Recommended Posts

Postado

Pessoal, estou precisando de algumas informações para rodar um programa ligado à OBD2. Tentei nos sites gringos, mas pro MK7 tem pouca informação, faltaram alguns valores. Caso alguém saiba, ou tenha mensurado de alguma forma, pelo VAC por ex., me ajude!

- BSFC (Brake Specific Fuel Consumption), combustível necessário para rodar um Hp em uma hora. Gira em torno 0,45 a 0,55, se eu não encontrar vou manter 0,55.

-  Eficiência Volumétrica (VE)... Por ser turbo alimentado, deve ser maior de 130%

- RPM de troca para ter um melhor consumo de combustível

Vou utilizar no Dashcommand, as vezes alguém já passou pela mesma demanda.

• 5 weeks later...
Postado

Pessoal, estou precisando de algumas informações para rodar um programa ligado à OBD2. Tentei nos sites gringos, mas pro MK7 tem pouca informação, faltaram alguns valores. Caso alguém saiba, ou tenha mensurado de alguma forma, pelo VAC por ex., me ajude!

- BSFC (Brake Specific Fuel Consumption), combustível necessário para rodar um Hp em uma hora. Gira em torno 0,45 a 0,55, se eu não encontrar vou manter 0,55.

-  Eficiência Volumétrica (VE)... Por ser turbo alimentado, deve ser maior de 130%

- RPM de troca para ter um melhor consumo de combustível

Vou utilizar no Dashcommand, as vezes alguém já passou pela mesma demanda.

Fala, @Rodolpho, blz..

O que seria esse primeiro parâmetro? não consegui entender...

O que o segundo altera em nível de comportamento do carro?

E quanto à RPM de troca para ter um melhor consumo, esse parâmetro deve existir no TSI também... ele é um parâmetro único, genérico, ou pode haver outros vinculados a ele?

Postado

Fala, @Rodolpho, blz..

O que seria esse primeiro parâmetro? não consegui entender...

O que o segundo altera em nível de comportamento do carro?

E quanto à RPM de troca para ter um melhor consumo, esse parâmetro deve existir no TSI também... ele é um parâmetro único, genérico, ou pode haver outros vinculados a ele?

Não Não.. @AlexandreKohl  Eu tenho um programa no meu celular, que sincroniza via OBD. Quero medir algumas coisas que não temos no computador de bordo, como por exemplo, torque e potência instantânea... 

- @CaUtz O primeiro parâmetro, BSFC, ele mede a eficiência de consumo. Ele é diretamente proporcional à potencia instantânea, ou seja, aos cv que vc esta usando naquele exato momento. No seu TSI vc não usa todos os 140cv a todo momento, o programa pede esse fator acho pq ele deve cruzar as informações do consumo(litros)/cv com o consumo de odômetro/(volume de combustível usado), pra ter uma maior precisão instantânea. Nada a mais do que o nosso carro já faz hj, mas acho que a instantânea do computador de bordo utiliza a variável volumétrica do tanque, não tendo tanta precisão para o consumo imediato. 

- A eficiência volumétrica de um carro aspirado deve ser por volta de 60-75%, como o turbinado tem a sobrealimentação do turbo, essa eficiência é elevada acima dos 100%, o ar é "comprimido" para dentro do cilindro. Tendo mais ar, com mais combustivel, vc tem uma eficacia maior da explosão. Pra vc aumentar a eficiência volumétrica do seu motor, vc pode aumentando o tamanho da turbina (entrará mais ar/mais pressão), injetar oxido nitroso (diminui o volume da molécula de ar devido a baixa temperatura, cabendo mais ar dentro do cil.), etc... 

- O RPM otimizado ele existe pra cada conjunto, motor transmissão.

A fabrica tem essa informação, mas eu não achei! Na verdade parei de procurar.

O programa que eu uso é o http://www.palmerperformance.com/products/dashcommand/

se quiserem dar uma especulada. Tem uns free, "Torque" é bom. Mas tem que ter o conector OBD wi-fi (iphone) ou bluetooth (Android).

Se eu falei alguma besteira, por favor intendidos me corrigem...

Postado

Beleza, @Rodolpho, pelo que eu entendi são parâmetros que têm certa releância mas não são disponibilizadas pelo computador de bordo/central.

Mas, qual o objetivo em conhecer essas informações ? Te pergunto porque tenho interesse nesses dados que nos proporcionam mais informações sobre o carro, para que possamos entender melhor o funcionamento do conjunto mecânico, a até aumentar o rendimento que podemos tirar dele, só dirigindo de forma mais adequada.

Não tenho interesse em mexer no meu carro, prefiro ele original, mas pelo conhecimento que alguns aqui possuem, como é o teu caso, a gente percebe que tem muita informação a ser conhecida que pode nos ajudar numa pilotagem melhor, tanto em termos de economia quanto em termos de performance.

Por isso queria saber o teu objetivo em monitorar essas informações...

Valeu.

Postado

@CaUtz curiosidade apenas... Gosto de medir e cruzar informações, mas no meu caso fiz alguns ups e tenho projetos de mais algumas alterações.

Pra stock interessante observar variação do consumo, principalmente quando muda combustível (posto), consegue acesso a todos os sensores, como temperatura do intake (sempre queremos o mais baixo possível pra termos ar mais denso, e consequentemente maior eficiencia volumetrica) e também pode fazer diagnostico de falhas.

Postado

@CaUtz curiosidade apenas... Gosto de medir e cruzar informações, mas no meu caso fiz alguns ups e tenho projetos de mais algumas alterações.

Pra stock interessante observar variação do consumo, principalmente quando muda combustível (posto), consegue acesso a todos os sensores, como temperatura do intake (sempre queremos o mais baixo possível pra termos ar mais denso, e consequentemente maior eficiencia volumetrica) e também pode fazer diagnostico de falhas.

@Rodolpho, pode me passar um software que me disponibilize essas informações ? Pra Iphone, se possível, ou android.

Valeu

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora