OLEO MOTOR TSI 1.4


RCC

Recommended Posts

 

Daqui a pouco o Admin vem me dar o prêmio pá de ouro...

 

Com a troca do fornecedor de oleo da VW de Castrol para a Shell, mudaram as especificações de viscosidade do oleo do Golf.

 

Seguem as novas...

 

Link com a tabela completa:

 

https://www.vw.com.br/idhub/content/dam/onehub_pkw/importers/br/oleos-e-fluidos/docs/Tabela-de-lubs-VW-13.pdf

 

d8ea59fdc0ed5d10f6a4815c08459c77.jpg0a72ee8af639b68ffcea4135fd1003b9.jpg

 

7bf207a423d7176890be3388a97154dd.jpg87b6c12427df6840f26c4c45189858a9.jpg

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Daqui a pouco o Admin vem me dar o prêmio pá de ouro...

 

Com a troca do fornecedor de oleo da VW de Castrol para a Shell, mudaram as especificações de viscosidade do oleo do Golf.

 

Seguem as novas...

 

Link com a tabela completa:

 

https://www.vw.com.br/idhub/content/dam/onehub_pkw/importers/br/oleos-e-fluidos/docs/Tabela-de-lubs-VW-13.pdf

 

d8ea59fdc0ed5d10f6a4815c08459c77.jpg0a72ee8af639b68ffcea4135fd1003b9.jpg

 

7bf207a423d7176890be3388a97154dd.jpg87b6c12427df6840f26c4c45189858a9.jpg

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

Ops! Que surpresa doida é essa?

Tenho curiosidade em saber o motivo dessa troca.

 

Como você descobriu isso?

 

 

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops! Que surpresa doida é essa?
Tenho curiosidade em saber o motivo dessa troca.


Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Provavelmente acordos comerciais com a marca.

VW ja usou Castrol, Elaion entre outros e agora Shell

Aqui explica um pouco essa mudança:



Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente acordos comerciais com a marca. 

VW ja usou Castrol, Elaion entre outros e agora Shell

 

Aqui explica um pouco essa mudança:

 

 

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

Vou assistir ao vídeo. Mas o que me chamou a atenção é que o 0W30 já é utilizado pela Honda já faz um bom tempo. Deixará o motor mais solto, pois a viscosidade é menor.

 

Mas o que mais me encuca é que até chegar a uma conclusão de alteração de viscosidade de um lubrificante é necessário fazer longos testes nos motores com cargas variadas de aceleração e temperatura ambiente em laboratórios e até testes em campus de provas, pelo menos. Será que rolou isso?

Será que essa determinação não veio de fora?

 

 

Ops! Campos de prova *

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou assistir ao vídeo.
Mas o que me chamou a atenção é que o 0W30 já é utilizado pela Honda já faz um bom tempo. Deixará o motor mais solto, pois a viscosidade é menor.

Mas o que mais me encuca é que até chegar a uma conclusão de alteração de viscosidade de um lubrificante é necessário fazer longos testes nos motores com cargas variadas de aceleração e temperatura ambiente em laboratórios e até testes em campus de provas, pelo menos. Será que rolou isso?
Será que essa determinação não veio de fora?

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Ótima pergunta viu...

Assisti só uma parte do video tb!

