Ligação errada no sensor de temperatura?


RaphaelDC

Recommended Posts

Olá, amigos. Sou novo por aqui. 

Em agosto realizei um sonho de comprar um golf. Foi um modelo alemão 13/14, Tsi, highline. Como o carro já passou por outra mão, ele veio com alguns erros acusados com o VCDS. Um que está me intrigando é o seguinte:

1 Fault Found:
197377 - Temperature Sensor for Right Vent 
          B1088 11 [009] - Short to Ground
          Confirmed - Tested Since Memory Clear
             Freeze Frame:
                    Fault Status: 00000001
                    Fault Priority: 3
                    Fault Frequency: 1
                    Reset counter: 129
                    Mileage: 50691 km
                    Date: 2019.12.30
                    Time: 09:43:52

                    Voltage terminal 30: 13.4 V
                    Outside air temperature: 30.0 °C
                    Vehicle speed: 0 km/h

Como um bom curioso que sou, fui atrás de tentar descobrir o causador do problema. Eis que segui esses passos para localizar os sensores, tanto o esquerdo quanto o direito.

http://www.vwgolf.org/removing_and_installing_right_vent_temperature_sender_g151-1344.html

Após localizá-los, fui atrás de identificar os fios. Eis que encontrei um documento com o diagrama elétrico (foto em anexo).

Fui atrás de localizar a unidade J255 Climatronic control unit. Através do documento do link a seguir, lá na seção 6.2, pág. 127 mostra como remover a unidade.

https://www.dropbox.com/sh/f99kqqmv66pryib/AAA5LM_C4H6x4l56StzU9YO9a?dl=0&lst=&preview=D4B804111B6-Heating__Ventilation_and_Air_Conditioning.pdf

Feito isso, tive acesso aos conectores, em que, um deles, trata-se do conector onde deveria estar os sensores de temperatura direito e esquerdo. Consegui localizar o sensor esquerdo, através dos fios Verde/Amarelo e Roxo/Verde, conforme o diagrama elétrico. Porém, os fios do sensor direito não correspondem aos locais que deveriam estar, que seriam os fios Roxo/Preto e Roxo/Verde. Mas, o que está montado no carro são os fios Marrom e Vermelho/Branco. Procurando no diagrama elétrico, o Marrom corresponde ao fio da posição 19 do conector que é o Ground. Já o Vermelho/Branco não consegui localizar (através de teste de continuidade). A coincidência (ou não, não sei) é que explica o erro que está dando  "B1088 11 [009] - Short to Ground", já que o fio Marrom que sai do sensor é Ground.

Gostaria de pedir a gentiliza de quem tenha um modelo alemão e se dispusesse a verificar em seu carro quais as cores do par de fios que saem desse sensor direito.

 

 

Diagrama sensor temperatura vw golf mk7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo diagrama, o pino 13 voce tem o fio verde/amarelo, q corresponde a um sensor, no pino 14 deveria ter o outro sensor, nao se importe com a cor neste instante. O pino 17 seria o terra. Meça a resistencia entre os pinos 13 e 17 e compare com a resistencia entre pinos 14 e 17. Voce localizou o sensor, certo? Obtenha a resistencia deste sensor, que não pode ser zero, claro. Faça teste de continuidade dos pinos 14 e 17 com os fios do conector do sensor.  O fato do vcds acusar short to ground pode significar que o fio que sai do sensor acaba encostando no terra em algum ponto entre sensor e pino 14 do j255 devido a alguma manutenção ou instalacao de algo feita anteriormente.

onde conseguiu estes diagramas eletricos? Eu gostaria de ter para meu passat.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Flaviogg disse:

Pelo diagrama, o pino 13 voce tem o fio verde/amarelo, q corresponde a um sensor, no pino 14 deveria ter o outro sensor, nao se importe com a cor neste instante. O pino 17 seria o terra. Meça a resistencia entre os pinos 13 e 17 e compare com a resistencia entre pinos 14 e 17. Voce localizou o sensor, certo? Obtenha a resistencia deste sensor, que não pode ser zero, claro. Faça teste de continuidade dos pinos 14 e 17 com os fios do conector do sensor.  O fato do vcds acusar short to ground pode significar que o fio que sai do sensor acaba encostando no terra em algum ponto entre sensor e pino 14 do j255 devido a alguma manutenção ou instalacao de algo feita anteriormente.

onde conseguiu estes diagramas eletricos? Eu gostaria de ter para meu passat.

