Volante multifuncional


Recommended Posts

@Filizola

Acho que vou encarar essa empreitada...o meu é um Comfortline 14/15 alemão, está até anunciado aqui no forum... só o que falta para esse carro é um volante do GTI... achei um sem os paddles no Ebay.

Será que você topa me ajudar?

No fim das contas não precisa trocar então o Hard Disk ? No meu jetta tive que troca-lo, junto com o cabo do airbag.

Então preciso de uma CAN MID... e um volante do GTI, é isto mesmo ?

Tem um amigo meu que tem o mesmo carro que o meu só que DSG e com volante com botões oem, será que posso pegar o chassi dele para procurar o código exato da CAN ?

 

Grande abraço !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@slins 

Não precisa trocar o hard-disk, ao contrário do Jetta que precisa. Assim que fiz no meu, outra pessoa fez o mesmo num Comfortline Alemão usando até o primeiro CAN Gateway que testei. Entendi que o seu carro é manual, é isso? Mas creio que o chassis dele sirva pra procurar o uma Gateway MID ou HIGH compatível com o seu, se o ano e modelo dele forem os mesmos. Verifique se o volante do GTI que você vai comprar já tem o Airbag incluído e o cabo que liga o hard-disk à bolsa. Geralmente se o airbag já vem, não há porque não ter o cabo. 

Lembrando que você tem que ir depois em uma concessionária Volks ativar o Gateway, retirando o "Component Protection".  Nem se assuste qdo trocar o Gateway e seu painel virar uma árvore de natal piscando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá Pessoal, sou novo aqui. Acabei de adquirir um confortline TSI 2014 e cai neste forum quando buscava informações a respeito deste retrofit.

Por acaso alguém indica uma CSS de São Paulo para retirar a proteção de componente do Gateway mid novo? Liguei em algumas, e a única que se disponibilizou a fazer (Brasilwagen) me cobrou a facada de R$ 500 reais... 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 4 months later...
Em 15/04/2017 at 9:55 AM, Filizola disse:

Nem acho que seja economia porca da VW. Não é defendendo montadora, mas deixar de pegar o pacote elegance por R$3.300,00, adicionando comando nos volantes, piloto automático, limitador de velocidade, rodas 17,  retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, que não tem muito sentido. Claro, tem as exceções feitas do carro estar com um bom desconto na tabela. Mas tipo,  pagar o valor tabelado, podendo escolher e não dar esse valor nesse pacote que não vale.

E o curioso é que não é fácil achar um Comforltine com esse pacote no mercado de usados. É mais comum achar com o teto solar do que com ele.  Fiquei procurando o carro por uns 5 meses, e raros aqueles que o tinham. Quando tinham , geralmente acompanhavam o teto e o preço ia lá pras alturas (um "carro comercial", me diziam). Como moro em uma região quente, não queria pagar a mais pelo teto (algo que não ia usar, só pra dizer que tinha), resolvi arriscar pegar um sem comando e colocá-los por minha conta. As rodas queria colocar umas 18 mesmo, então pra mim não iam fazer falta.

O resto creio que vou ter que conviver sem, já que parecem ser mais caros e complicados de fazer o retrofit. A ver...

Em qual concessionaria vc conseguiu? fui em goiania e não consegui em nenhuma, qual telefone, nome do funcionário e o grupo da concessionária? se vc conseguir essas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Estou atrás desse retrofit. A única coisa que me incomoda atualmente no golf. O meu é um alemão 14/14, tem limitador de velocidade, rodas 17,  retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular e multimídia com gps mas não tem os comandos no volante. Estou tentado a ver esses kit de botoes que vendem no aliexpress pois só acho volante com os paddle shift mas o meu carro é manual e não queria colocar volante de GTI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer a ativação do Gateway MID que comprei no ML na Brasilwagen (Aclimação/SP-Capital). O volante eu também comprei no ML por R$ 820, sem os paddle.

Demorei mais tempo pra explicar o que deveria ser feito do que para o o procedimento em si... O cara não demorou nem 5 min para ativar no ODIS. 

Paguei 250, incluindo a correção de alguns erros que estavam aparecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... o mais difícil pra mim foi convencer o "técnico" a tentar ativar o gateway. Tive que insistir um bom tempo até entenderem o que era para ser feito. No início foram taxativos em dizer que não era possível, etc. Troquei a Gateway antiga com a MID na frente deles e mostrei que os comandos do volante estavam funcionando e que só precisava "retirar" o erro de proteção do painel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Atualização galera, consegui fazer no meu também na concessionária Belcar em Goiânia. a principio queriam R$ 950,00 pra fazer a ativação do gateway, consegui quebrar la ate ficar R$ 600,00 , não demorou 20 minutos e o gateway estava ativado, foi umas 5 tentativas no software VAS até a central aceitar o gateway e o técnico removeu os erros. só ficou um erro no start stop mais esse erro ja tava acontecendo com o gateway antigo pois um técnico tentou mecher e não conseguiu, a unica coisa que nao funcionou foi o controle de cruzeiro mais esse fica pra um retrofit mais pra frente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/07/2018 at 8:36 PM, diegosoftware disse:

Atualização galera, consegui fazer no meu também na concessionária Belcar em Goiânia. a principio queriam R$ 950,00 pra fazer a ativação do gateway, consegui quebrar la ate ficar R$ 600,00 , não demorou 20 minutos e o gateway estava ativado, foi umas 5 tentativas no software VAS até a central aceitar o gateway e o técnico removeu os erros. só ficou um erro no start stop mais esse erro ja tava acontecendo com o gateway antigo pois um técnico tentou mecher e não conseguiu, a unica coisa que nao funcionou foi o controle de cruzeiro mais esse fica pra um retrofit mais pra frente. 

