Start Stop


Recommended Posts

Pessoal, meu primeiro post. Como não entendo nada de carro e vocês são experts, vou acabar consumindo mais informação, do que ajudando.

 

Então meu primeiro consumo de informação é o seguinte: como faço para deixar como padrão o star-stop desligado? Li que tem que conectar alguma coisa no carro e configurar, mas não entendi nada. Na concessionária eles conseguem realizar esse procedimento?

 

É um recurso muito chato e inútil. Sem falar que é muito lógico que bateria, motor de partida e talvez outros componentes, sofrem um desgaste prematuro. Na minha opinião, não passa de um recurso pra 'vendedor' ter como diferencial e facilitar uma venda. Excelente para europeus e norte americanos, que estão cada vez mais paranoicos com o meio ambiente. Os ambientalistas que me desculpem, mas a redução de CO2 não virá através deste recurso - de jeito nenhum!

 

Agradeço pelo ajuda.

KingMan, o Start stop é um recurso muito útil para economia de combustível e de quebra contribui para a redução de emissões.

Com certeza ele não irá danificar o seu motor de arranque, bateria ou outro componente. O sistema foi desenvolvido levando-se em consideração este funcionamento.

O Start stop só desliga o motor se sua bateria tiver pelo menos 75% da carga ou o seu ar condicionado esteja operando dentro da faixa de temperatura que vc escolheu.

Isto é bem mais complexo que vc imagina, isto é Engenharia.

Vc pode achar que a redução de emissões que este sistema proporcionará seja pouco. Verdade, sim, é pouco.

Mas temos que cooperar com o mínimo.

Se todos pensasse como vc não caminharíamos para um mundo menos poluído.

Muitos cooperando com poucos temos bons resultados.

Vc citou CO2. Este é o rejeito menos danoso que o carro produz.

Talvez vc não saiba, mais o mais importante é reduzir os CO, HC, NOx, que são gases venenosos e cancerígenos. Isso em motores a gasolina.

O carro foi desenvolvido na Alemanha com tecnologia de ponta.

O Brasil é muito atrasado, temos que agregar tecnologia e copiar os melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo que é útil e ecológico, mas eu acabo desligando pq trabalho a 1km de casa, então ao sair de manhã, mesmo com o carro frio, ele desliga. Penso que, enquanto não chegar a 90°C, não deve ser desligado, e por isso acabo desligando o start-stop logo ao dar partida na garagem de casa.

Em eventuais percursos maiores eu deixo acionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, respeito as opiniões diferentes,mas não tentem me convencer neste caso, pois já estou decidido. rsrs

Se o sistema foi modificado para aguentar o liga e desliga, aguentará muito mais se eu não utiliza-lo.

Não me falem em economia de dinheiro, pq é óbvio que a simples troca de uma bateria de R$1300, 3 meses antes devido ao uso do start-stop, acaba com essa economia míope.

Pode ser engenharia e tecnologia pura, mas pra mim é inútil. A verdadeira limpeza do ar virá com os híbridos e principalmente com os elétricos, e mais principalmente ainda (rsrs), com os autônomos/compartilhafos - muito em breve. O resto é besteira.

Então por favor, me ajudem: como deixo por padrão, desligado? É muito complexo? Qual cabo/software tenho que comprar?

Abç a todos e obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então por favor, me ajudem: como deixo por padrão, desligado? É muito complexo? Qual cabo/software tenho que comprar?

Abç a todos e obrigado pela ajuda.

 

Cara, eu não tenho ideia de como fazer ou qual a dificuldade? Já olhou aqui: http://www.golfmk7.com.br/index.php/topic/9-tutorial-altera%C3%A7%C3%B5es-vcds-vag-com-no-novo-golf-mk7/

 

Se tiver alguma coisa sobre essa alteração, provavelmente será nesse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, respeito as opiniões diferentes,mas não tentem me convencer neste caso, pois já estou decidido. rsrs

Se o sistema foi modificado para aguentar o liga e desliga, aguentará muito mais se eu não utiliza-lo.

Não me falem em economia de dinheiro, pq é óbvio que a simples troca de uma bateria de R$1300, 3 meses antes devido ao uso do start-stop, acaba com essa economia míope.

