Produtos para limpeza e manutenção do couro


Brizzi

Recommended Posts

Eu uso meguiars na parte externa do veiculo , deixa um acabamento muito melhor que os outros que conheço , tanto 3M e Mothers . Mas no interior principalmente para bancos mais claros cinza ou bege o produto da meguiars percebi que deixa manchas que são removidas com mais uma passada do produto . Resumindo e mais trabalhosa a limpeza .Com isso resolvi fazer uma serie de pesquisas em fóruns de detailing da gringa como eles cuidam em geral do interior de couro . E foi quase que unanimidade que recomendavam o lexol ( não e exclusivo para industria automotiva ) , por se tratar de uma empresa especifica em cuidado de pecas em couro , a peça acaba ficando com um aspecto de novo e não aspecto brilhante , E bem fácil realizar o trabalho rsrsrs .Para quem e perfeccionista como eu para facilitar a limpeza tanto do couro como tecido ou alcantara eu utilizo um steamer para limpar depois passar o produto .

Eles inclusive tem uma linha de reparo para riscos no couro , que acontecem comumente no volante e na manopla do cambio ,zonas que avezes acabamos raspando a unha e acaba riscando o couro . 

Uma dica pra galera que tem couro claro (cinza , bege e marrom) cuidado com o produto que vai usar pra limpar o banco , pois e muito fácil desbotar (retirar a tinta do couro) , pois querendo ou não o couro que usam nestes carros são couros de baixa qualidade e má qualidade da tintura . Somente em carros como Jaguar ou Bentley e os Rolls e as Bemmers e as Mercedes mais refinadas possuem couro de altíssima qualidade.

So escolhermos produtos de marcas boas como meguiars , mothers e lexol entre outras boas do mercado ! Nada de sabão neutro ou sabonete dove ou hidratante dove isso so vai estragar mais o couro !

Qualquer duvida quanto a detailing so chamar que ajudo sem problema , pois so muito chato com isso rsrsrs 

Espero ter ajudado abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
  • 3 months later...

No mundo do detailing, não se apegue muito a marca, normalmente é muito mais marketing do que outra coisa. Esse tipo de produto é vendido para entusiastas, e como todo entusiasta, a paixão as vezes cega e somos induzidos a pagar muito por um produtos simples. Essas empresas sabem disso, e claro,  se aproveitam. Existem ceras vendidas a mais de 3 mil reais, são ceras de carnaúba pura, mas o resultado dificilmente vai ser percebido por uma pessoal comum, e talvez até mesmo para um profissional sem um medidor de brilho.

 

Logicamente não estou falando de hidratantes e outros vendidos em supermercados, esses nem vou comentar...Sem contar creme Nívea, que alguém inventou que seria bom para couro, mas é a pior opção, pois deixa resíduos e a superfície escorregadia e  brilhante, ou seja, além de feio, perigoso!

 

Já usei praticamente todos os hidratantes de couro top do mercado, Zymol, Meguiars, Mothers, Sonus, Sonax, Swisswax, Leathrique, Lexol e com o tempo fui aprendendo as nuances de mercado, hoje meu favorito é o combo da Sonus, seja pelo resultado, seja pelo custo x benefício.

 

Sonus Leather cleaner (limpador), mas a cereja do bolo é o SONUS LEATHER CONDITIONER (condicionador). Embora a marca seja americana, o condicionador era feito na Itália, pelo menos era. Não sei agora.

 

Não tem cheirinho de uva nem de framboesa, nem nada rsrs. É tratamento sério, produto de altíssima qualidade a PREÇO JUSTO. Sem resíduos, cheiro marcante de couro, adicionado de Polycharger, pra quem não sabe,  basicamente um aditivo que aumenta a eficiência  e durabilidade da proteção. Acabamento acetinado, toque bem aveludado, como um produto nível A profissional deve deixar.

 

Vai na fé! rs

 

Meguiars tem bons hidratantes para uso normal, mas perto do SONUS e Zymol (especificamente falando do hidratante de couro) parece produto caseiro, embora feito pela 3M (sim, meguiars é 3m) não é o produto mais aclamado por detailers que eu chamo de nível A. Mas é bom e seguro com certeza.

 

Lexol tb é bom.

