TROCA DE BATERIA


maksuel

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2 horas atrás, belotto disse:

Você está falando do gte né?
Porque até onde eu saiba o normal não tem tecnologia de recuperação de energia

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Não estou falando do GTE.

Essa recuperação de energia, inclusive, havia sido divulgada no material publicitário do Golf, no seu lançamento de 2012.

O que nunca havia sido explicado é como ela atuava, se de fato existia. Essa especulação perdurou um bom tempo. 

O@RicW , decidiu por tirar a prova dos 9, e nos agraciou com o desvendamento dessa tecnologia.

Você pode rever uma compilação do que ele descobriu nesse tópico aqui: 

Essa parametrização de recuperação de energia é uma feature, inclusive, disponível para leitura de atuação no próprio gestor do Obdeleven. 

A "regeneração energética" é um processo tecnológico que envolve uma série de variáveis e a atuação de diversos sensores que trabalham juntos basicamente para elevar a tensão de carregamento da bateria quando certas condições técnicas são atingidas e o veículo está numa situação de frenagem.

Quem conhece como funciona um sistema básico de carregamento de baterias sabe o quão sofisticado e interessante é essa tecnologia que a VW adotou.

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Em 02/11/2021 at 12:20 PM, belotto disse:

Uma pena que ele abandonou aqui. Era bom pelo conhecimento e por organizar dados como estatísticas de mecatrônica que não existem em outros lugares.

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Ele agora está navegando nas águas do oriente. Deve estar com um Honda ou Toyota.

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Ele agora está navegando nas águas do oriente. Deve estar com um Honda ou Toyota.
Não não... rs rs

Ele foi pra parte aeroespacial da Mitsubishi no Japão, senão me engano ele ficava em Nagoya, ficou por la alguns anos, mas sem carro algum.

Ele voltou e está morando em Foz do Iguaçu, mas não sei se continua a trabalho pela Mitsubishi.

De vez em quando ele da uma sapeada por aqui... [emoji850][emoji850][emoji850]

Abraços.

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  • 4 weeks later...

Pessoal,

 

Amanhã vou ter que comprar minha bateria. Estou adiando já há quase um mês, porque não tenho usado o carro. Mas mesmo ligando o carro toda semana, a bateria já não está segurando. Troquei de vaga na garagem e voltou todos os avisos de erros.

Meu carro é 14/15, México, Confortline, manual, com teto solar, com 26 mil km. A bateria original é uma Exide 59 Ah.

Devo colocar a Heliar EFB de 72 AH ?

Acredito que não há problema. Vou ter que pagar a concessionária pra ajustar o sistema a nova capacidade de bateria, pois não tenho VCDS.

Alguém vê algum problema aumentar tanto assim a capacidade da bateria ?

Não estou achando uma EFB de 60 ou 59 AH.

Não consigo anexar a foto da minha bateria original.

Obrigado

 

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18 horas atrás, SidneyAssis disse:

Pessoal,

 

Amanhã vou ter que comprar minha bateria. Estou adiando já há quase um mês, porque não tenho usado o carro. Mas mesmo ligando o carro toda semana, a bateria já não está segurando. Troquei de vaga na garagem e voltou todos os avisos de erros.

Meu carro é 14/15, México, Confortline, manual, com teto solar, com 26 mil km. A bateria original é uma Exide 59 Ah.

Devo colocar a Heliar EFB de 72 AH ?

Acredito que não há problema. Vou ter que pagar a concessionária pra ajustar o sistema a nova capacidade de bateria, pois não tenho VCDS.

Alguém vê algum problema aumentar tanto assim a capacidade da bateria ?

Não estou achando uma EFB de 60 ou 59 AH.

Não consigo anexar a foto da minha bateria original.

Obrigado

 

Amigo, sei que devemos seguir o que recomenda o manual do carro mas...

Tenho um TSI 13/14 que veio com uma Exide EFB 69AH. Com exatos 60 meses tive que trocar. Coloquei uma moura 72ah normal  que na época custava metade do preço de uma EFB e nunca tive problema. Durou até mais que a EFB, apesar de evitar usar o start-stop. Em julho do ano passado troquei a bateria por outra Moura 72ah  e tb zero problema até agora.  

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Em 12/2/2021 at 11:30 AM, chrisarec disse:

Amigo, sei que devemos seguir o que recomenda o manual do carro mas...

