OLEO MOTOR TSI 1.4


RCC

Recommended Posts

Boa noite pessoal ! Hoje fui realizar a 1a revisao, e obviamente fez a troca de oleo. Como o motor é o item mais elogiado e discutido deste turbinado, sabemos que o oleo tem que ser o modelo correto, para excelente funcionamento. No manual consta um panfleto que indica Castrol Magnatec 5W-40 MF ou Castrol Edge 0W-30 ( foto anexo ). Para Fox,Gol etc , consta Magnatec 5W40 ( sem letras MF ). Fui perguntar para eles o oleo que eles utilizam, para meu conhecimento. Primeiro ponto : O mecanico e o Consultor informou que o oleo do Fox, Gol e Golf é o mesmo. Segundo eles a sigla MF é só um marketing. Alguem sabe se isto confere e o que significa MF ? Sera que os carros turbos da VW utilizam o mesmo oleo ?

Segundo ponto : Os caras utilizam um latao de 200 litros da marca Motul ( modelo 5W40 ), importado da França. Alguem conhece esta marca ? Se alguem tiver especialidade sobre oleos, gostaria de receber uma orientação.

Vejam foto que tirei da etiqueta do latao na concessionária.

No site da Castrol fala das vantagens do Magnatec. Sempre achei bem interessante o lance das moleculas que se fixa no motor, depois de desligado.

http://www.castrol.com/pt_br/brazil/products/cars/engine-oils/castrol-magnatec-brand/castrol-magnatec.html

30bd6d25e58ea363f4231d78dcc9fb7e.jpg

ed3183afde0eff817a68057e27de23ec.jpg

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal ! Hoje fui realizar a 1a revisao, e obviamente fez a troca de oleo. Como o motor é o item mais elogiado e discutido deste turbinado, sabemos que o oleo tem que ser o modelo correto, para excelente funcionamento. No manual consta um panfleto que indica Castrol Magnatec 5W-40 MF ou Castrol Edge 0W-30 ( foto anexo ). Para Fox,Gol etc , consta Magnatec 5W40 ( sem letras MF ). Fui perguntar para eles o oleo que eles utilizam, para meu conhecimento. Primeiro ponto : O mecanico e o Consultor informou que o oleo do Fox, Gol e Golf é o mesmo. Segundo eles a sigla MF é só um marketing. Alguem sabe se isto confere e o que significa MF ? Sera que os carros turbos da VW utilizam o mesmo oleo ?

Segundo ponto : Os caras utilizam um latao de 200 litros da marca Motul ( modelo 5W40 ), importado da França. Alguem conhece esta marca ? Se alguem tiver especialidade sobre oleos, gostaria de receber uma orientação.

Vejam foto que tirei da etiqueta do latao na concessionária.

No site da Castrol fala das vantagens do Magnatec. Sempre achei bem interessante o lance das moleculas que se fixa no motor, depois de desligado.

http://www.castrol.com/pt_br/brazil/products/cars/engine-oils/castrol-magnatec-brand/castrol-magnatec.html

30bd6d25e58ea363f4231d78dcc9fb7e.jpg

ed3183afde0eff817a68057e27de23ec.jpg

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

RCC, nunca ouvi falar em lubrificante MOTUL.

E pelo que vi, 5W40MF é o nome do óleo 100% sintético da Castrol, linha Magnatec

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uns dias fui pela primeira vez na oficina da Germânica de Campinas pra completar o óleo, que me parecia um pouco baixo (abaixo do meio da medida da vareta). Quando comprei o carro a mulher falou pra nunca completar nenhum fluido na rua, é só ir na CSS que eles completam.

Enfim, fui lá e fui atendido de forma razoável por um cara em um balcãozinho, e na oficina fui muito bem atendido pelo mecânico. O cara foi muito atencioso, e disse que só verifica óleo depois de 30 min parado. Falei que ia esperar e ele começou a trocar o óleo de outro Golf que estava ao lado do meu.

Vi que ele veio com uma garrafinha nada a ver pra completar o óleo, e perguntei sobre isso, e ele respondeu que o óleo da CSS fica em um depósito, e desce pra oficina por umas mangueiras. O mecânico só coloca uma garrafinha na torneira e enche com o óleo, depois coloca no carro.

