TROCA DE BATERIA


maksuel

Recommended Posts

  • 3 months later...
Em 03/09/2015 at 8:51 PM, Antonio Junior disse:

 

Maksuel, dizem que essa bateria do Golf custa R$1.200,00 mesmo fora da CSS. Eu mesmo vi. Dizem que é uma bateria especial. Principalmente por causa do START / StOP.  Depois posta aí pra gente se percebeu alguma diferença. Acredito que vc tenha pago 1/3 desse valor. Pelo menos uma Moura de 70 A custa em torno de R$380,00. Minhas baterias costumam durar 3 anos. Eu praticamente não faço uso do start/stop no Golf.

Acabei de comprar um 1.4 TSI, e acho que está com uma bateria comum, pois fica dando um monte de erro e também, a tela do multimidia fica oscilando, o farol mesmo no 0, fica aceso, a hora que desligo o carro, o limpador de parabrisa, se mexe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar um 1.4 TSI, e acho que está com uma bateria comum, pois fica dando um monte de erro e também, a tela do multimidia fica oscilando, o farol mesmo no 0, fica aceso, a hora que desligo o carro, o limpador de parabrisa, se mexe. 
Rodinei e@Antonio Junior.
A questão da bateria especificada EFB para o Golf não leva em consideração apenas o Start Stop. Há outras razões que determinam esse tipo de bateria. Isso já foi explicado de forma bem clara pelo nosso confrade, fera, @RicW.
Para você ter uma ideia, há momentos, como em descidas de serra, freadas, por exemplo, em que o gerenciamento do sistema aumenta substancialmente a carga do alternador com uma elevada sobretensão para carregar a bateria. É como a VW diz, freio regenerativo. São cargas suportadas sem problema pela EFB. Baterias comuns não são preparadas para isso. Talvez uma das razões para os avisos. Os valores de retorno de uma bateria comum, algumas vezes, não "casam" com os esperados pelo sistema.
A minha bateria é original e já passou de 6 anos. Quando abrir o bico, vou substituí-la por uma EFB, sem sombra de dúvida.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o Jorge postou faz sentido para mim, mas na época em que a bateria EFB original me deixou na mão, tive que pegar uma comum, pois não tinha EFB na concessionária e nas lojas em que liguei.
Fiz a troca por uma bateria comum Moura 75A e 620A de CCA na concessionária. Ela substituiu a original de 69A e 680A de CCA, do tipo EFB, da marca VARTA, que durou 3 anos e 7 meses.
Atualmente a bateria comum está com 3 anos e 4 meses, quase alcançando a idade da original, e não notei nenhuma diferença de funcionamento ou problemas no carro, e não deu sinais de que está no fim da vida.
Pode ser que esteja lentamente ocasionando alguma avaria, mas só o tempo dirá.
No meu Polo anterior ao Golf, a bateria durou uns 6 anos (não lembro direito), e até estranhei a pouca durabilidade da bateria original do Golf.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o Jorge postou faz sentido para mim, mas na época em que a bateria EFB original me deixou na mão, tive que pegar uma comum, pois não tinha EFB na concessionária e nas lojas em que liguei.
Fiz a troca por uma bateria comum Moura 75A e 620A de CCA na concessionária. Ela substituiu a original de 69A e 680A de CCA, do tipo EFB, da marca VARTA, que durou 3 anos e 7 meses.
Atualmente a bateria comum está com 3 anos e 4 meses, quase alcançando a idade da original, e não notei nenhuma diferença de funcionamento ou problemas no carro, e não deu sinais de que está no fim da vida.
Pode ser que esteja lentamente ocasionando alguma avaria, mas só o tempo dirá.
No meu Polo anterior ao Golf, a bateria durou uns 6 anos (não lembro direito), e até estranhei a pouca durabilidade da bateria original do Golf.
 
Show! Já está execelente a durabilidade da sua atual bateria. Já valeu em muito o investimento.
Poderia dizer o fabricante e o modelo dela?

No meu Golf anterior, mexicano 15/15, a VARTA durou exatos 3 anos.

No meu Golf atual, alemão 14/15, ela, também VARTA, está com 6 anos e 4 meses.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma comum Moura 75A e 620A de CCA, o modelo eu não sei, teria que dar uma olhada nela.

