Golf highline sem DSG


Recommended Posts

Essa semana ouvi inúmeras vezes no watsupp do grupo a respeito da retirada do DSG no highline, parece que tem um forista que trabalha na vw e jura que já é certo. Ao meu ver para nós é bom já que dispomos do carro e o mesmo só tende a valorizar frente ao novo. O que irritou é uma reportagem no carblog em que está cogitando a troca por confiabilidade do câmbio. Então vamos as realidades:

- o carblog como alguns sabem é um site patrocinado pela vw, em que costuma a dar notícia sobre a mesma antes de todos. Ele insere a informação em forma de jornalismo mas com finalidade comercial.

- Todos sabemos que nos comentários tem o carro4carros que nada mais é um integrante do blog e sua função e proteger as decisões da vw

- quando deixou de ser alemão e virou mexicano, o blog defendeu a mudança por custos mesmo perdendo acessórios, no final ainda aumentaram o carro.

- agora estão fazendo o absurdo de jogarem na mídia que vão tirar o dsg por causa dá confiabilidade, isso é um absurdo. Esse câmbio e usado na Europa a anos tanto na vw quanto na audi. É considerado um dos melhores câmbios do mundo, rápido e econômico

- vão colocar o tiptronic, um câmbio confiavel mas antigo e que aumenta o consumo, a verdade é que vao dar o que brasileiro quer, vão tirar tecnologia e por imagem . Vira flex e vão colocar banco de couro de série.

- A verdade é que o dsg é caro e exige um preparo maior das cc. Vai ter fábrica de motores 1.4. Mas a transmissão dsg? Como sempre uma enganação, porque eles não tiram no resto do mundo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho dificil hein... se tirar o DSG vai acabar com o prazer de dirigir... esse Tiptronic não é ruim, mas pra motor turbo não sei não... (Apesar que o Tiguan não usa DSG).

 

 

O que eu ouvi falar é que vão colocar esse Tiptronic no Golf com motor 1.6 16v...

 

 

Isso pode ser pra reduzir custo e te obrigar se quiser o 1.4T DSG comprar um Audi... 

 

Outro problema vai ser a desvalorização de quem tem o Golf atual com DSG, já tem o lance do mono combustivel... era só o que faltava a VW tirar o DSG... porque Flex o Golf já vai ser...

 

Das duas uma, ou o carro vai valorizar d+ ou vai virar mico... do jeito que o consumidor brasileiro é ignorante é bem capaz de virar mico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No manual do meu carro que é 2013 já tem especificações técnicas referente ao câmbio tiptronic. Eu acho que só vai aparecer como uma opção mais barata, pode ser que o que se perca e na versão 1.4 a opção de câmbio manual.

Imaginem, tal estratégia deixaria a ford reina novamente no segmento de hatch (minha opinião)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ridículo mesmo!

Mas o marketing sempre se associou à central de custos para reaproveitar tecnologias "consagradas"! De quebra, economizam e conseguem enganar o consumidor que ele está levando o que há de melhor!

Mas o pior está por vir: o brasileiro acredita nas propagandas e na "fama" que o carro já angariou e compra caro algo defasado e se sente muito bem...

____________________

Alexandre Kohl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a vw fazer isso, vai ser um  baita tiro no pé!!!!!

A pergunta é: então qual vai ser o grande diferencial do golf????

Vw acorda!!!!!!!! Não MATA o carro!!!!! quem quer saber de tiptronic!!!!?!?!?

e outra, lá vem o cruze 1.4 turbo!!!! 155 cv 23,5 de torque !!!!

eu não ando de tiptronic não... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião permanecerá o highline com motor 1.4 tsi e cambio dsg como top de linha. Some o comfortline 1.4 dsg dando lugar para o comfortline 1.6 msi com tiptronic.

