TROCA DE BATERIA


maksuel

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6 horas atrás, anghinoni disse:

eu disse: "foi feita para durar" hehe

mas nao esta durando por óbvia falha de produto. Por isso muitos estao tendo problema com 2 anos... Tem muitos defeitos conhecidos do Golf que a VW simplesmente nao chama para reparo, muito menos repara quando voce leva para revisao, mesmo sabendo quais veiculos estao com pecas defeituosas, que eu sei: acionador da recirculacao do ar condicionado, motores dos vidros eletricos dianteiros, bateria, embreagem...

pior, alem de ser defeito conhecido, quando voce reclama eles ainda pedem o carro parado por dias para "analise" quando nem precisava

Fui premiado com 3 dos que vc citou: bateria acabou com um ano (novela para trocar), recirculação do ar condicionado (foi trocada), embreagem "chiado de pombo" (ainda não resolveu) e mais a portinhola do tanque que não abre corretamente (ainda não resolveu) e uns estalidos quando do esterçamento da direção e rangido na suspensão dianteira quando passo devagar em ondulações e depressões.

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2 horas atrás, Rodrigo Aleixo disse:

Fui premiado com 3 dos que vc citou: bateria acabou com um ano (novela para trocar), recirculação do ar condicionado (foi trocada), embreagem "chiado de pombo" (ainda não resolveu) e mais a portinhola do tanque que não abre corretamente (ainda não resolveu) e uns estalidos quando do esterçamento da direção e rangido na suspensão dianteira quando passo devagar em ondulações e depressões.

tinha esquecido do rangido quando passa em lombada eu tive tambem e é as bieletas...

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Po gente, bateria durar de 5 a 10 anos? Bateria normalmente não dura isso não, ainda mais num carro todo eletrônico, toda bateria tem vida útil de carga, não é pq ela custa mais caro que vai durar 5x mais não, ela é mais cara pra aguentar o start stop. Que mundo vocês vivem? Se vale a pena meter outra de mesma tecnologia ou não vai da decisão de cada um, mas não acho errado a vw negar garantia pra baterias com mais de 2 anos.

O novo argo da Fiat que saiu tb tem start stop e usa uma bateria efb heliar, igualmente cara.

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Talvez bateria de Brasília, Kombi e fusca da década de 70/80 duravam. Quando o zinabre deixava é claro. Isso também com muitas cargas.

Como já foi dito aqui, com a tecnologia embarcada nos atuais carros, bateria passou de dois anos de uso, já tá fazendo hora extra.

A minha quando abrir o bico vou lascar uma de valor de 1/3 da que vem nela. Tem N MKzeiros que fizeram isso e estão de boa.

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Acho bastante normal uma bateria de carro "abrir o bico" com uns 3 anos de uso, independente da tecnologia. Por outro lado, a menos que você tenha cometido alguma brutalidade, um defeito com 18 meses me parece inaceitável e deveria ser coberto em garantia.

O que muda entre uma bateria comum e uma EFB ou AGM é o chamado "CCA", ou "cold crank amperage", que só faz diferença na durabilidade da bateria de carros com sistema start-stop. E mesmo assim, a diferença maior se dá em países frios, pois a capacidade da bateria de fornecer corrente muda muito com a temperatura, e quanto mais frio, pior. E tem também a temperatura ambiente: pela viscosidade do óleo, girar um motor frio a 20°C é mais fácil do que a -25°C. Aqui em Banânia, talvez o CCA de uma bateria comum dê conta do recado sem maiores complicações.

Em tese, essas baterias são também melhores para carros com sistemas regenerativos, pois permitem trabalhar com tensões de recarga mais altas do que as convencionais sem danificar a bateria. Mas aparentemente, os confrades que colocaram as comuns no lugar das EFB originais não tiveram grandes problemas com isso.

O que eu não consigo entender é como que esses preços não caem. No começo contavamos nos dedos os carros equipados com essas baterias e eram sempre importados ou de segmentos superiores. Hoje, até um Fiat Uno tem una dessas e, nem assim, esse preço cai... absurdo.
Abraço!