A EFB original parou do nada. Eu tinha dado partida normalmente, dirigi cerca de uma hora, e após desligar o motor por alguns minutos, fui dar partida e só fazia uns "tec tec". Ou seja, parece que as EFB tem um ponto de "morte" muito mais abrupto que as normais. Mesmo assim, foi dado partida colocando outra bateria em paralelo, dirigi mais meia hora, e no dia seguinte eu chamaria alguém para trocar. Para minha surpresa, ela deu partida e pude levar na concessionária para substituir.

Já troquei muitas baterias desde meus primeiros carros, há cerca de 40 anos, e nenhuma delas morreu tão repentinamente, sempre dão alguns sintomas de baixa carga pelo menos uma semana antes.

Quem já trocou as EFB também passou por algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma comum Moura 75A e 620A de CCA, o modelo eu não sei, teria que dar uma olhada nela.

A EFB original parou do nada. Eu tinha dado partida normalmente, dirigi cerca de uma hora, e após desligar o motor por alguns minutos, fui dar partida e só fazia uns "tec tec". Ou seja, parece que as EFB tem um ponto de "morte" muito mais abrupto que as normais. Mesmo assim, foi dado partida colocando outra bateria em paralelo, dirigi mais meia hora, e no dia seguinte eu chamaria alguém para trocar. Para minha surpresa, ela deu partida e pude levar na concessionária para substituir.

Já troquei muitas baterias desde meus primeiros carros, há cerca de 40 anos, e nenhuma delas morreu tão repentinamente, sempre dão alguns sintomas de baixa carga pelo menos uma semana antes.

Quem já trocou as EFB também passou por algo parecido?
Tive um Polo 2002 desde zero. A bateria dele acabou com 6 anos de uso. Acabou da mesma forma que a sua EFB. Fui dar a partida e não deu sinal de nada. Isso foi em 2009.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar um 1.4 TSI, e acho que está com uma bateria comum, pois fica dando um monte de erro e também, a tela do multimidia fica oscilando, o farol mesmo no 0, fica aceso, a hora que desligo o carro, o limpador de parabrisa, se mexe. 

Só completando que o Jorge disse:

 

A tela da multimídia ficar oscilando, pode ser um problema nela. Tem alguns relatos dessa tela de não fubcionar o touch-screen ou mesmo dela não ligar.

 

O farol ligado mesmo no 0 é o DRL.

 

A palheta se movimenta quando desliga o carro sim, é para a borracha da palheta não ficar na mesma posição por muito tempo.

 

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só completando que o Jorge disse: 
A tela da multimídia ficar oscilando, pode ser um problema nela. Tem alguns relatos dessa tela de não fubcionar o touch-screen ou mesmo dela não ligar.
 
O farol ligado mesmo no 0 é o DRL.
 
A palheta se movimenta quando desliga o carro sim, é para a borracha da palheta não ficar na mesma posição por muito tempo.
 
Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 
 
 
Humm, boa! Você acabo de me esclarecer porque o limpador de para brisa dá uma leve mexida, quando ligo o carro e estou manobrando na garagem para sair!

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje substitui a minha bateria original, que começou a dar o sinal de fim de vida.
Ao virar a chave pela manhã, o carro não deu a partida de estalo, como de costume e o ícone da direção elétrica permaneceu acesso por um segundo. Assim se sucedeu em outras partidas no dia, passando a somar uma piscada de todo o painel e numa das vezes o som congelou, sendo necessário desligá-lo e ligá-lo novamente.
Enfim, a bateria estava completando 6 anos e 7 meses.
Substituí por uma Heliar EFB 72Ah.
O rapaz queria fazer a troca com o motor ligado. Orientei com ele desligado.
Ao término, diversos erros... de cara fiz a tradicional viradas de volante e só permaneceu o erro do start-stop. Em menos de 3 minutos com o carro parado, mais duas novas viradas de chave e não havia mais erro.
Seguem fotos na sequência dos erros. 34848dc27cb749c32f77a1640ef54713.jpg74f26ee787a71bdc812b74028728051d.jpg5c4bc7817b46cda486f1161c43847d07.jpgfa8f289481a54bcd75ae73dfe5eedcea.jpg

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje substitui a minha bateria original, que começou a dar o sinal de fim de vida.