 

É isso ai Marcelo, só não pode a vw querer subir o valor do highline, e manter o valor do comfortline tirando o 1.4 dsg e colocando o 1.6...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge,

Seria uma boa chance da vw baixar o preço da versão de entrada aumentando as vendas do Golf e criando um posicionamento de preço interessante entre as duas versões, diferenciando realmente o highline. Não vejo que exista margem para aumentar o preço do highline. Agora, se isso se concretizar, acredito que o comfortline 1.4 dsg vai valorizar no mercado de usados.

Mas, em se tratando de mercado automotivo no Brasil, tudo é possível.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o principal do Golf TSI é o motor 1.4 turbo de injeção direta e o câmbio DSG com 7 marchas

Um motor premiado internacionalmente + um cambio de dupla embreagem considerado um dos melhores no mundo

Essas características dão dois passos de vantagem frente aos concorrentes

Acho que ela deveria manter o excelente manual de 6 marchas e DSG como opcional

Se mudar, é andar pra trás...

Sem motor turbo ou câmbio DSG, não compro mais Golf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o principal do Golf TSI é o motor 1.4 turbo de injeção direta e o câmbio DSG com 7 marchas

Um motor premiado internacionalmente + um cambio de dupla embreagem considerado um dos melhores no mundo

Essas características dão dois passos de vantagem frente aos concorrentes

Acho que ela deveria manter o excelente manual de 6 marchas e DSG como opcional

Se mudar, é andar pra trás...

Sem motor turbo ou câmbio DSG, não compro mais Golf

 

Somos 2 chara!!!! vou me aventurar em outras marcas!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o 1.4 TSi com Tiptronic não existe, somente com 1.8 Tsi, precisaria ser criado e extensivamente testado. Custo altíssimo de desenvolvimento e só para o Brasil. Sai muito mais barato aumentar um pouco o preço do carro para cobrir possíveis custos adicionais de garantia do DSG, se é que existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VW Golf 1.4 TSI Flex nacional: AT-6 Tiptronic ou DSG?

A Volkswagen do Brasil está nas etapas finais de preparação para o lançamento do Golf nacional, fabricado em sua unidade de São José dos Pinhais - Estado do Paraná. A questão no momento é saber se as versões equipadas com o motor 1.4 TSI Flex adotarão a transmissão automática convencional TipTronic de seis marchas (a mesma que equipa do Golf TSI vendido nos EUA) ou a DSG automatizada de dupla embreagem de sete marchas (usada até agora nos modelos TSI importados - da Alemanha e do México). Este artigo discute as duas possibilidades.

VW-Golf-2015-EUA+-+C%C3%B3pia.jpg

Automático TipTronic x DSG: confiabilidade x eficiência

Um câmbio automático tradicional, com conversor de torque, como é o caso do TipTronic de seis marchas, são caixas robustas e confiáveis, bem mais robustas e confiáveis, inclusive, que as respectivas transmissões manuais. No lineup da VW, a caixa TipTronic de 6 marchas foi usada no Golf geração 4 e 4,5 e equipa também o Jetta 2.0 Comfortline.

Por outro lado, esse tipo de transmissão, por conta do conversor de torque, impõe uma perda no powertrain, e o resultado é que, quando se compara os números de desempenho e consumo do mesmo carro, com o mesmo motor, um com transmissão automática tradicional TipTronic, e outro com transmissão manual, o modelo manual sempre tem melhor desempenho (em torno de 15% melhor) e consumo menor (também em torno de 15%).



Golf-Comfortline-2016%2B%252818%2529.jpg Golf TSI com transmissão automática TipTronic Já no caso de uma transmissão DSG, automatizada de dupla embreagem, o princípio de funcionamento é diverso, sem o uso de conversor de torque. Trata-se de uma transmissão com embreagem (duas embreagens nas caixas mais sofisticadas) controlada por meio de um sistema robotizado. O resultado é que esse tipo de transmissão não impõe perdas no powertrain, fazendo com que modelos com transmissão DSG apresentem melhor desempenho e menor consumo em relação ao mesmo modelo com transmissão manual.

