Computador de bordo ... Mentiroso???


Recommended Posts

Fala ai Galera...

 

Estou usando o carro a praticamente 1 mes e tive a oportunidade de usar o carro em situações de cidade apenas e estrada e o misto dos dois... e percebi uma diferença mto grande do consumo médio apontado no computador de bordo com o que realmente acontece na bomba,, essa diferença chegou a mais de 2km/l pra mais o que cria a falsa impressão de economia ....

 

Nesse exemplo usei o carro na estrada e o comp de bordo marcava 15,3 km/l e quando fui abastecer a média ficou 12,9 .. ainda sim um bom consumo sendo q o carro esta com 1500km ... mas msm assim o comp engana com essa media de 15,3

 

Dai queria saber de vcs se vc ja perceberam isso ou se eh o meu comp de bordo q nao sabe calcular direito ... rsrsrrs

 

NOTA: Essa diferença eu percebi que acontece somente na estrada... pq no ciclo urbano a diferença chega a apenas 0,5km/l ,,, Sei q todos os carros existe essa diferença... uns mais outros menos... mas o que mais me chamou a atenção foi q pela 1 vz essa diferença impacta mto ...

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu carro o consumo real corresponde a aproximadamente 95% do indicado no computador de bordo. Por exemplo, se na bomba fica 11,2 km/l, o computador de bordo marcou 11,8 km/l. O seu carro é pouco rodado, espere pra ver se essa diferença diminui. Você abastece de comum, aditivada, premium ou Podium?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu carro o consumo real corresponde a aproximadamente 95% do indicado no computador de bordo. Por exemplo, se na bomba fica 11,2 km/l, o computador de bordo marcou 11,8 km/l. O seu carro é pouco rodado, espere pra ver se essa diferença diminui. Você abastece de comum, aditivada, premium ou Podium?

Fala aí bruno... Agora vc falando me fez pensar qdo usei podium a diferença foi aquela bem pequena... percebi a maior diferença usando grid...

Sei q pode ser vários fatores ... bomba ... posto. .. etc... mas realmente achei curioso pq nunca tinha tido uma diferença tão grande... hehe

Vou continuar monitora do. ..

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Bereba no sentido de que a bomba também erra!

Sabe aquele stop automático do gatilho da bomba? Ele também erra... de bomba pra bomba, varia... e tem o frentista que põe um chorinho a mais, e por aí vai...

 

O meu dá diferença, não lembro quanto, mas é pouco, compatível com os outros que relataram aqui.

 

O título correto seria:

Bomba de combustível... mentirosa???

 

Eu confio muito mais no computador de bordo que pega as informações da injeção eletrônica do que na bomba de combustível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião o computador de bordo é otimista. Abasteci hj de manhã e marcava 10.2 km/l no cb. No papel deu 9,3 km/l.

Ah, mas deve ser a bomba e tal...Acho, repito, acho que não.

No meu ex-carro, um Focus 2.0, sempre o cb marcava menos do que eu calculava no papel, e eu continuo abastecendo nos mesmos postos.

Mas, de qualquer forma, "roubando" ou não, o Golf é um carro muito econômico pelo desempenho que proporciona.

 

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião o computador de bordo é otimista. Abasteci hj de manhã e marcava 10.2 km/l no cb. No papel deu 9,3 km/l.

Ah, mas deve ser a bomba e tal...Acho, repito, acho que não.

No meu ex-carro, um Focus 2.0, sempre o cb marcava menos do que eu calculava no papel, e eu continuo abastecendo nos mesmos postos.

Mas, de qualquer forma, "roubando" ou não, o Golf é um carro muito econômico pelo desempenho que proporciona.

 

Abrass

As válvulas dos postos de gasolina não possuem tanta precisão na hora do desarme.

Tem que estar atento tbm se o piso do piso é plano.

Há a precisão do sistema do carro tbm.

Diante de tudo isso dificilmente teremos valorar iguais, porém parecidos.

No meu quando verificava a diferença sempre girou entre 0,3 a 0,5km/l com um máximo as vezes de 0,8 km/l.

Isso para todos os carros que tive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As válvulas dos postos de gasolina não possuem tanta precisão na hora do desarme.

Tem que estar atento tbm se o piso do piso é plano.

Há a precisão do sistema do carro tbm.

Diante de tudo isso dificilmente teremos valorar iguais, porém parecidos.

No meu quando verificava a diferença sempre girou entre 0,3 a 0,5km/l com um máximo as vezes de 0,8 km/l.

Isso para todos os carros que tive.

Jorge, não estou me referindo ao quanto que o cb  "mente", mas o cb do Focus sempre marcava menos km/l que o cálculo na bomba e o cb do Golf sempre marca mais do que o cálculo manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... concordo com todos q existem diversas variáveis q podem interferir no consumo ... mas o q mais me chamou atenção, além do otimismo do computador de bordo, eh q nunca tinha visto uma diferença de mais de 2km/l e que no meu exemplo significa uma autonomia de 120 km a menos que eh praticamente uma viagem de SP até o litoral sul... 

