COMPILAÇÃO COM 100 DICAS PARA O GOLF HIGHLINE CÂMBIO MANUAL VERSÃO PB (POBRE EDITION) 2013


iCardeX

Recommended Posts

1 – PEÇAS DE REPOSIÇÃO [SEU BOLSO/ MANUTENÇÃO]

Qualquer peça de reposição para veículos do grupo VAG é identificada em códigos denominados Part Number. O Part Number da peça de reposição em questão, por sua vez, é obtido através da consulta do número de chassi do veículo a partir do sistema de gestão oficial da VW que é disponibilizado aos concessionários autorizados. Sendo assim, qualquer um (proprietário ou não) poderá solicitar orçamentos junto ao concessionário autorizado bastando para isso informar o código do chassi do veículo para a consulta de peças específicas. Essa é uma maneira segura e confiável de comprar as peças de reposição que são absolutamente compatíveis com o veículo do proprietário. A dica de ouro é utilizar a plataforma http://www.pecas-on-line.com.br/ para buscar o Part Number desejado. O “Peças Online” é o site que reúne diversos fornecedores (concessionários autorizados e importadores), ordenando a consulta do usuário ao estoque e valores praticados dentro da rede de lojas participantes do sistema. Na plataforma Peças Onlne é possível consultar a disponibilidade de peças, o nome da loja ou concessionário autorizado, seus respectivos dados de contato, e o valor praticado. Ao entrar em contato com alguma loja, no entanto, se os valores estiverem divergentes do site não esqueçam de informar que a consulta foi realizada através da plataforma http://www.pecas-on-line.com.br/ visto que os valores praticados para clientes de balcão e clientes de internet podem ser completamente divergentes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 – A BATERIA, O CCA E A TECNOLOGIA DE REGENERAÇÃO DE ENERGIA DO GOLF MK7 [TECNOLOGIA]

Basicamente existem 3 tipos de tecnologia de baterias que podem ser utilizadas em veículos automotivos: convencional (chumbo + solução de ácido sulfúrico), AGM (acrescenta separador de fibra de fibra absorvente) conceitualmente a torna mais robusta e tolerante a falhas, e as de tecnologia EFB (recomendada!) que basicamente são otimizadas para aguentarem 15x mais arranques e, teoricamente, sem comprometer a vida útil. Uma relação comum entre elas é basicamente a diferença no valor da Corrente de Arranque a Frio (CCA). O CCA possui uma relação intrínseca à qualidade da bateria. Regra geral: quanto maior o valor indicado, melhor é o desempenho da bateria. Mas sozinho o CCA não conta a história toda da performance geral da bateria. É consenso que as baterias de Tecnologia EFB e/ou AGM são tecnologicamente superiores justamente por serem construídas com matéria prima nobre e de qualidade superior à utilizadas em baterias convencionais. Teoricamente as baterias EFB/AGM são mais tolerantes a falhas e suportam ciclos mais intensos de cargas e descargas, que ocorreriam em intervalos mínimos de tempo. O Golf, por ter sido concebido para trabalhar nativamente com o sistema start-stop é dotado de uma tecnologia bastante complexa e que a VW intitula simplesmente de "regeneração energética". Esse processo envolve uma série de variáveis e a atuação de diversos sensores que trabalham basicamente para elevar a tensão de carregamento da bateria quando certas condições técnicas são atingidas e o veículo está numa situação de frenagem. Essa "energia excedente" deveria ser absorvida rapidamente pela bateria para ser utilizada na próxima requisição energética do motor de partida. Particularmente uso a bateria de tecnologia comum, e já estou na segunda substituição. Aí mora o primeiro problema: a bateria comum não foi concebida para trabalhar com esse tipo de tecnologia. O segundo problema é que a ECU do Golf também precisa ser parametrizada (gravar manualmente a amperagem correta da bateria) para determinar a tensão correta e de como será realizada a recarga através da "regeneração de energia". De uma forma ou de outra, tenho ciência que a bateria comum sofrerá as consequências desse processo. 