Abraços.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o óleo do meu carro, sexta-feira passada. Quando o óleo é trocado na High Torque, usam o Motul, mas quando eu mesmo providencio a troca avulsa, geralmente escolho VW ou Castrol. Na verdade, eu já utilizei, salvo engano, umas 5 marcas diferentesde óleo no meu carro. E realmente, a Shell agora é o fornecedor oficial da VW. Ao menos no estabelecimento aonde costumo realizar a troca, era Shell 5W40 que me apresentaram como marca oficial da VW. Porém essa última troca pedi para ser substituída com o Castrol 5W40. A tabela da VW indica o óleo 0W30 para Golfs fabricados entre 2014 e 2015. O meu veículo, que é 2013, nem está nessa tabela, e mesmo que tivesse, eu continuaria com o óleo 5W40. Se não danificou nada do motor em 200.000KM e 7 anos e meio de operação, não acredito que a mudança da especificaçao do óleo fará qualquer diferença benéfica no meu caso. Continuo fazendo até 22km/L e continuo sem escutar os ruídos do motor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o óleo do meu carro, sexta-feira passada. Quando o óleo é trocado na High Torque, usam o Motul, mas quando eu mesmo providencio a troca avulsa, geralmente escolho VW ou Castrol. Na verdade, eu já utilizei, salvo engano, umas 5 marcas diferentesde óleo no meu carro. E realmente, a Shell agora é o fornecedor oficial da VW. Ao menos no estabelecimento aonde costumo realizar a troca, era Shell 5W40 que me apresentaram como marca oficial da VW. Porém essa última troca pedi para ser substituída com o Castrol 5W40. A tabela da VW indica o óleo 0W30 para Golfs fabricados entre 2014 e 2015. O meu veículo, que é 2013, nem está nessa tabela, e mesmo que tivesse, eu continuaria com o óleo 5W40. Se não danificou nada do motor em 200.000KM e 7 anos e meio de operação, não acredito que a mudança da especificaçao do óleo fará qualquer diferença benéfica no meu caso. Continuo fazendo até 22km/L e continuo sem escutar os ruídos do motor. 
A mudança de 5W40 para 0W30 se alterar a durabilidade do motor, seja para melhor ou para pior, só deve acontecer a longo prazo, eu presumo.

Mas uma coisa é certa, o motor com 0W30 deve trabalhar mais solto, pois a viscosidade é menor (menor resistência).

Eu achei estranho essa alteração na norma 502 00, tendo em vista que os motores não foram alterados e deve ser aplicada também a motores que já estão em uso.

Na prática a engenharia costuma aumentar a viscosidade do óleo do motor depois dele muito rodado. É feito isto porque motores com alta quilometragem costumam apresentar mais folga nas peças.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jorge Jox disse:

A mudança de 5W40 para 0W30 se alterar a durabilidade do motor, seja para melhor ou para pior, só deve acontecer a longo prazo, eu presumo.

Mas uma coisa é certa, o motor com 0W30 deve trabalhar mais solto, pois a viscosidade é menor (menor resistência).

Eu achei estranho essa alteração na norma 502 00, tendo em vista que os motores não foram alterados e deve ser aplicada também a motores que já estão em uso.

Na prática a engenharia costuma aumentar a viscosidade do óleo do motor depois dele muito rodado. É feito isto porque motores com alta quilometragem costumam apresentar mais folga nas peças.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

A Honda até hoje recomenda óleo mineral para os motores do Fit G1 e G2. Aliás, tenho os 2 exemplares na garagem. Uso o óleo semi-sintético 10W30 em ambos. Mesmo o Fit G1, que está com 260.000Km, e nunca apresentou nenhum vazamento de óleo nas juntas. O curioso é que na rede autorizada da Honda só se encontra o óleo mineral oficial, e ponto final. Salvo engano, a Honda  deve ser a única montadora a comercializar óleo mineral no nosso mercado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Honda até hoje recomenda óleo mineral para os motores do Fit G1 e G2. Aliás, tenho os 2 exemplares na garagem. Uso o óleo semi-sintético 10W30 em ambos. Mesmo o Fit G1, que está com 260.000Km, e nunca apresentou nenhum vazamento de óleo nas juntas. O curioso é que na rede autorizada da Honda só se encontra o óleo mineral oficial, e ponto final. Salvo engano, a Honda  deve ser a única montadora a comercializar óleo mineral no nosso mercado. 
Imagino que a Honda realmente seja a única a aplicar óleo mineral em seus carros.
Você sabe qual o fabricante dos óleos dela?

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2020 at 12:50 PM, anghinoni disse:

 

Daqui a pouco o Admin vem me dar o prêmio pá de ouro...

 

Com a troca do fornecedor de oleo da VW de Castrol para a Shell, mudaram as especificações de viscosidade do oleo do Golf.

 

Seguem as novas...

 

Link com a tabela completa:

 

https://www.vw.com.br/idhub/content/dam/onehub_pkw/importers/br/oleos-e-fluidos/docs/Tabela-de-lubs-VW-13.pdf

 

d8ea59fdc0ed5d10f6a4815c08459c77.jpg0a72ee8af639b68ffcea4135fd1003b9.jpg

 

7bf207a423d7176890be3388a97154dd.jpg87b6c12427df6840f26c4c45189858a9.jpg

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

Depois que o RicW deu um toque no passado, deixei de lado essa masturbação mental sobre o óleo do motor e passei a curtir o meu possante.

