TROCA DE BATERIA


maksuel

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Técnico fez questão de ligar uma bateria pequena que ele trouxe durante a troca, com o argumento de se assegurar que não iria perder nenhuma configuração. Não precisou nem rodar e já sumiu a mensagem do start-stop. Gostei do serviço da Baruk.
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Pessoal,

Pergunta de carro "simples",  GOLF MSI 1.6.

Bateria parece que morreu. Fui sair no final da tarde, abri o carro, dei o primeiro estágio, luzes do painel piscaram ok e depois só um "tec" no motor. Amanhã vou chamar um lugar de bateria para testar e se for o caso trocar.  A bateria durou exatos 5 anos rodando e 6 da fabricação, conforme data imprensa.

Perguntas:

1) A bateria está como visor ainda "preto",  o que é indicador de bateria OK. Segundo a etiqueta deveria estar amarela.

2) A Bateria é uma Heliar preta, código 5GM 915 105 D / -  12V 60ah 480A  EN/SAE (CCA). Encontrei dois modelos, ambas 60 ah.

-Original HGR60HD  preta, mas com CCA 440

- Super Free HF60HD, banca com CCA 480.

Qual trocar?   O que recomendam (outras marcas ou Heliar mesmo)?

https://www.heliar.com.br/pt-br/buscar-produtos?vehicle_type=AUTOMOTIVA&year=2015&make=VOLKSWAGEN&model=GOLF&find=find

 

Ps. Tentei colocar a foto da bateria, mas deu erro em todas as tentativas e dois browser.

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16 minutos atrás, AndreQS disse:

Pessoal,

Pergunta de carro "simples",  GOLF MSI 1.6.

Bateria parece que morreu. Fui sair no final da tarde, abri o carro, dei o primeiro estágio, luzes do painel piscaram ok e depois só um "tec" no motor. Amanhã vou chamar um lugar de bateria para testar e se for o caso trocar.  A bateria durou exatos 5 anos rodando e 6 da fabricação, conforme data imprensa.

Perguntas:

1) A bateria está como visor ainda "preto",  o que é indicador de bateria OK. Segundo a etiqueta deveria estar amarela.

2) A Bateria é uma Heliar preta, código 5GM 915 105 D / -  12V 60ah 480A  EN/SAE (CCA). Encontrei dois modelos;

-Original HGR60HD  preta, mas com CCA 440

- Super Free HF60HD, banca com CCA 480.

Qual trocar?   O que recomendam (outras marcas ou Heliar mesmo)?

https://www.heliar.com.br/pt-br/buscar-produtos?vehicle_type=AUTOMOTIVA&year=2015&make=VOLKSWAGEN&model=GOLF&find=find

 

Ps. Tentei colocar a foto da bateria, mas deu erro em todas as tentativas e dois browser.

Minha escolha seria a de 60ah com CCA de 480. Se seu carro veio com uma de 60ah, acho que estaria bem dimensionado outra de 60ah. Apesar da de 65 ter o CCA bem maior, o preco deve ser mais salgado tb

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Pessoal,
Pergunta de carro "simples",  GOLF MSI 1.6.
Bateria parece que morreu. Fui sair no final da tarde, abri o carro, dei o primeiro estágio, luzes do painel piscaram ok e depois só um "tec" no motor. Amanhã vou chamar um lugar de bateria para testar e se for o caso trocar.  A bateria durou exatos 5 anos rodando e 6 da fabricação, conforme data imprensa.
Perguntas:
1) A bateria está como visor ainda "preto",  o que é indicador de bateria OK. Segundo a etiqueta deveria estar amarela.
2) A Bateria é uma Heliar preta, código 5GM 915 105 D / -  12V 60ah 480A  EN/SAE (CCA). Encontrei dois modelos, ambas 60 ah.
-Original HGR60HD  preta, mas com CCA 440
- Super Free HF60HD, banca com CCA 480.
Qual trocar?   O que recomendam (outras marcas ou Heliar mesmo)?
https://www.heliar.com.br/pt-br/buscar-produtos?vehicle_type=AUTOMOTIVA&year=2015&make=VOLKSWAGEN&model=GOLF&find=find
 
Ps. Tentei colocar a foto da bateria, mas deu erro em todas as tentativas e dois browser.
Se a original for de 60Ah e o CCA de 440A, maior seria jogar dinheiro no lixo. Esse é o meu entendimento.