]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mundo do detailing, não se apegue muito a marca, normalmente é muito mais marketing do que outra coisa. Esse tipo de produto é vendido para entusiastas, e como todo entusiasta, a paixão as vezes cega e somos induzidos a pagar muito por um produtos simples. Essas empresas sabem disso, e claro,  se aproveitam. Existem ceras vendidas a mais de 3 mil reais, são ceras de carnaúba pura, mas o resultado dificilmente vai ser percebido por uma pessoal comum, e talvez até mesmo para um profissional sem um medidor de brilho.

 

Logicamente não estou falando de hidratantes e outros vendidos em supermercados, esses nem vou comentar...Sem contar creme Nívea, que alguém inventou que seria bom para couro, mas é a pior opção, pois deixa resíduos e a superfície escorregadia e  brilhante, ou seja, além de feio, perigoso!

 

Já usei praticamente todos os hidratantes de couro top do mercado, Zymol, Meguiars, Mothers, Sonus, Sonax, Swisswax, Leathrique, Lexol e com o tempo fui aprendendo as nuances de mercado, hoje meu favorito é o combo da Sonus, seja pelo resultado, seja pelo custo x benefício.

 

Sonus Leather cleaner (limpador), mas a cereja do bolo é o SONUS LEATHER CONDITIONER (condicionador). Embora a marca seja americana, o condicionador era feito na Itália, pelo menos era. Não sei agora.

 

Não tem cheirinho de uva nem de framboesa, nem nada rsrs. É tratamento sério, produto de altíssima qualidade a PREÇO JUSTO. Sem resíduos, cheiro marcante de couro, adicionado de Polycharger, pra quem não sabe,  basicamente um aditivo que aumenta a eficiência  e durabilidade da proteção. Acabamento acetinado, toque bem aveludado, como um produto nível A profissional deve deixar.

 

Vai na fé! rs

 

Meguiars tem bons hidratantes para uso normal, mas perto do SONUS e Zymol (especificamente falando do hidratante de couro) parece produto caseiro, embora feito pela 3M (sim, meguiars é 3m) não é o produto mais aclamado por detailers que eu chamo de nível A. Mas é bom e seguro com certeza.

 

Lexol tb é bom.

]

corre a lenda que companhias aereas passam Nivea nas poltronas de couro e foi aí que tiraram a conclusao que "se elas fazem isso é porque funciona..." e começaram a usar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante essa informação, trabalho na aviação e nunca tinha ouvido falar a respeito. Eu particularmente acho pouco provável que a limpeza e hidratação de bancos de couro sejam feitas assim, primeiro pelo custo, onde esse serviço é sempre realizado por empresas terceirizadas, e não consigo imaginar alguém comprando creme pra passar em milhares de assentos. Os produtos usados por essas empresas são sempre itens profissionais e concentrados por questões de prática e economia, sem contar que a aviação exige produtos homologados pra praticamente qualquer atividade.

 

O problema com o creme em si, é que, ao contrário da pele, onde há circulação do corpo e absorção, no couro vai entupindo os poros e não permite a ¨respiração¨ do mesmo, além de o resíduo ir se acumulando com o tempo.

 

Mas ainda sim não deixa de ser interessante essa possibilidade.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante essa informação, trabalho na aviação e nunca tinha ouvido falar a respeito. Eu particularmente acho pouco provável que a limpeza e hidratação de bancos de couro sejam feitas assim, primeiro pelo custo, onde esse serviço é sempre realizado por empresas terceirizadas, e não consigo imaginar alguém comprando creme pra passar em milhares de assentos. Os produtos usados por essas empresas são sempre itens profissionais e concentrados por questões de prática e economia, sem contar que a aviação exige produtos homologados pra praticamente qualquer atividade.

 

O problema com o creme em si, é que, ao contrário da pele, onde há circulação do corpo e absorção, no couro vai entupindo os poros e não permite a ¨respiração¨ do mesmo, além de o resíduo ir se acumulando com o tempo.

 

Mas ainda sim não deixa de ser interessante essa possibilidade.

 

Grande abraço.

por isso eu disse lenda...eu mesmo ja vi um cara falar no forum acho que do cruze que "tem um amigo na tam" e bla bla bla... pra mim lorota pura

 

o pior é que isso esta disseminado isso no mundo todo, basta dar uma pesquisada... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Usei a linha da Mothers, o limpador é bom, mas o condicionador achei meio ruim... Ficou com aspecto brilhoso que saiu com o uso, mas depois não ficou com visual de "couro novo" como fica se só tivesse limpado.

