Teste desgaste embreagens DSG


armartins

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Pessoal criei o tópico novo só porque o vídeo trata especificamente sobre as embreagens e não sobre a mecatrônica, vale a pena ver todo o vídeo do pessoal da AvantGarde, mas segue o link no momento exato aonde ele explica como proceder para fazer o teste. Interessante para quem está por comprar um DSG fazer esse teste rápido rodando com o carro

 

 

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14 horas atrás, armartins disse:

Pessoal criei o tópico novo só porque o vídeo trata especificamente sobre as embreagens e não sobre a mecatrônica, vale a pena ver todo o vídeo do pessoal da AvantGarde, mas segue o link no momento exato aonde ele explica como proceder para fazer o teste. Interessante para quem está por comprar um DSG fazer esse teste rápido rodando com o carro

 

 

Conheço essa loja.

Trabalhei ali perto do Metro Brooklin e passei várias vezes lá em frente.

Parte interessante que ele fala é que o auto hold não é recomendável...

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Conheço essa loja.
Trabalhei ali perto do Metro Brooklin e passei várias vezes lá em frente.
Parte interessante que ele fala é que o auto hold não é recomendável...
Cheguei a fazer esse teste com o antigo Golf.

O acesso à garagem de onde resido tem uma subida bem inclinada e tenho que subir devagar, pois é estreita. Para poupar os discos das embreagens, coloco na 1a em manual, assim evito dele tentar trocar de marcha na subida. E assim continuo até ao estacionar na minha vaga.

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Cheguei a fazer esse teste com o antigo Golf.

O acesso à garagem de onde resido tem uma subida bem inclinada e tenho que subir devagar, pois é estreita. Para poupar os discos das embreagens, coloco na 1a em manual, assim evito dele tentar trocar de marcha na subida. E assim continuo até ao estacionar na minha vaga.

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Faço o mesmo na casa do meu pai.

Mas um dia me ferrei com o controle de tração.
Estava indo num sitio de um tio meu e tinha uma subida bem ingrime de pedras solta. Primeira vez que estava indo la.

Coloquei em primeira no modo manual e comecei a subir. O carro comecou a patinar e o controle de tração (vulgo freio) comecou a freiar as rodas.
Até um momento que o carro parou de vez, nisso subiu um belo cheio de queimado.

Desci até o plano, desliguei o controle de tração e consegui subir patinando dessa vez...

Certeza que dei uma fritada da embreagem das marchas ímpares...

Paciência! [emoji2369]

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Faço o mesmo na casa do meu pai.

Mas um dia me ferrei com o controle de tração.
Estava indo num sitio de um tio meu e tinha uma subida bem ingrime de pedras solta. Primeira vez que estava indo la.

Coloquei em primeira no modo manual e comecei a subir. O carro comecou a patinar e o controle de tração (vulgo freio) comecou a freiar as rodas.
Até um momento que o carro parou de vez, nisso subiu um belo cheio de queimado.

Desci até o plano, desliguei o controle de tração e consegui subir patinando dessa vez...

Certeza que dei uma fritada da embreagem das marchas ímpares...

Paciência! [emoji2369]

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Bom saber que o controle de tração pode jogar contra numa situação dessa! [emoji848]

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Eu costumava fazer isso com o meu Focus powershift. Com o golf eu coloco no sport, mas aí ele segura na segunda.

É até difícil fazer ele ficar na primeira.

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Talvez na 2a marcha segure melhor o ímpeto do motor numa subida escorregadia.
Mas no modo manual a 2a só entra a partir de 2.000RPM. Isso pode ser uma velocidade muito alta pra qualidade do piso. Talvez não tenha nem espaço para colocar a 2a marcha.