Perguntei a ele se era o mesmo óleo pro Gol, Golf Jetta etc, mas ele respondeu que são depósitos diferentes.

Disse que a Germânica é uma concessionária-padrão, e todo dia tem algum funcionário da fábrica por lá vendo alguma coisa, dando palestras pra mecânicos, engenheiros, verificando qualidade dos serviços, analisando os carros que vêm pra revisão etc etc,

E que, por isso, nem teria como errar ou fraudar a especificação do óleo, porque a CSS estaria "ferrada" e perderia esse status de concessionária-padrão.

Sei lá se o cara estava me enrolando..... Mas foi isso que ele falou.

Sobre o carro em si, ele falou que nunca pegou um com problema grave, só avarias simples.

Depois de meia hora ele mediu o óleo do meu e faltava meio litro. Ele completou, passou um paninho no motor e dispensou o carro. Não paguei nada. Gostei do cara, falei que vou dar o nome dele pra quando for fazer revisão e ele ficou contente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma concessionária é bem mais lucrativo comprar óleo a granel que negociar lata por lata. Além disso, é mais simples de manusear e ecologicamente superior (um barril reusável ao invés de centenas de latinhas oleosas, mais caras e difíceis de reciclar). E com o advento da "revisão a custo zero", é onde eles têm que concentrar para fazer margem na revisão, já que não cobram mais serviço nas 1a e 2a revisões do Golf.

 

Hoje, com os cabelos querendo esbranquiçar, vejo muito marketing em óleo e não vejo diferença de uma marca para outra. O importante é que seja sintético e tenha específicação igual ou próxima à recomendada. Há muito tempo deixei de trocar o óleo do A3 na CSS para fazê-lo na Voli ou na MercadoCar, por menos de um terço do preço. O Golf, quando terminar a garantia, seguirá o mesmo caminho.

 

O que se pode fazer, mais pela economia do que pela marca (afinal, mesmo com óleo a granel o litro do óleo na CSS é o dobro ou o triplo do mercado), é levar o seu próprio óleo e pedir para trocarem. As CSS costumam torcer o nariz para isso, muitas não aceitam, mas se você bater o pé e ameaçar de denunciar 'venda casada' para o Procon e o CADE, terá sucesso.

 

Penso a mesma coisa com baterias... antes ligava para marcas, hoje sei que todas vão funcionar igual e todas vão morrer exatamente 2 anos depois de compradas, assim quando acontecce é só ir numa Voli ou numa MercadoCar, comprar qualquer uma outra conhecida e trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma concessionária é bem mais lucrativo comprar óleo a granel que negociar lata por lata. Além disso, é mais simples de manusear e ecologicamente superior (um barril reusável ao invés de centenas de latinhas oleosas, mais caras e difíceis de reciclar). E com o advento da "revisão a custo zero", é onde eles têm que concentrar para fazer margem na revisão, já que não cobram mais serviço nas 1a e 2a revisões do Golf.

 

Hoje, com os cabelos querendo esbranquiçar, vejo muito marketing em óleo e não vejo diferença de uma marca para outra. O importante é que seja sintético e tenha específicação igual ou próxima à recomendada. Há muito tempo deixei de trocar o óleo do A3 na CSS para fazê-lo na Voli ou na MercadoCar, por menos de um terço do preço. O Golf, quando terminar a garantia, seguirá o mesmo caminho.

 

O que se pode fazer, mais pela economia do que pela marca (afinal, mesmo com óleo a granel o litro do óleo na CSS é o dobro ou o triplo do mercado), é levar o seu próprio óleo e pedir para trocarem. As CSS costumam torcer o nariz para isso, muitas não aceitam, mas se você bater o pé e ameaçar de denunciar 'venda casada' para o Procon e o CADE, terá sucesso.

 

Penso a mesma coisa com baterias... antes ligava para marcas, hoje sei que todas vão funcionar igual e todas vão morrer exatamente 2 anos depois de compradas, assim quando acontecce é só ir numa Voli ou numa MercadoCar, comprar qualquer uma outra conhecida e trocar.

Truc, na minha opinião o óleo não deve ter especificação próxima a recomenda, mas sim a especificação exata. Pra isso ela existe.