Novo-Golf-2014-Highline-Exclusive-interi

Entretanto, no que respeita à confiabilidade, as caixas DSG, pelo menos a caixa DSG7 de cárter seco que equipa as versões TSI do Golf, ainda não está no mesmo nível da TipTronic de seis marchas. Segundo pesquisas que fizemos em algumas concessionárias, há casos de autorizada que jamais tive que abrir ou consertar uma transmissão automática TipTronic de Golf 4 ou mesmo de Jetta 2.0 Flex. A incidência de problemas nessas caixas é quase nula.

Essa mesma concessionária, porém, já teve que abrir e trocar a mecatrônica ou mesmo as embreagens de pelo menos seis Golf TSI, de 2013 para cá. Outro aspecto é que a caixa DSG7 do Golf TSI tem como característica um ruído metálico ao transitar por ruas de pavimentação de baixa qualidade. Há também o fato de o software de gerenciamento segurar a rotação do motor em rotações acima de 3.000 RPM quando se transita nesse tipo de piso - algo que é conhecido como "retenção".

Diante do exposto, temos um quadro caracterizado pela maior eficiência (mais desempenho e menor consumo) apresentado pela caixa automatizada DSG, porém com menor confiabilidade. E, por outro, uma solução não tão moderna, como a transmissão automática TipTronic, de seis marchas, com maior robustez e confiabilidade, porém impondo maior consumo e desempenho menor.


Comfortline 1.6 MSI Flex vai de TipTronic

Sobre a versão de acesso, a Comfortline, já se sabe (veja detalhes aqui) que adotará o motor 1.6 MSI Flex (o mesmo do Fox Highline), podendo estar associado a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas ou automática convencional TipTronic (com conversor de torque) de seis marchas. Ou seja, no modelo com motor de menor desempenho, já se sabe que a Volkswagen optou transmissão TipTronic - decidiu pela solução mais conservadora e de mais confiabilidade.

NOVO-gOLF-2016.jpg

Entretanto, as versões Highline do Golf nacional serão equipadas com o novo motor 1.4 TSI Total Flex, com potência de 150 cavalos. Há relatos de alguns concessionários que, no caso do modelo nacional, esse motor também estará associado com a transmissão automática TipTronic de seis marchas.

gOLF-2016.JPG

Essa informação ainda não é confirmada, porém, podemos enumerar elementos que sustentariam uma escolha por parte da VW Brasil por transmissão de maior confiabilidade. A primeira seria o fato de que, com a fabricação nacional e aumento de disponibilidade, e o motor flex, as vendas do Golf aumentarão consideravelmente - o modelo é o campeão de interesse em pesquisas em sites de classificados.

Assim, caso o índice relativo de incidência de problemas das transmissões DSG se mantivesse, com a maior venda, as concessionárias teriam uma quantidade muito maior de carros para serem reparados. Além disso, em um produto mais massificado, isso poderia afetar a imagem de robustez do Golf.

Além disso, se a Volkswagen já optou pela solução de menos eficiência e maior confiabilidade justamente na versão que usa motor menos potente (e, portanto, uma transmissão mais eficiente seria ainda mais desejável), é provável - e lógico - que no caso das versões Highline, equipadas com o motor TSI Flex, também seja adotada a transmissão TipTronic de seis marchas.

Eventuais perdas em termos de eficiência advindas da substituição da caixa DSG7 pela TipTronic de seis marchas seriam parcialmente compensadas pela tropicalização do motor, que, com a adoção da tecnologia Flex, ganharia potência. Ou seja, um eventual Golf 1.4 TSI TipTronic seria pouca coisa menos econômico que o 1.4 TSI DSG, em função do ganho de eficiência do motor.

Golf GTI mantém o DSG

É importante considerar que, mesmo que o Golf TSI adote a transmissão TipTronic, isso não significa que a caixa DSG seja totalmente banida dos Golf fabricados no Brasil, visto que, segundo informações que coletamos em concessionárias, a versão GTI manteria a transmissão DSG de seis marchas banhada a óleo.