Pode ser engenharia e tecnologia pura, mas pra mim é inútil. A verdadeira limpeza do ar virá com os híbridos e principalmente com os elétricos, e mais principalmente ainda (rsrs), com os autônomos/compartilhafos - muito em breve. O resto é besteira.

Então por favor, me ajudem: como deixo por padrão, desligado? É muito complexo? Qual cabo/software tenho que comprar?

Abç a todos e obrigado pela ajuda.

KingMan, não tive o objetivo de convencê-lo e nem tão pouco de opinar, o que eu disse é fato, é estudado e testado, não tirei da minha cabeça.

Sei que cada um tem a sua filosofia de vida.

Apenas passo adiante o que eu aprendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bereba, eu já percebi isso. Mas depois de um tempo passei a me questionar: será que ao pisar de leve no freio para manter o carro parado sem desligar o carro não fica engrenado e gastando a embreagem? Se for este o caso estaríamos evitando um inconveniente criando um problema bem maior no futuro. O que você acha?

Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

 

Então, mas tanto segurando no freio de leve, quanto desligando o Start-Stop, o carro fica com a "marcha engrenada".

Eu preferia que fosse como no iMotion, em que o carro fica "desengrenado" e só "engrena" quando se acelera. Ia perder um pouco em performance, mas economizaria "embreagem" e combustível, poderia ser um esquema exclusivo do modo Eco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas tanto segurando no freio de leve, quanto desligando o Start-Stop, o carro fica com a "marcha engrenada".

Eu preferia que fosse como no iMotion, em que o carro fica "desengrenado" e só "engrena" quando se acelera. Ia perder um pouco em performance, mas economizaria "embreagem" e combustível, poderia ser um esquema exclusivo do modo Eco.

Bereba, mesmo com o Start Stop ligado, se pisar de leve com o motor ligado a embreagem patina porque o sistema está entendendo que vc vai arrancar com o carro.

Assim que tirar o pé do freio ele responde de imediato, sem aquele atraso de quando vc está com o pé no freio com uma pressão um pouco maior.

Acho o sistema Start Stop e Assistente Hill do carro muito bem dimensionado e calibrado. Não tenho queixa.

 

O carro faz tantas coisas e é tão avançado tecnologicamente e sempre terá um que não ficará satisfeito.

Impossível agradar à todos, seja de Golf ou Porsche.

Querer isso ou querer aquilo é uma questão subjetiva. Vai de cada um.

Há muitas outras coisas no carro que são programáveis e isso é legal.

O Focus faz bastante coisas tbm, mas quase nada é programável. Um coco ao lado do sistema do Golf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Caros amigos, hoje viajei por 300km pela Castelo, vim com um gps Garmin ligado no açendedor de cigarros, depois carreguei o celular por um bom tempo.

 

Cheguei em meu destino final, abastecí, parei o carro num hotel e ao retornar uma hora depois o start stop não funcionou, deu msn de alta demanda de energia, rodei por 30km na estrada e nada de funcionar.

 

No dia a dia uso muito pouco este recurso nem em 5% do que rodo.

 

Minha Variant está com 6700 km rodados e é só alegria, agora esta dúvida/ mico.... o que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe que esqueci, na estrada, era muita chuva, estava tb com o desembaçador ligado, limpador fárois de neblina frontais e traseiros, fora o som do celular com o bluetooth ligado, será que esta demanda de energia sobrecarregou o sistema?

 

Abs.

@Pedrão, vc estava com uma boa demanda de consumidores ligados sim. Acredito que o ar condicionado tbm estava ligado, certo?

Um detalhe que não sei se vc sabe. O START STOP só funciona com um mínimo de 75% de bateria carregada. Abaixo desse valor ele não opera.

Não seria sobrecarga, apenas não conseguiu atingir 75% de carga da bateria em uma situação que não é comum.

Provavelmente quando vc deu a partida no carro já não tinha tanta carga na bateria.

Mas presta atenção na próxima vez que utilizar o carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, mas será que a bateria retem a carga sozinha durante a noite?