O @RicW realizou uma série de testes e conseguiu desvendar o funcionamento da tecnologia: https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/1263-bateria-fim-da-vida-útil/&page=6&tab=comments#comment-33275

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 – O PARAFUSO DAS RODAS E OS SEUS SEGREDOS [PROTEÇÃO ANTIFURTO E/OU SEGURANÇA]

GOLFs Highlines PBs são dotados de parafuso-segredo para as 4 rodas. Existem um total de 32 conjuntos de parafusos-segredos diferentes, e que foram distribuídos aleatoriamente na linha de montagem. Então, a chance de 2 Golfs abrirem com o mesmo parafuso segredo é na ordem de 3%. Se você perdeu o adaptador (segredo) da chave de rodas do seu veículo é possível obter a reposição com o concessionário autorizado. Aliás, cada concessionário autorizado possui uma maleta com os adaptadores-segredo para desmontar qualquer das rodas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 – CUIDADO COM O TORQUE DE CADA PARAFUSO [MANUTENÇÃO]

No passado danificaram a espiral da rosca de um dos 4 cubos de roda do meu veículo justamente por excesso de torque no aperto. Fiquei muito puto ao saber que esse problema teve como causa a ausência de uso do torquímetro. Existe torque correto para todos os parafusos do veículo. No meu caso o parafuso remoldou-se ao cubo da roda, e, posteriormente, corrigiu o estrago. Foi pura sorte. Já com o Honda Fit, por excesso de torque aplicado no parafuso, "conseguiram" simplesmente destruir 2 parafusos prisioneiros. Um baita prejuízo. Sempre exijam o uso do torquímetro para lidar com o aperto/reaperto de parafusos ou peças críticas que são aparafusadas. A dica inclui, inclusive, o aperto das velas, que podem simplesmente quebrar e ficarem presas dentro do bloco do motor. Parafusos fixados ao monobloco e com função estrutural geralmente são de torque angular (e elásticos) por serem mais seguros, não tenderem ao afrouxamento com a vibração e os esforços do uso normal. Para a manutenção de diversos componentes é altamente recomendável a substituição de alguns tipos de parafusos de acordo com as instruções de manutenção explicitamente declaradas pelo fabricante. Exemplo clássico: O parafuso de drenagem do óleo é composto basicamente de uma arruela para vedação do bujão no cárter, ok? Este simples componente quando não é substituído ou é apertado de forma incorreta fica deformado, podendo causar o problema de espanar rosca do cárter e gerar o vazamento de óleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 – ATENÇÃO À INSTALAÇÃO DAS VELAS DE IGNIÇÃO [MANUTENÇÃO]

Já sabem da dica de necessidade de utilização torquímetro? Ok. Esse deve ser o ajuste para o aperto: 22Nm para as velas, e 8Nm para os parafusos que seguram as bobinas. A recomendação da VW é que as velas sejam substituídas a cada 60.000Km ou 4 anos. Acertar o torque não garantirá que você estará livre de problemas em suas futuras revisões. As velas do Golf devem ser instaladas com a observação de untar o corpo das velas em lubrificante (oficial) o que facilitará a remoção das bobinas no momento da substituição das velas. Se o lubrificante (antisizing) não for aplicado no corpo das velas de ignição pode ocorrer o problema que aconteceu comigo, e que foi devidamente dissertado aqui: https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/2915-bobinas-como-remover/&

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 – NÃO SE ASSUSTE COM AS PEDRAS NO MEIO DO CAMINHO [PROBLEMA E SOLUÇÃO]

Não vou delongar com essa dica. Eu já narrei a novela que aconteceu por conta de uma pedra que entrou no prato do disco. Se você não leu, siga o link: https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/3670-ruído-agudo-dentro-do-motor/& O ruído era realmente assustador. Aconteceu uma segunda vez. Vacinado, arranquei por 200 metros com força total, e sentei o pé no freio com vontade, até desintegrar a tal pedra. Senta o pé, dê tchau e benção!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 7 – GANHE ESPAÇO NO PORTA-MOLAS [TECNOLOGIA E PRATICIDADE]

Menos é mais. O porta-malas do Golf PB possui um estágio adicional de rebatimento. Se o pneu original (que é da mesma dimensão e especificação do conjunto total) for substituído pelo famoso “estepe fino”, a tampa do porta-malas pode descer para o segundo estágio, e, tranquilamente, liberar cerca de 80 litros de espaço no compartimento. Eu adotei o estepe fino, e recomendo.

