Problema no catalisador


Recommended Posts

Olá,

primeiro parabéns ao excelente conteúdo do fórum, infelizmente tive que fazer a primeira participação nele com um defeito, hehe.


Então vamos lá, peguei o meu Golf 2014 1.4tsi em setembro do ano passado, usado mas em excelentes condições, com ~45mil km, excelente carro sem nenhuma reclamação, ainda na garantia, agora em fevereiro fui fazer a primeira revisão dele sob minha responsabilidade, somente troca de óleo e filtros, até ai tudo bem, não sei se foi impressão minha ou realmente ele voltou "diferente" dela. Passado algumas semanas fui de Porto Alegre (onde resido) a Caxias do Sul e trafegando pela cidade comecei a notar que o mesmo estava sem "potencia" acelerava e não tinha aquele torque característico do turbo, e esticando a segunda não passava do 5mil rpm, notei que desligando o carro e ligando ele novamente o carro voltava ao normal, detalhe nenhuma luz acendeu no painel. Como Caxias do Sul é cheio de ladeiras, hehe, fui sair de uma empresa e o mesmo simplesmente não saiu do lugar, pareceu engasgar e apagou, a partir dai ligou a dita "luz do catalisador", estava voltando a Porto Alegre, então não queria pegar a estrada com esse "defeito" (continuava ficando normal a condução após desligar o carro e ligar novamente, mesmo com a luz do painel acesa, nenhuma vez o carro esteve normal e durante a operação o mesmo perdeu potencia) passei em uma concessionaria da volks para saber se poderia rodar normalmente e agendar um atendimento na concessionaria onde comprei o veiculo e fiz a revisão.

Na CSS o mecânico passou o carro no scanner e o mesmo acusou o código p023600 (sensor da pressão de sobrealimentação, sinal improvável) que seria referente ao sensor do turbo que faz a comparação da pressão interna com a atmosférica (informação do mecânico) por isso o turbo não estava sendo acionado, ele não conseguiu acessar a documentação do erro para saber o procedimento, mas disse que não teria problema eu voltar a POA e resolver lá.

Continuando a saga, levei o carro a CSS e ficou por dois dias na mesma, falaram que o carro estava ficando sem 2 cilindros (achei muito estranho) pois a ecu não estava injetando nesses e por isso estava sem potencia, falaram que resolveram o problema reiniciando a ECU (regravando/atualizando). Mas não resolveu, alguns dias depois o problema voltou, liguei e falaram que precisaria ficar no mínimo 4 dias lá para descobrirem o erro, como estava sem tempo para ficar sem carro adiei um pouco e não levei novamente e a luz não acendeu mais até sexta feira passada, justamente antes de mais uma viagem, hehe.

Agora acho que não posso mais adiar isso, então queria uma opinião de vocês sobre o que pode ser, para poder chegar lá com mais informações. Notei também que o carro "sabe" que está com problema mas não mostra, pois a luz de aviso fica desligada mas quando o defeito está presente o carro não deixa o sistema Start/stop funcionar, mas dizendo apenas que o motor em funcionamento é necessário.

 

Desculpem o textão, mas quis ser o mais claro possível. desde já agradeço a colaboração.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,
primeiro parabéns ao excelente conteúdo do fórum, infelizmente tive que fazer a primeira participação nele com um defeito, hehe.

