Golf DSG - Dicas para um melhor desempenho e cuidados com o carro


CaUtz

Recommended Posts

Boa tarde, galera,

 

Bom, eu já me apresentei em outro tópico, mas acho que vale repetir aqui... Sou novo aqui no clube, e sou mais um (MUITO!!) feliz dono de um Golf Comfortline DSG + Elegance, negócio fechado em 14/Out, ainda estou aguardando o carro chegar. Vale salientar que eu fiz uma força para pegar os últimos importados, com o câmbio DSG e a multilink na traseira, porque o nacional pra mim não serviria... acho um retrocesso da VW o que fizeram com o carro aqui no Brasil.

 

Enfim, o que eu quero neste tópico, além de me apresentar para o grupo, é pegar dicas com vocês, que já estão com o carro há mais tempo, tanto nos aspectos técnicos, como desempenho, dirigibilidade, tecnologia (da central multimídia por exemplo), quanto no aspecto de cuidados que se deve ter com o carro e seu avançado conjunto mecânico (motor, transmissão e suspensão traseira).

 

Quem puder compartilhar algo, fico muito grato.

 

Saudações a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é importante dirigir atento aos buracos, desviando deles, e passar devagar em lombadas. A suspensão nitidamente não foi feita para esse desaforo. A batida é seca quando passamos em qualquer obstáculo um pouco mais fundo.

 

Sobre o câmbio, ainda vale a recomendação de não segurar o carro em subidas no acelerador. Também não estacionar sem usar o freio de estacionamento, principalmente em terreno inclinado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é importante dirigir atento aos buracos, desviando deles, e passar devagar em lombadas. A suspensão nitidamente não foi feita para esse desaforo. A batida é seca quando passamos em qualquer obstáculo um pouco mais fundo.

 

Sobre o câmbio, ainda vale a recomendação de não segurar o carro em subidas no acelerador. Também não estacionar sem usar o freio de estacionamento, principalmente em terreno inclinado.

 

Brunomri, valeu pelas dicas. Serão úteis, até porque aqui em Porto Alegre tá uma de buracos por causa das chuvaradas que vou te contar... e além disso os pneus do meu são 17" com perfil mais baixo (do Elegance), acho que merecem um cuidado maior também... 

 

Sobre não segurar o carro no acelarador, uma pergunta: tu não está falando do assistente de partida em rampas, né ? Devo lembrar que o meu é o mexicano (pois houve uma troca nesse sistema do alemão pro mexicano), e te pergunto, funciona bem o "Hill Assist" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O colega rschimidt616 postou este texto em outro tópico: "Talvez por você não ter um Golf, acha que ele está mexido. Antes de comprar o meu, tive quadro 2.0 (Astra, 02 Vectras GTX chipados e i30) e você precisa de um certo tempo de adaptação para usar toda a potência do turbo e do cambio DSG de 7 marchas, o que você não consegue com um simples test drive. Parece que quanto mais você anda com o carro, mais você vai aprendendo a pilota-lo." A galera compartilha dessa opinião ? O que seria esta adaptação ao turbo e ao DSG ? Eu gosto muito de usar o manual , tanto nos paddle shifts quanto na palanca mesmo. Será que se consegue obter uma melhor performance explorando bem o modo manual, com ou sem o Sport ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre segurar o carro, é possível ficar na subida parado com o carro sem acionar o freio,. Também é possível no mexicano desativar temporariamente o startstop, pisando bem de leve no freio. Nessas situações é provável que exista um desgaste maior na embreagem.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre segurar o carro, é possível ficar na subida parado com o carro sem acionar o freio,. Também é possível no mexicano desativar temporariamente o startstop, pisando bem de leve no freio. Nessas situações é provável que exista um desgaste maior na embreagem.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Perdão, Humba, não consegui entender muito bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão, Humba, não consegui entender muito bem...

@CaUtz quando o carro está em uma subida, a tendência é ele descer... óbvio, tem duas maneiras de você segurar o carro (não deixar ele descer). A primeira é pisando no freio e a segunda é acelerando bem de leve, só o suficiente para o carro não descer. É muito comum as pessoas realizarem essa segunda maneira em carros manuais, segurando o carro na embreagem.

Isso não é recomendável, pois desgasta prematuramente a embreagem. Por isso não deve ser feito no Golf.

