Volante multifuncional


Recommended Posts

Tenho um Comfortline básico, sem o volante multifuncional dos pacotes opcionais. Seria possível a instalação do volante multifuncional original? Imagino que teria que adquirir (ou desbloquear) os módulos das funções também e talvez atualizar/substituir a versão do software da central multimídia. Alguém já fez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pesquisando em fóruns gringos e existem algumas alternativas para esse upgrade:

 

1. trocar o volante completo com o air bag (opão para quem quiser colocar o volante do GTI, por exemplo - eu teria receio de trocar o airbag original por outro de outra procedência);

2. trocar o volante sem o air bag (aproveitando o original);

3. trocar somente o acabamento frontal, com exceção da capa da buzina/airbag (opção mais em conta, com a possibilidade de ter os botões somente do rádio e viva voz ou completo, com os comandos do computador de bordo e piloto automático).

 

Para fazer funcionar em um modelo que veio sem o volante multifuncional també precisa comprar o módulo que vai gerenciar todos os botões e funções. Achei a instalação relativamente simples, cerca de uma hora de trabalho, se der tudo certo. O problema é dar tudo certo, pois além da troca/instalação de componentes, é preciso configurar a central do carro e o módulo do volante via vag com. Pelo que vi, podem haver incompatibilidades entre o módulo e a central principalmente se o primeiro não for original. É preciso saber o que se está fazendo pra não dar nenhum problema e o painel do carro virar uma árvore de natal de tão iluminado com mensagens e alertas de erros.

 

Tem um kit da opção 3 à venda no Aliexpress: http://pt.aliexpress.com/item/Volkswagen-VW-Golf-mk7-7-OEM-multifunctional-steering-wheel-frame-with-button-with-gate-way-airbag/32260585580.html#!

 

Se eu fosse trocar todo o volante eu iria colocar esse:

 

VW_Golf_7_steering_wheel_1.JPG

É o mesmo do GTI/Sirocco mas somente com comandos do rádio e viva voz, sem o piloto automático e os shift paddles. Só que custa R$ 3.000,00 fora o frete e imposto de importação!

 

Mas só faria depois do término da garantia. No fim do mês vou fazer a segunda revisão e vou conversar com o pessoal da CSS pra ver se eles fazem esse upgrade com componentes originais e ver quando fica a facada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho um comfortline e gostaria muito do voltante.

Eu pesquei, achei alguma coisa em alemão da troca do volante do mk6, no vídeo eles removiam a capa do painel atrás do volante e trocavam o hard disk...

Vou tentar achar o vídeo para postar

Acho que o que tu chamaste de hard disk é o módulo, que fica embaixo da coluna de direção, dentro da capa do painel atrás do volante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os que eu passei do aliexpress tem todos os botoes inclusive do piloto automatico que seria a coisa mais interessante... só que tem dois modelos, um AC e um AB... tem que descobrir qual

Andei pesquisando em fóruns gringos e parece que existem três tipos de módulos: low, mid e high, dependendo das funções que se deseja ativar. O problema é que a eletrônica embarcada na plataforma MQB é toda protegida para modificações como instalação de novos módulos e reconfiguração via VCDS. A VW previu intervenções "não-oficiais" e blindou os sistemas. Quando se tenta modificar as configurações e componentes stock, o sistema entra em modo de proteção de componente. O carro funciona, mas as alterações não são aceitas, o painel fica piscando alertas  de erro e a central multimidia operando em modo de proteção. A única coisa que funciona são as luzes dos botões do volante multifuncional. Vários "gurus" de programação de centrais de comando estão quebrando a cabeça para hackear os sistemas e parece que por enquanto para se ter volante multifuncional e piloto automático só adquirindo um carro com os pacotes de opcionais. Nem as CSS tem autorização ou treinamento para fazer modificações fora dos pacotes de fábrica. Pensando friamente, é até razoável proteger os sistemas de comando de direção e piloto automático de modificações caseiras, é uma questão de segurança para as pessoas, mas as CSS podiam fazer esses upgrades  oficialmente, com valores justos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que css com autorização para quebrar os códigos é a mesma coisa que liberar para todos! Rapidinho alguém demitido iria contrabandeá-los!

Mas há outros motivos para essa "proteção militar": [link] http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2015/07/22/hackers-invadem-jeep-cherokee-e-assumem-volante-a-distancia.htm [/link]

Acredito que faz parte do carro ter esse bloqueio eletrônico. Afinal, uma parte da qualidade do carro está nessa eletrônica embarcada!

____________________

Alexandre Kohl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que css com autorização para quebrar os códigos é a mesma coisa que liberar para todos! Rapidinho alguém demitido iria contrabandeá-los!

Mas há outros motivos para essa "proteção militar": [link] http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2015/07/22/hackers-invadem-jeep-cherokee-e-assumem-volante-a-distancia.htm [/link]

Acredito que faz parte do carro ter esse bloqueio eletrônico. Afinal, uma parte da qualidade do carro está nessa eletrônica embarcada!

____________________

Alexandre Kohl

 

Assustador isso! Complementado o que postei, uma outra razão para o bloqueio eletrônico seria inviabilizar (ou dificultar) o comércio de componentes roubados, diminuindo assim os furtos de veículos. Talvez isso explique o valor do seguro mais baixo no Mk7 do que outras versões a seu tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olá a todos, também tenho esse sonho. Meu comfortline não vem com os botões no volante (um pecado).

 

Como última opção, o que acham da possibilidade de se comprar uma central genérica (dessas do Mercado Livre, Ebay) e instalar no veículo junto com o volante?

 

Nenhuma concessionária de BH faz este tipo de serviço, apenas as oficinas "paralelas".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...
  • 3 months later...
OEM Garage
Alguém chegou a fazer essa modificação ?
Não tem essa de sistema de proteção não...é só fazer a config via vcds.... 
Só achei o preço do kit muito caro 242 Dólares... tem volante completo mais barato, vindo da Europa.

Liguei lá certo tempo atras, falaram que no golf não funciona não....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Tem alguns vídeos no Youtube que alegam ter instalado volante multifuncional em carros que não o tinham originalmente.

China: 

 

Italia

 

Mexico

Este último inclusive respondeu um comentário meu e disse que precisava trocar o hard disk/fita do Airbag. E não disse nada mais. Se precisa codificação no VCDS, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, sighup disse:

Estou procurando pelas peças em sucata e não precisa gastar tanto. Um volante multifuncional sai em torno de R$ 900,00, um hard disk já consegui por R$350,00. O Gateway, se realmente for necessário vai na faixa dos R$ 200,00. A questão é que talvez o VCDS não seja suficiente pra configurar os comandos. Tem um outro cabo de interface que parece que acessa mais funções, mas não me recordo do nome agora. Talvez seja esse o pulo do gato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...