Tenho um TSI 13/14 que veio com uma Exide EFB 69AH. Com exatos 60 meses tive que trocar. Coloquei uma moura 72ah normal  que na época custava metade do preço de uma EFB e nunca tive problema. Durou até mais que a EFB, apesar de evitar usar o start-stop. Em julho do ano passado troquei a bateria por outra Moura 72ah  e tb zero problema até agora.  

Obrigado por responder

Fiquei na dúvida somente porque a diferença seri de 59 AH da original para 72, ambas EFB.

Mas achei uma Heliar EFB de 60 Ah. Comprei essa por 595 (no Rio) para quem possa interessar.

Com 1 Ah de diferença para mais, não vejo problema. Não vou nem me preocupar em pagar a concessionária para ajustar no sistema.

Boa sorte.

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Boa tarde.

Continuando a saga da minha primeira troca de bateria.

Como disse no meu post anterior, no dia 01/12 troquei a bateria original do carro. TSI 14/15, México, manual, com teto, bateria Exide 59 Ah, não estava mais segurando carga desde uns dois meses atrás. começou abaixar carga, porovavelmente, há uns 5 meses, quando a Multimídia começou a piscar, mas sem acender nenhum alerta no painel.

O carro está com 26.870 km. A bateria estragou, provavelmente, porque rodei somente cerca de 600 km nos últimos 14 meses. Ligava pelo menos uma vez por mês por 30 min, mas não adiantou.

Comprei uma Heliar 60 AH EFB, com dois anos de garantia. No dia que recebi a bateria, não foi medida a tensão da bateria, pois o entregador não trouxe multímetro. Mas estava lacrada. 

Liguei o carro por aluns minutos e tentei o lance de girar o volante pros dois lados como alguns disseram aqui, mas no meu caso não funcionou, os alertas não desligaram. Dei uma volta com o carro dentro da garagem e ai sim, sumiu todos os alertas. Deduzi que estava tudo certo. Desliguei e liguei o carro e aparentemente estava tudo certo.

Continuo não saindo com o carro por falta de necessidade e falta de vontade de lavar, pois estava gripado.

Decidido a ligar o carro uma vez por semana, para não acontecer de novo e descarregar a bateria nova.

Ontem fui ligar o carro e para minha surpresa, todos os alertas voltaram, os mesmos de antes, ABS, TPMS, Start Sotp e dos sensores de estacionamento. O indicador de carga da bateria no CB, acusou 80% de carga somente.

Conclui que a bateria está com defeito. Liguei para loja e pedi para trocarem. Enviaram outra nova. Antes pedi o entregador para me mostrar a tensão da bateria nova e indicou 12,56 Volts. O normal é 12,6 volts para bateria nova, mas achei que esta dentro do limite de erro do multímetro.

Troquei a bateria, liguei o carro e os alertas, como antes, não sumiram. 

Medi a bateria com o multímetro, ligando o carro, não caiu abaixo de 11,6 volts, indicando que a bateria esta boa. Continuei medindo com o carro ligado, e a tensão está indo somente a 12,8 até 12,9 volts.

Deveria ir para ordem de 13,8 a 14,0 com o carro ligado. Então, parece que não está carregando. Mas isso não explica a outra bateria ter descarregado a 80% sem usar o carro em 8 dias.

Notei que ao abrir qualquer porta, com o carro ligado, a tensão subia para 13,35 volts. E também ao ligar o farol baixo a mesma coisa acontecia. Fechando a porta ou desligando o farol a tensão voltava para 12,8 a 12,9 volts, como se não está carregando.

Aceitei a bateria nova, mas deixei a mesma desligada e sem poder trancar o carro, para não descarregar a bateria nova.

Vou ter que levar numa concessionária ou oficina para passar o scanner e ver o que está acontecendo.

Por favor, se alguém tiver alguma dica de alguma oficina (ou eletricista automotivo confiável) especializada em VW aqui no Rio, que seja mínimamente confiável ou mesmo sugestão de qual concessionária levar. 

Se alguém puder dar alguma dica, fico muito grato.

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3 horas atrás, SidneyAssis disse:

Boa tarde.

Continuando a saga da minha primeira troca de bateria.

Como disse no meu post anterior, no dia 01/12 troquei a bateria original do carro. TSI 14/15, México, manual, com teto, bateria Exide 59 Ah, não estava mais segurando carga desde uns dois meses atrás. começou abaixar carga, porovavelmente, há uns 5 meses, quando a Multimídia começou a piscar, mas sem acender nenhum alerta no painel.