 

Sobre o start/stop, no carro mexicano, você pode pisar levemente no freio para o carro parar, mas sem pressão suficiente para acionar o start/stop. Fazendo isso o carro fica com a embreagem patinando levemente, pois o carro acha que você já quer sair. Isso também desgasta a embreagem desnecessariamente.

 

É isso. Espero ter esclarecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CaUtz quando o carro está em uma subida, a tendência é ele descer... óbvio, tem duas maneiras de você segurar o carro (não deixar ele descer). A primeira é pisando no freio e a segunda é acelerando bem de leve, só o suficiente para o carro não descer. É muito comum as pessoas realizarem essa segunda maneira em carros manuais, segurando o carro na embreagem.

Isso não é recomendável, pois desgasta prematuramente a embreagem. Por isso não deve ser feito no Golf.

 

Sobre o start/stop, no carro mexicano, você pode pisar levemente no freio para o carro parar, mas sem pressão suficiente para acionar o start/stop. Fazendo isso o carro fica com a embreagem patinando levemente, pois o carro acha que você já quer sair. Isso também desgasta a embreagem desnecessariamente.

 

É isso. Espero ter esclarecido.

 

Opa, Mario,
 
Sobre a questão de ficar parado em subidas, achei que estávamos falando do DSG (que é o câmbio do meu).
E quanto ao Start Stop, pelo que entendi é um jeito de dar uma enganada no sistema... pisando bem de leve no freio o carro já fica tentando arrancar e não entra o Start Stop, certo ?
E ainda sobre o Start Stop, deu pra concluir que ele ajuda a prevenir o desgaste da transmissão também, que mesmo estando a alavanca em "D", quando o Start Stop desligar o motor, não ficará tentando tracionar o carro..
 
Grato pelos esclarecimentos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brunomri, valeu pelas dicas. Serão úteis, até porque aqui em Porto Alegre tá uma de buracos por causa das chuvaradas que vou te contar... e além disso os pneus do meu são 17" com perfil mais baixo (do Elegance), acho que merecem um cuidado maior também... 

 

Sobre não segurar o carro no acelarador, uma pergunta: tu não está falando do assistente de partida em rampas, né ? Devo lembrar que o meu é o mexicano (pois houve uma troca nesse sistema do alemão pro mexicano), e te pergunto, funciona bem o "Hill Assist" ?

Na verdade não. Estou falando de situações em o motorista pode cair na tentação de manter o carro equilibrado numa ladeira usando o acelerador, em vez de parar totalmente segurando o carro no freio. Se você usar o freio e parar o carro, o assistente de subida entrará em ação, seja ele Hill Assist ou Auto Hold. A observação vale tanto pra DSG quanto manual.

 

A diferença é que o Hill Assist segura o carro no freio durante alguns segundos após o motorista soltar o pedal. É diferente do Auto Hold que mantem o freio acionado indefinidamente até que o motorista pise no acelerador, seja subida ou descida. Após parar o carro, o motorista pode descansar o pé fora do pedal que o sistema segura o carro. O meu ainda tem o Auto Hold, nunca usei o Hill Assist. De qualquer forma, na hora de arrancar em uma subida acredito que dê na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Opa, Mario,
 
Sobre a questão de ficar parado em subidas, achei que estávamos falando do DSG (que é o câmbio do meu).

Estamos falando sobre DSG mesmo. Se vc ficar segurando o carro no acelerador, vai desgastar a embreagem.

 

 

E quanto ao Start Stop, pelo que entendi é um jeito de dar uma enganada no sistema... pisando bem de leve no freio o carro já fica tentando arrancar e não entra o Start Stop, certo ?

Certo, mas se fizer isso a embreagem vai ficar patinando e isso não é bom.

 

E ainda sobre o Start Stop, deu pra concluir que ele ajuda a prevenir o desgaste da transmissão também, que mesmo estando a alavanca em "D", quando o Start Stop desligar o motor, não ficará tentando tracionar o carro..