Então vamos lá, peguei o meu Golf 2014 1.4tsi em setembro do ano passado, usado mas em excelentes condições, com ~45mil km, excelente carro sem nenhuma reclamação, ainda na garantia, agora em fevereiro fui fazer a primeira revisão dele sob minha responsabilidade, somente troca de óleo e filtros, até ai tudo bem, não sei se foi impressão minha ou realmente ele voltou "diferente" dela. Passado algumas semanas fui de Porto Alegre (onde resido) a Caxias do Sul e trafegando pela cidade comecei a notar que o mesmo estava sem "potencia" acelerava e não tinha aquele torque característico do turbo, e esticando a segunda não passava do 5mil rpm, notei que desligando o carro e ligando ele novamente o carro voltava ao normal, detalhe nenhuma luz acendeu no painel. Como Caxias do Sul é cheio de ladeiras, hehe, fui sair de uma empresa e o mesmo simplesmente não saiu do lugar, pareceu engasgar e apagou, a partir dai ligou a dita "luz do catalisador", estava voltando a Porto Alegre, então não queria pegar a estrada com esse "defeito" (continuava ficando normal a condução após desligar o carro e ligar novamente, mesmo com a luz do painel acesa, nenhuma vez o carro esteve normal e durante a operação o mesmo perdeu potencia) passei em uma concessionaria da volks para saber se poderia rodar normalmente e agendar um atendimento na concessionaria onde comprei o veiculo e fiz a revisão.
Na CSS o mecânico passou o carro no scanner e o mesmo acusou o código p023600 (sensor da pressão de sobrealimentação, sinal improvável) que seria referente ao sensor do turbo que faz a comparação da pressão interna com a atmosférica (informação do mecânico) por isso o turbo não estava sendo acionado, ele não conseguiu acessar a documentação do erro para saber o procedimento, mas disse que não teria problema eu voltar a POA e resolver lá.
Continuando a saga, levei o carro a CSS e ficou por dois dias na mesma, falaram que o carro estava ficando sem 2 cilindros (achei muito estranho) pois a ecu não estava injetando nesses e por isso estava sem potencia, falaram que resolveram o problema reiniciando a ECU (regravando/atualizando). Mas não resolveu, alguns dias depois o problema voltou, liguei e falaram que precisaria ficar no mínimo 4 dias lá para descobrirem o erro, como estava sem tempo para ficar sem carro adiei um pouco e não levei novamente e a luz não acendeu mais até sexta feira passada, justamente antes de mais uma viagem, hehe.
Agora acho que não posso mais adiar isso, então queria uma opinião de vocês sobre o que pode ser, para poder chegar lá com mais informações. Notei também que o carro "sabe" que está com problema mas não mostra, pois a luz de aviso fica desligada mas quando o defeito está presente o carro não deixa o sistema Start/stop funcionar, mas dizendo apenas que o motor em funcionamento é necessário.
 
Desculpem o textão, mas quis ser o mais claro possível. desde já agradeço a colaboração.
 

Oi@Anstedile,

Não peça desculpas. Seu texto está claro, descritivo e muito bem escrito. Aliás, parabéns por isso. Textos assim ajudam os confrades a compreender os problemas e aumentam as chances de que você consiga a ajuda que procura. Textão é um problemão​ no "uatisapi" ou no "feicebuqui", pois nesses meios as pessoas tem uma preguiça incontrolável. Aqui, a lógica é diferente.

Sobre o seu problema: a descrição do primeiro mecânico está coerente. Para um sensor, "implausible signal" significa que ele está lendo algo diferente do esperado. Por exemplo: se você for conferir a pressão dos pneus, espera medir algo entre 0 psi e 45 psi. Se o manômetro indicar 1000 psi, você saberá que o sensor está com algum problema porque se essa pressão fosse real o pneu teria estourado.

O código P0236 indica que a pressão lida pelo sensor não está coerente com a expectativa da ECU. Nestes casos, o motor entra em um regime de segurança que limita a sobrepressão do turbo, para evitar danos ao motor, e isso reduz a potência. Em 99% dos casos, a causa é um problema com o sensor, mas pode ser algo na válvula wastegate também. Em casos extremos, pelo que li, um excesso de "missfires" poderia causar isso também, e nesse caso o culpado poderia ser a falha de alguma bobina de ignição ou até de um bico injetor, o que seria coerente com o segundo relato.

No entanto, duas coisas não são coerentes:
1) se você estivesse com dois cilindros sem funcionar sentiria uma vibração considerável e um barulho estranho no funcionamento normal, até em marcha lenta, e isso você não relata.
2) a restrição de sobrepressão deveria estar associada ao acendimento da ECL (engine check light), e pelo que entendi te falta potência até com essa luz apagada.

Boa sorte e mantenha-nos informados!

Abraço.