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Estou aguardando o vídeo da mecatrônica, deve sair na sequência, vamos ver se tem algo que não sabemos... O que parece brabo é o cara estar com a mecatrônica meia boca, mas ainda funcionando e por erro dela detonar as embreagens... No final do video ele já falou "pode acontecer, é loteria" se referindo à mecatrônica. Andei semana passada em um GTI com Remap stage 2 da Revo só para Podium com downpipe sem catalizador e remap de cambio também... muito forte o carro e impressionante o desempenho da transmissão, brabo que é muito agressivo nas rotações no D ele já estica até o final as marchas, ótimo pro desempenho, mas pro bolso .... :D

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Estou aguardando o vídeo da mecatrônica, deve sair na sequência, vamos ver se tem algo que não sabemos... O que parece brabo é o cara estar com a mecatrônica meia boca, mas ainda funcionando e por erro dela detonar as embreagens... No final do video ele já falou "pode acontecer, é loteria" se referindo à mecatrônica. Andei semana passada em um GTI com Remap stage 2 da Revo só para Podium com downpipe sem catalizador e remap de cambio também... muito forte o carro e impressionante o desempenho da transmissão, brabo que é muito agressivo nas rotações no D ele já estica até o final as marchas, ótimo pro desempenho, mas pro bolso .... [emoji3]
Por isso que acho o 1.4 um equilíbrio melhor. Anda bem e não é exagerado igual ao 2.0

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Por isso que acho o 1.4 um equilíbrio melhor. Anda bem e não é exagerado igual ao 2.0

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Problema é o cara não ter braço pra tirar o máximo de um GTI stock, mas ainda assim mandar fazer uns "stages". Pisar na reta, até taxista faz.

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Parte interessante que ele fala é que o auto hold não é recomendável...

O autoHold não é uma solução mágica. Tem lá os seus prós, mas também tem os seus contras. Enquanto parado, ele só desarma o freio quando o sistema "percebe" uma solicitação de tração. Em piso plano, aclive simples, ou declive, o impacto é insignificante, e o funcionamento é magnífico. Mas eu dou certeza que usar o autoHold em aclive forte, gera desgaste prematura no conjunto da embreagem. O sistema precisa garantir que o carro não vai descer, ao mesmo tempo tem que entender que há tração suficiente para ele subir. Exatidão de funcionamento sem consequências de desgastes, é pedir demais. Parece algo simples no ponto de vista da concepção do funcionamento, mas é complexo do ponto de vista da execução. Enfim, não tem como não acontecer algum desgaste.  

 

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O autoHold não é uma solução mágica. Tem lá os seus prós, mas também tem os seus contras. Enquanto parado, ele só desarma o freio quando o sistema "percebe" uma solicitação de tração. Em piso plano, aclive simples, ou declive, o impacto é insignificante, e o funcionamento é magnífico. Mas eu dou certeza que usar o autoHold em aclive forte, gera desgaste prematura no conjunto da embreagem. O sistema precisa garantir que o carro não vai descer, ao mesmo tempo tem que entender que há tração suficiente para ele subir. Exatidão de funcionamento sem consequências de desgastes, é pedir demais. Parece algo simples no ponto de vista da concepção do funcionamento, mas é complexo do ponto de vista da execução. Enfim, não tem como não acontecer algum desgaste.   
Se não tivesse o autohold, arrancar com o freio de mão no meio de um aclive acentuado daria um desgaste semelhante.
Percebo que quando arranco em declives acentuados e piso pouco no acelerador, o carro anda alguns centímetros para trás. Talvez não chegue a 5cm. Isso significa que ele não trava em excesso até liberar totalmente o carro. Digo, não força a embreagem mais do que o suficiente.

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6 horas atrás, Jorge Jox disse:

Se não tivesse o autohold, arrancar com o freio de mão no meio de um aclive acentuado daria um desgaste semelhante.
Percebo que quando arranco em declives acentuados e piso pouco no acelerador, o carro anda alguns centímetros para trás. Talvez não chegue a 5cm. Isso significa que ele não trava em excesso até liberar totalmente o carro. Digo, não força a embreagem mais do que o suficiente.