O carro está com 26.870 km. A bateria estragou, provavelmente, porque rodei somente cerca de 600 km nos últimos 14 meses. Ligava pelo menos uma vez por mês por 30 min, mas não adiantou.

Comprei uma Heliar 60 AH EFB, com dois anos de garantia. No dia que recebi a bateria, não foi medida a tensão da bateria, pois o entregador não trouxe multímetro. Mas estava lacrada. 

Liguei o carro por aluns minutos e tentei o lance de girar o volante pros dois lados como alguns disseram aqui, mas no meu caso não funcionou, os alertas não desligaram. Dei uma volta com o carro dentro da garagem e ai sim, sumiu todos os alertas. Deduzi que estava tudo certo. Desliguei e liguei o carro e aparentemente estava tudo certo.

Continuo não saindo com o carro por falta de necessidade e falta de vontade de lavar, pois estava gripado.

Decidido a ligar o carro uma vez por semana, para não acontecer de novo e descarregar a bateria nova.

Ontem fui ligar o carro e para minha surpresa, todos os alertas voltaram, os mesmos de antes, ABS, TPMS, Start Sotp e dos sensores de estacionamento. O indicador de carga da bateria no CB, acusou 80% de carga somente.

Conclui que a bateria está com defeito. Liguei para loja e pedi para trocarem. Enviaram outra nova. Antes pedi o entregador para me mostrar a tensão da bateria nova e indicou 12,56 Volts. O normal é 12,6 volts para bateria nova, mas achei que esta dentro do limite de erro do multímetro.

Troquei a bateria, liguei o carro e os alertas, como antes, não sumiram. 

Medi a bateria com o multímetro, ligando o carro, não caiu abaixo de 11,6 volts, indicando que a bateria esta boa. Continuei medindo com o carro ligado, e a tensão está indo somente a 12,8 até 12,9 volts.

Deveria ir para ordem de 13,8 a 14,0 com o carro ligado. Então, parece que não está carregando. Mas isso não explica a outra bateria ter descarregado a 80% sem usar o carro em 8 dias.

Notei que ao abrir qualquer porta, com o carro ligado, a tensão subia para 13,35 volts. E também ao ligar o farol baixo a mesma coisa acontecia. Fechando a porta ou desligando o farol a tensão voltava para 12,8 a 12,9 volts, como se não está carregando.

Aceitei a bateria nova, mas deixei a mesma desligada e sem poder trancar o carro, para não descarregar a bateria nova.

Vou ter que levar numa concessionária ou oficina para passar o scanner e ver o que está acontecendo.

Por favor, se alguém tiver alguma dica de alguma oficina (ou eletricista automotivo confiável) especializada em VW aqui no Rio, que seja mínimamente confiável ou mesmo sugestão de qual concessionária levar. 

Se alguém puder dar alguma dica, fico muito grato.

Meu caro, na minha opinião você está seguindo muito as coisas ao pé da letra.

1º - 12,56 V é a mesma coisa que 12,6 V. É apenas uma questão de arredondamento utilizada por aparelhos medidores e dados contidos em matérias redigidas na área técnica. Sem contar que ainda tem que ser levado em consideração a precisão e calibração do equipamento utilizado para a medição.

2º - A indicação de carga da bateria em 80% não significa um valor ruim e nem tão pouco se trata de uma informação precisa. Não é um equipamento aferido para medição de carga da bateria e sim uma das funções, entre muitas outras, que a eletrônica do carro dispõe.

Só para sua informação: a minha finada bateria durou 6 anos e meio e o carro nunca informou 100% de carga. Raríssimas vezes informou 90%. Na maioria das vezes informava 80%. E se você entende um pouco de bateria, deve saber que carregá-la ao máximo (100%), pode diminuir a vida útil dela.

3º - O seu alternador manter a carga da bateria entre 12,8 e 12,9 V não significa que tem algo de errado. A eletrônica do carro monitora a carga da sua bateria e o alternador trabalha sobre demanda. Em outras palavras: ele manda a carga conforme a necessidade do sistema e o estado de armazenamento de sua bateria. A coisa funciona desta forma para baixar o consumo de combustível, pois quanto mais carga o alternados enviar, maior será o consumo de combustível para movimentá-lo. Dê a partida no seu carro e vá agregando consumidores e verá o seu alternador aumentando a demanda de carga, conforme a necessidade. O sistema é inteligente.