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3 horas atrás, sighup disse:

Po gente, bateria durar de 5 a 10 anos? Bateria normalmente não dura isso não, ainda num carro todo eletrônico, toda bateria tem vida útil de carga, não é pq ela custa mais caro que vai durar 5x mais não, ela é mais cara pra aguentar o start stop. Que mundo vocês vivem? Se vale a pena meter outra de mesma tecnologia ou não vai da decisão de cada um, mas não acho errado a vw negar garantia pra baterias com mais de 2 anos.

O novo argo da Fiat que saiu tb tem start stop e usa uma bateria efb heliar, igualmente cara.

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nas especificacoes da tecnologia que diz 10 anos... procurem por EFB/AGM
as baterias normais colocadas no golf estao durando a mesma coisa que as especiais segundo quem colocou, é isto que nao faz sentido, se for durar a mesma coisa para que colocar a especial?

2 anos da bateria é a mesma conversa que tem que trocar o amortecedor a cada 50.000 km, coisa velha.

e a VW nao pode negar garantia em menos que 3 anos simplesmente porque nao consta no manual do veiculo que esta excluida a bateria da garantia total do veiculo, é um contrato.

por causa deste contrato que ainda somos obrigados a fazer revisao a cada 6 meses, mesmo os novos golf mudar para 1 ano, mesmo sendo o mesmo carro, o que vale é o contrato.

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nas especificacoes da tecnologia que diz 10 anos... procurem por EFB/AGM
as baterias normais colocadas no golf estao durando a mesma coisa que as especiais segundo quem colocou, é isto que nao faz sentido, se for durar a mesma coisa para que colocar a especial?
2 anos da bateria é a mesma conversa que tem que trocar o amortecedor a cada 50.000 km, coisa velha.
e a VW nao pode negar garantia em menos que 3 anos simplesmente porque nao consta no manual do veiculo que esta excluida a bateria da garantia total do veiculo, é um contrato.
por causa deste contrato que ainda somos obrigados a fazer revisao a cada 6 meses, mesmo os novos golf mudar para 1 ano, mesmo sendo o mesmo carro, o que vale é o contrato.

Cara, não vi em lugar algum falando que baterias duram 5 a 10 anos, do tipo que for.
Em teoria bateria tem vida útil e é coisa que desgasta, tanto que as melhores do mercado tem 2 anos de garantia, sem exceção, está no site da heliar, que pra mim é referencia em baterias hoje no Brasil.
Uma coisa é a bateria falhar com um ano a um ano e pouco, outra é de dois anos pra frente, o número de ciclos pode ser o dobro ou mais.
A palhaçada é obrigar revisão a cada 6 meses, no mais sinceramente o golf não tem revisões caras pra justificar fazer serviços fora, é tudo tabelado.
A vw é sacana em muita coisa, mas eu não vi gente por aqui tendo que trocar a mecatrônica ou embreagem arcando com os custos sozinho. Já tive carros de outras montadoras que foram muito mais sacanas e negavam tudo em garantia.
Se as baterias agm/efb devem durar se 5 a 10 anos como você alega , pq vc não vai colocar outra quando a sua acabar? Ou seu argumento não faz sentido ou o golf tem um problema crônico no uso de eletricidade, mas isso não é verdade já que temos vários colegas que usam bateria normal há um bom tempo.



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Cara, não vi em lugar algum falando que baterias duram 5 a 10 anos, do tipo que for.
Em teoria bateria tem vida útil e é coisa que desgasta, tanto que as melhores do mercado tem 2 anos de garantia, sem exceção, está no site da heliar, que pra mim é referencia em baterias hoje no Brasil.
Uma coisa é a bateria falhar com um ano a um ano e pouco, outra é de dois anos pra frente, o número de ciclos pode ser o dobro ou mais.
A palhaçada é obrigar revisão a cada 6 meses, no mais sinceramente o golf não tem revisões caras pra justificar fazer serviços fora, é tudo tabelado.
A vw é sacana em muita coisa, mas eu não vi gente por aqui tendo que trocar a mecatrônica ou embreagem arcando com os custos sozinho. Já tive carros de outras montadoras que foram muito mais sacanas e negavam tudo em garantia.
Se as baterias agm/efb devem durar se 5 a 10 anos como você alega , pq vc não vai colocar outra quando a sua acabar? Ou seu argumento não faz sentido ou o golf tem um problema crônico no uso de eletricidade, mas isso não é verdade já que temos vários colegas que usam bateria normal há um bom tempo.