Sent from my XT1095 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RicW disse:


Oi@Anstedile,

Não peça desculpas. Seu texto está claro, descritivo e muito bem escrito. Aliás, parabéns por isso. Textos assim ajudam os confrades a compreender os problemas e aumentam as chances de que você consiga a ajuda que procura. Textão é um problemão no "uatisapi" ou no "feicebuqui", pois nesses meios as pessoas tem uma preguiça incontrolável. Aqui, a lógica é diferente.

Sobre o seu problema: a descrição do primeiro mecânico está coerente. Para um sensor, "implausible signal" significa que ele está lendo algo diferente do esperado. Por exemplo: se você for conferir a pressão dos pneus, espera medir algo entre 0 psi e 45 psi. Se o manômetro indicar 1000 psi, você saberá que o sensor está com algum problema porque se essa pressão fosse real o pneu teria estourado.

O código P0236 indica que a pressão lida pelo sensor não está coerente com a expectativa da ECU. Nestes casos, o motor entra em um regime de segurança que limita a sobrepressão do turbo, para evitar danos ao motor, e isso reduz a potência. Em 99% dos casos, a causa é um problema com o sensor, mas pode ser algo na válvula wastegate também. Em casos extremos, pelo que li, um excesso de "missfires" poderia causar isso também, e nesse caso o culpado poderia ser a falha de alguma bobina de ignição ou até de um bico injetor, o que seria coerente com o segundo relato.

No entanto, duas coisas não são coerentes:
1) se você estivesse com dois cilindros sem funcionar sentiria uma vibração considerável e um barulho estranho no funcionamento normal, até em marcha lenta, e isso você não relata.
2) a restrição de sobrepressão deveria estar associada ao acendimento da ECL (engine check light), e pelo que entendi te falta potência até com essa luz apagada.

Boa sorte e mantenha-nos informados!

Abraço.

Sent from my XT1095 using Tapatalk
 

Olá,

Obrigado pelos elogios ao texto, hehe.

Quanto aos problemas, espero mesmo que seja somente o sensor, mas não entendi porque descartaram essa opção na segunda CSS. E realmente achei um pouco descabida a hipótese de "falha" em dois cilindros, pois não noto essa vibração e nem o ruído que obviamente (imagino eu) seria bem característico para um funcionamento tão anormal, juntamente com uma baixa da potencia muito maior do que a apresentada.

Sobre o item 2, realmente isso é o que me deixa mais "decepcionado" com o carro, pois as duas falhas seriam graves, restrição do turbo e falha de cilindros, sendo que os mesmos obrigatoriamente deveriam ser notificados pelos avisos. Fico numa roleta russa tentando adivinhar se o carro está ou não apresentando defeito, se conduzir normalmente (sem esticar marchas) na cidade, com transito, é impossível notar, o que levaria a rodar continuamente com esse defeito.

Assim que tiver novas informações vou relatando aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,
Obrigado pelos elogios ao texto, hehe.
Quanto aos problemas, espero mesmo que seja somente o sensor, mas não entendi porque descartaram essa opção na segunda CSS. E realmente achei um pouco descabida a hipótese de "falha" em dois cilindros, pois não noto essa vibração e nem o ruído que obviamente (imagino eu) seria bem característico para um funcionamento tão anormal, juntamente com uma baixa da potencia muito maior do que a apresentada.
Sobre o item 2, realmente isso é o que me deixa mais "decepcionado" com o carro, pois as duas falhas seriam graves, restrição do turbo e falha de cilindros, sendo que os mesmos obrigatoriamente deveriam ser notificados pelos avisos. Fico numa roleta russa tentando adivinhar se o carro está ou não apresentando defeito, se conduzir normalmente (sem esticar marchas) na cidade, com transito, é impossível notar, o que levaria a rodar continuamente com esse defeito.
Assim que tiver novas informações vou relatando aqui.

Falhas de sensores podem ser permanentes ou intermitentes. Se for permanente o cara pega em um teste simples. Se for intermitente ele pode não pegar no teste e por isso achar que está tudo bem com o sensor. Eu trocaria e pagaria pra ver, pois teria chances de ser feliz. Se resolver, saiu barato. Se não, o sensor volta pro estoque segue a pesquisa.

