Acidente devido ao freio de mão


Recommended Posts

Sou novo no grupo e tenho a um ano um GOLF TSI 1.0 2017, onde o comprei zero km no mês de abril de 2018 em SP. No dia 13/05/2019, após deixa-lo estacionado por duas horas em uma vaga com um leve aclive perpendicular a rua, passei por um apuro após falha do freio de mão. Ao retornar ao veículo desativei as portas e minha namorada foi a primeira a entrar no veículo eu estava segurando a porta e direcionava uma das minhas pernas para dentro do carro. De repente o carro começa a descer lentamente e em fração de segundo desceu como se não houvesse freio. Consegui pular fora do carro e gritar para minha namorada puxar ainda mais a alavanca do freio de mão que já estava 100% acionada.

Resultado: O carro desceu de ré desgovernadamente com minha namorada dentro, batendo a porta do carona e a arrancando ao encontro com uma pilastra que dividia a vaga. Cruzou a rua e foi parar em cima da calçada do outro lado dentro de uns arbustos.

Chamei o seguro e quando posicionei o carro na rampa do caminhão o freio de mão só funcionava puxado quase a 90°.

Enviei o carro a CARRERA VW ALPHAVILLE após abrir um chamado junto a VW e com a perícia disseram que o carro se encontra em perfeitas condições e não se responsabilizam pelo dano.

A quem não sabe, existe um recall para GOLF's modelo 2017 exatamente sobre o freio de mão que não está contemplando o meu chassi.

Estou com um advogado entrando juridicamente contra a VW.

Alguém já passou por semelhante situação ou sabe como posso conduzir com o acontecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Alfredo Maciel F. da Costa disse:

Sou novo no grupo e tenho a um ano um GOLF TSI 1.0 2017, onde o comprei zero km no mês de abril de 2018 em SP. No dia 13/05/2019, após deixa-lo estacionado por duas horas em uma vaga com um leve aclive perpendicular a rua, passei por um apuro após falha do freio de mão. Ao retornar ao veículo desativei as portas e minha namorada foi a primeira a entrar no veículo eu estava segurando a porta e direcionava uma das minhas pernas para dentro do carro. De repente o carro começa a descer lentamente e em fração de segundo desceu como se não houvesse freio. Consegui pular fora do carro e gritar para minha namorada puxar ainda mais a alavanca do freio de mão que já estava 100% acionada.

Resultado: O carro desceu de ré desgovernadamente com minha namorada dentro, batendo a porta do carona e a arrancando ao encontro com uma pilastra que dividia a vaga. Cruzou a rua e foi parar em cima da calçada do outro lado dentro de uns arbustos.

Chamei o seguro e quando posicionei o carro na rampa do caminhão o freio de mão só funcionava puxado quase a 90°.

Enviei o carro a CARRERA VW ALPHAVILLE após abrir um chamado junto a VW e com a perícia disseram que o carro se encontra em perfeitas condições e não se responsabilizam pelo dano.

A quem não sabe, existe um recall para GOLF's modelo 2017 exatamente sobre o freio de mão que não está contemplando o meu chassi.

Estou com um advogado entrando juridicamente contra a VW.

Alguém já passou por semelhante situação ou sabe como posso conduzir com o acontecido?

Caramba, esse é o primeiro relato desse problema aqui no fórum!

Que bom que nada ocorreu com você, sua namorada e com outras pessoas!

Boa sorte aí nos tramites com o advogado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz que sorte que ninguém se feriu.

Eu também tenho o mesmo carro e na última revisão (início de Maio) também pedi ao consultor mais informações sobre o recall. Ele consultou pelo chassi de meu carro e disse que não estava afetado. Pelo sim pelo não, vou ligar na VW pra confirmar.

Em tempo: o serviço da Carrera Alphaville é péssimo.

 

Boa sorte com a resolução do seu problema!

 

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
1 hora atrás, Alfredo Maciel F. da Costa disse:
Pessoal,

 

Ressaltando que o meu Golf não estava contemplado no recall do freio de mão. Ainda sim tenham cuidado e certifiquem-se dos seus freios de mão.

A Carrera Alphaville ainda me presenteou com um parachoque da frente todo arranhado, devido a alguma manobra com o carro.

Particularmente, tenho o costume deixar a primeira marcha engatada sempre que desligo o motor e saio do veículo. Nunca descartaria a possibilidade do cabo de aço romper devido ao uso constante, e causar alguma acidente dessa magnitude que você vivenciou. Se o veículo estivesse devidamente engatado esse susto você jamais passaria. E esse hábito de deixar a primeira marcha engatada é de praxe para qualquer veículo manual que eu venha a dirigir. Outro dia eu estava observando, pelo OBDeleven, que eu acionei o freio de mão do meu Golf (o meu é eletrônico) por mais de 13.600 vezes ao longo dos 180.000Km. Pois é, mais de treze mil e seiscentas vezes! O Fit da minha namorada peço para verificar as lonas de freio e a regulagem do freio de mão pelo menos 1 vez ao  ano. Sou um pouco bruto quando puxo o freio de mão manual, até já arrebentei uma vez o de um Ford Ka que aluguei.