Novo-Golf-2015-USA-Spec-GTI+(3).jpg

Conclusão

Esse panorama, associado com alguns rumores que estamos ouvindo de concessionários, aponta para uma possibilidade de que o Golf nacional equipado com motor 1.4 TSI Flex adote uma caixa automática TipTronic de seis marchas, no lugar da DSG7 marchas.

Com tal alteração, a Volkswagen estaria fazendo uma escolha por maior confiabilidade da transmissão no modelo nacional, e que, ainda, ficaria livre de ruídos e retenções característicos das caixas DSG com cárter seco.

 

http://www.car.blog.br/2015/07/vw-golf-comfortline-16l-msi-itens-de.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

VW Golf 1.4 TSI Flex nacional: AT-6 Tiptronic ou DSG?

 

A Volkswagen do Brasil está nas etapas finais de preparação para o lançamento do Golf nacional, fabricado em sua unidade de São José dos Pinhais - Estado do Paraná. A questão no momento é saber se as versões equipadas com o motor 1.4 TSI Flex adotarão a transmissão automática convencional TipTronic de seis marchas (a mesma que equipa do Golf TSI vendido nos EUA) ou a DSG automatizada de dupla embreagem de sete marchas (usada até agora nos modelos TSI importados - da Alemanha e do México). Este artigo discute as duas possibilidades.

VW-Golf-2015-EUA+-+C%C3%B3pia.jpg

Automático TipTronic x DSG: confiabilidade x eficiência

Um câmbio automático tradicional, com conversor de torque, como é o caso do TipTronic de seis marchas, são caixas robustas e confiáveis, bem mais robustas e confiáveis, inclusive, que as respectivas transmissões manuais. No lineup da VW, a caixa TipTronic de 6 marchas foi usada no Golf geração 4 e 4,5 e equipa também o Jetta 2.0 Comfortline.

Por outro lado, esse tipo de transmissão, por conta do conversor de torque, impõe uma perda no powertrain, e o resultado é que, quando se compara os números de desempenho e consumo do mesmo carro, com o mesmo motor, um com transmissão automática tradicional TipTronic, e outro com transmissão manual, o modelo manual sempre tem melhor desempenho (em torno de 15% melhor) e consumo menor (também em torno de 15%).

Golf-Comfortline-2016%2B%252818%2529.jpg Golf TSI com transmissão automática TipTronic Já no caso de uma transmissão DSG, automatizada de dupla embreagem, o princípio de funcionamento é diverso, sem o uso de conversor de torque. Trata-se de uma transmissão com embreagem (duas embreagens nas caixas mais sofisticadas) controlada por meio de um sistema robotizado. O resultado é que esse tipo de transmissão não impõe perdas no powertrain, fazendo com que modelos com transmissão DSG apresentem melhor desempenho e menor consumo em relação ao mesmo modelo com transmissão manual.

Novo-Golf-2014-Highline-Exclusive-interi

Entretanto, no que respeita à confiabilidade, as caixas DSG, pelo menos a caixa DSG7 de cárter seco que equipa as versões TSI do Golf, ainda não está no mesmo nível da TipTronic de seis marchas. Segundo pesquisas que fizemos em algumas concessionárias, há casos de autorizada que jamais tive que abrir ou consertar uma transmissão automática TipTronic de Golf 4 ou mesmo de Jetta 2.0 Flex. A incidência de problemas nessas caixas é quase nula.

Essa mesma concessionária, porém, já teve que abrir e trocar a mecatrônica ou mesmo as embreagens de pelo menos seis Golf TSI, de 2013 para cá. Outro aspecto é que a caixa DSG7 do Golf TSI tem como característica um ruído metálico ao transitar por ruas de pavimentação de baixa qualidade. Há também o fato de o software de gerenciamento segurar a rotação do motor em rotações acima de 3.000 RPM quando se transita nesse tipo de piso - algo que é conhecido como "retenção".