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Procurou pelas especificações da tecnologia agm?

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9 horas atrás, Lobin disse:

Na subida com cinco ocupantes, lotado de bagagem e ar condicionado ligado, até cachorro vai mijar na roda...

Pelos relatos que vi correlacionando Renegade e poça d'agua, é de certo que uma mijada na roda acarretará um calço hidáulico.

Que me perdoe caso algum proprietário esteja lendo, mas ô carrinho ordinário!

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cheguei em casa... fui la deixar o golf para trocar a embreagem

o que estou dizendo é que a bateria comum de 399 reais dura 2 anos, a de 2000 reais dura dois anos, para que gastar 2000? tem algo errado nao acha?

segue as especificacao que voce nao procura...

 

Descrição Técnica:

Placas: Grades de liga de Chumbo-Cálcio resistentes à corrosão.
Tampa e Vaso: Injetados em ABS de alto impacto.
Separador: Micro fibra de vidro (AGM).
Válvula de Segurança Ante-Explosão: Opera em baixa pressão (7 à 10 psi).
Baixa Auto-Descarga: Em média 3% ao mês da capacidade nominal com temperatura ambiente de 20ºC.
Carga de Flutuação: 13,5 ~ 13,8V (25ºC).
Terminais com Acesso Frontal em monobloco de 12 Volts.
Vida útil projetada maior que 10 anos a 25ºC.
Projetada para operar na faixa de – 20ºC a + 60ºC.
Dimensões compactas, permitindo fácil manuseio, instalação em gabinetes de 19″, 23″ e dentro da Fonte CC.
Baixa taxa de emissão de gases, permite instalação junto com equipamentos de energia, diminuindo os custos de instalação.
Instalação simples e compacta.
Livre de Manutenção – Não necessitam de reposição de água.
Alta densidade de energia.
Baixa resistência interna.
À prova de explosão – Vaso Anti-Chama (UL94-V0)
Baixa auto-descarga (6 meses sem recarga, armazenada a 20°C)

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1 hora atrás, anghinoni disse:

cheguei em casa... fui la deixar o golf para trocar a embreagem

o que estou dizendo é que a bateria comum de 399 reais dura 2 anos, a de 2000 reais dura dois anos, para que gastar 2000? tem algo errado nao acha?

segue as especificacao que voce nao procura...

 

Descrição Técnica:

Placas: Grades de liga de Chumbo-Cálcio resistentes à corrosão.
Tampa e Vaso: Injetados em ABS de alto impacto.
Separador: Micro fibra de vidro (AGM).
Válvula de Segurança Ante-Explosão: Opera em baixa pressão (7 à 10 psi).
Baixa Auto-Descarga: Em média 3% ao mês da capacidade nominal com temperatura ambiente de 20ºC.
Carga de Flutuação: 13,5 ~ 13,8V (25ºC).
Terminais com Acesso Frontal em monobloco de 12 Volts.
Vida útil projetada maior que 10 anos a 25ºC.
Projetada para operar na faixa de – 20ºC a + 60ºC.
Dimensões compactas, permitindo fácil manuseio, instalação em gabinetes de 19″, 23″ e dentro da Fonte CC.
Baixa taxa de emissão de gases, permite instalação junto com equipamentos de energia, diminuindo os custos de instalação.
Instalação simples e compacta.
Livre de Manutenção – Não necessitam de reposição de água.
Alta densidade de energia.
Baixa resistência interna.
À prova de explosão – Vaso Anti-Chama (UL94-V0)
Baixa auto-descarga (6 meses sem recarga, armazenada a 20°C)

Mas essa bateria descrita não é de uso automotivo, no carro os ciclos de descarga-carga são muito maiores. 

