Carbonização haste válvula Tsi


Recommended Posts

Hoje resolvi aproveitar o feriado em SP e estou na oficina do meu sobrinho fazendo a descarbonização das válvulas.
Seguem fotos do estado atual das válvulas de admissão. Depois mostro como ficou após a limpeza. Vai ser o dia inteiro aqui...
Golf Comfortline 1.0 3 cilindros TSI flex 17/17 com 74 mil km. Na ordem das fotos: cilindro 1, 2 e 3.
70a5a8939be5c3b2a4bda0a6b2b2cb7c.jpgb9968958a347f741c5ddf1cbd8f1c9d5.jpgeba18f8dd4f898f3c846cecf67ed94cc.jpg

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


Está descarbonizando com o que?
Que processo?
Usou sempre o mesmo óleo lubrificante?

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está descarbonizando com o que?

Que processo?

Usou sempre o mesmo óleo lubrificante?

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

Químico-mecanico. Usou um descarbonizante em spray (car80) e escovinha / pincel. Mas tem que fazer uma câmara de cada vez, travando o virabrequim com as válvulas totalmente fechadas para não escorrer produto pra dentro do cilindro. Daí forma um caldo que precisa ser tirado com siringa a vácuo.

Em oficinas mais especializadas eles usam jateamento com casca de noz.

 

Sempre levei o carro em concessionária, então espero que eles tenham usado o óleo recomendado kkkk

 

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carbonização acontece com mais frequência nos motores de primeira e segunda geração, aqui no Brasil todos dessas gerações são 2.0 (Jetta, Fusca, A3 8P, etc.)

Nos de terceira geração que equipam os 1.4 e 1.8TSI/TFSI e GTI é bem menos recorrente mas ainda assim existe, de fato qualquer motor movido a gasolina e diesel está sujeito a isso.
 
Na verdade o vilão dessa estória de carbonização é a injeção direta. Meu sobrinho classificou a carbonização no meu como moderada, já que ainda não estava cristalizada (era como uma goma ou graxa nos pés e câmaras de admissão), talvez pelo fato de eu pegar mais rodovias do que trânsito intenso. Mas o problema se manifesta em motores diesel e gasolina ou Flex que tenha injeção direta.
Antes do meu ele fez o procedimento em uma Tiguan 2015 com 80 mil km que estava um pouco pior, não a ponto de travar as válvulas, mas já dando diferença nítida em desempenho e consumo.
Como já ressaltado em diversos vídeos, não é uma questão de se usar esse ou aquele combustível vai diminuir a incidência do problema. Isso não é uma verdade. Mas sim quando vai acontecer. O ideal é em 60 mil km já fazer a limpeza.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Químico-mecanico. Usou um descarbonizante em spray (car80) e escovinha / pincel. Mas tem que fazer uma câmara de cada vez, travando o virabrequim com as válvulas totalmente fechadas para não escorrer produto pra dentro do cilindro. Daí forma um caldo que precisa ser tirado com siringa a vácuo.Em oficinas mais especializadas eles usam jateamento com casca de noz.
 
Sempre levei o carro em concessionária, então espero que eles tenham usado o óleo recomendado kkkk
 
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 
 
 
Blz, show!
Quando perguntei do óleo não suspeitei de fora da especificação. Apenas pensei na marca. Para ter uma referência no estado das sedes e a marca usada.
As concessionárias volta e meia trocam de fornecedor de óleo.
Em concessionária já pus Elaion, Castrol, VW (Castrol), Ypiranga.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

O assentamento da válvula também fica carbonizado, o que causa deficiência de vedação, acarretando em mal funcionamento e consequentemente problema no consumo.

Toda a haste da válvula também fica carbonizada, causando um maior atrito e uma possível causa do travamento.

essas limpezas simples só limpam a parte fixa que não afeta muito, é meio que uma maquiagem e acabam não resolvendo o problema que só seria resolvido tirando o cabeçote e fazendo uma descarbonização completa.

fiz a completa no meu Jetta e ficou ótimo, mas caro eu confesso... kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O assentamento da válvula também fica carbonizado, o que causa deficiência de vedação, acarretando em mal funcionamento e consequentemente problema no consumo.

Toda a haste da válvula também fica carbonizada, causando um maior atrito e uma possível causa do travamento.

essas limpezas simples só limpam a parte fixa que não afeta muito, é meio que uma maquiagem e acabam não resolvendo o problema que só seria resolvido tirando o cabeçote e fazendo uma descarbonização completa.

fiz a completa no meu Jetta e ficou ótimo, mas caro eu confesso... kkk

Tudo bem, você fez descarbonizacao. Mas o seu carro estava apresentando algum problema?

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 09/07/2020 at 1:24 PM, Jorge Jox disse:

Ficou muito bom!

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Amigo boa tarde! por esse motivo seu carro ficava com a luz da injecao acessa?

estou com esse problema! o mecanico me disse que pode ser a carbonizacao ja que eu ja troquei velas e bicos!

passando o scanner acusa falha no cilindro 1, e o cilindro 1 é oque esta mais sujo.

sera que pode ser isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo boa tarde! por esse motivo seu carro ficava com a luz da injecao acessa?
estou com esse problema! o mecanico me disse que pode ser a carbonizacao ja que eu ja troquei velas e bicos!
passando o scanner acusa falha no cilindro 1, e o cilindro 1 é oque esta mais sujo.
sera que pode ser isso?
Oi colega. Não, quando fiz no meu não estava com luz de injeção acesa. Acredito que não tenha relação, a menos que a carbonização tenha chegado em um nível muito crítico a ponto de causar misfire ou algum problema de ignição ou injeção.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...