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  • 2 weeks later...

Olá Pessoal,

Então, peguei a Heliar modelo HNP60HD, garantia 18 meses. Não encontrei o modelo que está no site da Heliar, que eu comentei antes HGR60HD.

Paguei 348,00, na base da troca com a antiga e no cartão de crédito (a vista tinha um desconto, mas não achei que valia). A única diferença que achei foi o fato dela não ter o "visor de vida da bateria". Entre os dois modelos da Heliar, o CCA dela é igual de 440 - 60Ah.

Apesar da original do GOLF ser de 480 CCA, como moro em região mais quentes (Minas Gerais) achei desnecessário pegar outra de 480. O CCA, pelo que li, está muito ligado a quantidade de energia que a bateria "tem" em partidas com temperaturas muito frias. Mas fiquei pensando que no caso do GOLF a "carga" de equipamentos ligados sempre é alta, nem que seja o "sensor para abrir o carro pelo controle", que fica sempre ativo... bom, se não foi a melhor compra, daqui a uns 3 anos vou saber, que deve ser o tempo da duração desta bateria. Lembrando que minha original durou 5 anos no carro e 6 desde a fabricação.

(ps. não sei o por que mas não consigo postar fotos aqui no fórum).

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Olá Pessoal,
Então, peguei a Heliar modelo HNP60HD, garantia 18 meses. Não encontrei o modelo que está no site da Heliar, que eu comentei antes HGR60HD.
Paguei 348,00, na base da troca com a antiga e no cartão de crédito (a vista tinha um desconto, mas não achei que valia). A única diferença que achei foi o fato dela não ter o "visor de vida da bateria". Entre os dois modelos da Heliar, o CCA dela é igual de 440 - 60Ah.
Apesar da original do GOLF ser de 480 CCA, como moro em região mais quentes (Minas Gerais) achei desnecessário pegar outra de 480. O CCA, pelo que li, está muito ligado a quantidade de energia que a bateria "tem" em partidas com temperaturas muito frias. Mas fiquei pensando que no caso do GOLF a "carga" de equipamentos ligados sempre é alta, nem que seja o "sensor para abrir o carro pelo controle", que fica sempre ativo... bom, se não foi a melhor compra, daqui a uns 3 anos vou saber, que deve ser o tempo da duração desta bateria. Lembrando que minha original durou 5 anos no carro e 6 desde a fabricação.
(ps. não sei o por que mas não consigo postar fotos aqui no fórum).
Qual é o seu modelo de Golf?
No TSI 1.4 vem com 69Ah.
Essa que você postou tem 60Ah. É EFB?
Que não seja a original, ainda vai funcionar, não tenha dúvida. A vida útil que pode ser um pouco diminuída.

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Em 9/27/2021 at 6:52 PM, Jorge Jox disse:

Qual é o seu modelo de Golf?
No TSI 1.4 vem com 69Ah.
Essa que você postou tem 60Ah. É EFB?
Que não seja a original, ainda vai funcionar, não tenha dúvida. A vida útil que pode ser um pouco diminuída.

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OI Jorge,

É que duas postagens antes eu tinha colocado, quando "complementei" colocando a informação da bateria esqueci de "repostar". 

É um   "simples"  GOLF MSI 1.6., sem start stop, teto solar e tudo mais que "chupa muito bateria". Só o "básico" mesmo do carro.  Por isso optei pela de 440 CCA. Mas certamente no momento da compra, também não lembrava que a que estava lá era 480 CCA. Por isso complementei a informação sobre o que entendi do CCA.

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  • 2 weeks later...

Pessoal,

Meu carro é 14/15 Mexicano, manual, está com 26.700 km. Comprei há 1 ano do primeiro dono (rodava pouco) e estou rodando menos ainda. Só rodei 600 km em 1 ano, por conta de pandemia (fiz duas viagens pequenas). Não uso o carro na cidade mais.

Parece que a bateria original está no fim, já previa isso pela idade do carro, mesmo eu ligando o carro 1 vez por mês para não descarregar.

Há uns dois meses atrás começou a piscar o multimídia e fui pesquisar no google e achei relato que isto acontece porque a bateria descarregou até um certo nível e danifica o MIB e não tem conserto.

Essa do MIB, estou p... até hoje. E nem acha pra comprar mais. Mas está tudo funcionando, só que piscando. 

Mas nunca deu aviso nenhum de bateria fraca e sempre ligou de primeira.