 

Se não, hoje tenho que rodar por mais 60km de estrada, será que vai resolver?

 

Seria necessário uma carga lenta na bateria? Esta opção seria um absurdo não?

Pedrão, relaxa. ..

Seu carro está na garantia e aparentemente bem.

Há um gasto mínimo da bateria quando o carro está desligado. Alarme e o sistema.

Não precisa carregar sua bateria não.

Se o seu carro fica muito tempo parado, basta ligá-lo uma vez por semana durante uns 5 min e está blz.

Não se esqueça que se o ar condicionado estiver ligado e a temperatura não estiver próxima a desejada, o start stop não entrará em operação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
Em 24 de junho de 2015 at 1:57 PM, golfray disse:

Putz, tá aí uma coisa que acho inútil, o tal do start stop.... para o carro gastar 1 litro de gasolina em marcha lenta, ele leva pelo menos 2 horas de funcionamento, é uma economia muito míope de combustível usar esse sistema start/stop, eu particularmente não gosto e sempre desativo o sistema....

Como desativa o sistema start stop? Comprei o meu hj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2015 at 1:57 PM, golfray disse:

Putz, tá aí uma coisa que acho inútil, o tal do start stop.... para o carro gastar 1 litro de gasolina em marcha lenta, ele leva pelo menos 2 horas de funcionamento, é uma economia muito míope de combustível usar esse sistema start/stop, eu particularmente não gosto e sempre desativo o sistema....

O objetivo não é só economizar, é poluir menos o meio ambiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Desabilitei o start-stop via VCDS, pelo método da voltagem.

http://www.vwwatercooled.com.au/forums/f197/disable-stop-start-vcds-tweak-94276.html

Na central multimídia, na opção de estado do start-stop fica permanentemente a mensagem “Alta demanda de energia”.

Sempre que há condições de desligamento do motor em paradas, o sistema tenta ativar o start-stop, mas em função da voltagem alterada via VCDS, aparece o ícone do A “cortado” no painel central do carro, mas ao  acelerar, aparece no lugar dele a marcha engatada, como sempre.

 

Como não gostei muito do resultado, andei pesquisando e encontrei algumas informações de outros métodos, mas não testei se funciona.
Alguns membros dos fóruns informam que deu certo.

 

http://www.vwaudiforum.co.uk/forum/showthread.php/132245-A6-C7-VCDS-Tricks e

http://www.audi-sport.net/xf/threads/stop-start-b8-5-vcds-disable.218703/

 

Gostei muito deste procedimento, que inverte a atuação do sistema.

Ele fica desligado por padrão, sendo ativado a apertar o botão próximo da alavanca de marchas:

 

Disable/memorize/invert Start & Stop
[Select]
[09-Cent. Elect.]
[Security Access - 16] (enter security code - 31347)
[Adaptation - 10]
Select Channel 34 and Read
if you subtract 4 from the original value --> Start&Stop always disabled
if you add 32 to the original value --> memorize last status (the Start & Stop status at engine startup will be the one at last engine shutdown)
if you add 64 to the original value --> Start & Stop button light will be reversed: off if Start & Stop is disabled, and on if Start & Stop is enabled.
Press Test then press Save

 

Alguém que tem mais experiência que eu se habilita a testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, amd3000 disse:

Desabilitei o start-stop via VCDS, pelo método da voltagem.

 

http://www.vwwatercooled.com.au/forums/f197/disable-stop-start-vcds-tweak-94276.html

Na central multimídia, na opção de estado do start-stop fica permanentemente a mensagem “Alta demanda de energia”.

 

Sempre que há condições de desligamento do motor em paradas, o sistema tenta ativar o start-stop, mas em função da voltagem alterada via VCDS, aparece o ícone do A “cortado” no painel central do carro, mas ao  acelerar, aparece no lugar dele a marcha engatada, como sempre.

 

 

 

Como não gostei muito do resultado, andei pesquisando e encontrei algumas informações de outros métodos, mas não testei se funciona.
Alguns membros dos fóruns informam que deu certo.