Entretanto, fiquei cabreira com essa última mudança da VW Brasil.

Como que o motor EA888 de 3ª geração, de 2014 a 2017, recomendam óleo com viscosidade 0W30, norma VW 502/505, enquanto que o mesmo motor, a partir do ano de 2018, recomendam óleo 5w40, com a norma VW 508/509? Qual a razão técnica para essa discrepância em relação ao mesmo motor?

Não entendo, será que mudaram componentes, peças dos motores triplo 8 de 2018 em diante? Sinceramente, acredito que não, não faz sentido mexerem em uma receita de sucesso e já premiada no passado como melhor motor do ano. 

E para piorar essa confusão, a Shell quer empurrar um óleo 0w30 API SL! L L L L L !!! Regrediram no tempo no que tange as características (aditivação etc) do óleo do motor. Em um momento em que a indústria evoluiu para o API SN PLUS e API SP, justamente por causa da LSPI (pré ignição a baixa velocidades), característica desses motores turbinados com injeção direta, no Brasil somos presenteados com um óleo de pior qualidade. 

A VW do Brasil está "mareando" no que tange a indicação do óleo do motor. 

É provável que eu continue utilizando o Mobil 1 mesmo, 0w40....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que o RicW deu um toque no passado, deixei de lado essa masturbação mental sobre o óleo do motor e passei a curtir o meu possante.
Entretanto, fiquei cabreira com essa última mudança da VW Brasil.
Como que o motor EA888 de 3ª geração, de 2014 a 2017, recomendam óleo com viscosidade 0W30, norma VW 502/505, enquanto que o mesmo motor, a partir do ano de 2018, recomendam óleo 5w40, com a norma VW 508/509? Qual a razão técnica para essa discrepância em relação ao mesmo motor?
Não entendo, será que mudaram componentes, peças dos motores triplo 8 de 2018 em diante? Sinceramente, acredito que não, não faz sentido mexerem em uma receita de sucesso e já premiada no passado como melhor motor do ano. 
E para piorar essa confusão, a Shell quer empurrar um óleo 0w30 API SL! L L L L L !!! Regrediram no tempo no que tange as características (aditivação etc) do óleo do motor. Em um momento em que a indústria evoluiu para o API SN PLUS e API SP, justamente por causa da LSPI (pré ignição a baixa velocidades), característica desses motores turbinados com injeção direta, no Brasil somos presenteados com um óleo de pior qualidade. 
A VW do Brasil está "mareando" no que tange a indicação do óleo do motor. 
É provável que eu continue utilizando o Mobil 1 mesmo, 0w40....
No meu entendimento só tem uma explicação: os carros da norma 502 00 não são Total Flex, ao contrário dos carros da norma 508 88, que são.

Obs.: Fiz apenas uma verificação "en passant" na tabela com as normas e os respectivos carros

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 23/07/2020 at 5:24 PM, Thiagocs disse:

Depois que o RicW deu um toque no passado, deixei de lado essa masturbação mental sobre o óleo do motor e passei a curtir o meu possante.

Entretanto, fiquei cabreira com essa última mudança da VW Brasil.

Como que o motor EA888 de 3ª geração, de 2014 a 2017, recomendam óleo com viscosidade 0W30, norma VW 502/505, enquanto que o mesmo motor, a partir do ano de 2018, recomendam óleo 5w40, com a norma VW 508/509? Qual a razão técnica para essa discrepância em relação ao mesmo motor?

Não entendo, será que mudaram componentes, peças dos motores triplo 8 de 2018 em diante? Sinceramente, acredito que não, não faz sentido mexerem em uma receita de sucesso e já premiada no passado como melhor motor do ano. 

E para piorar essa confusão, a Shell quer empurrar um óleo 0w30 API SL! L L L L L !!! Regrediram no tempo no que tange as características (aditivação etc) do óleo do motor. Em um momento em que a indústria evoluiu para o API SN PLUS e API SP, justamente por causa da LSPI (pré ignição a baixa velocidades), característica desses motores turbinados com injeção direta, no Brasil somos presenteados com um óleo de pior qualidade. 