Ao virar a chave pela manhã, o carro não deu a partida de estalo, como de costume e o ícone da direção elétrica permaneceu acesso por um segundo. Assim se sucedeu em outras partidas no dia, passando a somar uma piscada de todo o painel e numa das vezes o som congelou, sendo necessário desligá-lo e ligá-lo novamente.

Enfim, a bateria estava completando 6 anos e 7 meses.

Substituí por uma Heliar EFB 72Ah.

O rapaz queria fazer a troca com o motor ligado. Orientei com ele desligado.

Ao término, diversos erros... de cara fiz a tradicional viradas de volante e só permaneceu o erro do start-stop. Em menos de 3 minutos com o carro parado, mais duas novas viradas de chave e não havia mais erro.

Seguem fotos na sequência dos erros. 34848dc27cb749c32f77a1640ef54713.jpg74f26ee787a71bdc812b74028728051d.jpg5c4bc7817b46cda486f1161c43847d07.jpgfa8f289481a54bcd75ae73dfe5eedcea.jpg

 

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

 

 

A minha ainda segue firme e forte.

 

Tenho um aparelho comprado na china que faz esses testes de bateria. Medi semana passada e informou que estava com 68% de carga ainda.

 

Eu acho que nesse ano quando chegar na época do frio, ela vai morrer, mas vou acompanhando, qualquer sinal de ligar e não for o normal, ja ta na hora de trocar!

 

Quanto morreu $$$ nessa Heliar?

 

Abraços.

 

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha ainda segue firme e forte. 
Tenho um aparelho comprado na china que faz esses testes de bateria. Medi semana passada e informou que estava com 68% de carga ainda.
 
Eu acho que nesse ano quando chegar na época do frio, ela vai morrer, mas vou acompanhando, qualquer sinal de ligar e não for o normal, ja ta na hora de trocar!
 
Quanto morreu $$$ nessa Heliar?
 
Abraços.
 
Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 
 
 
A minha maior preocupação era ela morrer no meio de uma viagem e não ter a opção desta bateria disponível, sem contar um bom preço. Fiz a substituição em casa.
O carro nessas duas semanas começou a mostrar erros que duravam de 2 a 3 segundos e sumiam

Fiz uma rápida pesquisa de preço, pois ainda usaria o carro hoje e não me sentia seguro.
Morri em 640,00 em 10x.

Enquanto o rapaz levava a bateria até a minha casa, uma das lojas que pesquisei me ligou dizendo que havia me informado um preço de 680,00 errado. O certo era 600,00. Mas já havia fechado com a outra. Alguns pediam 750,00.

Enfim, paguei 640,00 em 10x, mas pode ser comprada por 600,00 no Rio.

Depois tenho que estudar para configurá-la com o VCDS. Ainda não fiz essa aula. Kkkkk

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Tenho um Tsi 13/14 e acredito que a bateria dele é a original ainda. Já dava uns recadinhos de bateria fraca. Ficou duas semanas parado e morreu de vez. Preciso fazer uma chupeta pra tirar ele do local apenas, para depois comprar uma nova Moura 72 A EFB Start Stop.
Na bateria que está nele tem um recado para conectar o polo negativo não no borne e sim numa chapa que serve de massa que está fixada na carroceria, ali próximo da bateria, como na foto. Alguém já fez chupeta nele ou não é aconselhável fazer?
24174c07b27dae9b2f2ff00407d4f88a.jpg
6cd64395e6da2ce9c8131e96db42e434.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Tenho um Tsi 13/14 e acredito que a bateria dele é a original ainda. Já dava uns recadinhos de bateria fraca. Ficou duas semanas parado e morreu de vez. Preciso fazer uma chupeta pra tirar ele do local apenas, para depois comprar uma nova Moura 72 A EFB Start Stop.
Na bateria que está nele tem um recado para conectar o polo negativo não no borne e sim numa chapa que serve de massa que está fixada na carroceria, ali próximo da bateria, como na foto. Alguém já fez chupeta nele ou não é aconselhável fazer?
24174c07b27dae9b2f2ff00407d4f88a.jpg
6cd64395e6da2ce9c8131e96db42e434.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Perfeito, isso mesmo, a citação está certa: negativo na massa. Recomendo após a chupeta não sair de imediato. Sua bateria deu tudo que tinha que dar. Se for somente uma bateria cansada, provavelmente não terás problema até o destino. Mas se a bateria entrou em curto?
Não sei onde você vive, mas aqui no Rio compramos baterias pelo telefone, que é enviada por moto, sendo que o instalador faz checagem do carro com equipamento no local.
Substitui a minha na semana passada assim, na garagem do meu prédio.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, isso mesmo, a citação está certa: negativo na massa. Recomendo após a chupeta não sair de imediato. Sua bateria deu tudo que tinha que dar. Se for somente uma bateria cansada, provavelmente não terás problema até o destino. Mas se a bateria entrou em curto?
Não sei onde você vive, mas aqui no Rio compramos baterias pelo telefone, que é enviada por moto, sendo que o instalador faz checagem do carro com equipamento no local.
Substitui a minha na semana passada assim, na garagem do meu prédio.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Para substituir você fez alguma gambiarra para não perder a memória ou desligou tudo mesmo?