 

Quando acabar vou testar outra marca. Os conselhos de não se basear por marcas, que já mencionaram aí, é muito válido.

 

Eu tinha um condicionador de couro da proauto de 10 contos que usei em um sobretudo que eu tinha, e o resultado foi excelente, a peça ficou nova e aveludada ao toque, resultado que não consegui com o Mothers nos bancos do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei a linha da Mothers, o limpador é bom, mas o condicionador achei meio ruim... Ficou com aspecto brilhoso que saiu com o uso, mas depois não ficou com visual de "couro novo" como fica se só tivesse limpado.

Quando acabar vou testar outra marca. Os conselhos de não se basear por marcas, que já mencionaram aí, é muito válido.

Eu tinha um condicionador de couro da proauto de 10 contos que usei em um sobretudo que eu tinha, e o resultado foi excelente, a peça ficou nova e aveludada ao toque, resultado que não consegui com o Mothers nos bancos do carro.

Também uso o Mothers. Recomendo!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue meus $10 cents. Uma vez, na loja especializada em couro automotivo perguntei, o que é bom passar no couro? A pessoa da loja respondeu, o que você passa na sua pele? Pois é aqueles produtos que nós vendemos são justamente creme hidratantes similares ao que vendem para pessoas. Bom, o que é um creme hidratante, é basicamente uma emulsão, óleo + agua. Quando evapora a agua sobra o óleo. O que eu passo nos bancos de couro? Uso óleo para bebê (óleo de amêndoa) uma vez por ano, é o principio ativo dos cremes hidratantes.. Passo quando não vou usar o carro no dia seguinte, pois ele é 100% absolvido pelo couro em 24h. Tenho usado este método nos últimos quatro carros, alguns por 6 anos, com carro estacionado no sol o dia inteiro, e o couro continua perfeito. Se as fibras do couro permanecem flexíveis elas não quebram assim o couro não descama ou racha., Se não hidrata (coloca óleo) as fibras tornam-se duras e quebradiças, esfarelam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for couro legítimo uso o bom e velho creme nivea

Só que é um processo.

Limpar bem antes com sabão neutro.

Passear o creme a noite e deixar à sombra.

No outro dia limpar o excesso.

Quem falar que não funciona é porque não usou ou não soube usar.

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

É isso, o melhor tratamento, segundo a loja de couros, são os cremes que nos mesmos utilizamos nas nossas peles. O boi só tem a pele mais grossa.

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que atualmente 99% dos bancos são de courino/couro vegetal/couro ecológico/sintético, etc., isto é, não são couro de verdade, esse tratamento com creme hidratante não deve ser eficiente.

Acredito que os produtos específicos devem ter algum agente que hidrate o material sintético (tipo um silicone)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas o tratamento para uma pele morta é o mesmo para uma pele viva? Não me parece muito correto, porém não entendo da fisiologia à fundo..

 

Já usei uns 3 produtos (os quais não lembro o nome e não gostei por conta do cheiro forte), por enquanto o meu favorito é o da 3M, porém ele deixa o banco um pouco liso escorregando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas o tratamento para uma pele morta é o mesmo para uma pele viva? Não me parece muito correto, porém não entendo da fisiologia à fundo..

Já usei uns 3 produtos (os quais não lembro o nome e não gostei por conta do cheiro forte), por enquanto o meu favorito é o da 3M, porém ele deixa o banco um pouco liso escorregando..

O couro são fibras orgânicas (células mortas) que sem algum tipo de óleo (do creme hidratante, vaselina, óleo mineral, etc) ressecam, perdem a flexibilidade e ficam quebradiças, começam a trincar, descamar, esfarelar. Nesse caso o óleo do creme hidratante funciona como um lubrificante entre as fibras. Ja pele são células vivas e o óleo do creme hidratante tem a função de evitar a perda de agua pela pele por evaporação, forma uma fina camada impermeável retendo agua, dai o nome hidratação (passa creme hidratante na pele em dias secos, manteiga de cacau nos labios, creme butter na pele, etc.) Quanto ao material sintético, couro sintético, é complicado, pode ser composto por uma serie de diferentes substancias químicas (uretano, polipropileno, , etc), pode estar passando um hidratante e o óleo do creme pode atuar como um solvente do material plastico. Ja passei por exemplo alguns "pretinhos" em plástico preto e o resultado foi que ele reagiu e ficou esbranquiçado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...