Se ele estava operando entre 12,8 e 12,9 V é porque a sua bateria estava carregada e o sistema estava enviando apenas uma carga de flutução.

Esqueça o 13,8 e 14,0 V. Na realidade esse valor que você tem mente pode ir até 14,4 V. São valores de tensão para sistema elétricos antigos, que não tem monitoramento eletrônico por demanda. O Golf TSI pode até passar desses 14,4 V, esse é um dos motivos da bateria ser do tipo EFB.

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Em 12/10/2021 at 9:07 PM, Jorge Jox disse:

Meu caro, na minha opinião você está seguindo muito as coisas ao pé da letra.

1º - 12,56 V é a mesma coisa que 12,6 V. É apenas uma questão de arredondamento utilizada por aparelhos medidores e dados contidos em matérias redigidas na área técnica. Sem contar que ainda tem que ser levado em consideração a precisão e calibração do equipamento utilizado para a medição.

2º - A indicação de carga da bateria em 80% não significa um valor ruim e nem tão pouco se trata de uma informação precisa. Não é um equipamento aferido para medição de carga da bateria e sim uma das funções, entre muitas outras, que a eletrônica do carro dispõe.

Só para sua informação: a minha finada bateria durou 6 anos e meio e o carro nunca informou 100% de carga. Raríssimas vezes informou 90%. Na maioria das vezes informava 80%. E se você entende um pouco de bateria, deve saber que carregá-la ao máximo (100%), pode diminuir a vida útil dela.

3º - O seu alternador manter a carga da bateria entre 12,8 e 12,9 V não significa que tem algo de errado. A eletrônica do carro monitora a carga da sua bateria e o alternador trabalha sobre demanda. Em outras palavras: ele manda a carga conforme a necessidade do sistema e o estado de armazenamento de sua bateria. A coisa funciona desta forma para baixar o consumo de combustível, pois quanto mais carga o alternados enviar, maior será o consumo de combustível para movimentá-lo. Dê a partida no seu carro e vá agregando consumidores e verá o seu alternador aumentando a demanda de carga, conforme a necessidade. O sistema é inteligente.

Se ele estava operando entre 12,8 e 12,9 V é porque a sua bateria estava carregada e o sistema estava enviando apenas uma carga de flutução.

Esqueça o 13,8 e 14,0 V. Na realidade esse valor que você tem mente pode ir até 14,4 V. São valores de tensão para sistema elétricos antigos, que não tem monitoramento eletrônico por demanda. O Golf TSI pode até passar desses 14,4 V, esse é um dos motivos da bateria ser do tipo EFB.

Jorge, Boa tarde.

Só vi sua resposta hoje. Muito obrigado pelas dicas e explicações.

Depois de muitas horas de pequisas na internet, cheguei as mesmas conclusões que vc postou aqui. A mais importante, e que me fez concluir que provavelmente não há nada de errado, foi a que vc relata no item 3. 

Única coisa que ainda me preocupa, é que vi alguns relatos dizendo, que o sistema vai se auto-regulando para a capacidade de carga da bateria, e a medida que a bateria vai perdendo capacidade no fim da vida útil, o sistema vai se regulando para valores mais baixos de carga da bateria. E que ao trocar a bateria, se vc não codificar a bateria nova no sistema, o mesmo vai continuar com a regulagem da bateria velha/fraca.

Segue um video no Youtube sobre o assunto. Nesse video, o cara diz que todos os carros da VW e Audi tem o mesmo sistema High-Tech Energy Managment System. Eu acredito que não são todos iguais, e que a complexidade deste sistema é de acordo com o carro. No meu caso é um carro manual e com sistemas básicos de multimidia (único luxo é o teto solar). Mas não sei de fato, não achei esta informação em lugar nenhum.

 

O problema é que segundo esta empresa, só pode usar as baterias de 4 ou 5 fabricantes europeus, autorizados pela VW, e que vem como código BEM. E pra nós não existe esta opção. 

E no meu caso, fiquei uns 5 meses com a bateria fraca e piorando a cada mês, até o ponto de não segurar mais carga. Bateria original de 2014.

Se for exatamente assim, que o sistema se auto-ajustou para a bateria velha, posso potencialmente vir a ter um problema e prejudicar a vida útil desta bateira nova.