Essa baterias de No-break podem passar esses 10 anos sem uma descarga sequer.

Acho que a comparação não é válida.

Mas concordo que não tem motivo para pagar por uma especial se uma comum faz o mesmo serviço.

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Pelos relatos que vi correlacionando Renegade e poça d'agua, é de certo que uma mijada na roda acarretará um calço hidáulico.
Que me perdoe caso algum proprietário esteja lendo, mas ô carrinho ordinário!

Yuri,

Tem que pedir desculpa não. O carro é lerdo mesmo, minha esposa comprou um 17/17, mesmo eu falando para comprar o Golf 1.0 ou o Focus 1.6.
Eu falava q o carro era lento, mas ela caiu na conversa de vendedor, que era o novo motor, com 139 pôneis (cavalos é só VW, rs) e mais torque, etc. Era o sonho da moça andar no carro altinho (como 90% da população brasileira).
Resumo: hj está insatisfeita. Carro lento( pesado e câmbio lerdo qdo comparado ao DSG, parece q o câmbio pensa uns 3 segundos qual marcha vai entrar), espaço interno medíocre. Porta malas igual ao do meu ex Fox. Ponto positivo é o acabamento, só.
E pra piorar a situação, aqui em casa temos um gteco. Ela agora briga pra dirigir e reclama pq não gosto de dirigir o dela. Nesse momento eu tiro sarro, não quis me escutar...comprou essa mula!

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é isso mesmo que nao da para entender, durar o mesmo que as comuns, mas mesmo assim o manual é um contrato e la nao descreve que a bateria tem garantia menor, entao é 3 anos, se temos que engolir as revisoes a cada 6 meses por causa deste contrato, que seja hehe

hum ja esta aparecendo bateria Moura e Heliar AGM por 900 reais... acabei de ver

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1 hora atrás, anghinoni disse:

é isso mesmo que nao da para entender, durar o mesmo que as comuns, mas mesmo assim o manual é um contrato e la nao descreve que a bateria tem garantia menor, entao é 3 anos, se temos que engolir as revisoes a cada 6 meses por causa deste contrato, que seja hehe

hum ja esta aparecendo bateria Moura e Heliar AGM por 900 reais... acabei de ver

A que vem nos nossos carros é EFB, não AGM, pelo que entendi a AGM é mais avançada que a EFB.

De qualquer forma no site da heliar consta 2 anos de garantia para EFB e AGM:

https://www.heliar.com.br/pt-br/produtos/automotiva/heliar-agm

Acredito que outros fabricantes seja a mesma coisa. Se for levar em consideração o contrato realmente dá para tentar acionar a garantia, mas pessoalmente não acho justo, como também não acho justo revisão a cada 6 meses, mas isso também não me impacta já que rodo por volta de 10 mil km a cada 6 meses também.

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1 hora atrás, Thiagocs disse:


Yuri,

Tem que pedir desculpa não. O carro é lerdo mesmo, minha esposa comprou um 17/17, mesmo eu falando para comprar o Golf 1.0 ou o Focus 1.6.
Eu falava q o carro era lento, mas ela caiu na conversa de vendedor, que era o novo motor, com 139 pôneis (cavalos é só VW, rs) e mais torque, etc. Era o sonho da moça andar no carro altinho (como 90% da população brasileira).
Resumo: hj está insatisfeita. Carro lento( pesado e câmbio lerdo qdo comparado ao DSG, parece q o câmbio pensa uns 3 segundos qual marcha vai entrar), espaço interno medíocre. Porta malas igual ao do meu ex Fox. Ponto positivo é o acabamento, só.
E pra piorar a situação, aqui em casa temos um gteco. Ela agora briga pra dirigir e reclama pq não gosto de dirigir o dela. Nesse momento eu tiro sarro, não quis me escutar...comprou essa mula!

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Deve ser bem deprimente mesmo. Eu acabei optando pelo Honda Fit, carrinho não é tão alto quanto renegade, mas é bem espertinho para sua proposta, além de ser mais fácil estacionar nessas ruas e estacionamento cada vez mais apertados, minhas esposa está adorando, o câmbio CVT é bem legal, a posição de dirigir é tão boa quanto qualquer SUV.

