Posição de dirigir e cansaço


Romero

Recommended Posts

Caros do fórum, gostaria de saber da experiência de vocês quanto à posição do corpo para dirigir o Golf, e quem sabe também opiniões que podem me ajudar a deixar mais confortável. Meu carro é um Golf Variant e tenho 1,80m. Acho que o assento mais baixo combinado com a posição do encosto de cabeça no banco me cansam muito. E quando viajo, geralmente viagem de 450 km de Belo Horizonte para o outro lado do estado de MG, faço paradas a cada duas horas, mas chego com o corpo realmente doendo, particularmente os músculos dos ombros e do pescoço.

Antes do Golf Variant, meu carro era uma Nissan Grand Livina que não me cansava nenhum pouco nessa viagem. A posição eram fantástica. Dava gosto viajar na "poltrona" daquele carro. (Claro que sei por experiência própria que o Golf está anos-luz à frente em muitíssimos itens, estou comparando conforto a bordo nesse aspecto.) E antes da Nissan, era um Palio Weekend, que também não me maltratava. (E tem os Palios hatch também...) Quando dirigi tempos atrás o Grand Siena da minha irmã em viagem, a posição também me foi bem favorável.

Neste último dezembro, fui de BH a São Paulo dirigindo um Renault Captur, sempre com paradas mais ou menos a cada duas horas, e voltei quatro dias depois. Cada trecho significou quase 150 km a mais do que minhas viagens normais. Senti o cansaço de ficar sentado, mas não senti dor no corpo, porque o conjunto assento-encosto do banco-encosto de cabeça foram favoráveis. (Não gostei do CVT, do painel de instrumentos do carro, do consumo, da central multimídia, mas cheguei bem.)

Na revisão dos 20 mil km dol Golf Variant no início de janeiro, aproveitei o tempo pra ir conhecer de perto a Tiguan, e quando sentei no banco senti que meu corpo ficou ajustado como nunca consegui no Golf.

Na época do meu primeiro Golf Variant (Sim! Este é o segundo! Rsrs...), um consultor da concessionária em uma das revisões ouviu minha comparação  do banco do Golf com a posição que gostei no Fox do meu amigo e me disse que não saberia como me ajudar porque a concepção dos bancos desses carros é realmente diferente de um pra outro. Ele teve a paciência de me ver montando diferentes combinações de altura do banco com o encosto  do banco e com o apoio de cabeça, até batendo cabeça no teto quando pus mais alto. Hahaha... Mas penso que o assento mais inclinado e o encosto de cabeça projetado pra frente são o "x" da questão, porque não consigo alinhar minha cabeça com o tronco; fica um pouquinho projetada pra frente, o suficiente pra danar tudo.

Falei até agora de viagens, mas me recordo disso todo bendito dia no simples trajeto de casa ao trabalho de 5km. Não me cansa, mas me faz lembrar que minha cabeça não está alinhada.