 

 

 

http://www.vwaudiforum.co.uk/forum/showthread.php/132245-A6-C7-VCDS-Tricks e

 

http://www.audi-sport.net/xf/threads/stop-start-b8-5-vcds-disable.218703/

 

 

 

Gostei muito deste procedimento, que inverte a atuação do sistema.

Ele fica desligado por padrão, sendo ativado a apertar o botão próximo da alavanca de marchas:

 

 

 

Disable/memorize/invert Start & Stop
[Select]
[09-Cent. Elect.]
[Security Access - 16] (enter security code - 31347)
[Adaptation - 10]
Select Channel 34 and Read
if you subtract 4 from the original value --> Start&Stop always disabled
if you add 32 to the original value --> memorize last status (the Start & Stop status at engine startup will be the one at last engine shutdown)
if you add 64 to the original value --> Start & Stop button light will be reversed: off if Start & Stop is disabled, and on if Start & Stop is enabled.
Press Test then press Save

 

 

 

Alguém que tem mais experiência que eu se habilita a testar?

 

Pergunta:

Via VCDS, colocando alta demanda de energia elétrica para inibir a ação do "start stop", não poderá confundir o sistema do carro e alterar outros parâmetros? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Pergunta:

Via VCDS, colocando alta demanda de energia elétrica para inibir a ação do "start stop", não poderá confundir o sistema do carro e alterar outros parâmetros? 

Por isso que prefiro apertar um botão, até quando ele vai aguentar, não sei...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, anghinoni1982 disse:

Por isso que prefiro apertar um botão, até quando ele vai aguentar, não sei...

 

O start stop não me incomoda, até pq basta apertá lo uma única vez para desligá lo.

Ele pra mim é até um termômetro para dizer como está a bateria. Pois quando a mesma estiver "fraca", ele não atuará.

Ou seja, liguei o carro, rodei bastante e o start stop não atuou, a coisa pode não estar boa :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2016 at 10:59 AM, Jorge Jox disse:

Pergunta:

Via VCDS, colocando alta demanda de energia elétrica para inibir a ação do "start stop", não poderá confundir o sistema do carro e alterar outros parâmetros? 

Acho que não porque quando altera no VCDS é numa função dedicada pro start stop.

 

 

 

Já sobre essas outras dicas pra desabilitar, são do Audi A4, A5... não sei se é igual ao Golf não... eu não tentaria...

 

VCDS é uma coisa seria, só altere alguma coisa se tiver certeza do funcionamento... não dê uma de curioso que a brincadeira pode acabar ficando cara... se não gostou dos metodos testados o melhor é desligar no botao mesmo hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/3/2016 at 2:07 PM, Jorge Jox disse:

O start stop não me incomoda, até pq basta apertá lo uma única vez para desligá lo.

Ele pra mim é até um termômetro para dizer como está a bateria. Pois quando a mesma estiver "fraca", ele não atuará.

Ou seja, liguei o carro, rodei bastante e o start stop não atuou, a coisa pode não estar boa :mellow:

Comigo foi parecido. Bateria funcionando a 2 anos. Percebi recentemente que o Start-Stop não estava mais sendo acionado com carro parado em farol. Em 2 meses, tive problema de bateria, precisei substituir. Ele é realmente um bom termômetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 02/11/2016 at 6:50 PM, amd3000 disse:

Desabilitei o start-stop via VCDS, pelo método da voltagem.

 

http://www.vwwatercooled.com.au/forums/f197/disable-stop-start-vcds-tweak-94276.html

Na central multimídia, na opção de estado do start-stop fica permanentemente a mensagem “Alta demanda de energia”.

 

Sempre que há condições de desligamento do motor em paradas, o sistema tenta ativar o start-stop, mas em função da voltagem alterada via VCDS, aparece o ícone do A “cortado” no painel central do carro, mas ao  acelerar, aparece no lugar dele a marcha engatada, como sempre.

 

 

 

Como não gostei muito do resultado, andei pesquisando e encontrei algumas informações de outros métodos, mas não testei se funciona.
Alguns membros dos fóruns informam que deu certo.

 

 

 

http://www.vwaudiforum.co.uk/forum/showthread.php/132245-A6-C7-VCDS-Tricks e

 

http://www.audi-sport.net/xf/threads/stop-start-b8-5-vcds-disable.218703/

 

 

 

Gostei muito deste procedimento, que inverte a atuação do sistema.