Meu carro tem o mecanismos auto-hold, porém é de câmbio manual. Creio que o funcionamento dessa tecnologia seja praticamente semelhante, tanto para o Golf de câmbio manual quanto para o Golf de câmbio automatizado. O câmbio DSG, no final das contas, é um câmbio de disco de embreagem porém automatizada. Ao menos no Golf, de câmbio manual, o auto-hold segura o veículo atuando em cima do sistema ABS, e orientando-se por outros sensores. Em situação de declive, aclive simples, e piso reto, o funcionamento é formidável, e o desgaste praticamente inexiste. São as 3 condições perfeitas para o auto-hold funcionar de maneira exemplar. Mas em situação de aclive acentuado,  o disco de embreagem (nada em exagero, é claro) tende a sofrer um breve desgaste. Não tem como ser diferente. Porque o autohold deve solucionar um pequeno conflito com as grandezas vetoriais envolvidas. Enquanto parado, em aclive, e deseja-se movimentar o carro para frente sempre será necessário aumentar a energia potencial gravitacional, esta obtida ao solicitarmos a força do motor para provocar o deslocamento desejado.  A força para subir deve ser igual ao produto entre a massa, gravidade e o seno do ângulo de inclinação da subida. E quanto maior o ângulo da subida maior deve ser a força a ser empregada. Resumindo: Em pista plana, apenas a elevação de 900Rpms (50rpms a mais que o do giro convencional)  são necessários para provocar o desarme imediato do auto-hold. Em aclive acentuado, obviamente considerando o torque do Goff 1.4L, não menos que os 1500RPMs para o resultado semelhante do desarme do auto-hold.  

Em tempo: Certa vez fiquei parado num aclive acentuado. Não lembro se foi por 5 ou 15 minutos. Lembro que foi um belo tempo. Enfim, depois de esgotada a tolerância do sistema em manter o carro parado, naquela inclinação, o Golf acionou automaticamente o freio de mão,  em seguinda desarmou o auto-hold, e  simplesmente impediu o uso do auto-hold temporariamente. A mensagem no painel foi mais ou menos assim : "auto-hold desabilitado, aclive acentuado." Daí subentende-se que ele não usa o freio de mão, mas o freio mesmo numa "pressão" que eu nem imagino qual seja. E com o freio de mão acionado, a liberação automática ocorrerá praticamente da mesma forma: solicitação de tração, com os pré-requisitos atingidos (porta fechada, cinto de segurança, etc)??? Desarma-se automaticamente o freio de mão, então!

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Meu carro tem o mecanismos auto-hold, porém é de câmbio manual. Creio que o funcionamento dessa tecnologia seja praticamente semelhante, tanto para o Golf de câmbio manual quanto para o Golf de câmbio automatizado. O câmbio DSG, no final das contas, é um câmbio de disco de embreagem porém automatizada. Ao menos no Golf, de câmbio manual, o auto-hold segura o veículo atuando em cima do sistema ABS, e orientando-se por outros sensores. Em situação de declive, aclive simples, e piso reto, o funcionamento é formidável, e o desgaste praticamente inexiste. São as 3 condições perfeitas para o auto-hold funcionar de maneira exemplar. Mas em situação de aclive acentuado,  o disco de embreagem (nada em exagero, é claro) tende a sofrer um breve desgaste. Não tem como ser diferente. Porque o autohold deve solucionar um pequeno conflito com as grandezas vetoriais envolvidas. Enquanto parado, em aclive, e deseja-se movimentar o carro para frente sempre será necessário aumentar a energia potencial gravitacional, esta obtida ao solicitarmos a força do motor para provocar o deslocamento desejado.  A força para subir deve ser igual ao produto entre a massa, gravidade e o seno do ângulo de inclinação da subida. E quanto maior o ângulo da subida maior deve ser a força a ser empregada. Resumindo: Em pista plana, apenas a elevação de 900Rpms (50rpms a mais que o do giro convencional)  são necessários para provocar o desarme imediato do auto-hold. Em aclive acentuado, obviamente considerando o torque do Goff 1.4L, não menos que os 1500RPMs para o resultado semelhante do desarme do auto-hold.  
Em tempo: Certa vez fiquei parado num aclive acentuado. Não lembro se foi por 5 ou 15 minutos. Lembro que foi um belo tempo. Enfim, depois de esgotada a tolerância do sistema em manter o carro parado, naquela inclinação, o Golf acionou automaticamente o freio de mão,  em seguinda desarmou o auto-hold, e  simplesmente impediu o uso do auto-hold temporariamente. A mensagem no painel foi mais ou menos assim : "auto-hold desabilitado, aclive acentuado." Daí subentende-se que ele não usa o freio de mão, mas o freio mesmo numa "pressão" que eu nem imagino qual seja. E com o freio de mão acionado, a liberação automática ocorrerá praticamente da mesma forma: solicitação de tração, com os pré-requisitos atingidos (porta fechada, cinto de segurança, etc)??? Desarma-se automaticamente o freio de mão, então!
Muito bonito os termos que você usou. Mas a energia que o sistema automático de travamento usa, vai ser semelhante a que usaríamos num freio de mão. Quarto mais inclinado, maior o tempo de acoplamento até o carro ter força para vencer a inclinação.