  Diogo, Boa Tarde.  Algumas perguntas o seu Golf é manual ou dsg e qual ano/modelo e seu é Alemão ou Mexicano. Eu estou querendo colocar no meu Confortline 14/15 manual mexicano e estou na duvida de qual variante de gateway serve no meu golf. A minha original veio uma LOW 5Q0 907 530 R e sei que tem que ser trocada por uma MID ou High, para o volante multifunconal fique a funcionar. Em um site italiano uma pessoa colocou em Golf 14/14 Trendline 1.6 TDI Manual de origem alemão uma High 5Q0 907 530 M e aqui no clube colocaram uma HIGH final M em um Golf 15/15 Confortline DSG Mexicano e não funcionou tendo que trocar por uma HIGH final T para funcionar e também em outro Golf Confortline DSG Alemão colocou uma MID final S.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Tem site da Russia em que os caras mostra o passo a passo na instalação do volante multifuncional de um Golf 1.2 Tsi MT que já tem controle de cruzeiro na alavanca de pisca da seta e passou tudo para o botões do volante e mostra também a questão da proteção do componente , está em Russo, mas pode traduzir para o português(claro que a tradução do Google tem alguns erros) e pelo que entendi essa empresa já codifica a nova gateway conforme o código PIN(chassi) do carro com a retirada do componente. 

Link abaixo:

https://www.drive2.ru/l/474381544098627821/

https://www.drive2.ru/l/476044555435639238/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2018 at 5:06 PM, André disse:

  Diogo, Boa Tarde.  Algumas perguntas o seu Golf é manual ou dsg e qual ano/modelo e seu é Alemão ou Mexicano. Eu estou querendo colocar no meu Confortline 14/15 manual mexicano e estou na duvida de qual variante de gateway serve no meu golf. A minha original veio uma LOW 5Q0 907 530 R e sei que tem que ser trocada por uma MID ou High, para o volante multifunconal fique a funcionar. Em um site italiano uma pessoa colocou em Golf 14/14 Trendline 1.6 TDI Manual de origem alemão uma High 5Q0 907 530 M e aqui no clube colocaram uma HIGH final M em um Golf 15/15 Confortline DSG Mexicano e não funcionou tendo que trocar por uma HIGH final T para funcionar e também em outro Golf Confortline DSG Alemão colocou uma MID final S.

Bom dia o meu é alemão manual, veio com esse mesmo gateway que o seu, comprei o gateway mid não me lembro a numeração. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2018 at 11:46 AM, diegosoftware disse:

eu instalei o volante que tem Cruise Control.

seu golf é alemão?

O Cruise Control é um retrofit à parte. Tem que passar um fio da BCM pra ECU e depois disso tem que ativar a função. Se o carro for manual talvez tenha que trocar o acelerador também, mas tem que verificar. O problema é que a ativação do CC é vendida como produto lá na europa, com código de ativação, então não tenho certeza se o pessoal em concessionária aqui vai fazer isso. Se instalar só o fio e não ativar, fica dando erro no VCDS. Nunca tive tempo de ir atrás desse retrofit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Filizola disse:

O Cruise Control é um retrofit à parte. Tem que passar um fio da BCM pra ECU e depois disso tem que ativar a função. Se o carro for manual talvez tenha que trocar o acelerador também, mas tem que verificar. O problema é que a ativação do CC é vendida como produto lá na europa, com código de ativação, então não tenho certeza se o pessoal em concessionária aqui vai fazer isso. Se instalar só o fio e não ativar, fica dando erro no VCDS. Nunca tive tempo de ir atrás desse retrofit.

O meu está ativado, esta dando erro, inclusive erro no start stop tbm não desliga o motor, mesmo entrando com vcds não consigo desativar o Cruise control, eu vi num fórum  europeu que precisa passar um fio, porem era do E-golf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade creio que o VCDS está dando erro pq detecta que tem o botão do CC no volante, mas não tem a comunicação da BCM com a ECU, pois falta o fio.

O erro no Start/Stop pode ser alguma configuração conflitante da Gateway que vc colocou, lembrando que ela estava configurada pra outro carro. Lembro que o meu também ficou dando erro no Start/Stop, mas conseguiram limpar na Concessionária. 

Talvez o ideal, antes de trocar a GATEWAY é fazer o backup de configuração da sua, via VCDS, e depois upar ela pra "nova" GATEWAY e só então ativar as funções do volante... 

O fio tem que passar em todos os carros, não só no e-Golf, o kit de retrofit do CC original da VW vem com ele, veja só:

https://www.ebay.co.uk/itm/VW-Golf-MK7-SV-cruise-control-kit-MFSW-auto-only-5G0054691A-New-Genuine-VW/112756902404?epid=5017010585&hash=item1a40d5ca04:g:8ZUAAOSwhdZaXOmX

s-l1600.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...