Volante multifuncional


Recommended Posts

Estou procurando pelas peças em sucata e não precisa gastar tanto. Um volante multifuncional sai em torno de R$ 900,00, um hard disk já consegui por R$350,00. O Gateway, se realmente for necessário vai na faixa dos R$ 200,00. A questão é que talvez o VCDS não seja suficiente pra configurar os comandos. Tem um outro cabo de interface que parece que acessa mais funções, mas não me recordo do nome agora. Talvez seja esse o pulo do gato.

Pode ser, o duro é saber qual, amigo@ricw sabe da existência de outro cabo?

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou procurando pelas peças em sucata e não precisa gastar tanto. Um volante multifuncional sai em torno de R$ 900,00, um hard disk já consegui por R$350,00. O Gateway, se realmente for necessário vai na faixa dos R$ 200,00. A questão é que talvez o VCDS não seja suficiente pra configurar os comandos. Tem um outro cabo de interface que parece que acessa mais funções, mas não me recordo do nome agora. Talvez seja esse o pulo do gato.


Pode ser, o duro é saber qual, amigo@ricw sabe da existência de outro cabo?

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk



Senão me engano é o VAS, software utilizado pelas CCS..

Enviado do meu Atari 2600



Acho que isso é mais enrolado do que parece. Pelos comentários do vídeo, o mexicano parece ter instalado um volante de GTI em outro carro que já tinha volante multifuncional. Os outros, não sei.

Sobre o Gateway (módulo hex 19 - GW MQB High): o italiano menciona a necessidade do tipo "mid" ou "high". No meu highline, o gateway é high, mas não sei o que vem nos carros sem o volante, mas não é qualquer gateway que Vai funcionar.

Sobre cabos: meu carro tem um módulo"steering column electronics" (hex 16 - Lenks.modul) que, imagino, seja o responsável por processar os as comandos do volante. O cabo deve ser para ligar os botões nesse módulo, caso este seja o mesmo em todos os carros. Se for diferente, o buraco é mais embaixo.

Boa sorte!

Abraço

Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam um tutorial de um caboclo que SIM, CONSEGUIU FAZER O RETROFIT, em um Golf que não tinha o volante originalmente (no vwvortex). E está cheio de fotos ;)

Repare, o entanto, que ele ressalta a importância de ter o gateway correto.

Link:

http://forums.vwvortex.com/showthread.php?8427978-DIY-Retrofit-Multi-Function-Steering-Wheel-to-e-Golf-SE&p=103562785

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RicW disse:


Acho que isso é mais enrolado do que parece. Pelos comentários do vídeo, o mexicano parece ter instalado um volante de GTI em outro carro que já tinha volante multifuncional. Os outros, não sei.

Sobre o Gateway (módulo hex 19 - GW MQB High): o italiano menciona a necessidade do tipo "mid" ou "high". No meu highline, o gateway é high, mas não sei o que vem nos carros sem o volante, mas não é qualquer gateway que Vai funcionar.

Sobre cabos: meu carro tem um módulo"steering column electronics" (hex 16 - Lenks.modul) que, imagino, seja o responsável por processar os as comandos do volante. O cabo deve ser para ligar os botões nesse módulo, caso este seja o mesmo em todos os carros. Se for diferente, o buraco é mais embaixo.

Boa sorte!

Abraço

Enviado de meu GT-N5100 usando Tapatalk
 


Descobri que eu mesmo havia respondido as minhas perguntas em um post, alguns meses atrás :D

Vejam só:

https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/2003-Comparação:-TSI-Alemão-x-Mexicano---Módulos-eletrônicos

Na comparação que postei, o TSI Comfortline básico do meu amigo (alemão, 13/14) tem o gateway GW MQB Low. Não aceita, portanto, o volante multifuncional.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RicW disse:


Descobri que eu mesmo havia respondido as minhas perguntas em um post, alguns meses atrás :D

Vejam só:

https://www.golfmk7.com.br/index.php?/topic/2003-Comparação:-TSI-Alemão-x-Mexicano---Módulos-eletrônicos

Na comparação que postei, o TSI Comfortline básico do meu amigo (alemão, 13/14) tem o gateway GW MQB Low. Não aceita, portanto, o volante multifuncional.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

@ RicW Obrigado pelas dicas! Vou testar assim que receber as peças. Meu Golf é um Mexicano 15/15. Segundo o cidadão do Activaciones VAG lá do México, para instalar os comandos no meu carro seria necessário o hard disk e a ativação (além do volante, claro). Na página do facebook dele tem um até um post (só foto, infelizmente) de um Confortline com volante de GTI e borboletas funcionando. Vou verificar qual é o Gateway do meu carro. Se tiver novidades posto por aqui. Fui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ RicW Obrigado pelas dicas! Vou testar assim que receber as peças. Meu Golf é um Mexicano 15/15. Segundo o cidadão do Activaciones VAG lá do México, para instalar os comandos no meu carro seria necessário o hard disk e a ativação (além do volante, claro). Na página do facebook dele tem um até um post (só foto, infelizmente) de um Confortline com volante de GTI e borboletas funcionando. Vou verificar qual é o Gateway do meu carro. Se tiver novidades posto por aqui. Fui!