 

Concordo com os seus argumentos de óleo a granel, mas quando eles estão nas embalagens pequenas e lacradas demonstram transparência nos serviços e fica mais difícil o mecânico cometer o erro de colocar um óleo de especificação errada.

E a garrafinha que ele traz, será que só é utilizada pra um único óleo?

Será que está livre de contaminação?

 

A 1a e 2a revisão não pagamos a mão de obra à css, mas o serviço não é grátis não. É cobrado das montadoras.

Não há prejuízo ali.

 

Sou do Rio de Janeiro, zona sul.

Quando tinha um Tiida, a revisão numa css de São Conrrado tinha mão de obra mais barata e usava óleo sintético.

Uma css de Botafogo cobrava mão de obra mais cara e utilizava óleo mineral.

Detalhe: o preço do óleo era tabelado, somente a mão de obra era livre.

 

Recomendo:

Antes da revisão, entrar em contato com pelo menos 3 css para pesquisar preço e detalhes do serviço, principalmente do óleo utilizado. Claro,no nosso caso seria mais importante a partir da 3a revisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, apesar de nunca ter colocado especificação diferente da pedida, não acredito que uma pequena variação (tipo colocar um 5W40 ao invés de um 0W40) vá afetar motor e provocar perdas. Há muito preciosismo nesta indústria ditado mais por razões mercadológicas que técnicas. Acredito que o modo como o sujeito conduz o carro e a frequência com que troca o óleo podem afetar muito mais o motor (quem já esteve em Cuba e viu aqueles carros de 1950 e bolinha rodando bem até hoje, apesar de lá não ter marca de nada, acaba revendo seus preciosismos kkkkk).

 

Quanto ao serviço de troca de óleo, garanto que a montadora paga uma pequena fração do que a CSS cobraria do cliente final. Com certeza não têm prejuízo, mas tampouco devem ter lucro com este serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, apesar de nunca ter colocado especificação diferente da pedida, não acredito que uma pequena variação (tipo colocar um 5W40 ao invés de um 0W40) vá afetar motor e provocar perdas. Há muito preciosismo nesta indústria ditado mais por razões mercadológicas que técnicas. Acredito que o modo como o sujeito conduz o carro e a frequência com que troca o óleo podem afetar muito mais o motor (quem já esteve em Cuba e viu aqueles carros de 1950 e bolinha rodando bem até hoje, apesar de lá não ter marca de nada, acaba revendo seus preciosismos kkkkk).

 

Quanto ao serviço de troca de óleo, garanto que a montadora paga uma pequena fração do que a CSS cobraria do cliente final. Com certeza não têm prejuízo, mas tampouco devem ter lucro com este serviço.

Concordo com as suas palavras sobre o óleo, mas óleo deve ser igual ou melhor, nunca pior.

Mas reafirmo, se existe especificação, é para ser respeitada.

 

Falando de Cuba, rsrs só tem cacareco, injeção? Nem pensar... Os carros de lá são de outra era...Deve ser Mesozoica, vamos deixar eles de fora, não dá para discutir sobre eles. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Modelos Nacionais a partir da linha 2014. TotalFlex

VW 508 88

Outras opções no mercado

Castrol Magnatec Professional 508 88

SAE 5W 40

Volkswagen G 052 553 R2  

 

       

 

   Nas concessionarias geralmente eles não gostam de falar muitos dos dados técnicos para seus clientes para que os cliente não ficarem questionando. Quando fiz a primeira revisão perguntei sobre qual óleo seria usado e eles disseram que seria o óleo igual ao saiu de fabrica e perguntei se seria o Castrol Magnatec de norma 508 88 e a consultora disse que iria verificar e depois disse que seria da norma 508 88 para veículos a partir do ano modelo 2014 mas não sabia ou tentava me enrolar sobre a marca, eles geralmente não gostam que o cliente visite a oficina para não ficarem questionando a marca de óleo e o procedimento da concessionária, muitas concessionaria as vezes nem troca o filtro de óleo e acabam colocando na nota fiscal que trocaram para lucrarem mais, sei que o óleo da marca de castrol magnatec e bem melhor e é o mais indicado pela VW(marca n1 castrol) e cada concessionaria acaba comprando óleos de outras marcas que atendam a especificação da montadora e que sejam mais lucrativo para eles. 