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno Jorge. Estou em Guarulhos e até já comprei a nova por 650,00 e queria eu mesmo trocar. Ocorre que a nova pode estar descarregada apenas e por isso queria tentar tirar o carro dali, pois tenho certeza que não é curto. No painel por duas vezes já aparecia “Bateria Fraca”


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno Jorge. Estou em Guarulhos e até já comprei a nova por 650,00 e queria eu mesmo trocar. Ocorre que a nova pode estar descarregada apenas e por isso queria tentar tirar o carro dali, pois tenho certeza que não é curto. No painel por duas vezes já aparecia “Bateria Fraca”


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Falcon e@belotto , substituindo como se faz com qualquer bateria.
Tira a finada e instala a nova.
Quando ligar o carro vai aparecer muitos erros.
No meu apareceu: pressão dos pneus, direção, controle de estabilidade e start-stop.
Aí virei o volante totalmente pra esquerda e totalmente pra direita. Ficou somente o erro do start-stop. Então desliguei e religuei o carro mais duas vezes e sumiu o último erro.
Perdi somente a memória do computador de bordo, digo, consumo média, quilometragem.

Ontem passei o VCDS e vi que colocou outros erros também, motor e ABS.
Apaguei tudo e configurei a bateria pars 72Ah, a antiga era de 69Ah.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcon e[mention=6321]belotto[/mention] , substituindo como se faz com qualquer bateria.
Tira a finada e instala a nova.
Quando ligar o carro vai aparecer muitos erros.
No meu apareceu: pressão dos pneus, direção, controle de estabilidade e start-stop.
Aí virei o volante totalmente pra esquerda e totalmente pra direita. Ficou somente o erro do start-stop. Então desliguei e religuei o carro mais duas vezes e sumiu o último erro.
Perdi somente a memória do computador de bordo, digo, consumo média, quilometragem.

Ontem passei o VCDS e vi que colocou outros erros também, motor e ABS.
Apaguei tudo e configurei a bateria pars 72Ah, a antiga era de 69Ah.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

@Falcon ,@belotto



Para configurar a capacidade da bateria.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Falcon ,[mention=6321]belotto[/mention]



Para configurar a capacidade da bateria.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk


Terei que fazer isso tb, pois a minha bateria era 69Ah e a nova 72Ah.
Consegui fazer a chupeta e a bateria voltou a vida.
Só cuidado para a ordem ao conectar: primeiro os positivos da arriada e da auxiliar e depois, ao desconectar, primeiro os negativos.
Últimos momentos dela, original ainda, meu carro 13/14. Peguei em 2016, 49k km hj.
Alguma sugestão para adquirir o VCDS?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Terei que fazer isso tb, pois a minha bateria era 69Ah e a nova 72Ah.
Consegui fazer a chupeta e a bateria voltou a vida.
Só cuidado para a ordem ao conectar: primeiro os positivos da arriada e da auxiliar e depois, ao desconectar, primeiro os negativos.
Últimos momentos dela, original ainda, meu carro 13/14. Peguei em 2016, 49k km hj.
Alguma sugestão para adquirir o VCDS?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Infelizmente não tenho sugestão de aquisição do VCDS. Acho um programa muito caro, que só justificaria um atualizável e com todos códigos abertos, se eu tivesse oficina mecânica. Então peguei um "alternativo" no ano passado, versão 19.6. Até o momento já me ajuntou muito.
Mas o meu é com cabo. Se comprasse hoje, seria Bluetooth. De vez em quando tenho mau contato no conector, creio que no cabo.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Em 13/03/2021 at 10:39 PM, Jorge Jox disse:

Infelizmente não tenho sugestão de aquisição do VCDS. Acho um programa muito caro, que só justificaria um atualizável e com todos códigos abertos, se eu tivesse oficina mecânica. Então peguei um "alternativo" no ano passado, versão 19.6. Até o momento já me ajuntou muito.
Mas o meu é com cabo. Se comprasse hoje, seria Bluetooth. De vez em quando tenho mau contato no conector, creio que no cabo.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk
 

Jorge, meu carro nunca deu mensagem de bateria fraca, mas em duas situações que fui ligar frio só fez um "cléc" e pegou na segunda tentativa, e já não funciona o start-stop há um bom tempo. 

Estava pensando em comprar na heliarexpress ou mourafacil, mas os preços estão mais salgados. Será que esse pessoal tem o know-how para troca mesmo? Porque normalmente eles seguem esse padrão "deixa ligado" e ainda eu teria que correr atrás dessa config do vcds por conta né...

Ah! Meu carro está fazendo o 6⁰ niver, levando em consideração a plaqueta do mês/ano de fabricação.

Agradeço de antemão 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, meu carro nunca deu mensagem de bateria fraca, mas em duas situações que fui ligar frio só fez um "cléc" e pegou na segunda tentativa, e já não funciona o start-stop há um bom tempo. 

Estava pensando em comprar na heliarexpress ou mourafacil, mas os preços estão mais salgados. Será que esse pessoal tem o know-how para troca mesmo? Porque normalmente eles seguem esse padrão "deixa ligado" e ainda eu teria que correr atrás dessa config do vcds por conta né...

Ah! Meu carro está fazendo o 6⁰ niver, levando em consideração a plaqueta do mês/ano de fabricação.

Agradeço de antemão 

Fábio, não sei se você leu meu tópico de substituição da bateria.

 

Parece que a sua chegou ao fim mesmo. Cuidado para não ficar na rua.

 

Substituí como uma bateria comum.

Ao dar a partida, apareceram vários erros, alguns nunca visto antes. Virei o volante totalmente para a esquerda e totalmente para a direta. Só nessa ação restou somente erro no "start stop".

Andei um metro pra frente, retornei, desliguei e liguei o carro mais umas duas vezes e sumiu o último erro. Um ou dois dias depois ajustei via VCDS os amperes da bateria, passando de 69 para 72A.

Mas te digo, se eu não tivesse o VCDS, não esquentaria com esses 3A que foram ajustados.

 

PS. Em tempo, a minha bateria já estava nas últimas e também não teve erro.

 

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Jorge Jox disse:

Fábio, não sei se você leu meu tópico de substituição da bateria.

 

Parece que a sua chegou ao fim mesmo. Cuidado para não ficar na rua.

 

Substituí como uma bateria comum.

Ao dar a partida, apareceram vários erros, alguns nunca visto antes. Virei o volante totalmente para a esquerda e totalmente para a direta. Só nessa ação restou somente erro no "start stop".

Andei um metro pra frente, retornei, desliguei e liguei o carro mais umas duas vezes e sumiu o último erro. Um ou dois dias depois ajustei via VCDS os amperes da bateria, passando de 69 para 72A.

Mas te digo, se eu não tivesse o VCDS, não esquentaria com esses 3A que foram ajustados.

 

PS. Em tempo, a minha bateria já estava nas últimas e também não teve erro.

 

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

 

 

 

So vi agora seu retorno, Jorge. Valeu!

E esta questão de trocar com o carro ligado ou não? Porque no Wapp eles falaram que trocam com o carro ligado e a bateria é reconhecida automaticamente, achei estranho.

Legal saber que a parte do vcds não faz diferença porque não tenho o aparelhinho.

Acabei de pedir uma efb da Heliar de 72ah, 700 em 12x. Devem vir logo menos.

Edit- vi agora no manual carro desligado, desconecte primeiro o negativo para retirada e conecte primeiro o positivo na instalação da nova (pag. 282 do manual).

Abraços 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...