Veja a mágica:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 – AR-CONDICIONADO CLIMATRONIC [TENOLOGIA]

Todo Golf Highline PB é dotado do sistema de ar-condicionado de conforto térmico de dupla zona e com a tecnologia que a VW intitula Climatronic. Basicamente é possível configurar internamente até 2 zonas de temperaturas, ou seja, uma para o motorista e outra para o carona. A brincadeira não para por aí: o sistema foi concebido para trabalhar com filtros de ar-condicionado fabricados com a tecnologia de carvão ativado. O carvão ativado do filtro de ar-condicionado trabalha com um conceito químico denominado “adsorção física” por meio de interações intermoleculares do tipo Van der Waals. Resumindo Carvão ativado é basicamente carbono. Carbono possui uma incrível capacidade de reter moléculas de gases e líquidos. Logo, a função do carvão ativado do filtro de ar-condicionado é reter moléculas que poderiam causar odor ruim dentro do habitáculo do Golf. Segundo a VW, o filtro de ar-condicionado de carvão ativado deve ser substituído a cada 30.000Km. O CLIMATRONIC também possui um sensor de temperatura (localizado no botão central) que analisa e comanda o conforto da temperatura interna quando o a função “auto” está ativado. O Climatronico foi concebido também com botões dedicados como atalhos rápidos para a função Desembaçamento Rápido do Para-brisas, e o botão dedicado de comando, lado esquerdo, para Resfriamento Rápido da Cabine. Uma função que eu nunca pude observar se de fato funciona é o de análise de gases nocivos pelo sistema. Reza a lenda que o Climatronic é capaz de bloquear a entrada de ar para a cabine, a partir de sensores de gases nocivos embutidos dentro do próprio sistema, impedindo que os passageiros fossem intoxicados.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 – RECOLHA AS PALHETAS DE LIMPEZA DO PARA-BRISAS PARA A POSIÇÃO DE MANUTENÇÃO [MANUTENÇÃO]

Se não quiser ter as palhetas de limpeza do para-brisas danificada, amassadas, torcidas ou qualquer coisa do gênero, por uma imperícia de manipulação para a limpeza, siga os passos:

1 – Coloque a chave no contato, para posição ligado. Não ligue o motor ainda.

2 – Retorne a chave do contato para a posição desligado. Não retire a chave da ignição.

3 – Dê um toque para baixo na chave de seta que controla a palheta. Nesse momento, as palhetas deverão subir e parar na posição de ângulo de mais ou menos de 90 graus.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 – DESARME TEMPORÁRIO DO CONTROLE DE TRAÇÃO E ESTABILIDADE PARA O LAUNCH CONTROL [TECNOLOGIA]

1 – Coloque a chave no contato para posição ligado. Não ligue o motor ainda.

2 – Pressione o botão de pisca-alertas

3 – Pise 5 vezes no acelerador.

4 – Aguarde a mensagem no computador de bordo: ESC DESATIVADO. A central multimídia também apresentará a mensagem de que o controle de estabilidade está desativado.

5 – Senta o pé no acelerador, tchau e benção!

Além do ESC o auto-hold também ficará temporariamente indisponível no momento da ativação da sequência acima. São poucos segundos que duram esse recurso de desarme. Basicamente serve para arrancadas do tipo "launch Control", desativando o ESC por alguns segundos (durante o alarme) e após o momento inicial da arrancada, e reativando em seguida.

É um Easter EGG para brincar de piloto apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 – ZERE O AVISO DE SERVIÇO DE INSPEÇÃO OU TROCA DE ÓLEO [MANUTENÇÃO]

1 – Sem a chave no contato, segure (e mantenha segurado) o botão localizado no centro do painel de instrumento.

2 – Coloque a chave no contato, e gire para posição ligado. Não ligue o motor ainda.

3 – Confirme o zeramento do serviço de inspeção ou troca de óleo, usando o botão localizado no centro do painel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 – CONFIGURE A MEMÓRIA DO RECURSO DE TILT-DOWN PARA OS RETROVISORES

 1 – Ligue o motor do veículo.

2 – Agora vá a central multimídia, e entre no caminho:

A)    Botão “CAR”

B.)    Na tela multimídia, canto inferior direito, escolha o recurso de Configurações (botãozinho virtual da engrenagem escrito “Config”)

C)    Role a tela, e procure o submenu “Espelhos e Limpador”, e entre nele.

D)    Dê um ticket de confirmação na opção “abaixar em marcha à ré”

3 - Engate o câmbio em posição de marcha à ré.