Não é a toa que o compass anda passando renegade em vendas, tem espaço melhor, motor melhor e o acabamento melhor. A verdade é que com essa moda de SUV de cidade os preços foram inchando, mesmo com motores ridículos como é o caso do renegade, kicks, alguns modelos do 2008 e outros.

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Deve ser bem deprimente mesmo. Eu acabei optando pelo Honda Fit, carrinho não é tão alto quanto renegade, mas é bem espertinho para sua proposta, além de ser mais fácil estacionar nessas ruas e estacionamento cada vez mais apertados, minhas esposa está adorando, o câmbio CVT é bem legal, a posição de dirigir é tão boa quanto qualquer SUV.
Não é a toa que o compass anda passando renegade em vendas, tem espaço melhor, motor melhor e o acabamento melhor. A verdade é que com essa moda de SUV de cidade os preços foram inchando, mesmo com motores ridículos como é o caso do renegade, kicks, alguns modelos do 2008 e outros.

É, há essa canibalização na Jeep mesmo entre o Renegado e o Compass. Mas o vendedor me disse que o preço esta sendo "subsidiado" pela fábrica (argh, 100 k a versão de entrada[emoji23] [emoji23] [emoji23] [emoji23] ) para conquistar mercado. Ele falou que depois o preço do Compass volta para o "padrão" da categoria SUV médio, se é que existe essa classificação. Eu fiz o teste nas 2 versões, gasol e diesel, a primeira é um Renegade maior em termos de desempenho, a segunda tem uma puxada boa e uns mimos, porém, custa módicos 136.0000 temers.
Só não achei o acabamento do Compass melhor que do Renegade, na minha opinião, mesmo padrão, até as peças são iguais, mas com proporções diferentes (como uma fábrica alemã sabe fazer muito bem!). Modinha lançada pela VW para maximizar os lucros e copiada pelos concorrentes.

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5 minutos atrás, Thiagocs disse:


É, há essa canibalização na Jeep mesmo entre o Renegado e o Compass. Mas o vendedor me disse que o preço esta sendo "subsidiado" pela fábrica (argh, 100 k a versão de entradaemoji23.pngemoji23.pngemoji23.pngemoji23.png ) para conquistar mercado. Ele falou que depois o preço do Compass volta para o "padrão" da categoria SUV médio, se é que existe essa classificação. Eu fiz o teste nas 2 versões, gasol e diesel, a primeira é um Renegade maior em termos de desempenho, a segunda tem uma puxada boa e uns mimos, porém, custa módicos 136.0000 temers.
Só não achei o acabamento do Compass melhor que do Renegade, na minha opinião, mesmo padrão, até as peças são iguais, mas com proporções diferentes (como uma fábrica alemã sabe fazer muito bem!). Modinha lançada pela VW para maximizar os lucros e copiada pelos concorrentes.

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O pessoal vive em outro mundo, não no Brasil, só pode! As montadoras que estão instaladas nesse país montaram uma máfia bem complicada de desmantelar.

A verdade é que fugir da moda SUV é o melhor atualmente, ou você tem grana para comprar uma versão diesel turbo ou V6 ou pense num carro menor.

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O pessoal vive em outro mundo, não no Brasil, só pode! As montadoras que estão instaladas nesse país montaram uma máfia bem complicada de desmantelar.
A verdade é que fugir da moda SUV é o melhor atualmente, ou você tem grana para comprar uma versão diesel turbo ou V6 ou pense num carro menor.


Vantagens dos "SUV" (entre aspas por razões óbvias):
1. Altura livre maior
2. Posição de dirigir mais alta

Desvantagens do "SUV":
1. Seguro mais caro que os similares em preço
2. Manutenção mais cara (especialmente pneus)
3. Consome mais combustível
4. Anda menos que seus similares em preço
5. Menos estável em curvas

Fiz essa comparação mental nas duas últimas compras que fiz e acabei passando os SUVs
(Na primeira entre um HRV e um Civic e agora entre um Suzuki Vitara e o Golf). A esmagadora maioria das pessoas não precisa de um carro mais alto.