Abraço!

Sent from my XT1095 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Terminei o segundo tanque consecutivo com gasolina aditivada e a luz do catalizador não acendeu nesse período. Além disso, o consumo do carro sofreu uma leve melhora, dando 12,5 km/L dentro da cidade (33 km/h de velocidade média total), sempre com o ar condicionado ligado.

O tanque terminou e agora abasteci com gasolina normal novamente pra testar. Vamos ver quando tempo vai demorar até a luz acender novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, boa noite!

Tenho um Highline 15/15 mexicano. Hoje ao parar em um sinal, carro ligado (start/stop desativado), notei uma súbita queda na rotação. Estava em marcha lenta e o motor praticamente parou de girar (RPM foi praticamente a zero), e retornou à marcha lenta em questão de segundos. Logo após notei um odor de combustível queimado (um cheiro de podre) bem forte na cabine, que passou pouco tempo depois.

O que imaginam que poderia ser? Levarei o carro para revisão semana que vem, de qualquer forma (já estava agendada).

Abs e obrigado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Galera, ressuscitando este post, pois tive o mesmo problema recentemente com o meu TSI Alemão 14/14 e vi que podem ter inúmeras causas, mas nenhuma conclusiva.

Como sempre abasteço com aditivada e no mesmo posto, já descartei a possibilidade de ser a gasolina ruim. Mas eu sempre mando completar o tanque e desta vez, enquanto me estava indo ao caixa o frentista deu aquela "completada/arredondada"  marota.

Assim que sai do posto a luz da injeção acendeu. Nisso já fui na CSS que fica ao lado do meu trabalho para resolver logo. O mecânico foi bem gente boa e passou o scanner do meu lado.

E estava lá acusando exatamente o "excesso de gasolina" que vazou para algum outro lugar do carro (agora não me lembro o nome). Até o start/stop não funcionava por causa disso.

Ele me mostrou tudo e realmente dá pra saber absolutamente qualquer coisa que acontece com o carro passando o scanner de forma correta. Vi todo o histórico do carro e tudo que já havia acontecido com ele.

O cara abriu o compartimento, retirou o excesso da gasolina e a luz nunca mais acendeu.

Claro, que pode este pode ser mais um caso isolado, mas fica o relato aqui como mais uma das prováveis causas desta luz acender.

Obs: Se a CSS realmente quiser saber o que é a causa do problema, eles conseguem. São apenas "braço curto". Então insista ou leve em algum lugar de confiança.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Meu golf 1.4 highline mexicano 15/15 com (75.000 km) acendeu a luz de EPC e perdeu potência, após abastecimento em posto com gasolina adulterada durante viagem para Belo Horizonte. Quando acelerava estava com barulho igual de uma Brasília com dupla carburação. Percebi que estava somente com 3 cilindros funcionando. Diagnóstico; 1 vela queimada e bobina com defeito. Troquei todas as velas e a bobina queimada; e o carro ficou zero. Sobre a luz do catalizador, após trocar a bateria, acendeu no mesmo dia, apagou no dia seguinte, dois dias após acendeu novamente, apagou no quarto dia e não acendeu mais. Carro só roda com podium ou race. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Meu carro também acendeu essa  bendita luz , ontem . Estava em viagem  e acabei sendo obrigado a abastecer em postos nada confiáveis . Alguém conseguiu a solução para esse problema? obg.
Se for combustível mesmo, infelizmente não tem muito o que fazer. É gasta-lo ou tira-lo e colocar algo de boa procedência. Pois suco de dinossauro é complicado...

Eu estou planejando uma viagem longa também e o pior problema é o combustível. Onde abastecer sem ser prejudicado! Estou procurando pelos reviews no google maps de postos no caminho e de marca conhecida, mas muitas vezes é ter sorte!

Abraços!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Se for combustível mesmo, infelizmente não tem muito o que fazer. É gasta-lo ou tira-lo e colocar algo de boa procedência. Pois suco de dinossauro é complicado...