4 – Posicione o botão de controle regulador dos espelhos para posição R (Right), ou seja, para controlar o retrovisor Direito, e deixe o espelho na posição desejada, e está pronto. Sim, a memorização transcorre automaticamente nesse ponto.

O espelho retornará automaticamente à posição normal assim que o veículo atingir 15km/h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 – LOGO PERSONALIZADAS PARA AS ESTAÇÕES DE RÁDIO [TWEAK]

 1. Faça uma listagem das rádios memorizadas na sua central, com o nome da rádio e a frequência;

 2. Obtenha os logos pelo site http://www.radios.com.br/ ;

 3. Se não encontrar nesse site, pesquise imagens usando o nome da rádio, a frequência e a cidade, no Google, ou outro site de busca;

 4. Se encontrou todos no site citado, copie os logos para um cartão SD (crie uma pasta de logos para ficar fácil de achar). Os logos desse site estão padronizados com tamanho 100x100 pixels. Se conseguir de outra fonte, abra a figura num editor de imagens (Paintbrush, por exemplo) e veja o tamanho em pixels, se estiver maior, redimensione para 100x100 pixels;

 5. Insira o cartão na entrada própria para ele no porta-luvas;

 6. Ligue o rádio e vá em configurações;

 7. Vá em Logotipo emissoras;

 8. Selecione a posição da rádio que tu vais inserir o logotipo;

9. Selecione o cartão SD;

10. Selecione a pasta onde salvou os logos;

11. Selecione o logo desejado da listagem apresentada;

12. Pronto, o logo apareceu na posição da rádio;

3. Aí é só voltar até a tela principal do rádio.

Não precisa manter o cartão SD no slot, os logos ficam salvos na memória da central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 – LUZ DE ESTACIONAMENTO (dica 1) [TECNOLOGIA]

Se deixar o botão dos faróis na posição automático e a seta acionada para um dos lados, a lanterna dianteira e traseira do lado escolhido ficará acesa. O recurso serve para quando se para no acostamento e não quer ligar o pisca. Aparece no painel como "luz de estacionamento". Desativa deixando a seta desligada ou o botão dos faróis fora do automático. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 – LUZ DE ESTACIONAMENTO E FAROL ACESO (dica 2) [TECNOLOGIA]

1 – Desligue o motor do veículo.

2 – Dê um simples lampejamento de farol alto.

3 – Retire a chave da ignição.

4 – Abra a porta do carro.

Útil quando se deseja manter os faróis ligados por um tempo extra, após sair do veículo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 – OS VIDROS DIANTEIROS NÃO RESPONDEM AO COMANDO “ONE TOUCH” [PROBLEMA E SOLUÇÃO]

O problema é crônico e conhecido. O módulo "door electronics - driver side" não retém o ajuste básico, e depois de um tempo o comando “one toutch” automático para os vidros dianteiros some novamente. 

A solução paliativa é a seguinte:

1 – Coloque a chave no contato, para posição ligado. Não precisa ligar o motor.

2 - Suba o vidro, e segure o botão “puxado para cima” por 3 segundos.

Ele reconfigura o automático e tudo volta a funcionar. Mas só Deus sabe até quando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 – DEIXE O SOM DIGITAL ROLAR [TECNOLOGIA]

Existem vários aplicativos e sites de rádio, mas nenhum tão completo quanto o TuneIn. Ele organiza estações de rádio de um jeito que você pode ouvir uma emissora local com tanta facilidade quanto uma da Antártida, Zerbaidjão, de São Paulo ou mesmo do Japão. Dentre algumas opções ele te dá o direito de escolher seus favoritos, organizar por gênero ou local, agendar e ainda gravar os programas de rádio. Tudo isso de forma bastante intuitiva. Transformei a central do Golf (de 2013) em um super receptor FM internacional e com qualidade de som digital. O TuneIn é o app para quem quer ouvir o rádio em sua melhor forma. Outro excelente App (e que dispensa comentários) que vale a pena ter instalado no seu smartphone para usar a qualquer momento junto a central multimídia do Golf é o Spotity. A comunicação entre o APPs e a Central do Golf é via bluetooth, no perfil AD2P. O AD2P é o perfil do Bluetooth Stereo que define como o áudio estéreo de alta qualidade pode ser tocada de um dispositivo (smartphone) para outro (central infotainment) através de uma conexão bluetooth

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 - O "SENSOR" DE PERDA DE PRESSÃO DOS PNEUS [TECNOLOGIA]

Na verdade, o tal sensor de perda de pressão não existe. A função é baseada em dados que são coletados (e interpretados) através do sistema ABS. O que a central faz nada mais é do que calcular qual dos pneus gira em velocidade diferente dos demais. Tanto que se você mantiver, por exemplo, os 4 pneus com 22 PSI o sistema não detectará perda alguma de pressão. Há que se ter uma grande diferença de pressão para o sensor perceber alguma anomalia em alguma das rodas. Para programar o "sensor" siga os passos:

1 - Ligar a ignição.