Realmente o pino 17 é o ground dos sensores. Nem testei se o marrom apresenta alguma resistência em relação ao 17 ou se realmente estão em um mesmo ponto comum. Tenho que abrir novamente para conferir a posição no conector do sensor se corresponderia ao que seria o fio Roxo/Verde. Se corresponder, arriscaria dizer que pode estar correto e o problema seria no outro fio que não consegui encontrar no conector pelo teste de continuidade. Vou refazer esse teste novamente.

 

Em relação onde encontrei o diagrama... tentei encontrar, mas acho que foi em algum link postado aqui no forum.  Do passat achei esses sites aqui:

https://www.auto-manual.com/volkswagen/volkswagen-passat/

https://en.manuals.cz/man_model.php?id=38&model=24

Espero que ajude em alguma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Flaviogg disse:

Raphael, de uma olhada neste link: 

 

Muito legal essa explicação. O que cheguei a testar foi colocar o sensor do lado direito no lado esquerdo. E ele mediu corretamente. Colocando o  esquerdo no direito, manteve o problema.

Não me recordo de ter medido o nível de tensão no conector. Vou refazer essas medições.

Obrigado pela indicação do vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Só para atualizar as informações, revi os fios do sensor, testei resistência e tensão e os valores não correspondiam. Então tentei seguir o chicote do fio para tentar localizar para onde estava indo. Eis que tive que praticamente remover toda a estrutura do porta-luvas para ter acesso aos chicotes dos fios. Assim que removi, me deparo com o conector com os fios corretos  do sensor, sendo que ele estava conectado na luz do porta-luvas e o conector da luz era o que estava conectado no sensor.

Conectei os fios nos locais corretos e o erro do sensor foi eliminado.

É complicado a pessoa confiar seu carro a um desconhecido e fazer uma "cagada" dessas. E infelizmente não foi a primeira que me deparo no carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, RaphaelDC disse:

Olá. Só para atualizar as informações, revi os fios do sensor, testei resistência e tensão e os valores não correspondiam. Então tentei seguir o chicote do fio para tentar localizar para onde estava indo. Eis que tive que praticamente remover toda a estrutura do porta-luvas para ter acesso aos chicotes dos fios. Assim que removi, me deparo com o conector com os fios corretos  do sensor, sendo que ele estava conectado na luz do porta-luvas e o conector da luz era o que estava conectado no sensor.

Conectei os fios nos locais corretos e o erro do sensor foi eliminado.

É complicado a pessoa confiar seu carro a um desconhecido e fazer uma "cagada" dessas. E infelizmente não foi a primeira que me deparo no carro.

Que bom que resolveu o problema!

Mas por qual motivo mexerem nessa parte do seu carro?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RaphaelDC disse:

Rapaz, peguei já de outra pessoa. Aí não sei o que ela já havia feito tanto no carro. Então fica complicado saber do histórico do carro já que estava numa loja e não foi diretamente com o proprietário anterior.

Ah entendi!

Saber o histórico anterior de carro assim é complicado!

Mas que bom que resolveu o problema!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Olá. Só para atualizar as informações, revi os fios do sensor, testei resistência e tensão e os valores não correspondiam. Então tentei seguir o chicote do fio para tentar localizar para onde estava indo. Eis que tive que praticamente remover toda a estrutura do porta-luvas para ter acesso aos chicotes dos fios. Assim que removi, me deparo com o conector com os fios corretos  do sensor, sendo que ele estava conectado na luz do porta-luvas e o conector da luz era o que estava conectado no sensor.
Conectei os fios nos locais corretos e o erro do sensor foi eliminado.
É complicado a pessoa confiar seu carro a um desconhecido e fazer uma "cagada" dessas. E infelizmente não foi a primeira que me deparo no carro.
Bom que você resolveu sem ter o prejuízo de ter queimado algum componente.
Talvez alguém tenha removido o porta luvas pra fazer algum serviço e se confundiu na hora de conectar os plugues. Não marcou antes de desmontar.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...