O sistema pode até ser o mesmo no usado com cambio automático e manual. Mas há diferença na programação

Com o câmbio manual não sei como é a programação.
No DSG mexicano permanece travado durante uns 3 segundos.
No DSG alemão permanece travado enquanto não se acelera.

Sobre o termo automático e automatizado, costumo citar na maioria das vezes automático, principalmente se for a um leigo, coisa que você não é.
Não importa se é automático ou automatizado, o sistema realiza todas as operações automaticamente ou seja é colocar o câmbio no D e acelerar.

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12 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Mas a energia que o sistema automático de travamento usa, vai ser semelhante a que usaríamos num freio de mão.

Eu penso que não pode ser a mesma energia. Senão, porque motivos ele se recusaria a tivar o auto-hold quando se encontra num aclive acentuado? Numa situação normal se o auto-hold está ativado o símbolo de "freio ativado fica verde", enquanto que se o freio de mão está ativado , o símbolo passa para vermelho. Verde e Vermelho me dão uma ideia, mais ou menos, de quanto de força ele está apliciando no sistema de freios, para manter o carro parado. Na minha percepção, o auto-hold trabalhando é semelhante a uma pisada constante, mas não necessariamente enérgica no sistema de freios. Aliás, mal se consegue ouvir o desarme do auto-hold porque é algo relativamente rápido e imediatista. Já a ativação do freio de mão eletrônico, além de levar otempo um pouquinho maior, se mostra bem mais ruidosa.

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Eu penso que não pode ser a mesma energia. Senão, porque motivos ele se recusaria a tivar o auto-hold quando se encontra num aclive acentuado? Numa situação normal se o auto-hold está ativado o símbolo de "freio ativado fica verde", enquanto que se o freio de mão está ativado , o símbolo passa para vermelho. Verde e Vermelho me dão uma ideia, mais ou menos, de quanto de força ele está apliciando no sistema de freios, para manter o carro parado. Na minha percepção, o auto-hold trabalhando é semelhante a uma pisada constante, mas não necessariamente enérgica no sistema de freios. Aliás, mal se consegue ouvir o desarme do auto-hold porque é algo relativamente rápido e imediatista. Já a ativação do freio de mão eletrônico, além de levar otempo um pouquinho maior, se mostra bem mais ruidosa.
Entendo que o freio com LED em verde significa acionamento momentâneo, que não se pode sair do carro nessa condição.
LED em vermelho, freio de mão acionado e em condição de sair do carro.
O autohold acionado é muito forte sim. Tanto é que seguira o carro em qualquer inclinação.
Mas não posso afirmar nada do que disse, apenas conclui.
Veja esse vídeo!



