Substituição Fluído de Freio e Ruído a direção elétrica


rbnogueira

Recommended Posts

Senhores, boa tarde.

Tenho duas duvidas técnicas e gostaria de trocar experiencias com vocês. 

Primeira com relação ao fluído de freio. A VW passou a colocar no  site que o fluído de freio deve ser trocado a cada 2 anos independente da quilometragem. Colocou como item adicional, porém informa que a não realização da troca do mesmo pode implicar na perda da garantia. Isso pra mim é novo, pois nunca me foi dito isto em nenhum outro veículo da marca que fiquei por muito mais tempo. Também  notei que foi adicionado para quase todos os modelos da marca esta mesma periodicidade. Pergunto: Agora temos que trocar isto a cada 2 anos? E eles não colocam como item opcional e sim como adicional !!

A segunda duvida é que notei que quando saio pela manhã com o carro frio da garagem a direção elétrica fica rangendo ao esterçar de um lado para o outro durante uma manobra na garagem por exemplo, porém ao andar um pouco com o carro esse barulho some. Pergunto: Há algo que necessita ser lubrificado nesse tipo de direção para evitar rangidos? 

Boa semana galera.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, o fluido de freio deve ser trocado a cada dois anos, em todos os veículos, pois este tem prazo de validade. Se procurar na Internet verá recomendações de trocas com até mesmo 1 ano, dependendo da marca, situações de rodagens, etc. O fluido vai perdendo a sua viscosidade e se tornando cada vez mais liquefeito, o que faz com que, ele se torne menos efetivo. Nós, brasileiros é que não temos este hábito, de troca deste fluido. A VW o colocou por recomendação e questão de segurança (creio eu!). 

Com relação a sua direção, não creio que seja problema de lubrificação, pois com o calor, o barulho para ou diminui, certo? Veja troca de retentor da coluna de direção, ou algo do tipo. Neste nosso solo lunar, mesmo um carro bem construído com o Golf, vai sofrer. 

 

Abs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, o fluido de freio deve ser trocado a cada dois anos, em todos os veículos, pois este tem prazo de validade. Se procurar na Internet verá recomendações de trocas com até mesmo 1 ano, dependendo da marca, situações de rodagens, etc. O fluido vai perdendo a sua viscosidade e se tornando cada vez mais liquefeito, o que faz com que, ele se torne menos efetivo. Nós, brasileiros é que não temos este hábito, de troca deste fluido. A VW o colocou por recomendação e questão de segurança (creio eu!). 
Com relação a sua direção, não creio que seja problema de lubrificação, pois com o calor, o barulho para ou diminui, certo? Veja troca de retentor da coluna de direção, ou algo do tipo. Neste nosso solo lunar, mesmo um carro bem construído com o Golf, vai sofrer. 
 
Abs. 
O problema do fluido de freio não é ele se tornar liquefeito e perder a viscosidade. Pelo contrário, ele deve ser sempre liquefeito e ter sua viscosidade preservada. Estas são duas de muitas propriedades que ele tem e que tem que ser preservadas.

Primeiro, o maior problema do fluido de freio é a absorção de humidade, que pode culminar em bolhas de vapor de água, devido a alta temperatura, quando o freio é exigido a fundo, como numa descida de serra por exemplo. Vapores não tem mesma ação mecânica quando sofre compressão (pisar no freio ou bomba do ABS), como um líquido isento de humidade.

Segundo, a humidade presente no fluido de freio é uma contaminação que poderá gerar oxidação em alguns componentes do sistema.

A VW e possivelmente outras montadoras recomendam a substituição do fluido de freio a cada dois anos como medida preventiva, pois é um curto intervalo de tempo em que geralmente uma possível contaminação do fluido não chegue a nível de colocar em risco a funcionalidade do sistema.

Mas este fluido pode ser monitorado perfeitamente através de equipamentos que meçam este teor de humidade e assim poder estender a sua usabilidade por um período maior.

Não esqueçamos que a troca desse fluído também traz dim dim pras concessionárias.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, GUGA disse:

Trocar fluido de freio custa 80 reais. 80 reais a cada dois anos e tem gente que vem aqui ainda questionar se é necessário.

Meu Golf 2014 já tem essa previsão de trocar a cada dois anos no manual. Sempre foi assim. 

Não estou questionando o valor da troca. Apesar de não custar 80 reais e sim R$ 267,82 na concessionária e por estar na garantia sou obrigado a efetuar lá.

