Qual marca e modelo de pneu usar?


Gaúcho

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14 horas atrás, RicW disse:

Você está matematicamente correto. Mas reduz a diferença pela metade. E continua perdendo nas curvas.

Abraço

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@RicW mas vc sabe que exatamente essa dúvida que tenho. Ao optarmos pelo pneu 225/50 estamos aumentando o carro em mais 1,12cm.

Será que isso não afeta a estabilidade e o comportamento dinâmico? Lembrando que ao trazerem o Golf para o Brasil eles ja subiram em torno de 1cm por conta da qualidade do nosso asfalto. Pode melhorar bastante o conforto mas ao meu ver os 225/50 provavelmente farão com que o controle de estabilidade passe a atuar mais facilmente para quem anda no limite mesmo mantendo os 22,5cm de pneu em contato com o solo. 

Já os 215/50 ficam no meio termo em relação aos originais.

Eu particularmente estou pesquisando a medida original mas de um outro fabricante. Li e ouvi falar muito bem do Goodyear asymmetric 3. Dizem que ele é mais macio que o Michelin Primacy e bem melhor que os originais Bridgestone Turanza que segundo li são pneus com uma tecnologia mais antiga e bem mais duros.

 

Abraço 

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Eu já fiz essa mudança no meu anterior Civic (que também contava com ESP + TC).
Originalmente era 205/50R17 e mudei para 215/50R17. Não senti mudancas relevantes em conforto nem estabilidade. Só o consumo que diminuiu pouca coisa.
Minha teoria (e coloco isso pois posso estar completamente equivocado pois sou leigo): quando vc aumenta a altura /diâmetro da banda um pouquinho vc não atinge um melhor conforto já que pra compensar a altura vc vai ter que inflar mais ar, deixando com aquele efeito bola de basquete. Por outro lado vc evita formação de bolhas.
Acho que pra afetar sensivelmente estabilidade e conforto teria que partir para uma altura maior, tipo 55, 60 ou mesmo 65. Nesse caso melhor diminuir uma polegada no aro.
Seria próximo do que experimentei quando fiz o test-drive no Golf. Os pneus originais acho que eram 205/50 R16 e o que eu tenho são os 225/45 R17. Não notei nenhuma diferença em conforto. Nadica de nada.



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1 hora atrás, rbnogueira disse:

@RicW mas vc sabe que exatamente essa dúvida que tenho. Ao optarmos pelo pneu 225/50 estamos aumentando o carro em mais 1,12cm.

Será que isso não afeta a estabilidade e o comportamento dinâmico? Lembrando que ao trazerem o Golf para o Brasil eles ja subiram em torno de 1cm por conta da qualidade do nosso asfalto. Pode melhorar bastante o conforto mas ao meu ver os 225/50 provavelmente farão com que o controle de estabilidade passe a atuar mais facilmente para quem anda no limite mesmo mantendo os 22,5cm de pneu em contato com o solo. 

Já os 215/50 ficam no meio termo em relação aos originais.

Eu particularmente estou pesquisando a medida original mas de um outro fabricante. Li e ouvi falar muito bem do Goodyear asymmetric 3. Dizem que ele é mais macio que o Michelin Primacy e bem melhor que os originais Bridgestone Turanza que segundo li são pneus com uma tecnologia mais antiga e bem mais duros.

 

Abraço 

Amigo, minha recomendação é ficar longe deste GoodYear, o meu GTI veio com eles, tive 3 bolhas... e olha que não peguei buracos muito fortes não. Sobre o conforto, era bom sim... mas só pra vc ter uma ideia, troquei por Michelin Pilot Sport 4 com aro 18 (os goodyears eram 17) e o conforto se manteve o mesmo. Já usei Os Michelin Primacy 3 e achei excelentes também, entretanto é uma linha mais econômica da Michelin, se puder recomendo os Pilotos Sport, estou gostando muito do grip, conforto e silêncio.