Liguei para todas as concessionárias do Rio, e obviamente, nenhum "consultor técnico" sabe o que está falando e ouvi coisas absurdas. Umas dizem que não tem que codificar nada e outras dizem que tem, mas não sabem explicar nada, e cobram 350 reais e deixar o carro o dia todo. 

Decidi não arriscar e levar o carro em nenhuma concessionária, com certeza vão estragar alguma coisa no carro.

Pensei em compra um VCDS para eu mesmo codificar, mas difícl saber qual é confiável comprar no ML. E só tenho um Macbook 2009, que não irá funcionar bem com uma instalação de Windows.

Estou indeciso, entre manter a bateria desligada, pois não tenho usado o carro, mas nesse caso o carro ficaria destrancado na garagem do prédio. E uma vez por mês, ligar a bateria e ligar o carro. Ou deixar a bateria ligada e ligar o carro toda semana, e se a vida útil desta bateria nova for de fato prejudicada, que seja, paciência.

Mais inclinado pela segunda opção. Mas por enquanto estou com a bateria desligada e carro destrancado na garagem.

Obrigado de novo pela força e pela paciência de responder explicando as coisas. Muita boa contribuição. Boa sorte.

 

 

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Jorge, Boa tarde.
Só vi sua resposta hoje. Muito obrigado pelas dicas e explicações.
Depois de muitas horas de pequisas na internet, cheguei as mesmas conclusões que vc postou aqui. A mais importante, e que me fez concluir que provavelmente não há nada de errado, foi a que vc relata no item 3. 
Única coisa que ainda me preocupa, é que vi alguns relatos dizendo, que o sistema vai se auto-regulando para a capacidade de carga da bateria, e a medida que a bateria vai perdendo capacidade no fim da vida útil, o sistema vai se regulando para valores mais baixos de carga da bateria. E que ao trocar a bateria, se vc não codificar a bateria nova no sistema, o mesmo vai continuar com a regulagem da bateria velha/fraca.
Segue um video no Youtube sobre o assunto. Nesse video, o cara diz que todos os carros da VW e Audi tem o mesmo sistema High-Tech Energy Managment System. Eu acredito que não são todos iguais, e que a complexidade deste sistema é de acordo com o carro. No meu caso é um carro manual e com sistemas básicos de multimidia (único luxo é o teto solar). Mas não sei de fato, não achei esta informação em lugar nenhum.
 
O problema é que segundo esta empresa, só pode usar as baterias de 4 ou 5 fabricantes europeus, autorizados pela VW, e que vem como código BEM. E pra nós não existe esta opção. 
E no meu caso, fiquei uns 5 meses com a bateria fraca e piorando a cada mês, até o ponto de não segurar mais carga. Bateria original de 2014.
Se for exatamente assim, que o sistema se auto-ajustou para a bateria velha, posso potencialmente vir a ter um problema e prejudicar a vida útil desta bateira nova.
Liguei para todas as concessionárias do Rio, e obviamente, nenhum "consultor técnico" sabe o que está falando e ouvi coisas absurdas. Umas dizem que não tem que codificar nada e outras dizem que tem, mas não sabem explicar nada, e cobram 350 reais e deixar o carro o dia todo. 
Decidi não arriscar e levar o carro em nenhuma concessionária, com certeza vão estragar alguma coisa no carro.
Pensei em compra um VCDS para eu mesmo codificar, mas difícl saber qual é confiável comprar no ML. E só tenho um Macbook 2009, que não irá funcionar bem com uma instalação de Windows.
Estou indeciso, entre manter a bateria desligada, pois não tenho usado o carro, mas nesse caso o carro ficaria destrancado na garagem do prédio. E uma vez por mês, ligar a bateria e ligar o carro. Ou deixar a bateria ligada e ligar o carro toda semana, e se a vida útil desta bateria nova for de fato prejudicada, que seja, paciência.
Mais inclinado pela segunda opção. Mas por enquanto estou com a bateria desligada e carro destrancado na garagem.
Obrigado de novo pela força e pela paciência de responder explicando as coisas. Muita boa contribuição. Boa sorte.
 
 
Sidney, boa tarde!
Nunca soube dessa característica do sistema se autoadaptar para bateria velha. Nem sei como ele conseguiria fazer essa leitura no sistema. Nem imagino.

Sei que coloquei uma Heliar EFB, que apesar de ser do tipo da recomendada pela VW, não está inserida no banco de dados da montadora e que por isso não tem como codificá-la junto ao carro.