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Eu acompanho o canal da avantgard e os vídeos estão muito bons. Antes do GTI tive um A3 Sport 2.0T (também remapeado) e fiquei com ele até 75.000km sem nenhum sintoma de embreagem gasta.  Basta não abusar do launch control e e não forçar embreagem em ladeira. Sempre pra sair da garagem ou subir alguma ladeira coloco no Sport pra ele subir em 1a, etc. São detalhes que ajudam.

Sobre GTI stage 2, o consumo do meu tá o mesmo de quando era stock. Nenhum dos carros que usei remap passou a beber mais.

Cada cabeça é uma sentença, mas eu acho inadmissível ter um turbo sem remapeá-lo. Custo-benefício bom demais. Ninguém vai querer virar o Senna nas curvas molhadas só porque remapeou o carro.

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Em 13/02/2020 at 9:33 AM, anghinoni disse:

E é bem perceptível que ele usa só os freios traseiros.

Dependendo da inclinação e o quanto você acelera, da até uns trancos quando ele solta o freio...

Pois é no manual eu não gosto muito principalmente quando ele precisa soltar o freio de estacionamento. Sair de uma vaga inclinada aonde tem que manobrar eu sinto falta da modulação do freio de estacionamento que o cabo proporciona no freio de mão manual. No mais quando envolve só o auto-hold (verdinho) é só acelerar um pouco mais e acostumar até ele largar os freios traseiros.

@iCardeX  1- "sempre será necessário aumentar a energia potencial gravitacional, esta obtida ao solicitarmos a força do motor para provocar o deslocamento desejado.", meu conhecimento de física está enferrujado, mas salvo engano a energia potencial sempre é máxima em repouso. No cenário carro em aclive, parado a energia potencial seria máxima (e tenderia a descer o carro ladeira abaixo), então ao solicitar o trabalho produzido pelo motor esse trabalho realizado tem que superar a energia potencial para que ocorra o deslocamento para frente (e para cima no plano inclinado). Detalhes, mas enfim :D

2- Essa situação que você mencionou dele acionar o freio de estacionamento e desabilitar o auto-hold. Imagino como seria na mesma situação no mexicano com hill-assist, o máximo que ele poderia fazer seria mostrar uma mensagem, "ative o freio de estacionamento", já que não é elétrico.

 

É interessante que ele também desabilita o start-stop com base na inclinação, para mim das coisas mais estranhas em um carro manual com auto-hold é justamente parar em um aclive ou declive com o carro em ponto morto e tirar o pé do freio. No caso acima um manual mexicano caso o condutor não interviesse poderia descer ladeira abaixo uma vez que estaria em ponto morto com certeza. O que deve ocorrer nesse cenário é que o ABS manteve por muito tempo a pressão nos pistões traseiros e isso deve gerar um aquecimento gradual no fluído e lá no sistema hidráulico do freio, realmente ficar 15 minutos freando e segurando todo o carro em um aclive não é uma situação corriqueira.

Nunca vi a forma que opera o freio elétrico lá no disco traseiro, mas imagino que o motor dele empurre o mesmo pistão que é comprimido alternativamente pelo sistema hidráulico no freio normal/auto-hold e são as pastilhas de freio que mantem o carro parado. Alguém sabe se é assim?

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Em 2/13/2020 at 2:34 PM, gpa disse:

Cada cabeça é uma sentença, mas eu acho inadmissível ter um turbo sem remapeá-lo.

Remapear não é nenhuma decisão absurda. Concordo que cada uma faz do seu carro o que bem quiser e entender, mas não vejo sentido algum no remapeamento se não for para moer em Track Days. 

No entanto, absurdo é o sujeito colocar o veículo à venda, como se estivesse original de fábrica, e não informar ao propenso proprietário que aconta do remap vai chegar dia menos dia.