Mantém a gente informado, o meu tb é Comfortline, se der certo com certeza farei aqui, quem sabe até nosso amigo@sobrinho também se interesse.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde pessoal.

@sighup e @RicW

Chegaram as peças. Foi hoje pela manhã verificar a instalação.

Logo vimos um problema. O hard disk, fita, cinta do airbag tinha um conector diferente do que tem no meu carro. Os outros 2 eram iguais. Explicando:

Golf Confortline 15/15 - Mexicano (meu carro) - Código da peça: 5Q0.953.569.A

Golf Highline 14/15 - Alemão (sucata) - Código da peça:  5Q0.953.549

Mesmo assim colocamos o volante com o Hard disk do meu pra ver o q o VCDS mostrava. Ele até indicou um erro no sistema de auxílio de condução e acendeu a luz do airbag. O airbag foi habilitado e a luz apagou.

 

Por agora ficamos nisso, pois tenho q confirmar o código da peça de um Golf Mexicano com comandos no volante. Se conhecerem alguém peço a gentileza de mandarem o chassis do carro que consigo consultar na concessionária.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal.
@sighup e @RicW
Chegaram as peças. Foi hoje pela manhã verificar a instalação.
Logo vimos um problema. O hard disk, fita, cinta do airbag tinha um conector diferente do que tem no meu carro. Os outros 2 eram iguais. Explicando:
Golf Confortline 15/15 - Mexicano (meu carro) - Código da peça: 5Q0.953.569.A
Golf Highline 14/15 - Alemão (sucata) - Código da peça:  5Q0.953.549
Mesmo assim colocamos o volante com o Hard disk do meu pra ver o q o VCDS mostrava. Ele até indicou um erro no sistema de auxílio de condução e acendeu a luz do airbag. O airbag foi habilitado e a luz apagou.
 
Por agora ficamos nisso, pois tenho q confirmar o código da peça de um Golf Mexicano com comandos no volante. Se conhecerem alguém peço a gentileza de mandarem o chassis do carro que consigo consultar na concessionária.

 

@Filizola, o que seria esse "hard disk"?

Obrigado!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicW é a peça que conecta os fios da coluna de direção ao volante. O mexicando da Activaciones VAG me disse que eu teria q trocar essa peça. No outro carro daqui de casa (um Corolla 2016) fiz o mesmo e funcionou.

Tem lugares que a chamam de Hard Disk, outros de Fita do Airbag, ou ainda Cinta do Airbag. Depende da região do Brasil. Fotos pra ilustrar a peça

cinta-hard-disk-airbag-novo-golf-tsi-mk7

cinta-hard-disk-airbag-novo-golf-tsi-mk7

EDITADO: O conector diferente é esse daí que tá aparecendo a placa de circuito verde.

É essa aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicW é a peça que conecta os fios da coluna de direção ao volante. O mexicando da Activaciones VAG me disse que eu teria q trocar essa peça. No outro carro daqui de casa (um Corolla 2016) fiz o mesmo e funcionou.
Tem lugares que a chamam de Hard Disk, outros de Fita do Airbag, ou ainda Cinta do Airbag. Depende da região do Brasil. Fotos pra ilustrar a peça
cinta-hard-disk-airbag-novo-golf-tsi-mk7-2014-2015-2016-2017-D_NQ_NP_874215-MLB25193798325_112016-O.jpg
cinta-hard-disk-airbag-novo-golf-tsi-mk7-2014-2015-2016-2017-D_NQ_NP_805115-MLB25193798375_112016-O.jpg
 
É essa aí. 

Não conhecia esse nome!
Obrigado

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal!

Consegui um chassis de um Comfortline Mexicano 14/15 com comandos no volante.

Definitivamente o problema não é o Hard Disk (fita do airbag). A peça no que vem  com comandos e que não tem é a mesma: 5Q0.953.569.A

Então o problema deve estar na CAM GATEWAY do meu carro que deve ser a LOW. Para funcionar os comandos (peli que li no Vortex) deve ser MID ou HIGH.

Agora vou atrás da CAM GATEWAY correta. Alguém sabe o nome dessa peça em português? Conversando com o setor de peças da concessionária eles não souberam me informar. Se for um módulo que vem na coluna de direção por lá só vende a coluna completa. Mas preciso do código correto da peça.