Eu estou planejando uma viagem longa também e o pior problema é o combustível. Onde abastecer sem ser prejudicado! Estou procurando pelos reviews no google maps de postos no caminho e de marca conhecida, mas muitas vezes é ter sorte!

Abraços!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Bom, sou meio suspeito em teclar algo. Entre Nelore e Borão, já se vão quase na casa dos 135Kkm em estradas com motores TSI's.

Não sei se foi sorte, até o momento nunca acendeu nada nesse sentido, caso algum dia acenda, posto aqui. Quando em rodovia, evito preços baixos, fico ressabiado. Por aqui, hoje Gasourina tá na faixa de R$ 4.60 à R$ 4.95. Então, quando viajo, já tenho em mente os preços praticados. Quando viajo para lugares que já fui, já tenho os postos pré definidos, alguns com bandeiras outros sem.  A média que uso(como aqui é fim de mundo), como referência de valores em relação aos grandes centros, que é em média 7% à 10% por cento mais em conta.

Frise-se, quando viajo, não fico contando os caraminguás, para abastecer, muito menos vou na mais cara. Coloco sempre na balança preço/bandeira/localização/movimento. Na mais recente viagem de quase 7Kkm encontrei gasourina 15% mais em conta  do que aqui, R$ 3.89. Isso foi na capital do MT....pulei o corguim de muletas. A média em relação aqui, foi R$ 4.35, isso um bom pedaço do estado de MT(Cuiabá para baixo), até Divisa do MS, SP e PR. Salvo exceção em Campo Grande - MS encontrei a R$4.09 a aditivada. Aqui uma exceção, posto chama-se Ideal, por coincidência eles tem dois postos aqui em Comodoro do mesmo grupo.

Eu sempre ando com uma meia dúzia do Tônico Do Pica Pau na mala, para usar como artimanha. Ele se chama DRAFT da Draft Aditivos e Lubrificantes custa R$ 9,00 200ml., e "trata" 40mlitros, compro no Atacadão. Uso ele desde os tempos do Nelore, quando ele estava na casa dos 50Kkm. Se é bom ou ruim, não sei.

Como já salientei, não procuro preço(não sou rico, mas faço valer meu suado dindim), quando entro em um pátio de posto de gasolina(ali minha única opção) e sinto/noto que entrei num rabo de foguete. Tasco um 100 no máximo 150 contos de gasolixo(bom, que nossos carros dão uma autonomia de para lá de 400km com esse valor), vou lá na mala e tasca um ou as vezes, até dois de Mr. Músculo no bucho do bravio.

Se esses aditivos resolvem, não sei, se fazem bem ou mal, também não saberei te dizer.

Já abasteci em muitas bibocas do MT/TO e PA, nunca tive problemas, se é sorte não sei. Caso algum dia, acenda alguma luz depois de abastecer, posto aqui.

Como você já teclou, é fator sorte. Quem vê bomba de gasolina não vê coração do proprietário do dono do posto.

Abraçaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, senhores . Tive o problema de acender essa luz do painel.  Levei o carro à  autorizada e o  gerente da oficina pediu pra eu aguardasse , pois a garantia do carro  acabou dia 11 do mesmo mês . Segundo ele , não poderia autorizar o conserto , sem antes receber uma autorização   da VW.  Mesmo fazendo todas as revisões lá , ele me veio com essa. Pior que estou achando que vão dificultar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 1 year later...

Caros, bom dia.

Tenho um CFL 2015 Mexicano com 66 mil KM. No FDS a luz do catalisador ascendeu, não notei nenhuma diferença de performance ou qq outra diferença, eu estava e moutra cidade e rodei 70 KM até retornar a minha casa em SP.

Notei que em alguns casos relatados no grupo que o problema se resolve com a troca do combustível, porém fiquei com receito de danificar (ainda mais) o carro. O que vcs acham ? Devo ir ao meu mecânico de confiança ou posso rodar com o carro até efetuar a troca do combustível??

 

Algum risco de dano maior ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...