2 -  Pressionar o botão da central "CAR".

3 - Tocar na tela de função "PNEUS" para abrir o menu Ajustes do veículo.

4 - Tocar na tela para adentrar à função Pneus .

5 - Tocar na tela para adentrar à função indicador de controle dos pneus . 

6 - Tocar na tela para adentrar à função SET .

7 - Quando as 4 pressões dos pneus corresponder aos valores desejados, tocar a superfície de função confirmar , para memorizar as pressões dos pneus . 

Em tempo: o fato de possuir o sistema de análise de pressão dos pneus, isso torna o Golf compatível com as exigências legais aos pneus do tipo " Run flat".  Pneus do tipo "Run Flat" são comuns nos BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche; e dispensam o a necessidade de se transportar o estepe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2019 at 12:50 PM, iCardeX disse:

 7 – GANHE ESPAÇO NO PORTA-MOLAS

Menos é mais. O porta-malas do Golf PB possui um estágio adicional de rebatimento. Se o pneu original (que é da mesma dimensão e especificação do conjunto total) for substituído pelo famoso “estepe fino”, a tampa do porta-malas pode descer para o segundo estágio, e, tranquilamente, liberar cerca de 80 litros de espaço no compartimento. Eu adotei o estepe fino, e recomendo.

Veja a mágica:

 

 

iCardeX, aonde encontrou o estepe fino para compra?

Pegou a roda com o pneu ou separados?

Qual foi o custo?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 - A CHAVE E SEUS SEGREDOS DE SEGURANÇA [PROTEÇÃO ANTIFURTO E/OU SEGURANÇA]

Para desarmar o sistema imobilizador do Golf, de forma furtiva, é necessário, também, quebrar a chave criptográfica de segurança que é embutida na central do veículo. A boa notícia: Ainda não conseguiram fabricar nenhum hardware de engenharia reversa que fosse capaz de vencer o sistema de criptografia de chaves que é utilizado no Golf MK7. Esse novo sistema de proteção foi um marco tecnológico e absolutamente diferente de tudo que já existiu antes no ramo automotivo. No passado foi descoberta e divulgada uma vulnerabilidade no imobilizador desenvolvido pela Audi e que equipava veículos do grupo VW fabricados a partir de 1995 e anteriores a plataforma MQB. Antes do Golf MK7 o sistema consistia em utilizar 4 chaves primárias para a troca de informação com a central do veículo. Na época, foi provado que era tecnicamente possível abrir qualquer veículo VW (anterior ao Golf MK7) utilizando um hardware de engenharia reversa, operando também na frequência 433mhz, desenvolvido especificamente para "traduzir" o sinal entre a central e o controle remoto do usuário. Para isso, à época, uma das 4 chaves criptográfica já havia sido quebrada e se tornado pública. Muito antes do lançamento Golf MK7 a VW já tinha conhecimento da vulnerabilidade, inclusive, tentou até processar (sem sucesso) os responsáveis pela pesquisa. A nova metodologia de proteção das chaves de segurança foi introduzida com o lançamento da então plataforma MQB. Quanto ao bloqueador/clonador de sinal de rádio, vulgarmente conhecido como "chapolin", até onde se sabe ele não consegue interferir na chave de controle do Golf MK7 porque naturalmente há um truque de proteção no sinal da onda portadora, e ninguém sabe exatamente como funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 - MANUAIS DIGITALIZADOS DO GOLF MK7 (TODAS AS VERSÕES) [MANUTENÇÃO]

Há algum tempo a VW Brasil começou a disponibilizar, em formato digital, os manuais de operação dos veículos mais recentes de seu Portfólio. É uma ótima alternativa já que o manual digital pode ficar armazenada na memória de vossos smartphones, em servidores de Nuvem, memória do computador, etc; e permitindo consultas de forma muito mais eficientes pois este incorpora o recurso de referências cruzadas e a indexação padrão quando em formato PDF. Outrossim, também te livra do fato de ter que reservar certo espaço útil no porta-luvas para o incômodo livro impresso, e as suas cerca de 500 páginas. 