Escrevi muito, mas acho que as comparações e os porquês estão aí. Este é o meu único senão com este carro, que sempre quis ter desde os anos 90 e que há quase quatro anos tenho o prazer de dirigir um belíssimo exemplar, na carroceria que um membro da turma "Save the wagons!" gosta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros do fórum, gostaria de saber da experiência de vocês quanto à posição do corpo para dirigir o Golf, e quem sabe também opiniões que podem me ajudar a deixar mais confortável. Meu carro é um Golf Variant e tenho 1,80m. Acho que o assento mais baixo combinado com a posição do encosto de cabeça no banco me cansam muito. E quando viajo, geralmente viagem de 450 km de Belo Horizonte para o outro lado do estado de MG, faço paradas a cada duas horas, mas chego com o corpo realmente doendo, particularmente os músculos dos ombros e do pescoço.
Antes do Golf Variant, meu carro era uma Nissan Grand Livina que não me cansava nenhum pouco nessa viagem. A posição eram fantástica. Dava gosto viajar na "poltrona" daquele carro. (Claro que sei por experiência própria que o Golf está anos-luz à frente em muitíssimos itens, estou comparando conforto a bordo nesse aspecto.) E antes da Nissan, era um Palio Weekend, que também não me maltratava. (E tem os Palios hatch também...) Quando dirigi tempos atrás o Grand Siena da minha irmã em viagem, a posição também me foi bem favorável.
Neste último dezembro, fui de BH a São Paulo dirigindo um Renault Captur, sempre com paradas mais ou menos a cada duas horas, e voltei quatro dias depois. Cada trecho significou quase 150 km a mais do que minhas viagens normais. Senti o cansaço de ficar sentado, mas não senti dor no corpo, porque o conjunto assento-encosto do banco-encosto de cabeça foram favoráveis. (Não gostei do CVT, do painel de instrumentos do carro, do consumo, da central multimídia, mas cheguei bem.)
Na revisão dos 20 mil km dol Golf Variant no início de janeiro, aproveitei o tempo pra ir conhecer de perto a Tiguan, e quando sentei no banco senti que meu corpo ficou ajustado como nunca consegui no Golf.
Na época do meu primeiro Golf Variant (Sim! Este é o segundo! Rsrs...), um consultor da concessionária em uma das revisões ouviu minha comparação  do banco do Golf com a posição que gostei no Fox do meu amigo e me disse que não saberia como me ajudar porque a concepção dos bancos desses carros é realmente diferente de um pra outro. Ele teve a paciência de me ver montando diferentes combinações de altura do banco com o encosto  do banco e com o apoio de cabeça, até batendo cabeça no teto quando pus mais alto. Hahaha... Mas penso que o assento mais inclinado e o encosto de cabeça projetado pra frente são o "x" da questão, porque não consigo alinhar minha cabeça com o tronco; fica um pouquinho projetada pra frente, o suficiente pra danar tudo.
Falei até agora de viagens, mas me recordo disso todo bendito dia no simples trajeto de casa ao trabalho de 5km. Não me cansa, mas me faz lembrar que minha cabeça não está alinhada.
Escrevi muito, mas acho que as comparações e os porquês estão aí. Este é o meu único senão com este carro, que sempre quis ter desde os anos 90 e que há quase quatro anos tenho o prazer de dirigir um belíssimo exemplar, na carroceria que um membro da turma "Save the wagons!" gosta.
Imagino que você não esteja achando a posição ideal. O Golf é o carro mais ergonômico que tive. Já passei por Tiida e Lancer dentre outros carros. O meu é um Highline, que permite um excelente ajuste de posição de dirigir. Também tenho 1,80m de altura e o Fox e o Tiida eram muito mais fáceis de sair de dentro do carro devido aos assentos mais altos.

Já tentou aquela velha dica?
Segue abaixo na sequência:
1- altura do banco na posição mais confortável, não esquecendo o ajuste da lombar.
2 - ajustar a distância dos pedais.
3 - ajustar a distância e altura do volante, sendo que os seus pulsos, com os braços esticados, devem tocar a parte superior do volante, sem tirar as costas do banco.
4 - ajuste do encosto de cabeça com no mínimo altura dos olhos.
Acho muito boa a densidade da espuma e o formato do banco.
Boa sorte!

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês são todos baixinhos!

Eu tenho 2 metros. No Fox, sofri pois o meu joelho batia no volante!

No Golf, tenho total conforto. Tudo bem que ninguém senta atrás de mim, mas se precisar consigo puxar 2 trincos pra frente...

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk


Vixi, 2 metros! [emoji51]
Ainda bem que você escolheu um bom carro, totalmente alemão, povo de estatura bem mais alta que a nossa. Já o Fox, brasileirinho... Embora tenha um excelente espaço interno pra categoria, fica difícil pra você, que já é um ponto fora da nossa curva, [emoji1787][emoji1787][emoji1787].

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi, 2 metros! [emoji51]
Ainda bem que você escolheu um bom carro, totalmente alemão, povo de estatura bem mais alta que a nossa. Já o Fox, brasileirinho... Embora tenha um excelente espaço interno pra categoria, fica difícil pra você, que já é um ponto fora da nossa curva, [emoji1787][emoji1787][emoji1787].

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Então meu caso foi assim.

Minha atual esposa, na epoca namorada, utilizavamos muito o Fox do meu pai. Ele era ano 2012 e a parte onde fica o rádio era menor e eu conseguia dirigir de boa.

Ai resolvemos comprar um carro. Ela deu a entrada e eu fiquei com as parcelas, seguro e manutenção. Resolvemos pegar outro Fox, só que esse era o modelo novo.
Nem fui fazer test drive. Pedi pro meu pai ir la na Fabrica e fazer o pedido.

Fui busca-lo la na Via Anchieta km 13,5, Ala 0 da VW.
Quando entrei, ja me senti desconfortável. Carro 0km e já nao queria mais.
Enfim, meu primeiro carro 0, tive meio que reaprender a dirigir, o volante raspava na perna pois a central era mais larga que a versão anterior.
E o bobo aqui não pediu com regulagem de altura no volante.

Casei com a minha atual esposa e fomos de lua de mel para os EUA. Aluguei um Cadillac XTR. Espaçoso pra caramba e quando voltei de viagem, falei: Vamos trocar de carro? Ai ela concordou!

Porém meses depois fui mandado embora do trampo, peguei todo meu FGTS e falei pra ela: quer usar isso pra pagar o apartamento?
Ela: Não usa pra comprar o carro.
Eu: tudo bem. Vamos trocar se eu conseguir trampo em 1 mês.
Ela: Ok.