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51 minutos atrás, RodrigoSP2 disse:

Eu já fiz essa mudança no meu anterior Civic (que também contava com ESP + TC).
Originalmente era 205/50R17 e mudei para 215/50R17. Não senti mudancas relevantes em conforto nem estabilidade. Só o consumo que diminuiu pouca coisa.
Minha teoria (e coloco isso pois posso estar completamente equivocado pois sou leigo): quando vc aumenta a altura /diâmetro da banda um pouquinho vc não atinge um melhor conforto já que pra compensar a altura vc vai ter que inflar mais ar, deixando com aquele efeito bola de basquete. Por outro lado vc evita formação de bolhas.
Acho que pra afetar sensivelmente estabilidade e conforto teria que partir para uma altura maior, tipo 55, 60 ou mesmo 65. Nesse caso melhor diminuir uma polegada no aro.
Seria próximo do que experimentei quando fiz o test-drive no Golf. Os pneus originais acho que eram 205/50 R16 e o que eu tenho são os 225/45 R17. Não notei nenhuma diferença em conforto. Nadica de nada.



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Pois é, o meu primeiro MK7 veio com o aro 16, e depois comprei as rodas Madrid 17 e não senti absolutamente diferença nenhuma em conforto.

O mesmo aconteceu agora no GTI do aro 17 para o 18.

Acredito que para sentir a diferença precisa ter uma altura maior mesmo.

E outro ponto. mudar a altura do pneu não irá interferir na medição de dados de computador de bordo (consumo por exemplo) e odômetro? Também não  aumentaria a quilometram em 3% a mais?

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12 horas atrás, rbnogueira disse:

@RicW mas vc sabe que exatamente essa dúvida que tenho. Ao optarmos pelo pneu 225/50 estamos aumentando o carro em mais 1,12cm.

Será que isso não afeta a estabilidade e o comportamento dinâmico? Lembrando que ao trazerem o Golf para o Brasil eles ja subiram em torno de 1cm por conta da qualidade do nosso asfalto. Pode melhorar bastante o conforto mas ao meu ver os 225/50 provavelmente farão com que o controle de estabilidade passe a atuar mais facilmente para quem anda no limite mesmo mantendo os 22,5cm de pneu em contato com o solo. 

Já os 215/50 ficam no meio termo em relação aos originais.

Eu particularmente estou pesquisando a medida original mas de um outro fabricante. Li e ouvi falar muito bem do Goodyear asymmetric 3. Dizem que ele é mais macio que o Michelin Primacy e bem melhor que os originais Bridgestone Turanza que segundo li são pneus com uma tecnologia mais antiga e bem mais duros.

 

Abraço 

Então... toda suspensão tem um compromisso intrínseco entre conforto, estabilidade e custo. Já discutimos isso algumas vezes por aqui. Hipoteticamente, qualquer alteração vai causar uma mudança no equilibrio entre esses 3 pilares. Não existe almoço grátis! Essa mudança pode ser perceptível ou não, a depender da extensão das mudanças. Neste caso específico, em que estamos nos afastando muito pouco da configuração original, eu estimaria que essa mudança é irrelevante, imperceptível, seja para o confortou ou para o controle, a menos que você vá guiar o carro buscando os limites. Agora, acho que vale um exame de consciência e um pouco de coerência: se buscamos privilegiar o conforto (que é o que eu entendi do post que iniciou essa conversa toda...) então estamos dispostos a aceitar alguma mudança em termos de estabilidade e controle! Não quer dizer que seja inseguro, apenas que, eventualmente, os limites do carro chegarão antes e a eletrônica vai intervir um pouco mais cedo. Seria, por exemplo, algo como completar o teste do alce a 73 ou 74 km/h ao invés dos 75 km/h da configuração original. Sinceramente, algo desta ordem de grandeza muda se você comparar pneus rodados com pneus novos, ou mesmo pneus de fabricantes diferentes ou de linhas diferentes de um mesmo fabricante, sem mudar as dimensões.

Se o objetivo é privilegiar o controle, então o caminho é comprar um kit de preparação da suspensão homologado. Obviamente, isso vai deixar o carro ainda mais duro. Como eu disse, não existe almoço gratis, e muito menos mágica...

Em tempo: alguns relatam mudança de conforto ou estabilidade quando mudam de uma configuração para outra. Ok, mas antes de "ter certeza" mas há alguns aspectos a considerar:

1) Nesta mudança, tipicamente, muda-se também a marca e modelo de pneu (o cara tira o Primacy 3 e põe um ContiSport 5, por exemplo...)