 

e138630a32d0b387fa2021b2dd0c02a4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
Em 03/06/2019 at 5:30 PM, Alfredo Maciel F. da Costa disse:

Sou novo no grupo e tenho a um ano um GOLF TSI 1.0 2017, onde o comprei zero km no mês de abril de 2018 em SP. No dia 13/05/2019, após deixa-lo estacionado por duas horas em uma vaga com um leve aclive perpendicular a rua, passei por um apuro após falha do freio de mão. Ao retornar ao veículo desativei as portas e minha namorada foi a primeira a entrar no veículo eu estava segurando a porta e direcionava uma das minhas pernas para dentro do carro. De repente o carro começa a descer lentamente e em fração de segundo desceu como se não houvesse freio. Consegui pular fora do carro e gritar para minha namorada puxar ainda mais a alavanca do freio de mão que já estava 100% acionada.

Resultado: O carro desceu de ré desgovernadamente com minha namorada dentro, batendo a porta do carona e a arrancando ao encontro com uma pilastra que dividia a vaga. Cruzou a rua e foi parar em cima da calçada do outro lado dentro de uns arbustos.

Chamei o seguro e quando posicionei o carro na rampa do caminhão o freio de mão só funcionava puxado quase a 90°.

Enviei o carro a CARRERA VW ALPHAVILLE após abrir um chamado junto a VW e com a perícia disseram que o carro se encontra em perfeitas condições e não se responsabilizam pelo dano.

A quem não sabe, existe um recall para GOLF's modelo 2017 exatamente sobre o freio de mão que não está contemplando o meu chassi.

Estou com um advogado entrando juridicamente contra a VW.

Alguém já passou por semelhante situação ou sabe como posso conduzir com o acontecido?

Como vai o processo judicial amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Tenho um GOLF 2016/17 manual e deste que comprei não posso deixar ele sem ser engatado! Sem deixar engatado desce mesmo, no início passei alguns sustos quando as pastilhas ainda estavam bem novas. Se não estou muito enganado, pois tem tempos que li, está até no manual do carro que tem que deixar engatado. 

Não acredito que seja só um problema de "ser freio a disco nas quarto rodas", pois já tive problemas num golf antigo (sapão) com freios a tambor na traseira.  Nele  por duas vezes desceu, com o freio de mão puxado. Numa eu tinha chegado de estrada, pastilhas quentes, pois era só curva e descida no final. Parei o carro, a rua era ingrime, puxei o freio de mão, mas quando a pastilha esfriou o carro desceu, bateu na traseira outro carro. Na outra, era um leve aclive, e tinha rodado pouco, quase foi para no meio de uma avenida movimentada!  Portanto SEMPRE deixe o carro engatado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um GOLF 2016/17 manual e deste que comprei não posso deixar ele sem ser engatado! Sem deixar engatado desce mesmo, no início passei alguns sustos quando as pastilhas ainda estavam bem novas. Se não estou muito enganado, pois tem tempos que li, está até no manual do carro que tem que deixar engatado. 

Não acredito que seja só um problema de "ser freio a disco nas quarto rodas", pois já tive problemas num golf antigo (sapão) com freios a tambor na traseira.  Nele  por duas vezes desceu, com o freio de mão puxado. Numa eu tinha chegado de estrada, pastilhas quentes, pois era só curva e descida no final. Parei o carro, a rua era ingrime, puxei o freio de mão, mas quando a pastilha esfriou o carro desceu, bateu na traseira outro carro. Na outra, era um leve aclive, e tinha rodado pouco, quase foi para no meio de uma avenida movimentada!  Portanto SEMPRE deixe o carro engatado!

Amigo, tenho 55 anos, por tanto, sou das antigas rsrs.

Lá no passado, aprendi que em ladeira o carro deveria ter o freio de mão puxado, marcha a ré ou 1a engatada, além da roda dianteira voltada pra calçada. Essa segurança extra é para duas condições. Uma, o freio do carro falhar. Duas, um outro veículo ao estacionar e por acidente empurrar o carro e o freio não segurar.

E freio de mão (antigamente também chamado de freio de emergência), atua somente nas rodas traseiras.

E acho que você não teve sorte.

Tem algo errado aí!

Já ouvi histórias de freio de mão que se soltou. Mas nunca aconteceu comigo ou qualquer pessoa que eu conheça.

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...