Mas ainda assim, via VCDS, entrei no sistema e alterei a informação original de 69Ah pra os 72Ah da nova batida.

Fiz a substituição em março desse ano.

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Sidney, boa tarde!
Nunca soube dessa característica do sistema se autoadaptar para bateria velha. Nem sei como ele conseguiria fazer essa leitura no sistema. Nem imagino.

Sei que coloquei uma Heliar EFB, que apesar de ser do tipo da recomendada pela VW, não está inserida no banco de dados da montadora e que por isso não tem como codificá-la junto ao carro.

Mas ainda assim, via VCDS, entrei no sistema e alterei a informação original de 69Ah pra os 72Ah da nova batida.

Fiz a substituição em março desse ano.

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Você citou o fato de não estar no BD da VW. A moura 72ah está no banco?

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Você citou o fato de não estar no BD da VW. A moura 72ah está no banco?

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Eram somente as baterias importadas, que são comercializadas a preços exorbitantes nas concessionárias, que estavam no banco de dados. Varta, Banner, se não me falha a memória.
Tem que ter aquela sequência VW, tipo, 5GM 915 105P, por exemplo.
Talvez agora tenha alguma nova no banco.

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17 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Eram somente as baterias importadas, que são comercializadas a preços exorbitantes nas concessionárias, que estavam no banco de dados. Varta, Banner, se não me falha a memória.
Tem que ter aquela sequência VW, tipo, 5GM 915 105P, por exemplo.
Talvez agora tenha alguma nova no banco.

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Jorge.

Correto. Isso mesmo. Somente cinco (ou seis, não me lembro exato) fabricantes europeus.

No VCDS aparece somente essas opcões também. Pelo que vi em mais de uma dezena de videos no youtube.

Quanto a questão da Ah, no meu caso, não estou preocupado, pois substitui uma de 59Ah original Exide, por uma Heliar 60 Ah, também EFB. Acredito que a diferença 1 AH, sem codificar, não causará nenhum impacto negativo na vida útil da bateria.

Minha preocupação é somente indicar para o Sistema de Gerenciamento de Energia do carro, que a bateria foi trocada e que por isso, tem que voltar aos valores originais de fabrica para carregamento da bateria nova.

Vi videos da RossTech, indicando a mesma coisa do video que postei acima. Que tem informar ao sistema que a bateria é nova. Mas também se referindo as baterias indicadas/autorizadas pelo sistema VW.

Mas acredito que se somente indicando a troca da bateria, e os parâmetros da nova nova bateria, já irá resetar o sistema para ele carregar Bateria Nova com 100% de carga.

A Heliar que comprei tem o CCA de 560 A e a Exide original tem CCA de 640 A.

Mas para Brasil essa diferença não é importante pois esse CCA é para -18 graus centigrados e não temos temperaturas abaixo de zero aqui. Então, no meu caso, mesmo o CCA sendo 560A, atende muito bem.

Jorge, se souber alguma oficina que possa fazer essa codificação pra mim, por favor me diga.

Obrigado

 

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Isso tudo não de codificar/informar a bateria não parece afetar a vida útil da bateria seguinte.
Do meu Golf a original EFB da Varta com 69A durou uns 3,5 anos
Troquei  na concessionária autorizada VW por uma comum da Moura de 75A, que até o momento está funcionando bem.
Atualmente ela passou de 4 anos,  já durou mais que a original e parece que vai longe ainda.

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Isso tudo não de codificar/informar a bateria não parece afetar a vida útil da bateria seguinte.
Do meu Golf a original EFB da Varta com 69A durou uns 3,5 anos
Troquei  na concessionária autorizada VW por uma comum da Moura de 75A, que até o momento está funcionando bem.
Atualmente ela passou de 4 anos,  já durou mais que a original e parece que vai longe ainda.
O seu é DSG ou manual?

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3 horas atrás, belotto disse:

Mas essa codificação vai depender do scanner né? A loja de baterias não vai ter. Vou acabar tendo de comprar um

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Loja de baterias não oferecem isto infelizmente. Pelo menos aqui no Rio, não. Nem sequer um Multímetro pra te mostrar que a bateria que esta sendo entregue está com voltagem correta.

E quando liguei 8 dias depois reclamando que a bateria estava descarregada e que queria outra, disse que éra impossível e que meu carro estava com defeito. Mesmo tendo sido retirada a bateria original de 2014. Carro com defeito, a bateria dura 8 anos? perguntei ao sujeito.