Na sexta-feira, fui ligar e acendeu aviso de TPM e ABS de uma vez só. Levei um susto.

Vim ler este tópico e vi que estes erros aparecem por causa da bateria no fim de vida útil.

Vou procurar para comprar, para não correr o risco de quando for usar o carro não ficar na rua.

Depois posto aqui o resultado.

 

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Em 3/6/2021 at 11:56 PM, Jorge Jox disse:

Hoje substitui a minha bateria original, que começou a dar o sinal de fim de vida.
Ao virar a chave pela manhã, o carro não deu a partida de estalo, como de costume e o ícone da direção elétrica permaneceu acesso por um segundo. Assim se sucedeu em outras partidas no dia, passando a somar uma piscada de todo o painel e numa das vezes o som congelou, sendo necessário desligá-lo e ligá-lo novamente.
Enfim, a bateria estava completando 6 anos e 7 meses.
Substituí por uma Heliar EFB 72Ah.
O rapaz queria fazer a troca com o motor ligado. Orientei com ele desligado.
Ao término, diversos erros... de cara fiz a tradicional viradas de volante e só permaneceu o erro do start-stop. Em menos de 3 minutos com o carro parado, mais duas novas viradas de chave e não havia mais erro.
Seguem fotos na sequência dos erros. 34848dc27cb749c32f77a1640ef54713.jpg74f26ee787a71bdc812b74028728051d.jpg5c4bc7817b46cda486f1161c43847d07.jpgfa8f289481a54bcd75ae73dfe5eedcea.jpg

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Jorge,

Boa tarde. 

Vou ter que trocar minha bateria, esta dando os sinais típicos de que esta morrendo. É a bateria original ainda. Meu carro é 14/15, mexico, manual, com teto.

Moro no Rio também.

Qual loja que vc comprou a sua bateria nova?  Bom atendimento?

A sua bateria orginal éra de 69AH ?

Desculpa a bagunça que fiz, quiz citar seu post e acabei repostando seu post sem comentários.

Obrigado

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Complementando,

Começou piscar a multimidia, há uns dois meses. Mas funciona normal, até os toques. Vi relato ká de fora que é a bateria que causou isso. Mas não sei se volta ao normal depois de trocar a bateria. Estou torcendo que volte, pois não acho MIB usado para comprar.

Há duas semanas, começou a ascender avisos do TPM e de ABS. Ontem começou ascender controle de tração e start-stop também. Quatro avisos de falhas.

Mas continua ligando de primeira. 

Vou trocar porque não quero correr o risco dela morrer na rua.

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Jorge,
Boa tarde. 
Vou ter que trocar minha bateria, esta dando os sinais típicos de que esta morrendo. É a bateria original ainda. Meu carro é 14/15, mexico, manual, com teto.
Moro no Rio também.
Qual loja que vc comprou a sua bateria nova?  Bom atendimento?
A sua bateria orginal éra de 69AH ?
Desculpa a bagunça que fiz, quiz citar seu post e acabei repostando seu post sem comentários.
Obrigado
Sidney, a minha bateria original era de 69Ah. O meu também é um 14/15, mas alemão DSG. A NF da bateria está no porta luvas do carro. Deixo lá por causa da garantia. Se eu precisar já está no carro. Encomendei por telefone e paguei no ato da entrega e instalação.
Segue a foto. 5347509627559253d497cc7d490ea58b.jpg

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30 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Sidney, a minha bateria original era de 69Ah. O meu também é um 14/15, mas alemão DSG. A NF da bateria está no porta luvas do carro. Deixo lá por causa da garantia. Se eu precisar já está no carro. Encomendei por telefone e paguei no ato da entrega e instalação.
Segue a foto. 5347509627559253d497cc7d490ea58b.jpg

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Jorge,

Obrigado por responder.

Vc se lembra de que loja comprou?

Obrigado. boa sorte.

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Jorge,
Obrigado por responder.
Vc se lembra de que loja comprou?
Obrigado. boa sorte.
Meu caro, bom dia!
Não trabalho de carro e como disse, a NF está no porta-luvas.
Se vc não estiver com pressa, verifico quando chegar em casa.
Mas se bem me lembro, a loja fica em Niterói, mas o boy chegou bem rápido na Zona Sul, pois estava de moto.
Substituiu em menos de 5 minutos.

