura do óleo no painel, mas veja se consegue monitorar a temperatura do óleo e a temperatura real do coolant(esse qualquer ELM327 obd2 com o App torque faz).

A temperatura do óleo dependendo de como tiver pisando pode chegar a 120°C.

Você estava a 100km/h na serra ou no plano? Quando estava pisando chegou a qual temperatura o coolant?

Mas monitore a temperatura real da água, cheque se a ventoinha está ligando também.

 

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Bom dia, então a temperatura do óleo marca normal , e a ventoinha  está ligando quando atinge a temperatura , e em qualquer terreno ele sobe a temperatura, tanto subida quanto plano,  Se eu não passar de 100km/h Ele fica normal, nos 90graus, mas  Se eu pisar um pouquinho mais ele já sobe novamente, Aí tiro o pé ele volta para os 90graus de novo, e detalhe a luz de injeção não está acesa!

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Boa tarde, sim estou falando da temperatura de resfriamento, o ar condicionado funciona normalmente, e a temperatura depois que passo de 100km/h ela vai bem além de 90graus, Se eu continuar pisando ela vai até 130  Graus ,até o vermelho se deixa, mas eu tenho medo de acontecer algo pior, aí tiro o pé e mantenho na casa dos 100km/h , aí ela fica parada no 90 graus.

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4 minutos atrás, Diego garcia sanches disse:

Boa tarde, sim estou falando da temperatura de resfriamento, o ar condicionado funciona normalmente, e a temperatura depois que passo de 100km/h ela vai bem além de 90graus, Se eu continuar pisando ela vai até 130  Graus ,até o vermelho se deixa, mas eu tenho medo de acontecer algo pior, aí tiro o pé e mantenho na casa dos 100km/h , aí ela fica parada no 90 graus.

hmmm, o líquido realmente não é para passar dos 90cº, ja vi em alguns fóruns que o ponteiro é programado para sempre estar a 90cº pois se passar disso é que alguma coisa está errada... 

de uma olhada neste tópico 

e também neste fórum gringo

https://www.clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?t=86892

recomendo levar a concessionária

 

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1 hora atrás, Diego garcia sanches disse:

Boa tarde, sim estou falando da temperatura de resfriamento, o ar condicionado funciona normalmente, e a temperatura depois que passo de 100km/h ela vai bem além de 90graus, Se eu continuar pisando ela vai até 130  Graus ,até o vermelho se deixa, mas eu tenho medo de acontecer algo pior, aí tiro o pé e mantenho na casa dos 100km/h , aí ela fica parada no 90 graus.

Você já pegou trânsito pesado? Se pegou a temperatura passou do 90C?

Pois no meu A3 Sedan 1.8 tfsi, que o motor é o EA888.3 igual ao do GTI porém de menos cilindrada estava acontecendo isso, foi constatado que a válvula termostatica não estava abrindo completamente quando o  coolant chegava em 90C, o líquido rodava no motor só que em vazão menos, porém se estivesse em movimento mesmo que sentando a bota o marcador ficava em 90C, mas se pegasse trânsito pesado aí a temperatura subia, porém se eu ligasse o AC a temperatura se mantinha nos 90C. Concluindo tive que trocar a bomba de água, pois saia mais barato do que comprar somente a termostatica, e a bomba já era atualizada, menos perigo de dar vazamento.

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18 minutos atrás, Diego garcia sanches disse:

Boa noite. Sim já peguei trânsito , e a temperatura fica na casa dos 90graus mesmo, ela só começa a aumentar  quando passo de 100 km/h

Putz, o melhor mesmo é levar na concessionária mesmo.

Faz tempo que você está com o carro? Pois se pegou a pouco tempo, leve aonde comprou e fale do problema, pois acredito que é um defeito oculto, ai os caras tem que arrumar.

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9 horas atrás, Diego garcia sanches disse:

Faz 1 ano já que estou com o carro,  esse problema começou de 1 mês pr cá 

Ta com cara de válvula termostática esse problema!