Diante do exposto, temos um quadro caracterizado pela maior eficiência (mais desempenho e menor consumo) apresentado pela caixa automatizada DSG, porém com menor confiabilidade. E, por outro, uma solução não tão moderna, como a transmissão automática TipTronic, de seis marchas, com maior robustez e confiabilidade, porém impondo maior consumo e desempenho menor.

Comfortline 1.6 MSI Flex vai de TipTronic

Sobre a versão de acesso, a Comfortline, já se sabe (veja detalhes aqui) que adotará o motor 1.6 MSI Flex (o mesmo do Fox Highline), podendo estar associado a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas ou automática convencional TipTronic (com conversor de torque) de seis marchas. Ou seja, no modelo com motor de menor desempenho, já se sabe que a Volkswagen optou transmissão TipTronic - decidiu pela solução mais conservadora e de mais confiabilidade.

NOVO-gOLF-2016.jpg

Entretanto, as versões Highline do Golf nacional serão equipadas com o novo motor 1.4 TSI Total Flex, com potência de 150 cavalos. Há relatos de alguns concessionários que, no caso do modelo nacional, esse motor também estará associado com a transmissão automática TipTronic de seis marchas.

gOLF-2016.JPG

Essa informação ainda não é confirmada, porém, podemos enumerar elementos que sustentariam uma escolha por parte da VW Brasil por transmissão de maior confiabilidade. A primeira seria o fato de que, com a fabricação nacional e aumento de disponibilidade, e o motor flex, as vendas do Golf aumentarão consideravelmente - o modelo é o campeão de interesse em pesquisas em sites de classificados.

Assim, caso o índice relativo de incidência de problemas das transmissões DSG se mantivesse, com a maior venda, as concessionárias teriam uma quantidade muito maior de carros para serem reparados. Além disso, em um produto mais massificado, isso poderia afetar a imagem de robustez do Golf.

Além disso, se a Volkswagen já optou pela solução de menos eficiência e maior confiabilidade justamente na versão que usa motor menos potente (e, portanto, uma transmissão mais eficiente seria ainda mais desejável), é provável - e lógico - que no caso das versões Highline, equipadas com o motor TSI Flex, também seja adotada a transmissão TipTronic de seis marchas.

Eventuais perdas em termos de eficiência advindas da substituição da caixa DSG7 pela TipTronic de seis marchas seriam parcialmente compensadas pela tropicalização do motor, que, com a adoção da tecnologia Flex, ganharia potência. Ou seja, um eventual Golf 1.4 TSI TipTronic seria pouca coisa menos econômico que o 1.4 TSI DSG, em função do ganho de eficiência do motor.

Golf GTI mantém o DSG

É importante considerar que, mesmo que o Golf TSI adote a transmissão TipTronic, isso não significa que a caixa DSG seja totalmente banida dos Golf fabricados no Brasil, visto que, segundo informações que coletamos em concessionárias, a versão GTI manteria a transmissão DSG de seis marchas banhada a óleo.

Novo-Golf-2015-USA-Spec-GTI+(3).jpg

Conclusão

Esse panorama, associado com alguns rumores que estamos ouvindo de concessionários, aponta para uma possibilidade de que o Golf nacional equipado com motor 1.4 TSI Flex adote uma caixa automática TipTronic de seis marchas, no lugar da DSG7 marchas.

Com tal alteração, a Volkswagen estaria fazendo uma escolha por maior confiabilidade da transmissão no modelo nacional, e que, ainda, ficaria livre de ruídos e retenções característicos das caixas DSG com cárter seco.

 

http://www.car.blog.br/2015/07/vw-golf-comfortline-16l-msi-itens-de.html

 

Interessante a reportagem, mas continuam insistindo no erro de muitos

Não existe caixa seca, o que existe é embreagem seca ou banhada em óleo

Todas as caixas são banhadas em óleo, independente de marca ou ano de fabricação

 

Eu não compraria um Golf com Tiptronic

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o 1.4 TSi com Tiptronic não existe, somente com 1.8 Tsi, precisaria ser criado e extensivamente testado. Custo altíssimo de desenvolvimento e só para o Brasil. Sai muito mais barato aumentar um pouco o preço do carro para cobrir possíveis custos adicionais de garantia do DSG, se é que existe.