Fui mandado embora no dia 4 de setembro de 2015 e no dia 01 de outubro de 2015 estava empregado de novo.
Fizemos alguns test drive e ela queria o HRV, mas como tenho desconto na VW por causa do meu pai, pedi pra ele ver o Golf.

Foi la na Ala 0 novamente e tinha os últimos 3 Golfs prata Mexicano com teto, pacote Exclusive e roda Madrid, em vez de ele ligar de la pra mim. Ele chegou em casa e me ligou, na hora falei, volta la e faz o pedido.

Quando ele chegou pra fazer o pedido, só tinham 2.

Peguei o mesmo em 3 de Dezembo de 2015...

Abraços.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, anghinoni disse:

Vocês são todos baixinhos!

Eu tenho 2 metros. No Fox, sofri pois o meu joelho batia no volante!

No Golf, tenho total conforto. Tudo bem que ninguém senta atrás de mim, mas se precisar consigo puxar 2 trincos pra frente...

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Não podemos esquecer os hobbits. Tenho menos de 1,70, pernas curtas que levam a regulagem do banco para o primeiro trinco - segundo, no máximo. Para a alegria dos passageiros atrás.

 

14 horas atrás, Romero disse:

Mas penso que o assento mais inclinado e o encosto de cabeça projetado pra frente são o "x" da questão, porque não consigo alinhar minha cabeça com o tronco; fica um pouquinho projetada pra frente, o suficiente pra danar tudo.

Engraçado que minha esposa e eu temos a impressão contrária, achamos o encosto de cabeça muito recuado, vivemos com inveja do encosto do passat que projeta pra frente. Fora isso somos muito felizes com nossa variant. Desde que trocamos de carro seguimos o mesmo roteiro do Jorge Jox e as viagens de 500 a 1000 km que fazemos algumas vezes por ano passaram a cansar muito menos. Para as dores nos ombros e no pescoço (e para a segurança tb, claro) é muito importante a parte da distância dos braços até o volante, pulsos encostados na parte superior.

13 horas atrás, Romero disse:

Não é o tópico "mostre seu mk7", mas estou falando dessa máquina aí

Save the wagons!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, stw disse:

Engraçado que minha esposa e eu temos a impressão contrária, achamos o encosto de cabeça muito recuado, vivemos com inveja do encosto do passat que projeta pra frente.

Entrei no carro prestando mais atenção e percebi o que acontece: sou tão baixo que minha cabeça não chega na parte mais avançada do encosto de cabeça.

Quando a VW lançar o golf pra hobbit com certeza vou comprar.

Aliás, não vou não. Nunca vai ser trazido pro Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei no carro prestando mais atenção e percebi o que acontece: sou tão baixo que minha cabeça não chega na parte mais avançada do encosto de cabeça.
Quando a VW lançar o golf pra hobbit com certeza vou comprar.
Aliás, não vou não. Nunca vai ser trazido pro Brasil.
Ué, coloca uma almofada no assento então???

[emoji2369]

[emoji1787][emoji1787][emoji1787]

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho exatamente o mesmo problema pra conseguir o ajuste ideal do banco. Quando sai do I30 que conseguia um ajuste perfeito, e comprei meu Golf Hightline 13/13, levei um bom tempo para me adaptar mas consegui me ajustar. Depois de um tempo, troquei por um GTI e pra ser sincero, apos quase dois anos ainda tento achar a posição ideal. O meu segredo pra deixar mais confortável, e trazer o volante mais proximo de mim, usando uma posição de banco bem recuado para traz. O grande problema disso, é você conseguir entrar e sair do carro, que muitas vezes é bem difícil, chegando a raspar o corpo no volante, e com isso riscando todo o seu couro, o que me deixa muito irritado.
Em breve penso em trocar o revestimento do volante, colocando um parecido com o S3, couro com furos que parece ser mais resistente.
Alguém tem esse problema também? Será que pode ser considerado um defeito e pedir a troca na CSS usando a garantia?