 

    Este óleo Montul também e indicado pela VW conforme a tabela acima e clicando outras opção no mercado.

   

    Eu ficava mais satisfeito e seguro em comprar o óleo pessoalmente e ver fazer todo o procedimento de troca de filtro de óleo e do óleo da marca castrol, mais infelizmente temos que fazer tudo obrigatoriamente na concessionaria para não perder a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Modelos Nacionais a partir da linha 2014. TotalFlex

VW 508 88

Outras opções no mercado

Castrol Magnatec Professional 508 88

SAE 5W 40

Volkswagen G 052 553 R2  

 

       

 

   Nas concessionarias geralmente eles não gostam de falar muitos dos dados técnicos para seus clientes para que os cliente não ficarem questionando. Quando fiz a primeira revisão perguntei sobre qual óleo seria usado e eles disseram que seria o óleo igual ao saiu de fabrica e perguntei se seria o Castrol Magnatec de norma 508 88 e a consultora disse que iria verificar e depois disse que seria da norma 508 88 para veículos a partir do ano modelo 2014 mas não sabia ou tentava me enrolar sobre a marca, eles geralmente não gostam que o cliente visite a oficina para não ficarem questionando a marca de óleo e o procedimento da concessionária, muitas concessionaria as vezes nem troca o filtro de óleo e acabam colocando na nota fiscal que trocaram para lucrarem mais, sei que o óleo da marca de castrol magnatec e bem melhor e é o mais indicado pela VW(marca n1 castrol) e cada concessionaria acaba comprando óleos de outras marcas que atendam a especificação da montadora e que sejam mais lucrativo para eles. 

 

    Este óleo Montul também e indicado pela VW conforme a tabela acima e clicando outras opção no mercado.

   

    Eu ficava mais satisfeito e seguro em comprar o óleo pessoalmente e ver fazer todo o procedimento de troca de filtro de óleo e do óleo da marca castrol, mais infelizmente temos que fazer tudo obrigatoriamente na concessionaria para não perder a garantia.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

  Modelos Nacionais a partir da linha 2014. TotalFlex

VW 508 88

Outras opções no mercado

Castrol Magnatec Professional 508 88

SAE 5W 40

Volkswagen G 052 553 R2  

 

       

 

   Nas concessionarias geralmente eles não gostam de falar muitos dos dados técnicos para seus clientes para que os cliente não ficarem questionando. Quando fiz a primeira revisão perguntei sobre qual óleo seria usado e eles disseram que seria o óleo igual ao saiu de fabrica e perguntei se seria o Castrol Magnatec de norma 508 88 e a consultora disse que iria verificar e depois disse que seria da norma 508 88 para veículos a partir do ano modelo 2014 mas não sabia ou tentava me enrolar sobre a marca, eles geralmente não gostam que o cliente visite a oficina para não ficarem questionando a marca de óleo e o procedimento da concessionária, muitas concessionaria as vezes nem troca o filtro de óleo e acabam colocando na nota fiscal que trocaram para lucrarem mais, sei que o óleo da marca de castrol magnatec e bem melhor e é o mais indicado pela VW(marca n1 castrol) e cada concessionaria acaba comprando óleos de outras marcas que atendam a especificação da montadora e que sejam mais lucrativo para eles. 

 

    Este óleo Montul também e indicado pela VW conforme a tabela acima e clicando outras opção no mercado.

   

    Eu ficava mais satisfeito e seguro em comprar o óleo pessoalmente e ver fazer todo o procedimento de troca de filtro de óleo e do óleo da marca castrol, mais infelizmente temos que fazer tudo obrigatoriamente na concessionaria para não perder a garantia.

 

 

 

Acredito que os óleos dos grandes fabricantes com as mesmas características ou especificações tenham desempenhos semelhantes.