Para a linha Golf MK7, estão disponíveis para o livre download os manuais dos Golfs comercializados nos anos 2014, 2015, 2016 ,2017, 2018 e 2019.

O link oficial da VW para a página de downloads é esse: https://www.vw.com.br/pt/servicos/manuais-e-garantia/manuais.html

Golf MK7 2014: https://www.vw.com.br/content/dam/vw-ngw/vw_pkw/importers/br/editorial/manuais/golf/my-2014_142-5r1-gt7-66.pdf/_jcr_content/renditions/original.media_file.download_attachment.file/my-2014_142-5r1-gt7-66.pdf

GOLF MK7 2015: https://www.vw.com.br/content/dam/vw-ngw/vw_pkw/importers/br/editorial/manuais/golf/my-2015_152-5b1-gl7-66.pdf/_jcr_content/renditions/original.media_file.download_attachment.file/my-2015_152-5b1-gl7-66.pdf

GOLF MK7 2016: https://www.vw.com.br/content/dam/vw-ngw/vw_pkw/importers/br/editorial/manuais/golf/my-2016_161-5b1-gl7-66.pdf/_jcr_content/renditions/original.media_file.download_attachment.file/my-2016_161-5b1-gl7-66.pdf

GOLF MK7 2017: https://www.vw.com.br/content/dam/vw-ngw/vw_pkw/importers/br/editorial/manuais/golf/my-2017_5gm-012-766-af.pdf/_jcr_content/renditions/original.media_file.download_attachment.file/my-2017_5gm-012-766-af.pdf

GOLF MK7 2018: https://www.vw.com.br/content/dam/vw-ngw/vw_pkw/importers/br/editorial/manuais/golf/MY 2018 - 5GM012766AH.pdf/_jcr_content/renditions/original.media_file.download_attachment.file/MY 2018 - 5GM012766AH.pdf

GOLF MK7 2019https://www.vw.com.br/content/dam/vw-ngw/vw_pkw/importers/br/editorial/manuais/golf/MY 2019 - 5G0 012 766.BA.pdf/_jcr_content/renditions/original.media_file.download_attachment.file/MY 2019 - 5G0 012 766.BA.pdf

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 - O ESP - CONTROLE ELETRÔNICO DE ESTABILIDADE DO GOLF MK7 [TECNOLOGIA]

ESP (ESC, como queiram) essencialmente é atuação de inteligência de decisão por análise de software. Software coletando, interpretando, calculando e recalculando todos os dados obtidos a partir dos hardwares (sensores, acelerômetros, velocímetros, etc) do veículo. O ESP determina o que, como, e quando cada solução (ou conjunto delas) vai atuar. Atrito (naturalmente entre o pneu e o asfalto), essencialmente, é a condição fundamental  para a atuação correta do controle eletrônico de estabilidade. É evidente entender que estamos falando, basicamente, da preexistência de 4 áreas de contato fundamentais, e de pouco mais que a largura do papel A4, ou seja, o contato dos pneus com o solo/asfalto para o sistema atuar corretamente. Quando o ESP atua ele interfere principalmente na trajetória do carro em curvas para evitar, basicamente, que você rode na pista. Ele faz isso freando individualmente as rodas do carro e endurecendo o volante para o lado que atrapalha. O resultado é que é possível "sentir" o carro perder força na curva, ligeiramente uns leves tapas via abs das rodas, e, eventualmente, o raio da curva vai abrir um pouco. A lógica é que é preferível ter que corrigir a trajetória do que permitir que o carro gire descontrolado numa curva. O ESP é apenas um assistente, e não é anti-burro. Então, se o sujeito quiser capotar o Golf MK7, ele eventualmente conseguirá, de uma forma ou de outra. Por esses e outras está escrito no manual, quase que como um mantra, que o ESP JAMAIS poderá contrariar as leis da física. No manual está escrito, grifado, e negritado, uma dezena de vezes, que a se a condição de atrito se tornar inválida o ESP poderá perder completamente a sua eficácia. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22- O BIT NO GOLF MK7 [OBDELEVEN AND TWEAK]

Em poucas palavras o OBDELEVEN é um "concorrente" direto do famoso VCDS. Ele permite, assim como o software e o cabo do VCDS, a leitura e escrita nos diversos módulos de configuração do carro. Com o obdeleven é possível realizar diagnósticos completos em todos os módulos do Golf e assim identificar possível falhas, anomalias de funcionamento, etc; além disso, é possível, também, mudar as diversas configurações no software do carro, sejam coisas simples ou complexas.