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das principais qualidades do carro, pra mim, é a posição de dirigir. Não sou tão alto (tenho 1.79m) e me encontro facilmente no carro. Carro ruim de achar posição são os da Honda. No Civic depois de algumas horas dirigindo sentia dor na panturrilha e lombar. No Fit alguns minutos. A impressão é que são carros feitos para gente de baixa estatura.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Uma das principais qualidades do carro, pra mim, é a posição de dirigir. Não sou tão alto (tenho 1.79m) e me encontro facilmente no carro. Carro ruim de achar posição são os da Honda. No Civic depois de algumas horas dirigindo sentia dor na panturrilha e lombar. No Fit alguns minutos. A impressão é que são carros feitos para gente de baixa estatura.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

As possibilidades de ajustes do banco são realmente muito boas. Já fiz viagem de mais de 17 horas no Golf, e não sofri com absolutamente nada. Quer dizer, meu polegar esquerdo ficou fatigado porque dirigir o Golf foi praticamente análogo a jogar "Need For Speed" utilizando o botão do controle de cruzeiro. Com relação aos bancos do Fit, a minha opnião é que os bancos da geração 1, definitivamente cansam. Os bancos da geração 2, por  terem o formato esportivo, cansam um pouco menos. Mas ambos, tanto o Fit G1 quanto o G2, não possuem um bom contato na base do bíceps femoral, e parece ser isso que me fatiga nos Hondas. Não me vejo fazendo viagens de mais de 4 noras no Honda Fit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2020 at 10:39 PM, Jorge Jox disse:


Já tentou aquela velha dica?
Segue abaixo na sequência:
1- altura do banco na posição mais confortável, não esquecendo o ajuste da lombar.
2 - ajustar a distância dos pedais.
3 - ajustar a distância e altura do volante, sendo que os seus pulsos, com os braços esticados, devem tocar a parte superior do volante, sem tirar as costas do banco.
4 - ajuste do encosto de cabeça com no mínimo altura dos olhos.
Acho muito boa a densidade da espuma e o formato do banco.
 

Jorge, toda vez que entro em algum carro, já vou fazendo isso, ajustar a distância do banco depois de colocar o pulso no volante,  ajustar volante, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, stw disse:

Engraçado que minha esposa e eu temos a impressão contrária, achamos o encosto de cabeça muito recuado, vivemos com inveja do encosto do passat que projeta pra frente. (...)

Save the wagons!

Falando no Passat, o Passat Variant era sonho de consumo. Quando minha Nissan Grand Livina foi furtada, pensei no Passat, mas já não vendia 0k no Brasil. Não tinha seminovo em sites de Belo Horizonte. Achei em São Paulo com baixa quilometragem, mas o preço estava de um Golf Variant 0km aqui. Como disse o consultor de vendas de uma concessionária italiana de Bréscia no vídeo do Youtube apresentando o carro, "Penso que o Golf Variant seja um carro daqueles que chamo de inteligente. Tem praticamente as mesmas soluções que o Passat Variant, com um desenho muito parecido. É praticamente o mesmo carro, mas com preço mais baixo." Mas Golf Variant e Passat Variant já deram adeus à República Federativa do Brasil, não é? Aliás, foi chato quando vi que não tinha o Golf no site brasileiro da VW.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Romero disse:

Jorge, toda vez que entro em algum carro, já vou fazendo isso, ajustar a distância do banco depois de colocar o pulso no volante,  ajustar volante, etc.

Pra mim é super facil:

Entro no carro e já jogo o banco la pra trás!

Se tiver regulagem de altura, já desço tudo e levanto o volante pra cima!

Pronto! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RodrigoSP2 disse:

Uma das principais qualidades do carro, pra mim, é a posição de dirigir. Não sou tão alto (tenho 1.79m) e me encontro facilmente no carro.
 

Concordo perfeitamente. Justamente por saber do quanto a posição de dirigir do Golf é elogiada, vim saber das experiências e pedir opiniões sobre como me resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem tentei mais uma coisa, o ajuste lombar. Nunca gostei do ajuste no máximo, porque me faz sentir uma pressão que não sinto em cadeiras e poltronas e sofás, etc. Mas parece que o leve deslocamento do tronco pra frente já ajudou a não sentir a cabeça projetada por causa do encosto de cabeça. Minha cisma é com o apoio. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, se os ajustes da Wagon forem iguais ao do hatch, eu não vejo muito sentido na sua reclamação. dá para subir, descer fazer o que quiser com o banco. 

Golf é um dos carros mais ergonômicos do mercado, isso todo mundo elogia.

E pelos seus comentários, me parece que vc tá com sindrome de SUV. Posição de dirigir do golf é voltada para ficar com o joelho esticado, não dobrado como numa SUV. Se vc acha que posição de dirigir boa é de SUV, acho que vc comprou o carro errado!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de todas as técnicas para os ajustes ergonômicos do carro, não esqueçamos que o melhor ajuste é aquele que nos deixa o mais confortável possível. Aquele que nos permite permanecer pelo menos duas horas dirigindo e deixarmos o carro disposto e sem dor.
Dirigir por mais de duas horas seguidas não faz bem a ninguém. Precisamos ativar a circulação sanguínea.
Se a cada duas horas dermos uma espreguiçada e movimentada de 15 minutos, chegaremos ao nosso destino bem mais inteiro.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...