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5 horas atrás, Thiagocs disse:


Yuri,

Tem que pedir desculpa não. O carro é lerdo mesmo, minha esposa comprou um 17/17, mesmo eu falando para comprar o Golf 1.0 ou o Focus 1.6.
Eu falava q o carro era lento, mas ela caiu na conversa de vendedor, que era o novo motor, com 139 pôneis (cavalos é só VW, rs) e mais torque, etc. Era o sonho da moça andar no carro altinho (como 90% da população brasileira).
Resumo: hj está insatisfeita. Carro lento( pesado e câmbio lerdo qdo comparado ao DSG, parece q o câmbio pensa uns 3 segundos qual marcha vai entrar), espaço interno medíocre. Porta malas igual ao do meu ex Fox. Ponto positivo é o acabamento, só.
E pra piorar a situação, aqui em casa temos um gteco. Ela agora briga pra dirigir e reclama pq não gosto de dirigir o dela. Nesse momento eu tiro sarro, não quis me escutar...comprou essa mula!

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Um GTI e um Renegado na garagem, quanto extremismo! Show!

4 horas atrás, sighup disse:

Deve ser bem deprimente mesmo. Eu acabei optando pelo Honda Fit, carrinho não é tão alto quanto renegade, mas é bem espertinho para sua proposta, além de ser mais fácil estacionar nessas ruas e estacionamento cada vez mais apertados, minhas esposa está adorando, o câmbio CVT é bem legal, a posição de dirigir é tão boa quanto qualquer SUV.

Não é a toa que o compass anda passando renegade em vendas, tem espaço melhor, motor melhor e o acabamento melhor. A verdade é que com essa moda de SUV de cidade os preços foram inchando, mesmo com motores ridículos como é o caso do renegade, kicks, alguns modelos do 2008 e outros.

Tá para nascer o cabra que me faça convencer que Kicks 1.6 AT, Creta 1.6 AT e Captur 1.6 AT apresentem o mínimo de confiança em uma retomada.

3 horas atrás, RodrigoSP2 disse:

 


Vantagens dos "SUV" (entre aspas por razões óbvias):
1. Altura livre maior
2. Posição de dirigir mais alta

Desvantagens do "SUV":
1. Seguro mais caro que os similares em preço
2. Manutenção mais cara (especialmente pneus)
3. Consome mais combustível
4. Anda menos que seus similares em preço
5. Menos estável em curvas

Fiz essa comparação mental nas duas últimas compras que fiz e acabei passando os SUVs
(Na primeira entre um HRV e um Civic e agora entre um Suzuki Vitara e o Golf). A esmagadora maioria das pessoas não precisa de um carro mais alto.


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Discordo do posição de dirigir mais alta. É subjetivo. Eu prefiro quanto mais baixo melhor. E olha que não passo dos 1,65m (talvez com um naiqui xóqs e um cabelo punk). Gostava de pilotar um Celta de um amigo meu. Aproveito boas pilotagens com um Pointer GTI que tenho na garagem. É que nem AllStar, o tipo de tênis que você identifica o valor da moeda só pisando em cima dela. No Golf só não baixo o máximo possível pra não parecer "mano". E a engenharia alemã é boa mas não milagrosa, chega em um limite que tenho a visão prejudicada (lembrando minha estatura de pigmeu playmobil). Porém vos garanto pela integridade física do esfíncter de quem vos fala que a altura fica do banco fica da metade para baixo.

Acrescente mais uma desvantagem que deva ser a pior de todas: dificuldade em estacionar. É dar murro em ponta de faca comprar carro grande pra andar em centros urbanos. Fico embasbacado com as ráilux em estacionamento de shopping. De duas uma, ou quem compra esse tipo de carro gosta de sofrer, ou não está nem aí com carro para eventuais esbarrões, encontros e colisões. É tipo um retrocesso mental. Ou talvez simplesmente a mania de comprar carro por m².

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