O que questionei foi que já tive outros veículos da marca, dos quais fiquei por quase 4 anos e nunca me ofereceram este tipo de serviço na concessionária. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, boa tarde.
Tenho duas duvidas técnicas e gostaria de trocar experiencias com vocês. 
Primeira com relação ao fluído de freio. A VW passou a colocar no  site que o fluído de freio deve ser trocado a cada 2 anos independente da quilometragem. Colocou como item adicional, porém informa que a não realização da troca do mesmo pode implicar na perda da garantia. Isso pra mim é novo, pois nunca me foi dito isto em nenhum outro veículo da marca que fiquei por muito mais tempo. Também  notei que foi adicionado para quase todos os modelos da marca esta mesma periodicidade. Pergunto: Agora temos que trocar isto a cada 2 anos? E eles não colocam como item opcional e sim como adicional !!
A segunda duvida é que notei que quando saio pela manhã com o carro frio da garagem a direção elétrica fica rangendo ao esterçar de um lado para o outro durante uma manobra na garagem por exemplo, porém ao andar um pouco com o carro esse barulho some. Pergunto: Há algo que necessita ser lubrificado nesse tipo de direção para evitar rangidos? 
Boa semana galera.
 
 
Carro zero da VW o Golf foi o segundo. Nenhum deles troquei o fluido de freio com 2 anos. Na revisão dizia que não ia fazer o serviço e ninguém me alertava ou ameaçava quanto a perda da garantia.
O primeiro carro troquei com 4 anos.
Esse atual devo trocar nesse ano, que é o 5o. Ambos os carros em tocadas mais fortes, como descidas de serras, nunca apresentaram comportamento fora do normal.

Direção ranger não é normal em nenhuma condição de utilização.
Já verificou se é o tipo de piso da sua garagem que provoca ruído ao esterçar o volante?
Não há nenhum elemento que necessite de lubrificação neste tipo de direção.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Jorge Jox disse:

Carro zero da VW o Golf foi o segundo. Nenhum deles troquei o fluido de freio com 2 anos. Na revisão dizia que não ia fazer o serviço e ninguém me alertava ou ameaçava quanto a perda da garantia.
O primeiro carro troquei com 4 anos.
Esse atual devo trocar nesse ano, que é o 5o. Ambos os carros em tocadas mais fortes, como descidas de serras, nunca apresentaram comportamento fora do normal.

Direção ranger não é normal em nenhuma condição de utilização.
Já verificou se é o tipo de piso da sua garagem que provoca ruído ao esterçar o volante?
Não há nenhum elemento que necessite de lubrificação neste tipo de direção.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Agradeço seu retorno @Jorge Jox

Eu também estou na mesma situação. Estou no 6 carro zero da marca desde 2003 e todos eles eu fiquei mais de 02 anos, efetuando todas as revisões em concessionárias. Nunca me foi dito que deveria ser trocado o fluído de freio com dois anos de uso, independente da quilometragem. Pra mim isso é novidade. Talvez tenha fundamento técnico, mas se já existia, as concessionárias falharam feio. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço seu retorno [mention=1118]Jorge Jox[/mention]
Eu também estou na mesma situação. Estou no 6 carro zero da marca desde 2003 e todos eles eu fiquei mais de 02 anos, efetuando todas as revisões em concessionárias. Nunca me foi dito que deveria ser trocado o fluído de freio com dois anos de uso, independente da quilometragem. Pra mim isso é novidade. Talvez tenha fundamento técnico, mas se já existia, as concessionárias falharam feio. 
 
 
rbnogueira, agradeço pelas boas vindas!
No meu primeiro zero, Polo 2.0 em 2003, já informava pra substituir o fluido de freio em 2 anos. Substitui com 4 anos.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

O meu é um TSI 1.4 mexicano 2014, está com 70 mil km , não  troquei nem pastilha nem fluido de freio ainda , estou esperando o sensor da pastinha ascender ( já comprei o jogo de pastilhas e está comigo da marca ferodo ) 

 

Quando saio com o carro de manhã e faço uma manobra que exige virar o volante até o final do curso ele faz um zumbido também e quando volto um pouquinho para.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é um TSI 1.4 mexicano 2014, está com 70 mil km , não  troquei nem pastilha nem fluido de freio ainda , estou esperando o sensor da pastinha ascender ( já comprei o jogo de pastilhas e está comigo da marca ferodo ) 
 
Quando saio com o carro de manhã e faço uma manobra que exige virar o volante até o final do curso ele faz um zumbido também e quando volto um pouquinho para.
Zumbido! Coisa estranha!
Zumbido quem fazia era a bomba da direção hidráulica em alguns carros no final de curso da direção.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...