Troca de óleo


mikimk7

Recommended Posts

Bom dia. Gostaria de tirar uma duvida. Possuo um GTI mk7 14-15, mexicano. A central informa a troca de óleo a cada 6 meses. Como faço as revisões pelo tempo, pois não rodo muito, gostaria de um auxílio... É possível fazer uma reprogamação ? A concessionária faz de boa ? Não respeitei a central e já completou 1 ano desde a última troca de óleo. Dei uma verificada e o óleo continua viscoso e claro. A troca no prazo de 1 ano é realmente necessária ? O óleo perde a viscosidade mesmo ? O que acham ? Vlw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, mikimk7 disse:

Bom dia. Gostaria de tirar uma duvida. Possuo um GTI mk7 14-15, mexicano. A central informa a troca de óleo a cada 6 meses. Como faço as revisões pelo tempo, pois não rodo muito, gostaria de um auxílio... É possível fazer uma reprogamação ? A concessionária faz de boa ? Não respeitei a central e já completou 1 ano desde a última troca de óleo. Dei uma verificada e o óleo continua viscoso e claro. A troca no prazo de 1 ano é realmente necessária ? O óleo perde a viscosidade mesmo ? O que acham ? Vlw...

O que eu faço no meu:

A cada 6 meses troco o óleo e filtro de óleo, conforme manda o manual. Não chego a rodar 10.000km nesse período, rodo cerca de 3000 a 4000km

Tudo bem que agora a VW, estendeu para 1 ano ou 10k km para carros produzidos a partir de 2016. O que eu faria? Trocaria a cada 6 meses mesmo.

Pelo menos no TSI não é caro fazer a troca, e outra, evita gerar borra no motor. Lembra do Marea? A Fiat recomendava a troca de oleo com 15k km. O que aconteceu? Todos ja sabemos né?

Sem querer ser chato, mas sendo, óleo de cozinha também é claro e viscoso! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, mikimk7 disse:

Blz. Tava pensando nisso tb.  Só q a revisao na concessionária é 850 conto. 7 Revisao. Rs. Não gosto de fazer fora.  

Se não quiser fazer na CCS, em SP há diversas oficinas que são até melhores que muitas CCS por aí.

Não sei de que região você é, mas trocar óleo, não tem muito segredo, ainda mais no GTI que o filtro de óleo dele é mais fácil de trocar do que o TSI!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2019 at 10:34 AM, mikimk7 disse:

Bom dia. Gostaria de tirar uma duvida. Possuo um GTI mk7 14-15, mexicano. A central informa a troca de óleo a cada 6 meses. Como faço as revisões pelo tempo, pois não rodo muito, gostaria de um auxílio... É possível fazer uma reprogamação ? A concessionária faz de boa ? Não respeitei a central e já completou 1 ano desde a última troca de óleo. Dei uma verificada e o óleo continua viscoso e claro. A troca no prazo de 1 ano é realmente necessária ? O óleo perde a viscosidade mesmo ? O que acham ? Vlw...

Miki boa tarde!

Realmente, como nossos amigos falaram aí acima, não se deve economizar em Carro turbo.

O óleo que passa na Turbina do Golf é mais fina que um fio de cabelo. Se uma impureza passar por ela, pode destruir toda a turbina, e o conserto não é nada fácil.

O Recomendado pelas concessionárias é a troca a cada 6 meses, ou 10 mil km, o que vier primeiro.

A troca dos filtros também são sempre recomendadas.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Fiz a manutenção. Troca de óleo e filtro de óleo. Após o golf mexicano, a troca de óleo recomendada é de 12 meses ou 10 k. O q ocorrer primeiro. Pedi até pra reprogramar a central pra aumentar o prazo, pois meu carro não está mais na garantia. A minha central acusa a cada 6 meses. A revisão ficou em 685 reais. Tive q trocar a bateria da minha chave e a concessionária queria cobrar 105 reais (55 da bateria e o resto seria mão de obra). (Sem comentários). Comprei a bateria em um relojoeiro e custou 20 reais e ele ainda fez a troca. (O que é bem simples para quem nunca trocou).   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Hoje substitui o óleo do motor. Coloquei o Shell da foto. Pegou os tradicionais 4,2 litros pra ficar na marquinha superior.

Uma coisa me chamou atenção: a validade dele é de 4 anos.

Joguei fora o resto dos antigos que ainda tinha do outro Golf: VW(Castrol) e o F1 da Ypiranga. Ambos possuem validade por tempo indeterminado. c62c65e97801b788fc08b02ce5efaf5c.jpg

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Jorge Jox disse:

Hoje substitui o óleo do motor. Coloquei o Shell da foto. Pegou os tradicionais 4,2 litros pra ficar na marquinha superior.