Ele fica desligado por padrão, sendo ativado a apertar o botão próximo da alavanca de marchas:

 

 

 

Disable/memorize/invert Start & Stop
[Select]
[09-Cent. Elect.]
[Security Access - 16] (enter security code - 31347)
[Adaptation - 10]
Select Channel 34 and Read
if you subtract 4 from the original value --> Start&Stop always disabled
if you add 32 to the original value --> memorize last status (the Start & Stop status at engine startup will be the one at last engine shutdown)
if you add 64 to the original value --> Start & Stop button light will be reversed: off if Start & Stop is disabled, and on if Start & Stop is enabled.
Press Test then press Save

 

 

 

Alguém que tem mais experiência que eu se habilita a testar?

 

Vou tentar esse procedimento no fim de semana, e posto o resultado aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Entao galera, seguinte, hj fui fazer a terceira revisao do meu carro, golf high exclusive, depois de 1 ano e meia sem problemas, apareceu um incomodo , a uma semana atras, fui sorteado com problema de erro no start stop, do nada, ele parou de desligar sozinho quando para o carro, aproveitei que a terceira revisao venceu e levei para ver o que era, deu um problema em uma bomba eletrica que sai do tanque para o motor pelo que entendi e que faz o sistema start stop funcionar, a peça precisa vir da vw pois de acordo com o consultor é um problema dificil de acontecer e nao se tem esta peça em estoque, a troca sera em garantia, porem, como o problema nao afeta o funcionamento, estou com o carro em uso normalmente e estou ate achando bom agora que nao preciso desligar manualmente o start stop, o engraçado que meu carro, 1 ano e meio de uso e somente 12 mil km fui sorteado, e eu geralmente desativo o sistema, entao o desgaste no meu caso foi bem pequeno e mesmo assim deu pau no negocio, a principio ele cogitou ser bateria pois ele me disse que consome muita bateria esse negocio de liga e desliga, mas como o carro tem pouco tempo e km, ele descobriu que nao era bateria e sim era essa tao peça que terei mais detalhes quando trocar, agora esperar a peça chegar para a troca, o troço chato, eu ja nao curtia e agora depois desta, menos ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao galera, seguinte, hj fui fazer a terceira revisao do meu carro, golf high exclusive, depois de 1 ano e meia sem problemas, apareceu um incomodo , a uma semana atras, fui sorteado com problema de erro no start stop, do nada, ele parou de desligar sozinho quando para o carro, aproveitei que a terceira revisao venceu e levei para ver o que era, deu um problema em uma bomba eletrica que sai do tanque para o motor pelo que entendi e que faz o sistema start stop funcionar, a peça precisa vir da vw pois de acordo com o consultor é um problema dificil de acontecer e nao se tem esta peça em estoque, a troca sera em garantia, porem, como o problema nao afeta o funcionamento, estou com o carro em uso normalmente e estou ate achando bom agora que nao preciso desligar manualmente o start stop, o engraçado que meu carro, 1 ano e meio de uso e somente 12 mil km fui sorteado, e eu geralmente desativo o sistema, entao o desgaste no meu caso foi bem pequeno e mesmo assim deu pau no negocio, a principio ele cogitou ser bateria pois ele me disse que consome muita bateria esse negocio de liga e desliga, mas como o carro tem pouco tempo e km, ele descobriu que nao era bateria e sim era essa tao peça que terei mais detalhes quando trocar, agora esperar a peça chegar para a troca, o troço chato, eu ja nao curtia e agora depois desta, menos ainda

Oi Marcelo,

Pelo seu relato, ele deve estar falando da bomba elétrica de combustível. Todo carro tem isso, pois o combustível ser bombeado de alguma forma do tanque para o motor, ele não vai chegar lá sozinho, por arte ou por mágica, e não tem diferença nenhuma aí pelo fato de ter o start-stop. Mais: essa bomba funciona normalmente 100% do tempo, então ela pode dar pau sim, mesmo que você JAMAIS tenha usado o start-stop.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...