 

Ou seja, pelo visto o cb da galera tah compativel com o que eh a realidade e com a experiencia q tive em outros carros... e por isso vou continuar monitorando esse consumo e me adaptar com isso ... rs

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que inventaram um chip que pode ser colocado na bomba de combustível para adulterá-la e que pode ser acionada ou desacionada por controle remoto, eu tenho a impressão que uma grande parte dos postos roubam na quantidade de combustível, pois basta desligar o chip via controle remoto se aparecer algum fiscal ou algum consumidor que queira aferir o que a bomba registra.

 

Soma-se a isso a informação de que o corte de orçamento do governo federal chegou a ANP, e que a mesma teve que reduzir em 50% as fiscalizações, que já não eram essas coisas.

 

Então ferrou, estamos a mercê da máfia dos postos de combustíveis...

Com preços tabelados, combustíveis adulterados e com bomba roubando na quantidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... concordo com todos q existem diversas variáveis q podem interferir no consumo ... mas o q mais me chamou atenção, além do otimismo do computador de bordo, eh q nunca tinha visto uma diferença de mais de 2km/l e que no meu exemplo significa uma autonomia de 120 km a menos que eh praticamente uma viagem de SP até o litoral sul... 

 

Ou seja, pelo visto o cb da galera tah compativel com o que eh a realidade e com a experiencia q tive em outros carros... e por isso vou continuar monitorando esse consumo e me adaptar com isso ... rs

 

[]'s

Quando o computador informa a autonomia ela considera uma margem de segurança.

Num Polo que tive era de 20km, mas no Golf é maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala aí bruno... Agora vc falando me fez pensar qdo usei podium a diferença foi aquela bem pequena... percebi a maior diferença usando grid...

Sei q pode ser vários fatores ... bomba ... posto. .. etc... mas realmente achei curioso pq nunca tinha tido uma diferença tão grande... hehe

Vou continuar monitora do. ..

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Jeffer, acho natural que na Podium o computador de bordo seja mais preciso. Ela tem menos álcool na mistura, um litro de Podium rende um pouco mais do que um litro de comum ou aditivada.

 

Acho melhor sempre terminar o abastecimento no desarme automático, desta forma temos uma referência de tanque cheio, principalmente se abastecer sempre no mesmo posto e na mesma bomba. Além disso, evita-se o entupimento da válvula do cânister.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeffer, acho natural que na Podium o computador de bordo seja mais preciso. Ela tem menos álcool na mistura, um litro de Podium rende um pouco mais do que um litro de comum ou aditivada.

 

Acho melhor sempre terminar o abastecimento no desarme automático, desta forma temos uma referência de tanque cheio, principalmente se abastecer sempre no mesmo posto e na mesma bomba. Além disso, evita-se o entupimento da válvula do cânister.

Brunomri, a parcela menor de álcool na Podium dá um resultado desprezível no consumo, praticamente impossível de perceber.

O computador trabalha com vazão de combustível.

É indiferente pra ele a mistura de combustível que será usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe que às vezes passa despercebido. Quando for fazer o cálculo da bomba junto com o cálculo do computador de bordo, certifique-se que ele esteja mostrando a opção "Desde o Abastecimento". Isso se você é daqueles chatos que nem eu que sempre que vai abastecer zera o mostrador pra depois acabar não esquecendo de qual era a marcação anterior.

 

Digo isso porque algumas vezes, por pura distração, fui fazer as contas com o mostrador do CB no "Desde a Partida" e tomei um susto quando vi que a marcação da bomba tinha sido 10km/l enquanto que no CB mostrava 12km/l.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe que às vezes passa despercebido. Quando for fazer o cálculo da bomba junto com o cálculo do computador de bordo, certifique-se que ele esteja mostrando a opção "Desde o Abastecimento". Isso se você é daqueles chatos que nem eu que sempre que vai abastecer zera o mostrador pra depois acabar não esquecendo de qual era a marcação anterior.

 

Digo isso porque algumas vezes, por pura distração, fui fazer as contas com o mostrador do CB no "Desde a Partida" e tomei um susto quando vi que a marcação da bomba tinha sido 10km/l enquanto que no CB mostrava 12km/l.

 

Além da bomba, desconfiar da gasolina também.

Teve colega que formou goma no sensor por gasolina adulterada.

 

http://www.golfmk7.com.br/index.php/topic/621-14-problema-em-sensor-carro-parado-na-css/

Estamos falando sobre a informação do consumo de combustível do computador de bordo, comparado com o calculo manual.

Qualidade do combustível não interfere na informação de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...