O Tiptronic seria usado com um motor 1.6 MSI de 16 válvulas, igual ao utilizado no Fox

É um bom motor, sem destaque, só isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real to cagando e andando se vai desvalorizar mais ou não, eu vou curtir meu DSG e ponto.

Sempre cuido muito dos meus carros e vendo direto e acima da FIPE. Nunca entreguei carro em ccs na troca.

 

Meu carro anterior era um Focus 2.0 gasolina 09/09, comprei zero km em jan/2010. Verdadeiro "mico", manual, monocombustivel, blablablá. Vendi por 3 mil acima da Fipe, em uma semana, e isso pq não estava com paciência para esperar e vendi para o primeiro que veio negociar.

Então, mico é carro mal cuidado, sem manutenção devida, entregue como parte de pagamento de outro carro.

 

Mas a VW tá certa, vai vender o que o povão tá afim de comprar.

Se viesse a config que vende nos EUA 1.8T + automatico comum até vai, mas esse cambio obsoleto vai tirar o brilho do 1.4T. Não vai ser ruim, mas vai ser pior.

 

Abrass.

 

RED

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa história de confiabilidade do câmbio, para mim, não colou. Acho que por trás de tudo isso existe a questão de custo e posicionamento de preço das versões. O DSG não é bom para o TSI mas é bom para o GTI, como assim? Ou será que um câmbio DSG agrega valor em um GTI? 

um AT puro logico que é mais confiavel e duravel que um MT ou automatizado pois nao tem embreagem e é justamente na embreagem que esta dando zica no DSG. Basta a VW qualificar seus mecanicos e baratear o custo do kit de troca que resolve esta questao. Prefiro isso mas um cambio rapido e preciso.

 

a GM teve essa estrategia de confiabilidade ao optar pelo 1.8 em vez do 1.4T e aí? alem de mim conheço muita gente que largou o cruze para comprar um golf. E o motor do cruze ate é bom em termos de desempenho, o que mata é justamente o cambio. O golf estaria dando dois passos atras e virando o cruze em materia de cambio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas os leigos vão engolir esta historinha de confiablidade e ausência de barulho, com certeza.

Eu já ouvi leigos quase que dando graças a Deus pela VW colocar o motor 1.6 no golf, pois um motor 1.4 é muito "fraco" pra um carro do porte do carro.

A grande massa associa potência à cilindrada, quanto maior a cilindrada, mais potente, então o 1.6 é mais potente que o 1.4.

Então na visão dos leigos o 1.6 é melhor que o 1.4.

Infelizmente a grande massa é leiga e vai cair direitinho nesta armadilha do motor 1.6 e também do câmbio Tiptronic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas os leigos vão engolir esta historinha de confiablidade e ausência de barulho, com certeza.

Eu já ouvi leigos quase que dando graças a Deus pela VW colocar o motor 1.6 no golf, pois um motor 1.4 é muito "fraco" pra um carro do porte do carro.

A grande massa associa potência à cilindrada, quanto maior a cilindrada, mais potente, então o 1.6 é mais potente que o 1.4.

Então na visão dos leigos o 1.6 é melhor que o 1.4.

Infelizmente a grande massa é leiga e vai cair direitinho nesta armadilha do motor 1.6 e também do câmbio Tiptronic.

sabado mesmo um amigo me disse que ta comprando o focus pois tem 178 cavalos contra 140 do golf...

 

"potencia vende carros, torque vence corridas"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ao comprar um carro a primeira coisa que vejo são os testes em revistas

Principalmente os comparativos

Resultados que são importantes e não marketing

Vc não explicou ao seu amigo?

Vc é um cara informado

Acho que está faltando alguns neurônios nele rsrs

 

se adiantasse... eu falei pra ele fazer test drive no golf ou dar uma volta no meu que ele ia mudar de opiniao na hora. ele nao quis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...