Barulho "toc toc toc" no motor


Recommended Posts

Fala galera, blz?

 

Surgiu um barulho repentinamente no motor do meu carro (Golf 1.4 TSI DSG 14/14 com 87 mil km). Hoje de manhã usei o carro e ele estava normal, sem barulho nenhum, nenhuma luz ou mensagem de erro nem nada. De tarde fui dar partida no carro e um barulho de "toc toc toc toc" apareceu no motor. Nem andei com o carro com medo de ser algo mais grave. Nenhuma luz ou mensagem no painel apareceu.

Fiz todas as revisões em concessionária, inclusive fiz a 9ª revisão recentemente (cerca de 25 dias atrás) na qual também foi trocado o kit de correias.

Já agendei amanhã cedo na concessionária para eles verificarem, inclusive o carro será guinchado para evitar rodar com ele.

Mas queria saber de vocês se já viram algum barulho parecido e o que poderia ser, até para não ser enganado no diagnóstico da concessionária. Pode ter a ver com a troca de correias ? Pode ser algo mais grave?

Segue um vídeo abaixo. No vídeo eu menciono que o barulho vem de baixo da capa da correia dentada, mas na verdade nao dá para saber ao certo de onde vem o barulho, tem hora que parece vir dali, tem hora que não.

Qualquer ajuda é bem vinda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, high_tension disse:

Vasculhando aqui no fórum, encontrei esse post do @Felipe Morim e o barulho do meu parece muito semelhante ao do vídeo dele (especialmente o segundo vídeo).

Post dele aqui.

Vamos aguardar amanhã oq pode ser no seu carro.

No caso do Felipe foi uma reconfiguração via software no comando variável de válvulas.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, passando aqui apenas para relatar qual foi o desfecho do meu problema.

 

O barulho acontecia pois um parafuso que prende uma tampa que recobre uma das engrenagens da correia de comando saltou pra fora (provavelmente por falta de aperto) aí toda vez que a engrenagem girava pegava na carenagem que recobre todo o sistema da correia.

 

Por sorte não houve maiores danos, só foi feita a substituição de todos os (cinco) parafusos (por via das dúvidas) e tudo voltou ao normal. Ou seja, no meu caso só foi um susto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito provavelmente (mais) uma orelhada de um mecânico de CSS depois de ter executado a troca da correia do seu carro.
Dos 3 problemas ocorridos no meu carro, 2 deles foram causados por displicência (pra não dizer negligência) de algum mecânico da rede. Normal.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Rodrigo, também acho que fizeram alguma cagada quando trocaram as correias. O mais engraçado é que suspostamente o parafuso que soltou não fazia parte de nenhuma peça que foi feita a troca, ou seja, em tese não deveriam ter mexido ali.
Eu tenho quase certeza. As vezes eles precisam desmontar alguma coisa nada a ver pra fazer o serviço e depois se esquecem ou simplesmente não apertam corretamente.
No meu caso quando foram trocar o coletor de admissão deixaram cair líquido de arrefecimento ou sujeira no alternador, 1 mês depois ele teve que ser trocado (em garantia).
Em Maio troquei a embreagem e o carro voltou "estranho" com marcha lenta oscilando as vezes e algumas anomalias eletrônicas quando o sistema elétrico era exigido. Deixei lá novamente e me falaram que um dos pontos de aterramento estava frouxo, provavelmente quando sacaram a caixa de câmbio pra trocar a embreagem.
Ainda bem que o Golf é um carro parrudo e confiável, do contrário poderia ter queimado algum módulo. Como tá na garantia ainda quem leva o preju é a fábrica, mas e o contratempo de ficar sem carro, ou ter que alugar um, ...

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...