Esse Montul, nunca ouvi falar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, no site VW Brasil consta que os carros importados ( Golf Tsi, Gti, Jetta, Tiguan e cia ) fabricados apos Dez.12 devem utilizar oleos 5W40 com norma 50200, de preferência Castrol. Consta que o oleo da norma 50888 deve ser utilizado para carros NACIONAIS fabricados de 2014 em diante. Tem outras marcas que consta lá, mas precisa ser nestas características citadas. Vejam video que consta diferenca entre oleos 5w40 das normas 50200 e o oleo da norma 50888. Nao pode ser utilizado um no lugar do outro !

https://youtu.be/H9TvOl3ek2k

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Sou novo por aqui,  já tive todos os modelos de golfs,  mas na minha opinião esse modelo é um dos mais bem elaborados.

Comprei um GOLF 1.4. TSI CONFORTLINE, automático, do MÉXICO,  com pacote elegance e até então não tive nenhum problema com o carro.

Porém, tenho dúvida quanto ao aviso (alerta) de advertência do painel, do ÓLEO.

No meu golf, o aviso do óleo é diferente,  ou não existe.

Alguém sabe me dizer como é o aviso de advertência do ÓLEO deste modelo de golf?

Mandei umas fotos para demonstrar.

 

 

golf painel.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Sou novo por aqui,  já tive todos os modelos de golfs,  mas na minha opinião esse modelo é um dos mais bem elaborados.

Comprei um GOLF 1.4. TSI CONFORTLINE, automático, do MÉXICO,  com pacote elegance e até então não tive nenhum problema com o carro.

Porém, tenho dúvida quanto ao aviso (alerta) de advertência do painel, do ÓLEO.

No meu golf, o aviso do óleo é diferente,  ou não existe.

Alguém sabe me dizer como é o aviso de advertência do ÓLEO deste modelo de golf?

Mandei umas fotos para demonstrar.

Amigo, se tiver algum problema no óleo ele será mostrado na tela central:

https://www.google.com.br/search?q=painel+do+golf+tsi+aviso+de+%C3%B3leo&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMInLTcwI3wyAIVx5GQCh1vrw5b#imgrc=_qVfyAS18IVUXM%3A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tinha essa duvida com relação ao óleo e entrei em contato com a Central de Relacionamento VW. Eis a resposta que recebi:

 

"Sr. Mauro, boa tarde.

Agradecemos o seu retorno.

Em atenção a sua mensagem, informamos que a Volkswagen recomenda a utilização do óleo do motor para o veículo Golf 1.4 com a seguinte especificação, SAE 5 W 40 sintético ou semi sintético não podendo haver mistura entre os óleos, marca Castrol Magnatec Professional com a norma VW 508 88, porém pode usar a norma maior que VW 502 00.

Esclarecemos que a utilização da norma VW 502 00 ou VW 508 88 não interfere no funcionamento do motor, o que não pode ocorrer é o senhor utilizar uma norma menor que as informadas.

A Central de Relacionamento VW permanece à sua disposição.

Atenciosamente,

Aliane Lima
Central de Relacionamento com Clientes
0800 019 5775
www.vw.com.br/faleconosco"

 

Pesquisei em outros sites e o óleo norma VW 508 88 é mais moderno em relação à norma VW 502 00. Em tese seria um óleo aperfeiçoado. O importante é ter a mesma classificação SAE para óleos multiviscosos recomendada, ou seja, 5W40.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Mauro pela ajuda e informação. Acredito que a VW deveria no caso oficializar ou documentar uma nota sobre atualizacao do Oleo para toda linha de importados. A norma 50200 é antiga, mas não compreendo por que nao colocaram então o 50888 no site, se realmente estiver correto. Vai saber ! Dizem que este SAC da VW é terceirizado.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site da VW Alemanha consta que a marca indicada é realmente Castrol, e comenta alguns detalhes interessantes ( vejam pagina traduzida no Google ).

4733cc3519c1ea947f769f6576798cd6.jpg

http://www.volkswagen.de/de/servicezubehoer/VolkswagenService/pflege_und_wartung/oel/volkswagen_empfiehlt_castrol.html

Como nao localizei no site Alemão ( www.volkswagen.de ) o oleo recomendado para o veiculos, enviei email para obter a orientação la de fora, e ver se confere com VW Brasil. Como a norma 50200 é antiga , e o carro é importado e atual, creio que o campeão da copa mundo ( nao queria lembrar do 1 x 7 ...rsrs ) talvez poderá recomendar o óleo atual e adequado.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

post-969-1446414632,82_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site da VW Alemanha consta que a marca indicada é realmente Castrol, e comenta alguns detalhes interessantes ( vejam pagina traduzida no Google ).