Se tem interesse em adquirir o seu, ou obter mais informações sobre as limitações do produto, siga o link do fabricante: http://obdeleven.com/

O obdeleven atualmente está licenciado junto a VW para uso em todos países do globo, exceto China. Ele é 100% compatível com smartphones/tablets que estejam rodando o sistema operacional Android. A versão disponibilizada recentemente para a plataforma iOS da Apple, ainda está em fase beta de ativação de recursos, e só funcionará apenas com o hardware obdeleven de segunda geração. O app deles tem interface bastante intuitiva, não precisa de muito estudo pra usar, especialmente se você já ouviu falar em VCDS.

Foi com a ajuda do obdeleven que eu consegui identificar e corrigir, por conta própria, um problema que estava causando me atormentando: fuga de ar no sistema de admissão. Quem quiser espiar, o tópico é esse aqui: https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/3664-fuga-de-ar-no-sistema-de-admissão-resolvido/&

Não vou adentrar em funções de diagnóstico avançados do obdeleven, mas adianto que algumas dicas posteriores a essa, podem incluir tweaks do obdeleven.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23- O BIT NO GOLF MK7 VIA NOTEBOOK/PC X86-64 [OBDELEVEN AND TWEAK]

Conforme dito anteriormente o Obdeleven é oficialmente 100% compatível com smartphones e tablets em plafatorma Android. Porém, existe uma forma de tornar o seu notebook/computador compatível com o Obdeleven. A mágica ocorre através do projeto Android X86. O projeto Android-x86 foi baseado inicialmente no código-fonte do Android 4.0.3, e basicamente funciona como um Android normal, com acesso ao Play Store, Widgets e afins. O sistema já tem implementado o suporte a vários recursos, como o multitoque, áudio e o Bluetooth. O ultimo release estável, disponibilizado até o momento em que escrevo esse texto, é o Android X86 8.1 R2. Nesta versão foi corrigida o scaneamento de dispositivos Bluetooth, o que permitiu a compatibilidade completa com o OBDeleven. O Android X86 está disponível tanto para processadores de arquitetura 32Bits quanto para processadores de arquitetura 64Bits. A quem for se aventurar, sigam os passos:

Atenção: O processo para instalar o Android x86 é o mesmo de fazer uma instalação limpa do Windows. Faça por sua conta e risco!

Primeiro, você terá que criar um pendrive de boot:

Passo 1 - Acesse https://www.android-x86.org/download.html e baixe a imagem ISO do sistema compatível com o seu processador (32 ou 64 bits);

  • 64-bit ISO:  android-x86_64-8.1-r2.iso

    sha1sum: bd5081ca6d3ee607db27f615f38da0b0c3b99ebf

  • 32-bit ISO:  android-x86-8.1-r2.iso

    sha1sum: 00ae0e6d8123669769157745bf49c190fa72147a

Passo 2 - Acesse a página https://rufus.ie/ e baixe a ferramenta Rufus 3.8 (https://github.com/pbatard/rufus/releases/download/v3.8/rufus-3.8.exe). Essa ferramenta é utilizada para criar o pendrive bootável a partir do download da ISO do passo 1.

Passo 3 - Escolha um Notebook, e realize a instalação do Android X86 a partir do Pendrive que você criou. O vídeo abaixo está desatualizado mas te dará uma breve noção do processo de instalação. Assim que possível, vou postar o vídeo novo já com a nova versão do Android 8.1 que foi disponibilizada no projeto Android X86.

 

Atualmente, na versão Android-x86_64 8.1 R2, o Obdeleven quando instalado corretamente reconhecerá o notebook como "ambiente de Tablet". Ou seja, o app Obdeleven trabalhará em tela cheia, e, caso o seu notebook seja dotado de Bluetooth dispensará, também, a necessidade de adquirir adaptadores Bluetooth de terceiros.

Atenção: A comunicação entre o Obdeleven o Smartphone/Tablet ocorre através da interface Bluetooth.

O resultado final, no Thinkpad Lenovo X250, é esse aqui:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...