Temos casos (no plural mesmo), aqui no fórum, de gente que caiu nesse tipo de golpe quando compraram seus Golfs.

A conta do remap sempre chega, e costuma ser uma conta extremamente salgada.

Para se ter uma ideia, a turbina do Golf custava, em 2017, mais que os incríveis R$ 20.000,00. Vai saber qual é o valor dela hoje em dia.

a516250dd2bfe98158a89eae6c9a395f.jpg

Eu sou um dos que não compraria o Golf remapeado de forma alguma. 

Desejaria apenas "sorte" a quem tivesse a coragem de comprar o TSi remapeado. Principalmente se ele for o 1.4L DSG.

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Em 2/13/2020 at 12:57 PM, Jorge Jox disse:

O autohold acionado é muito forte sim. Tanto é que seguira o carro em qualquer inclinação.

O auto-hold tem capacidade suficiente para o segurar o carro sim. Mas o video que você postou afirma que acima de 12% de inclinação, o sistema acionará  automaticamente o freio-de-mão, para o arranque. Comigo já aconteceu de o Golf desarmar um para armar o outro. Sinceramente, não gosto do auto-hold para arranque aclivado e nem de usá-lo para sair de aclive não. Geralmente eu desarmo manualmetne e sigo com a minha percepção. No Golf de câmbio manual, por nitidamente a gente conseguir sentir o pedal da embreagem literalmente forçando-se para se livrar do freio ABS, não parece ser algo "confortável" de usar. 

 

Em tempo: Os videos do Scopino são muito bons. Mas ainda bem que o Youtube tem o recurso de reprodução de video acelerada. Scopino aqui só se for rodando com velocidade 2X. Senão, durmo antes que o vídeo termine. 

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Pois é no manual eu não gosto muito principalmente quando ele precisa soltar o freio de estacionamento. Sair de uma vaga inclinada aonde tem que manobrar eu sinto falta da modulação do freio de estacionamento que o cabo proporciona no freio de mão manual. No mais quando envolve só o auto-hold (verdinho) é só acelerar um pouco mais e acostumar até ele largar os freios traseiros.
[mention=2057]iCardeX[/mention]  1- "sempre será necessário aumentar a energia potencial gravitacional, esta obtida ao solicitarmos a força do motor para provocar o deslocamento desejado.", meu conhecimento de física está enferrujado, mas salvo engano a energia potencial sempre é máxima em repouso. No cenário carro em aclive, parado a energia potencial seria máxima (e tenderia a descer o carro ladeira abaixo), então ao solicitar o trabalho produzido pelo motor esse trabalho realizado tem que superar a energia potencial para que ocorra o deslocamento para frente (e para cima no plano inclinado). Detalhes, mas enfim [emoji3]
2- Essa situação que você mencionou dele acionar o freio de estacionamento e desabilitar o auto-hold. Imagino como seria na mesma situação no mexicano com hill-assist, o máximo que ele poderia fazer seria mostrar uma mensagem, "ative o freio de estacionamento", já que não é elétrico.
 
É interessante que ele também desabilita o start-stop com base na inclinação, para mim das coisas mais estranhas em um carro manual com auto-hold é justamente parar em um aclive ou declive com o carro em ponto morto e tirar o pé do freio. No caso acima um manual mexicano caso o condutor não interviesse poderia descer ladeira abaixo uma vez que estaria em ponto morto com certeza. O que deve ocorrer nesse cenário é que o ABS manteve por muito tempo a pressão nos pistões traseiros e isso deve gerar um aquecimento gradual no fluído e lá no sistema hidráulico do freio, realmente ficar 15 minutos freando e segurando todo o carro em um aclive não é uma situação corriqueira.
Nunca vi a forma que opera o freio elétrico lá no disco traseiro, mas imagino que o motor dele empurre o mesmo pistão que é comprimido alternativamente pelo sistema hidráulico no freio normal/auto-hold e são as pastilhas de freio que mantem o carro parado. Alguém sabe se é assim?
O freio traseiro elétrico do Golf opera através de um motor pra cada roda, que gira uma rosca que pressiona a pastilhas do freio. Quando acionado em emergência, com o veículo em movimento, quem executa a função é o sistemas ABS e ao atingir 7km/h, sai o ABS e entra os motores elétricos.