Uma coisa me chamou atenção: a validade dele é de 4 anos.

Joguei fora o resto dos antigos que ainda tinha do outro Golf: VW(Castrol) e o F1 da Ypiranga. Ambos possuem validade por tempo indeterminado. c62c65e97801b788fc08b02ce5efaf5c.jpg

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

 

Vou trocar o meu nesse mes de maio também!

Quanto vc pagou no litro?

Estava vendo o Motul, mas ta muito caro!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou trocar o meu nesse mes de maio também!
Quanto vc pagou no litro?
Estava vendo o Motul, mas ta muito caro!
Abraços
anghinoni, paguei muito caro. Foi 79,00 o litro. E ele não é tabelado.
Como estava esperando um filtro original que comprei no ML, que devido aos problemas do covid-19 a entrega demorou um mês. Já tinha passado do período de troca do óleo e nem todos os postos aqui do Rio estavam funcionando direito para troca do óleo. Não tive muita opção em escolher.
Queria experimentar esse óleo.
Mas na próxima deve ser outro, pois achei muito caro. Se consegue óleos renomados por volta de 40,00 reais. Não em postos de gasolina. Mas tem que pagar a substituição também se não for em um.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jorge Jox disse:

anghinoni, paguei muito caro. Foi 79,00 o litro. E ele não é tabelado.
Como estava esperando um filtro original que comprei no ML, que devido aos problemas do covid-19 a entrega demorou um mês. Já tinha passado do período de troca do óleo e nem todos os postos aqui do Rio estavam funcionando direito para troca do óleo. Não tive muita opção em escolher.
Queria experimentar esse óleo.
Mas na próxima deve ser outro, pois achei muito caro. Se consegue óleos renomados por volta de 40,00 reais. Não em postos de gasolina. Mas tem que pagar a substituição também se não for em um.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Que caro!

Com esse valor dava pra pegar um Motul 8100!

Mas esse negócio da pandemia, ta complicado!!!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que caro!
Com esse valor dava pra pegar um Motul 8100!
Mas esse negócio da pandemia, ta complicado!!!
Abraços.
Sim, dá. Mas você acredita em óleo melhor?
Óleo lubrificante pra mim, basta ser de um fabricante renomado. Digo isso porque nunca vi ou ouvi falar de teste comparativo em óleo lubrificante.
Teste em lubrificante é algo que seria bem trabalhoso e demorado de ser realizado.
Seguir normas, laboratórios acreditados, imparcialidade... Complicado.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 04/05/2020 at 11:04 AM, Jorge Jox disse:

Sim, dá. Mas você acredita em óleo melhor?
Óleo lubrificante pra mim, basta ser de um fabricante renomado. Digo isso porque nunca vi ou ouvi falar de teste comparativo em óleo lubrificante.
Teste em lubrificante é algo que seria bem trabalhoso e demorado de ser realizado.
Seguir normas, laboratórios acreditados, imparcialidade... Complicado.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Jorge,

Tem um canal no Youtube chamado "De olho no óleo". Ele apresenta alguns testes em óleos realizados em laboratório. Gosto do canal dele.

Sobre valores de óleo, uso o Mobil 1 e ele me custou da última vez R$ 54,00, inclusive, ele também indica a validade de 5 anos no seu rótulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Jorge,
Tem um canal no Youtube chamado "De olho no óleo". Ele apresenta alguns testes em óleos realizados em laboratório. Gosto do canal dele.
Sobre valores de óleo, uso o Mobil 1 e ele me custou da última vez R$ 54,00, inclusive, ele também indica a validade de 5 anos no seu rótulo.
Dei uma olhada rápida lá e vi que tem bastante vídeos postados. Fui no site também, mas não encontrei nenhum currículo ou portfólio do autor. Não achei nada falando sobre ele.
Me entenda, de forma alguma quero desmerecer o trabalho do canal. Mas quando disse sobre um teste de óleo, quis dizer algo mais profundo, de forma padronizada realizado por laboratórios com condições controladas, conforme determinação das normas vigentes, para se ter um resultado comparativo conclusivo e confiável.