A VW do Brasil está "mareando" no que tange a indicação do óleo do motor. 

É provável que eu continue utilizando o Mobil 1 mesmo, 0w40....

Também não entendi isso. No inicio, até vi pontos positivos na redução da viscosidade de 5W40 para 0W30, agora o que eu realmente não entendi, e fica a dúvida, é a redução API para o SL. Vai na contra-mão de alguns fabricantes e confesso que não vejo com bons olhos esta mudança.

Também uso o Mobil 1 0W40. Recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não entendi isso. No inicio, até vi pontos positivos na redução da viscosidade de 5W40 para 0W30, agora o que eu realmente não entendi, e fica a dúvida, é a redução API para o SL. Vai na contra-mão de alguns fabricantes e confesso que não vejo com bons olhos esta mudança.
Também uso o Mobil 1 0W40. Recomendo.
Esse negócio de troca do óleo realmente foi muito doida.
Como rodo pouco e troquei o meu em abril, provavelmente farei nova troca somente no ano que vem. Até lá creio que teremos um bom material que me dará segurança na escolha do óleo.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 19/07/2020 at 12:50 PM, anghinoni disse:

 

Daqui a pouco o Admin vem me dar o prêmio pá de ouro...

 

Com a troca do fornecedor de oleo da VW de Castrol para a Shell, mudaram as especificações de viscosidade do oleo do Golf.

 

Seguem as novas...

 

Link com a tabela completa:

 

https://www.vw.com.br/idhub/content/dam/onehub_pkw/importers/br/oleos-e-fluidos/docs/Tabela-de-lubs-VW-13.pdf

 

d8ea59fdc0ed5d10f6a4815c08459c77.jpg0a72ee8af639b68ffcea4135fd1003b9.jpg

 

7bf207a423d7176890be3388a97154dd.jpg87b6c12427df6840f26c4c45189858a9.jpg

 

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

Interessante a tabela hein, bem estranho, no meu caso meu carro é um tsi 2013/2014depois de tanto tempo de uso de 5w40 teria que mudar pra esse 0w30... não vou nao.  Eu vou continuar com o 5w40 que atenda a norma vw50200 geralmente coloco castrol ou motul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante a tabela hein, bem estranho, no meu caso meu carro é um tsi 2013/2014depois de tanto tempo de uso de 5w40 teria que mudar pra esse 0w30... não vou nao.  Eu vou continuar com o 5w40 que atenda a norma vw50200 geralmente coloco castrol ou motul.
Eu também não vou mudar não...

Vai ficar 5w40 502.00 até eu vender...

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não vou mudar não...

Vai ficar 5w40 502.00 até eu vender...

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Eu vou trocar o óleo conforme a nova recomendação. Mas isso só vai acontecer no ano que vem. Quem sou eu pra contrariar uma montadora?
Afinal, o "novo óleo" já estava na tabela do encarte que veio com o carro. A indicação veio igual nos folhetos dos Golf 14/15 e 15/15.
Só vou prestar atenção no consumo de óleo, uma vez que tem índice de viscosidade menor. 99893232b75fa90e257459c604a98fd1.jpgfe12082388efe9620a75beb6df31b00b.jpg

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Fiz a revisão um tempo atrás na concessionária. Olhem a data de fabricação do "novo" óleo que botaram no meu carro.
E55JgZs.jpg
GM0K9pC.jpg
Se você está preocupado com a data de validade do seu óleo, verifique na embalagem se tem prazo de validade.
Alguns têm outros não. Mas na dúvida, entre em contato com o fabricante, de preferência através de e-mail, para documentar. Se estiver fora da validade ou próximo dela, junto com o e-mail vá a concessionária que efetuou a troca e exija a substituição por um com data procedente.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postei isso porque achei meio esquisito esse óleo estar parado na concessionária a 6 meses, mas lembro que no óleo mineral que usava no AP do meu pai a validade era de 2 anos. Eu acredito que esses sintéticos durem muito mais que isso se estiverem armazenados corretamente.