Enviaram outra bateria, mas exigí que trouxessem um testador eletrônico de bateria, ou no mínimo um multímetro pra me mostrar se a tensão da bateria estava correta. Testador também não tem e o multímetro que trouxeram é daqueles de 40 reais no ML, e estava com mal contato.

Eu quero comprar um VCDS, mas vou ter que comprar um notebook windows usado (pois não preciso de notebook, pois tenho um Macbook de 2009 que me atende pro trabalho) só para isso. Vai sair caro a brincadeira. Não sei se vale a pena.

 

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1 hora atrás, amd3000 disse:

Isso tudo não de codificar/informar a bateria não parece afetar a vida útil da bateria seguinte.
Do meu Golf a original EFB da Varta com 69A durou uns 3,5 anos
Troquei  na concessionária autorizada VW por uma comum da Moura de 75A, que até o momento está funcionando bem.
Atualmente ela passou de 4 anos,  já durou mais que a original e parece que vai longe ainda.

Mas a concessionária deve ter codificado sua bateria nova. Tinham obrigação. Podem não ter te avisado, mas fizeram, provavelmente.

 

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Mas a concessionária deve ter codificado sua bateria nova. Tinham obrigação. Podem não ter te avisado, mas fizeram, provavelmente.
 
Existe bateria Moura EFB de 75Ah?
Creio que não. 72Ah sim.
E configurar para o Golf TSI, creio que só EFB ou AGM.

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Loja de baterias não oferecem isto infelizmente. Pelo menos aqui no Rio, não. Nem sequer um Multímetro pra te mostrar que a bateria que esta sendo entregue está com voltagem correta.
E quando liguei 8 dias depois reclamando que a bateria estava descarregada e que queria outra, disse que éra impossível e que meu carro estava com defeito. Mesmo tendo sido retirada a bateria original de 2014. Carro com defeito, a bateria dura 8 anos? perguntei ao sujeito.
Enviaram outra bateria, mas exigí que trouxessem um testador eletrônico de bateria, ou no mínimo um multímetro pra me mostrar se a tensão da bateria estava correta. Testador também não tem e o multímetro que trouxeram é daqueles de 40 reais no ML, e estava com mal contato.
Eu quero comprar um VCDS, mas vou ter que comprar um notebook windows usado (pois não preciso de notebook, pois tenho um Macbook de 2009 que me atende pro trabalho) só para isso. Vai sair caro a brincadeira. Não sei se vale a pena.
 
Existem lojas de baterias no Rio, que tem equipamentos que até verificam se a bateria está segurando a carga. Faça uma pesquisa e encontrará. Bairro de Botafogo é um deles.

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2 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Existem lojas de baterias no Rio, que tem equipamentos que até verificam se a bateria está segurando a carga. Faça uma pesquisa e encontrará. Bairro de Botafogo é um deles.

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Eu comprei a bateria da loja de Botafogo mesmo. Eles não tem, ou tem e fazem questão de não usar, nenhum medidor digital específico de teste de bateria. E dizem que seu carro está com defeito.

Mas ofereci para que testassem na minha frente e me mostrar que era o carro que estava descarregando exageradamente a bateria, mas ai desconversou.

Pelo menos enviaram outra bateria.

Eu ainda estou fazendo testes para ver se não tem nenhuma descarga parasita anormal no meu carro parado. Amanho pretendo concluir estes testes.

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Eu comprei a bateria da loja de Botafogo mesmo. Eles não tem, ou tem e fazem questão de não usar, nenhum medidor digital específico de teste de bateria. E dizem que seu carro está com defeito.
Mas ofereci para que testassem na minha frente e me mostrar que era o carro que estava descarregando exageradamente a bateria, mas ai desconversou.
Pelo menos enviaram outra bateria.
Eu ainda estou fazendo testes para ver se não tem nenhuma descarga parasita anormal no meu carro parado. Amanho pretendo concluir estes testes.
Tem várias lojas em Botafogo. Rua da Passagem, rua General Polidoro, rua São João Batista também deve ter. Já troquei de outro carro na rua da Passagem. A primeira coisa que o vendedor fez foi verificar se a minha bateria segurava carga. Não segurava. Ainda me explicou que o ponteiro tinha que permanecer numa faixa verde do equipamento. Depois verificou se o alternador carregava. Estava tudo ok e comprei a bateria nova. Rua da Passagem, esquina com a rua Arnaldo Quintela, que também tem lojas.

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