4733cc3519c1ea947f769f6576798cd6.jpg

http://www.volkswagen.de/de/servicezubehoer/VolkswagenService/pflege_und_wartung/oel/volkswagen_empfiehlt_castrol.html

Como nao localizei no site Alemão ( www.volkswagen.de ) o oleo recomendado para o veiculos, enviei email para obter a orientação la de fora, e ver se confere com VW Brasil. Como a norma 50200 é antiga , e o carro é importado e atual, creio que o campeão da copa mundo ( nao queria lembrar do 1 x 7 ...rsrs ) talvez poderá recomendar o óleo atual e adequado.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

 

No site da VW Alemanha consta que a marca indicada é realmente Castrol, e comenta alguns detalhes interessantes ( vejam pagina traduzida no Google ).

4733cc3519c1ea947f769f6576798cd6.jpg

http://www.volkswagen.de/de/servicezubehoer/VolkswagenService/pflege_und_wartung/oel/volkswagen_empfiehlt_castrol.html

Como nao localizei no site Alemão ( www.volkswagen.de ) o oleo recomendado para o veiculos, enviei email para obter a orientação la de fora, e ver se confere com VW Brasil. Como a norma 50200 é antiga , e o carro é importado e atual, creio que o campeão da copa mundo ( nao queria lembrar do 1 x 7 ...rsrs ) talvez poderá recomendar o óleo atual e adequado.

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Entendo que se a VW do Brasil indicar o óleo para o carro e for diferente da VW da Alemanha, deve-se adotar o indicado pela montadora nacional.

Há a possibilidade dessa diferença, pois temos um clima completamente diferente do Europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge Jox,  Obrigado pelo esclarecimento. Na verdade,  no manual do veículo não aparece essa informação sobre o aviso de nível de óleo no painel central, pelo contrário,  aparece a luz vermelha ou amarela. Com certeza o manual esta errado, é universal.

 

Com relação a troca do óleo, a resposta da CENTRAL DE RELACIONAMENTO da VW talvez não seja a mais adequada. 

 

Pois, se observarmos que a própria CASTROL, no folheto anexado pelo colega RCC, informa, para o 1.4 TSI, que além do SAE 5W40 também podemos usar SAE 0W30, CASTROL EDGE.

 

Na verdade, o CASTROL EDGE, SAE 0w30 e mais fino que o outro e, portanto, para motores novos  talvez seja mais adequado.

 

Tenho duvida sobre qual é o melhor,  w30 ou w40,  mas acho que para motores novos os óleos com viscosidade menor, em altas temperaturas, penetram mais nas partes do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge Jox,  Obrigado pelo esclarecimento. Na verdade,  no manual do veículo não aparece essa informação sobre o aviso de nível de óleo no painel central, pelo contrário,  aparece a luz vermelha ou amarela. Com certeza o manual esta errado, é universal.

 

Com relação a troca do óleo, a resposta da CENTRAL DE RELACIONAMENTO da VW talvez não seja a mais adequada. 

 

Pois, se observarmos que a própria CASTROL, no folheto anexado pelo colega RCC, informa, para o 1.4 TSI, que além do SAE 5W40 também podemos usar SAE 0W30, CASTROL EDGE.

 

Na verdade, o CASTROL EDGE, SAE 0w30 e mais fino que o outro e, portanto, para motores novos  talvez seja mais adequado.

 

Tenho duvida sobre qual é o melhor,  w30 ou w40,  mas acho que para motores novos os óleos com viscosidade menor, em altas temperaturas, penetram mais nas partes do motor.

robertorkf, quando me foi entregue o manual do carro, junto veio um folheto anexo, Ed.#-Jan./15 (SIL) - 148 da Castrol/VW

No verso dele há uma tabela contendo todos os carros VW vendidos oficialmente no Brasil, digo, nacional e importado.