O seu carro é dsg? Se sim em 7 Marcha a 100km/h está mais ou menos 2000 rpm, a 120km/h está a 2200rpm, onde é que começa a subir a temperatura.

Deixe no manual, em 6 ou 5 marcha e ande a 100km/h a rotação será bem maior, veja se vai subir a temperatura.

Abraços.

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  • 2 months later...

O meu gti, no trânsito do dia a dia nunca subiu, mesmo acelerando nunca passa dos 90 no medidor, apenas na estrada, acelerando pesado, ele sobe pouco, mas esses dias meu carro deu problema na bomba de agua, ficava acusando que o liquido de arrefecimento estava baixo, já achava estranho, mesmo assim fui completando, até que um dia ele acusou a luz vermelha e estava vazando o liquido.

Levei na CSS e trocaram na garantia, as vezes pode ser a bomba que está com problemas, vi no golfmk7 que é um problema desse motor 2.0 turbo EA888 e até da versão de 211.

As vezes vale a pena checar a bomba de água, ve se n está vazando, pelo que eu tinha pesquisado, ela vaza bem de leve aos poucos, então nao pinga no chão, mas vai se agravando.

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Em 20/01/2020 at 8:33 AM, Jorge Jox disse:

@Alesson.Gama , poderia de fato nos contar o que houve de errado com o sistema de arrefecimento do seu carro?

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Jorge, 

A válvula termostática dos motores EA888 são eletrônicas, conforme a temperatura da água aumenta ela vai girando 1800 e abrindo.

No meu caso, a válvula termostática não abria completamente, isso diminui a vazão de água que passaria pelo sistema, dessa forma criava um gargalo no sistema de arrefecimento.

por esse motivo troquei a bomba da água completa, que vem com a válvula termostática.

 

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Válvula termostática. Não importa se é eletrônica ou mecânica, podem dar esse "defeito parcial".
Tive um Polo 2.0 válvula termostatica mecânica. Problema semelhante, abria parcialmente e o ponteiro do painel bateu em 110/120°C. Substitui e ficou 100%.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

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  • 1 year later...
Em 29/10/2019 at 7:02 PM, Diego garcia sanches disse:

Olá, tenho um golf mk7, 1.4  turbo 2014, estou com um problema na temperatura, quando passo do 100km/h a temperatura passa de 90 graus e vai subindo conforme acelero! E se tiro o pé em seguida ela já abaixa para o 90 graus novamente, se eu manter no 100 km/h ela fica parada no 90graus, já passamos raster, fizemos teste com aparelhos de temperatura  nas mangueiras e tudo normal, e a água não abaixa e está circulando Normal, por favor se alguém puder ajudar agradeço muito!!!

Boa noite. Estou com um problema parecido. Meu carro eleva a temperatura igual ao seu quando acelero forte. Ele vai subindo até tirar o pé, se não tirar ele vai até os 130 graus e quando tiro o pé ele volta para os 90 graus.Você resolveu o seu problema?

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  • 1 year later...
Em 25/05/2019 at 6:54 PM, Alesson.Gama disse:

Pessoal, boa noite, 

Acompanho o clube, pois o motor do gti e bem parecido com o meu, já a caixa , e a dsg7, que graças a Deus nunca deu problema, ainda... o veículo está com 50116km.

Hoje me aconteceu um fato estranho, tenho um A3 sedan 1.8 tfsi ( ea888.3), e no trânsito(pesado) olhei no painel (por costume) e a temperatura estava perto dos 130C, porém não tinha nenhuma advertência no painel, fiquei meio cabreiro, aí andei um pouco e a temperatura baixou para uns 95C, isso nunca aconteceu. O fluido de radiador está no nível normal, não baixou nada, o carro não perdeu força, não deu advertência no painel, e a ventoinha entrou em ação quando a temp. Chegou a uns 120C.

 

ja aconteceu isso com alguém?

Desde já, agradeço muito!

 

 

 

O seu parou de funcionar o ar condicionado ?

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