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Pois é no manual eu não gosto muito principalmente quando ele precisa soltar o freio de estacionamento. Sair de uma vaga inclinada aonde tem que manobrar eu sinto falta da modulação do freio de estacionamento que o cabo proporciona no freio de mão manual. No mais quando envolve só o auto-hold (verdinho) é só acelerar um pouco mais e acostumar até ele largar os freios traseiros.
[mention=2057]iCardeX[/mention]  1- "sempre será necessário aumentar a energia potencial gravitacional, esta obtida ao solicitarmos a força do motor para provocar o deslocamento desejado.", meu conhecimento de física está enferrujado, mas salvo engano a energia potencial sempre é máxima em repouso. No cenário carro em aclive, parado a energia potencial seria máxima (e tenderia a descer o carro ladeira abaixo), então ao solicitar o trabalho produzido pelo motor esse trabalho realizado tem que superar a energia potencial para que ocorra o deslocamento para frente (e para cima no plano inclinado). Detalhes, mas enfim [emoji3]
2- Essa situação que você mencionou dele acionar o freio de estacionamento e desabilitar o auto-hold. Imagino como seria na mesma situação no mexicano com hill-assist, o máximo que ele poderia fazer seria mostrar uma mensagem, "ative o freio de estacionamento", já que não é elétrico.
 
É interessante que ele também desabilita o start-stop com base na inclinação, para mim das coisas mais estranhas em um carro manual com auto-hold é justamente parar em um aclive ou declive com o carro em ponto morto e tirar o pé do freio. No caso acima um manual mexicano caso o condutor não interviesse poderia descer ladeira abaixo uma vez que estaria em ponto morto com certeza. O que deve ocorrer nesse cenário é que o ABS manteve por muito tempo a pressão nos pistões traseiros e isso deve gerar um aquecimento gradual no fluído e lá no sistema hidráulico do freio, realmente ficar 15 minutos freando e segurando todo o carro em um aclive não é uma situação corriqueira.
Nunca vi a forma que opera o freio elétrico lá no disco traseiro, mas imagino que o motor dele empurre o mesmo pistão que é comprimido alternativamente pelo sistema hidráulico no freio normal/auto-hold e são as pastilhas de freio que mantem o carro parado. Alguém sabe se é assim?
Não tenho queixa do funcionamento do auto hold do Golf. Ao estacionar o veículo, o desligo para facilitar o vai e vem da manobra. Assim como também o desligo em paradas em descidas.

Se estou num trânsito lento, uma ligeira pisada suave no acelerador o desaciona com um desgaste mínimo da embreagem.
Acho o sistema incomparavelmente mais confortável no dia a dia, com relação ao Golf DSG mexicano.

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  • 2 years later...
Em 08/02/2020 at 10:08 AM, anghinoni disse:

Conheço essa loja.

Trabalhei ali perto do Metro Brooklin e passei várias vezes lá em frente.

Parte interessante que ele fala é que o auto hold não é recomendável...

 

Em 07/02/2020 at 7:32 PM, armartins disse:

Pessoal criei o tópico novo só porque o vídeo trata especificamente sobre as embreagens e não sobre a mecatrônica, vale a pena ver todo o vídeo do pessoal da AvantGarde, mas segue o link no momento exato aonde ele explica como proceder para fazer o teste. Interessante para quem está por comprar um DSG fazer esse teste rápido rodando com o carro

 

 

Boa Tarde, é na embreagem de um cambio automático que acontece um barulho de engrenagem na hora da redução da segunda para primeira marcha geralmente com o carro quente e mais alto em pisos irregulares?

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