No meu entendimento, quando o assunto é óleo lubrificante, ficamos totalmente perdidos nas mãos dos produtores, pois nos cabe apenas escolher a especificação determinada pelas montadoras e pagar pelos valores de mercados, que tem uma variação de preço muito grande e no final, não temos como qualificá-los.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/06/2020 at 3:12 PM, Jorge Jox disse:

Dei uma olhada rápida lá e vi que tem bastante vídeos postados. Fui no site também, mas não encontrei nenhum currículo ou portfólio do autor. Não achei nada falando sobre ele.
Me entenda, de forma alguma quero desmerecer o trabalho do canal. Mas quando disse sobre um teste de óleo, quis dizer algo mais profundo, de forma padronizada realizado por laboratórios com condições controladas, conforme determinação das normas vigentes, para se ter um resultado comparativo conclusivo e confiável.

No meu entendimento, quando o assunto é óleo lubrificante, ficamos totalmente perdidos nas mãos dos produtores, pois nos cabe apenas escolher a especificação determinada pelas montadoras e pagar pelos valores de mercados, que tem uma variação de preço muito grande e no final, não temos como qualificá-los.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Há cerca de 3 anos foi postado aqui fórum a informação de que existia um boletim emitido pela ANP denominado "Boletim de Monitoramento de Lubrificantes  da Agência Nacional de Petróleo", aonde ficou comprovado, à época, que existem óleos lubrificantes, de diversos fabricantes, e sendo comercializados em território nacional, onde se mostra a especificação correta na embalagem, porém, com o conteúdo em desconforme com o que foi declarado para a ANP. Resumindo: mandam uma amostra para homologação, e, depois que a homologação é emitida pela ANP, colocam outro óleo dentro da embalagem, e comercializam como se fosse tudo homologado. Obviamente, com a especificação de componentes químicos divergente da homologação, ainda que o índice de viscosidade seja atingido. A ANP descobre o fato testando amostras aleatórias, de tempos em tempos, e que estão disponíveis em pontos de comércios espalhados pelo Brasil. Em 2017, ao menos as amostras 5W40, não foram listadas no relatório como "não conforme' até meados de junho. O relatório, porém, não deixava clara a quantidade de amostras de 5W40 que foram analisadas, nem se foram de marcas diferentes, ou lotes diferentes do mesmo fabricante. Apenas 8 amostras haviam sido analisadas à época. Daí, em agosto daquele mesmo ano, 2 marcas supostamente homologadas haviam sido reprovadas nessa mesma especificação 5W40.
 

Se quiser acompanhar, esse é o link para explorar os relatório oficiais: http://www.anp.gov.br/publicacoes/boletins-anp/2387-pml-boletim-de-monitoramento-de-lubrificantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há cerca de 3 anos foi postado aqui fórum a informação de que existe um boletim emitido pela ANP denomiando "Boletim de Monitoramento de Lubrificantes  da Agência Nacional de Petróleo", donde ficou comprado, à época, que existem Óleos, de diversos fabricantes, e sendo comercializados em território nacional donde ser ler a norma especicamente correta na embalagem, porém, com o conteúdo em desconforme com o que foi declarado para a ANP. Resumindo: mandam uma amostra para homologação. Depois que a homologação é emitidca pela ANP colocam outro óleo dentro da embalagem que vai dentro da embalagem. Obviamente, com a especificação divertente da homologação. A ANP descobre o fato testando amostras aleatórias e que estão disponíveis no mercado. Em 2017, ao menos as amostras 5W40, não foram listadas no relatório como "não conforme'. Porém, também não deixava clara a quantidade de amostras de 5W40 que foram analisadas, nem se foram de marcas diferentes, ou lotes diferentes do mesmo fabricante. Apenas 8 amostras haviam sido analisadasà época. Daí, em agosto daquele mesmo ano, 2 marcas homologadas haviam sido reprovadas nessa mesma especificação 5W40.

 

Se quiser acompanhar, o link ANP abaixo contem os relatórios anuais.: http://www.anp.gov.br/publicacoes/boletins-anp/2387-pml-boletim-de-monitoramento-de-lubrificantes

Postado há 3 anos? Então eu estava aqui. Não lembro ou não percebi.

Óleos fora das especificações! Muito sério!!! Com o uso prolongado poderia diminuir a vida útil do motor...

Vlw! Vou dar uma fuçada nele.

 

Acrescentando, eu tenho medo de adquirir óleo lubrificante através do ML. Tenho receio de adquirir produto falsificado.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorge Jox disse:

Postado há 3 anos? Então eu estava aqui. Não lembro ou não percebi.

Óleos fora das especificações! Muito sério!!! Com o uso prolongado poderia diminuir a vida útil do motor...

Vlw! Vou dar uma fuçada nele.