EDIT: ah, ali na embalagem diz 4 anos hehahe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos!
Eu fiz a 5 revisão no meu tsi 2015 hoje. Na concessionária o óleo utilizado foi o mesmo de sempre 5w40 (só q agora é da Shell).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Isso ainda vai dar muito o que discutir...
A concessionária que eu conheço de Laranjeiras, Rio de Janeiro - DISTAC, vai de acordo com a nova tabela de abril de 2020

61adea6bcdf2c62ba3361fb55509669c.jpg

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Isso ainda vai dar muito o que discutir...
A concessionária que eu conheço de Laranjeiras, Rio de Janeiro - DISTAC, vai de acordo com a nova tabela de abril de 2020

61adea6bcdf2c62ba3361fb55509669c.jpg

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Confrades, bom dia!
Ontem realizei a substituição do óleo do motor do meu TSI 14/15.
De acordo com a última revisão da tabela da VW de abril de 2020, o óleo é o 0W30 APISL e assim fiz.

Só que ao ir à Concessionária Real Veículos em Copacabana, Rio de Janeiro, fiquei pasmo! Tanto o vendedor, quanto um mecânico que estava próximo, não sabiam desta tabela. Ambos disseram que eu estava errado. Pior ainda, o mecânico me olhou com ar de superior. Disse a ele: você não conhece a tabela? Disse não, com ar de pouco caso.

Mostrei a tabela no meu celular. O mecânico não se interessou em ver e o vendedor me disse que eles vendem conforme a gerência determina. Só tinham pra vender o 0W30 APISN da norma 505.00

Enfim, por último, fui à Distac de Laranjeiras e comprei o 0W30 APISL da 502.00

A Distac segue essa norma desde abril de 2020.
Óleo R$ 58,00 o litro
Filtro R$ 53,00604edfa86b190fe2f618e4bfff08b1ad.jpg

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confrades, bom dia!
Ontem realizei a substituição do óleo do motor do meu TSI 14/15.
De acordo com a última revisão da tabela da VW de abril de 2020, o óleo é o 0W30 APISL e assim fiz.

Só que ao ir à Concessionária Real Veículos em Copacabana, Rio de Janeiro, fiquei pasmo! Tanto o vendedor, quanto um mecânico que estava próximo, não sabiam desta tabela. Ambos disseram que eu estava errado. Pior ainda, o mecânico me olhou com ar de superior. Disse a ele: você não conhece a tabela? Disse não, com ar de pouco caso.

Mostrei a tabela no meu celular. O mecânico não se interessou em ver e o vendedor me disse que eles vendem conforme a gerência determina. Só tinham pra vender o 0W30 APISN da norma 505.00

Enfim, por último, fui à Distac de Laranjeiras e comprei o 0W30 APISL da 502.00

A Distac segue essa norma desde abril de 2020.
Óleo R$ 58,00 o litro
Filtro R$ 53,00604edfa86b190fe2f618e4bfff08b1ad.jpg

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Eu por enquanto vou continuar no 5w40.
Time que esta ganhando não se mexe! [emoji16]

Lembra da confusão que foi as normas 502.00 e 588.00?
As concessionárias falando que o 588.00 era superior!

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu por enquanto vou continuar no 5w40.
Time que esta ganhando não se mexe! [emoji16]

Lembra da confusão que foi as normas 502.00 e 588.00?
As concessionárias falando que o 588.00 era superior!

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Amigo, sobre esse assunto, eu digo: a montadora tem subsídios e razões que desconhecemos, baseados em testes e feedbacks das autorizadas.

Você sabia que a Honda fez isso antes da VW? Passou alguns carros para 0W20. Viscosidade ainda menor na fase quente.

A diferença de 0W30 para 5W40 não é tão grande assim. Não há valores intermediário entre eles.

Baixar viscosidade te dá muitas vantagens, dentre elas: melhor fluidez e penetração em peças mais ajustadas, melhor fluxo de bombeamento, melhor troca térmica, melhor lubrificação na fase fria, menor consumo de combustível. O risco está na temperatura mais alta.
Mas aí eu pergunto a você: alguém disse que o 0W30 é insuficiente para lubrificar em altas temperaturas?

Será que a VW tomaria uma ação que não daria lucro a ela, uma vez que afeta apenas o produto que já está no mercado?
Ela correria esse risco?

Pra mim, essa ação é uma correção, como uma ação preventiva ou deteção de um desgaste prematuro de algum componente que ela descobriu somente ao longo dos anos.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...