 

EDIT:

Consegui o código da peça: 5Q0.907.530.T 

Na concessionária ela custa R$ 2.197,00. Em desmanches só achei as que terminam com código S, Q, ou M.  A M é uma Can Gateway HIGH. Até aí tudo certo. Até consegui uma por um preço razoavel (R$ 150,00), incluindo o frete. A questão é que pelo que li tem a chance alta de quando instalar essa peça do carro entrar no modo de proteção de componente. E o painel virar uma árvore de natal. Mas só vou saber isso testando. O que vou fazer quando a peça chegar. Se entrar nesse modo, ou volta a peça original, ou só a autorizada resolve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal!
Consegui um chassis de um Comfortline Mexicano 14/15 com comandos no volante.
Definitivamente o problema não é o Hard Disk (fita do airbag). A peça no que vem  com comandos e que não tem é a mesma: 5Q0.953.569.A
Então o problema deve estar na CAM GATEWAY do meu carro que deve ser a LOW. Para funcionar os comandos (peli que li no Vortex) deve ser MID ou HIGH.
Agora vou atrás da CAM GATEWAY correta. Alguém sabe o nome dessa peça em português? Conversando com o setor de peças da concessionária eles não souberam me informar. Se for um módulo que vem na coluna de direção por lá só vende a coluna completa. Mas preciso do código correto da peça.
 
EDIT:
Consegui o código da peça: 5Q0.907.530.T 
Na concessionária ela custa R$ 2.197,00. Em desmanches só achei as que terminam com código S, Q, ou M.  A M é uma Can Gateway HIGH. Até aí tudo certo. Até consegui uma por um preço razoavel (R$ 150,00), incluindo o frete. A questão é que pelo que li tem a chance alta de quando instalar essa peça do carro entrar no modo de proteção de componente. E o painel virar uma árvore de natal. Mas só vou saber isso testando. O que vou fazer quando a peça chegar. Se entrar nesse modo, ou volta a peça original, ou só a autorizada resolve...

Filizola,

CAN significa "controlled area network", e é um conjunto de especificações e protocolos de rede para aplicações específicas e confinadas, sem necessidade de contato permanente com o mundo exterior. É muito comum na indústria, interligando máquinas em sistemas produtivos. Existem outros protocolos desse tipo. O que usamos em redes de computadores, por exemplo, se chama LAN ("local area network"), talvez já tenha ouvido falar (é dele que deriva o nome "LAN house").

Cada unidade de controle ou módulo eletrônico do seu carro é um pequeno computador conectado a essa rede CAN, com um endereço próprio e único (como se fosse um IP), através de um cabo (o CAN bus). O gateway é o "roteador" dessa rede. Ele garante a comunicação entre os módulos e desses módulos com o mundo exterior, através da porta OBDII.

Por conversar com todas as outras unidades, o gateway contém muitas variáveis e especificações que são próprias de cada carro no qual ele é instalado, a depender da origem do carro, equipamentos, data de fabricação e versão do software instalado, além das opções armazenadas pelo próprio usuário. A lógica indica, portanto, que se você instalar a unidade de outro carro no seu, as chances de seu painel ficar uma árvore de natal são de 100%. E acho que, nesse caso, talvez nem a CCS saiba ao certo como resolver, pois seu carro seria um Frankenstein.

Pelo que pesquisei, o CAN gateway tem sim proteção de componente, pois é um elemento central da rede CAN. Otro módulo famoso por isso é a central multimídia, que usa essa proteção para coibir o roubo. Justamente por conta dessa finalidade, as CCS não costumam desabilitar a proteção, e não adianta chorar. Vários já tiveram o pedido negado ao comprar CMs de sucata e tentar instalar. Não sei qual seria a postura da VW no caso do gateway.

Boa sorte, e mantenha-nos informados!

Abraço.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, já que o caso parece complicado eu consegui uma CAN GATEWAY com preço em conta, que está vindo por sedex. Não sei se vai funcionar, pois veio de um highline 14/15 alemão. Mas é um Gateway high. Fui a uma autorizada e eles se prontificaram a ver a questão da Proteção de componente, sem a garantia que dará certo. Pediram pra o carro já chegar lá com o módulo instalado. Que não sei se é possível. Semana que vem estou fora de casa a semana toda. Então na outra semana pode ser que tenha novidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Como será daqui a alguns anos, quando esses carros ficarem mais velhos e aparecerem problemas em componentes com proteção?

O proprietário certamente não vai pagar por peças que custam quase o valor do carro, e mesmo se pagasse, teria dificuldade em encontrar nas concessionárias.

Mesmo hoje, tem peças difíceis de encontrar...

Se a cada dia fecharem mais o sistema, os carros começarão a ser abandonados por falta de peças ou soluções para resolver.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 
Como será daqui a alguns anos, quando esses carros ficarem mais velhos e aparecerem problemas em componentes com proteção?
O proprietário certamente não vai pagar por peças que custam quase o valor do carro, e mesmo se pagasse, teria dificuldade em encontrar nas concessionárias.
Mesmo hoje, tem peças difíceis de encontrar...
Se a cada dia fecharem mais o sistema, os carros começarão a ser abandonados por falta de peças ou soluções para resolver.
 

Resta o consolo de que esse problema não é exclusividade nossa. A VW aumenta, a cada geração, a quantidade de componentes com proteção e há uma choradeira bastante generalizada pelos fóruns mundo afora. Mas até o momento não há um histórico de problemas que justifique essa preocupação. Até o momento, não passa de uma preocupação justa, porém hipotética.

Abraço!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...