 

Acrescentando, eu tenho medo de adquirir óleo lubrificante através do ML. Tenho receio de adquirir produto falsificado.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

Me desculpe! Meu texto anterior ficou uma bosta desconexa. Vamos lá: Num belo dia de 2017 o ADG publicou um vídeo no canal dele do Youtube no qual ele citava o tal relatório da ANP, sem falar especificamente de marcas que muitos defendiam com unhas e dentes. Um membro aqui do fórum, ao assistir o vídeo, decidiu por verificar o relatório e ficou surpreendido com o tanto de amostras que ANP reprovou porque a homologação emitida divergia do que estava a venda no mercado nacional. Para você ter uma ideia, até a queridinha Castrol foi citada e reprovada em algumas especificações de óleo. A questão toda é que não se sabe se a culpa é do fabricante ou de terceiros (fraudadores). Muito provável é o fabricante que tem a linha de produção contaminada (ou sequer consegue atingir a especificação completa da norma) e manda o "foda-se" para frente sabendo que na banânia nunca acontece nada. Enfim, não duvide do que o laboratório no qual o canal de "Olho no Òleo" vem mostrando atualmente porque a ANP, que é o órgão nacional e regulador, descobriu coisa muito pior antes desses caras. No mais, não acredito que seja nada que vá prejudicar severamente o motor dos veículos, mas não deixa de ser uma falcatrua feia a empresa homologar óleo com especificação química X, mas colocar no mercado óleo com a especificação Y de componentes, mesmo que atenda a norma de viscosidade. Aqui lembro que certo tempo atrás uma famosa marca de derivados de leite, a PARMALAT, em 2007, teve um lote inteiro de leite de caixinha apreendidos porque foi descoberto pela ANVISA (após denúncia) que ela usava  soda cáustica e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), para aumentar a vida útil do leite UHT além de reduzir a acidez do leite de menor qualidade. Fraude que estava rolando a incríveis 2 anos. Apesar do leite fraudado, em teoria, não levar nenhum cidadão à morte, era uma concorrência muito da desleal e talvez até perigosa para a saúde humana. A PARMALAT pagou, em 2016, uma multa de R$ 215.000,00, e todo mundo ficou feliz. É o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpe! Meu texto anterior ficou uma bosta desconexa. Vamos lá: Num belo dia de 2017 o ADG publicou um vídeo no canal dele do Youtube no qual ele citava o tal relatório da ANP, sem falar especificamente de marcas que muitos defendiam com unhas e dentes. Um membro aqui do fórum, ao assistir o vídeo, decidiu por verificar o relatório e ficou surpreendido com o tanto de amostras que ANP reprovou porque a homologação emitida divergia do que estava a venda no mercado nacional. Para você ter uma ideia, até a queridinha Castrol foi citada e reprovada em algumas especificações de óleo. A questão toda é que não se sabe se a culpa é do fabricante ou de terceiros (fraudadores). Muito provável é o fabricante que tem a linha de produção contaminada (ou sequer consegue atingir a especificação completa da norma) e manda o "foda-se" para frente sabendo que na banânia nunca acontece nada. Enfim, não duvide do que o laboratório no qual o canal de "Olho no Òleo" vem mostrando atualmente porque a ANP, que é o órgão nacional e regulador, descobriu coisa muito pior antes desses caras. No mais, não acredito que seja nada que vá prejudicar severamente o motor dos veículos, mas não deixa de ser uma falcatrua feia a empresa homologar óleo com especificação química X, mas colocar no mercado óleo com a especificação Y de componentes, mesmo que atenda a norma de viscosidade. Aqui lembro que certo tempo atrás uma famosa marca de derivados de leite, a PARMALAT, em 2007, teve um lote inteiro de leite de caixinha apreendidos porque foi descoberto pela ANVISA (após denúncia) que ela usava  soda cáustica e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), para aumentar a vida útil do leite UHT além de reduzir a acidez do leite de menor qualidade. Fraude que estava rolando a incríveis 2 anos. Apesar do leite fraudado, em teoria, não levar nenhum cidadão à morte, era uma concorrência muito da desleal e talvez até perigosa para a saúde humana. A PARMALAT pagou, em 2016, uma multa de R$ 215.000,00, e todo mundo ficou feliz. É o Brasil.
Creio que um óleo fora das especificações sendo usado a longo prazo possa causar uma diminuição da vida útil de determinados componentes do motor, ou até mesmo aumentar o consumo desse óleo, especialmente em veículos turbocomprimidos, onde o óleo suporta condições mais severas de uso devido o aumento da temperatura na turbina. Sem contar a qualidade dos detergentes e as famosas formações de borras...

Espero que o Castrol reprovado que você citou não seja o que era utilizado com o logo da VW, pois elas já abandou o Elaion há muito tempo.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...