2) Muitas vezes, tira-se pneus bem rodados e coloca-se um conjunto "zero km"

3) A avaliação, tanto do conforto quanto da estabilidade, é TOTALMENTE SUBJETIVA. Ou seja: estamos todos suscetíveis a um efeito psicológico, temperado por um "desejo de dar certo". O que é bem compreensível, afinal foi feito um investimento considerável nessa mudança.

Ou seja: a menos que você seja um piloto profissional, troque pneus novos por outros novos e da mesma marca e modelo (apenas medidas diferentes) e faça as medições na pista com testes e instrumentação adequados, não há como afirmar categoricamente que 1 cm de raio fez qualquer diferença em seja lá o que for.

Abraço!

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  • 11 months later...
6 horas atrás, Felipemiguel disse:

Bom dia!!!Alguém sabe me dizer se este PNEU KUMHO ARO 17 ECSTA PS71 225/45R17 91Y  seria uma experiencia ruim?

Não usei esse modelo, mas tenho boas experiencias com a marca.

Outros pneus que são bem recomendados são esses 3 aqui:

https://www.pneufree.com.br/vendas/passeio/225/45/R17/91W/EXTREMECONTACT-DW/CONTINENTAL

https://www.pneufree.com.br/vendas/passeio/225/45/R17/94W/PRIMACY-4/MICHELIN

https://www.pneufree.com.br/vendas/passeio/225/45/R17/94W/POTENZA-RE760-SPORT/BRIDGESTONE

Eu uso esses Potenza no meu carro a anos e gostei muito deles.

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  • 2 months later...
1 hora atrás, GiovanniH disse:

Estou com os dois pneus dianteiros da marca Michellin, modelo Primacy , com aproximadamente 4.000 km rodados, vou trocar os traseiros no mês que vem, quero colocar os Pilot Sport 4, será que teria algum problema por não serem iguais aos dianteiros????

 

Dependendo de como você dirige tem problema sim, os dois pneus são muito destoantes, com certeza você vai perceber muito mais substerço colocando os pilot sport atrás, se pôr na frente pode ficar mais perigoso ainda. Melhor economizar e ir com primacy nos 4.

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  • 2 months later...

Olá! Estreando aqui. 

Com 8kKm e usando 225/45r17 Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3 91y,  um buraco arrebentou um pneu dianteiro e troquei os dois da frente por Pirelli Aro 17 225/45r17 Cinturato P1, pois não encontrei os originais. Agora em outro in/acidente com buraco, perdi o mesmo pneu dianteiro direito.  Tenho intenção de colocar os dois Goodyears, já com 17kKm, na frente e instalar  dois  Michelin Primacy 4 na traseira ou  outros, Pirelli p1 ainda na traseira. Alguém poderia, por favor, avaliar se isso é recomendável ou sugerir opções? Grato

 

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1 hora atrás, Edinilson disse:

Olá! Estreando aqui. 

Com 8kKm e usando 225/45r17 Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3 91y,  um buraco arrebentou um pneu dianteiro e troquei os dois da frente por Pirelli Aro 17 225/45r17 Cinturato P1, pois não encontrei os originais. Agora em outro in/acidente com buraco, perdi o mesmo pneu dianteiro direito.  Tenho intenção de colocar os dois Goodyears, já com 17kKm, na frente e instalar  dois  Michelin Primacy 4 na traseira ou  outros, Pirelli p1 ainda na traseira. Alguém poderia, por favor, avaliar se isso é recomendável ou sugerir opções? Grato

 

Este pneu da Goodyear é o pior que eu já utilizei na minha vida. Se livre deles, é certeza que vai dar bolha mesmo com buracos medianos. O meu GTI veio com eles, rodei 2 meses e já tinha 3 bolhas, isto que nunca peguei buraco forte. Troquei por aro 18 PS4 da Michelin, estes sim peguei alguns buracos maiores e nunca deram bolhas.

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Em 17/09/2019 at 7:46 PM, CaduOKT disse:

Dependendo de como você dirige tem problema sim, os dois pneus são muito destoantes, com certeza você vai perceber muito mais substerço colocando os pilot sport atrás, se pôr na frente pode ficar mais perigoso ainda. Melhor economizar e ir com primacy nos 4.