Exato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vou repetir um post que fiz acima:

O colega rschimidt616 postou este texto em outro tópico: "Talvez por você não ter um Golf, acha que ele está mexido. Antes de comprar o meu, tive quadro 2.0 (Astra, 02 Vectras GTX chipados e i30) e você precisa de um certo tempo de adaptação para usar toda a potência do turbo e do cambio DSG de 7 marchas, o que você não consegue com um simples test drive. Parece que quanto mais você anda com o carro, mais você vai aprendendo a pilota-lo." A galera compartilha dessa opinião ? O que seria esta adaptação ao turbo e ao DSG ? Eu gosto muito de usar o manual , tanto nos paddle shifts quanto na palanca mesmo. Será que se consegue obter uma melhor performance explorando bem o modo manual, com ou sem o Sport ? E sobre as tais "retenções de marcha" alguém já teve alguma experiência com isso ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vou repetir um post que fiz acima:

O colega rschimidt616 postou este texto em outro tópico: "Talvez por você não ter um Golf, acha que ele está mexido. Antes de comprar o meu, tive quadro 2.0 (Astra, 02 Vectras GTX chipados e i30) e você precisa de um certo tempo de adaptação para usar toda a potência do turbo e do cambio DSG de 7 marchas, o que você não consegue com um simples test drive. Parece que quanto mais você anda com o carro, mais você vai aprendendo a pilota-lo." A galera compartilha dessa opinião ? O que seria esta adaptação ao turbo e ao DSG ? Eu gosto muito de usar o manual , tanto nos paddle shifts quanto na palanca mesmo. Será que se consegue obter uma melhor performance explorando bem o modo manual, com ou sem o Sport ? E sobre as tais "retenções de marcha" alguém já teve alguma experiência com isso ??

@CaUtz, eu não consigo avaliar nesse nível de profundidade. Meu carro anterior tinha um motor 1.8 aspirado e quando andei no Golf.... Uau!!! Notei a diferença absurda no torque. Sobre esse lance do turbo, eu não sei opinar, pois não tenho esse feeling todo.

 

Sobre as retenções... Todo dono de DSG7 já deve ter sentido. Esse tópico é crocante e tem bastante informação: http://www.golfmk7.com.br/index.php/topic/165-dsg-demora-para-passar-da-segunda-marcha/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vou repetir um post que fiz acima:

O colega rschimidt616 postou este texto em outro tópico: "Talvez por você não ter um Golf, acha que ele está mexido. Antes de comprar o meu, tive quadro 2.0 (Astra, 02 Vectras GTX chipados e i30) e você precisa de um certo tempo de adaptação para usar toda a potência do turbo e do cambio DSG de 7 marchas, o que você não consegue com um simples test drive. Parece que quanto mais você anda com o carro, mais você vai aprendendo a pilota-lo." A galera compartilha dessa opinião ? O que seria esta adaptação ao turbo e ao DSG ? Eu gosto muito de usar o manual , tanto nos paddle shifts quanto na palanca mesmo. Será que se consegue obter uma melhor performance explorando bem o modo manual, com ou sem o Sport ? E sobre as tais "retenções de marcha" alguém já teve alguma experiência com isso ??

Eu concordo, acho que turbo e câmbio de dupla embreagem são sistemas muito diferentes do que a maioria estava acostumada a usar até o momento. O motor turbo entrega potência de maneira bem diferente de um aspirado, e o DSG tem as suas peculiaridades. Indo um pouco além, quem tinha carro nacional ou modelos mais comuns e "tropicalizados" certamente sentiu muita diferença na rigidez da suspensão, peso da direção, acabamento, ergonomia, design, e muitos outros detalhes menores. No carro alemão parece que as soluções são mais bem pensadas, para que ofereçam o máximo de funcionalidade sem perder facilidade de uso.

 

Os carros nacionais costumam seguir mais ou menos a mesma receita: motor aspirado flex, suspensão macia, direção leve e posição de dirigir alta, espaço interno, acabamentos de plástico duro, porta malas grande, câmbio automático com conversor de torque ou manual de 5 marchas. Geralmente são configurações 100% conforto e 0% esportividade. Os carros que fogem desse padrão estão sujeitos à desconfiança do grande público.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 1 year later...
Em 19/05/2017 at 10:37 PM, Sobrinho disse:

Por onde andavas @tsi_higor? Quase 05 meses sem postar uma vírgula! Some não nego véio!!! Felicidades.

Grande @Sobrinho, acabei vendendo meu carro devido a problemas financeiros :/ porém de vez em quando passo para dar uma olhada no fórum.

 

Espera dias melhores e compra um outro ou quem sabe pega um melhor hahaha

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...