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5 horas atrás, Jorge Jox disse:

Meu caro, bom dia!
Não trabalho de carro e como disse, a NF está no porta-luvas.
Se vc não estiver com pressa, verifico quando chegar em casa.
Mas se bem me lembro, a loja fica em Niterói, mas o boy chegou bem rápido na Zona Sul, pois estava de moto.
Substituiu em menos de 5 minutos.

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Jorge, Boa tarde.

Obrigado por responder. Desculpa que não entendi sua resposta.

Não tenha pressa.

Quando puder olha por favor. Moro na zona sul também. E também não uso o carro para ir trabalhar.

Obrigado. Boa sorte.

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Jorge, Boa tarde.
Obrigado por responder. Desculpa que não entendi sua resposta.
Não tenha pressa.
Quando puder olha por favor. Moro na zona sul também. E também não uso o carro para ir trabalhar.
Obrigado. Boa sorte.
Segue aí, amigo!837ec9c174d53d953a39b823f9682f4f.jpg

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  • 2 weeks later...
Alguém sabe se trocar a bateria original (69ah) por uma nova BR (72ah) da algum problema se não ajustar no vcds?

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Ajustei a minha.
Mas acredito que se não fizer, não vai acontecer nada.
O máximo que pode ocorrer é o sistema entender que ela está totalmente carregada, mas ainda assim faltar 2Ah, que é menos que 3% da capacidade dela.

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12 horas atrás, Jorge Jox disse:

Ajustei a minha.
Mas acredito que se não fizer, não vai acontecer nada.
O máximo que pode ocorrer é o sistema entender que ela está totalmente carregada, mas ainda assim faltar 2Ah, que é menos que 3% da capacidade dela.

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Se a bateria for parametrizada para a tecnologia EFB ou AGM, o Golf consegue usar métodos alternativos de recuperação de energia, no qual o sistema de regeneração dá "pancadas" de energia com maior intensidade em curtos intervalos de tempo, em situações específicas, como por exemplo, em frenagens para situações de declive. Claro que se a bateria não for EFB/AGM, essa tecnologia de recarregamento embarcada pode reduzir a vida útil de baterias comuns. A tecnologia de recuperação de energia é uma forma do sistema compensar o uso frequente do recurso de Start/Stop, pois é justamente nesse momento que a bateria sofre a maior intensidade de desgaste.

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Se a bateria for parametrizada para a tecnologia EFB ou AGM, o Golf consegue usar métodos alternativos de recuperação de energia, no qual o sistema de regeneração dá "pancadas" de energia com maior intensidade em curtos intervalos de tempo, em situações específicas, como por exemplo, em frenagens para situações de declive. Claro que se a bateria não for EFB/AGM, essa tecnologia de recarregamento embarcada pode reduzir a vida útil de baterias comuns. A tecnologia de recuperação de energia é uma forma do sistema compensar o uso frequente do recurso de Start/Stop, pois é justamente nesse momento que a bateria sofre a maior intensidade de desgaste.
Você está falando do gte né?
Porque até onde eu saiba o normal não tem tecnologia de recuperação de energia

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Se a bateria for parametrizada para a tecnologia EFB ou AGM, o Golf consegue usar métodos alternativos de recuperação de energia, no qual o sistema de regeneração dá "pancadas" de energia com maior intensidade em curtos intervalos de tempo, em situações específicas, como por exemplo, em frenagens para situações de declive. Claro que se a bateria não for EFB/AGM, essa tecnologia de recarregamento embarcada pode reduzir a vida útil de baterias comuns. A tecnologia de recuperação de energia é uma forma do sistema compensar o uso frequente do recurso de Start/Stop, pois é justamente nesse momento que a bateria sofre a maior intensidade de desgaste.
Sim, mas se ele simplesmente substituir a bateria, o sistema já está parametrizado para EFB. Somente a capacidade que estará fora em apenas 3Ah. Entendi que a bateria substituta é uma EFB.

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Você está falando do gte né?
Porque até onde eu saiba o normal não tem tecnologia de recuperação de energia

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O Golf tem a tal "pancada" que o@iCardeX citou.
São cargas mais intensas na bateria, nos momentos em que o consumo de combustível tende a zero (descidas e frenagens, conforme ele citou). Nestes momentos o alternador fica mais "pesado", sem consumir combustível e assim gerar mais corrente. Um dos motivos da bateria ser EFB é esse.
Isso já foi muito bem explicado pelo nosso ex-confrade, @RicW.


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