 

2 horas atrás, Bigharry disse:

O meu veio com Bridgestone originalmente. Gostei bastante. Já utilizei um par de Continental e n gostei. Não sei porquê cargas d’água eles faziam ruido quando colocados na traseira. 
outras marcar q utilizo atualmente, 2 Pirelli e 2 Michelin primacy 4. Até o momento n tenho queixas.

Agradeço a orientação. Mas no caso do Bigharry, que usa pneus na frente diferentes dos de trás, não ocorre o problema citado por CaduOKT. Não há incompatibilidade devido às configurações dos pneus?

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  • 2 weeks later...

Bom dia!

Meu TSI 1.0 veio com o aparentemente famigerado Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3 91W. Agora com 30kkm apareceu um pequeno rasgo na lateral do dianteiro direito, foi feita uma vulcanização bem meia boca mas está dando para rodar legal, porém como farei uma viagem de 600km vou trocar. A ideia é colocar os traseiros para frente, estão bem conservados e atrás colocar michelin primacy 4, 94W. O que acham? Minha dúvida é se tem algum problema andar com os dianteiros com índice de carga 91 e os traseiros 94.

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Bom dia! Meu TSI 1.0 veio com o aparentemente famigerado Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3 91W. Agora com 30kkm apareceu um pequeno rasgo na lateral do dianteiro direito, foi feita uma vulcanização bem meia boca mas está dando para rodar legal, porém como farei uma viagem de 600km vou trocar. A ideia é colocar os traseiros para frente, estão bem conservados e atrás colocar michelin primacy 4, 94W. O que acham? Minha dúvida é se tem algum problema andar com os dianteiros com índice de carga 91 e os traseiros 94.

 

Na minha opinião você está fazendo a melhor coisa possível... O primacy 4 no papel é simplesmente o melhor pneu com performance, durabilidade, baixa resistência a rolagem e ótimo preço pelo que entrega. Índice de carga maior não tem problema nenhum. O primacy 4 tem theadwear 320 se não me engano o que se traduz em excelente durabilidade compare com as alternativas, tem resistência a rolagem classificação B ... Quase todos os concorrentes são C (1,5% a mais) ou E (3% a mais) o que pode representar no caso de 3% uns 100 litros a mais de consumo ao longo da vida útil... Tem muita conversa sobre alternativas com mais performance ... Mas para o uso normal esses pneus não fazem sentido PS4 por ex. É fantástico, mas o arrasto é maior (grip melhor), o composto na parte externa da banda é mais macio faz mais curva, mas gasta mais rápido... E é muito mais caro... Do outro lado do espectro você pode achar um momo com threadwear absurdamente alto ... Dura uma vida, mas é mais duro e ainda assim tem resistência a rolagem alta... Você não vai desembolsar de cara tanto ... Mas vai passar anos com um pneu menos confortável que automaticamente exige mais da suspensão especialmente em cenários de baixa compressão (que é a grande parte do tempo), que tem uma performance inferior e gasta mais combustível (seria ótimo para uma locadora de veículos, mas para um proprietário creio que não). Pneu é um negócio complicado de fazer publicidade, porque parece tudo igual, mas definitivamente não é. 

Edit: 100 litros não seria o caso no 1.0, tem que ver qual o veículo que o Inmetro usa para testes de rolagem, mas num GTI certamente poderia chegar nesse valor, considerando a troca dos 4 simultaneamente.

 

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  • 4 weeks later...
Em 11/27/2019 at 9:13 PM, Edinilson disse:

 

Agradeço a orientação. Mas no caso do Bigharry, que usa pneus na frente diferentes dos de trás, não ocorre o problema citado por CaduOKT. Não há incompatibilidade devido às configurações dos pneus?

Só vi agora, mas em uso normal não dá para perceber nada mesmo, e se forem pneus de mesma categoria e marcas diferentes também não dá nada demais.

Mas no caso que eu falei colocar um pneu esportivo em um eixo e um pneu econômico em outro, aí pegar uma estradinha para moer ou colocar na pista é perigoso. Ou até em uso normal na chuva se um par for bem melhor que o outro no piso molhado.

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