Nesta tabela é indicado para o Golf 1.4 TSI os óleos Castrol Magnatec Professional MF Sintético SAE 5W-40 cód: G-052-167-A4 e Castrol Edge Professional A3 Sintético SAE 0W-30 cód: G-052-167-A7

 

SAE 0W-30 é um óleo menos viscoso que o SAE 5W-40

Quanto a viscosidade 0W ou 5W, de cada um, ignore-as, pois a variação desses valores são dadas a temperaturas tão baixas que são impossíveis de se atingir no Brasil, coisa pra Europa. São dados de viscosidade para partida no motor frio.

 

Já para os valores de 30 ou 40, são viscosidades para temperatura a 100ºC, que é a temperatura média que um óleo lubrificante dentro do motor atinge em regime normal de utilização. Se vc anda pisando leve ela pode até ficar abaixo desse valor, mas se pisar forte ela passa desse valor.

 

É difícil dizer qual é o mais adequado, mas se a própria VW indicou os dois, relaxa, pois ambos atendem as nossas necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto Jorge, o 0W30 é indicado para climas extremamsnte frios, proximo de 0°C. Para clima tropical o indicado é o 5W40.

Na tebela abaixo consta 5W40 para importados, com codigo G-052-167-A4 que se refere a norma 50200 ( consta atras da embalagem deste produto ).

post-969-1446515410,91_thumb.jpg

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto Jorge, o 0W30 é indicado para climas extremamsnte frios, proximo de 0°C. Para clima tropical o indicado é o 5W40.

Na tebela abaixo consta 5W40 para importados, com codigo G-052-167-A4 que se refere a norma 50200 ( consta atras da embalagem deste produto ).

attachicon.gif20151102_233457_resized.jpg

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

RCC, 0W ou 5W são para temperaturas de 20ºC negativos e até menos.

Mas como são óleos multiviscosos, não há nenhum prejuízo em utilizá-los aqui.

O bom que esses óleos da faixa de 0W, 5W de última geração da Castrol tem o que há de melhor em termos de detergentes, antioxidantes e outros inúmeros componentes químicos.

Mas as grandes companhias petrolíferas e outras grandes produtoras de lubrificantes tem óleos equivalentes que não devem em nada a esses da Castrol.

É claro que há um  contrato comercial entre a Castrol e a VW, assim como existia há pouco tempo com a REPSOL.

Provavelmente todas as montadoras tem contratos oficiais de fornecimento de lubrificantes.

Por essas grandes empresas terem produtos variados e de qualidades, a questão é mais é marketing mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

Se procurarem no site da Castrol, vão verificar que o óleo indicado é o 

 

MAGNATEC 5W-40 A3/B4  API SN, onde A3 significa que é óleo próprio para injeção direta e B4 significa que é para motor de alto desempenho.

 

http://oilselector.castrol.com/c/br/bra/recommendation/7dc054160ab93b4e1eb6174be57c5523/Volkswagen/Golf-VII-5G-(2012-)/Golf-VII-1-4-TSI-(103-kW)-(2012-)

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Também tinha essa duvida com relação ao óleo e entrei em contato com a Central de Relacionamento VW. Eis a resposta que recebi:

 

"Sr. Mauro, boa tarde.

Agradecemos o seu retorno.

Em atenção a sua mensagem, informamos que a Volkswagen recomenda a utilização do óleo do motor para o veículo Golf 1.4 com a seguinte especificação, SAE 5 W 40 sintético ou semi sintético não podendo haver mistura entre os óleos, marca Castrol Magnatec Professional com a norma VW 508 88, porém pode usar a norma maior que VW 502 00.

Esclarecemos que a utilização da norma VW 502 00 ou VW 508 88 não interfere no funcionamento do motor, o que não pode ocorrer é o senhor utilizar uma norma menor que as informadas.

A Central de Relacionamento VW permanece à sua disposição.

Atenciosamente,

Aliane Lima

Central de Relacionamento com Clientes

0800 019 5775

www.vw.com.br/faleconosco"

 

Pesquisei em outros sites e o óleo norma VW 508 88 é mais moderno em relação à norma VW 502 00. Em tese seria um óleo aperfeiçoado. O importante é ter a mesma classificação SAE para óleos multiviscosos recomendada, ou seja, 5W40.

Isso é o que quebra! No chat da VW fui informado que o óleo correto é o VW 502 00, não devendo colocar o VW 508 88. Esse pós venda é divino <_<

Disseram que eu posso inclusive levar o correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...