OLEO MOTOR TSI 1.4


RCC

Recommended Posts

Apesar dos seus argumentos serem factíveis, vou no mesmo caminho do meu xará. 200.000km, com 5W40, e não percebi desvantagens. A última vez que a VW determinou uma mudança drástica na especificação de Oléo de motor, que eu me lembre (e reza a lenda), ela quase provocou um recall de 450.000 veículos com o motor EA111, aqui no Brasil. Então, nem sempre o tiro é tão correto assim. A Honda até hoje determina, junto aos concessionários autorizados, o uso de Óleo mineral para os Motores ivetec. Só vejo críticas de terceiros com relação a isso. Claro que as montadoras possuem N razões para mudar fornecedores e formulações de produtos homologados, mas não acredito que seja sempre para o bem maior do consumido não. Toda vez que compro um sapato “do bom”, daqueles para rodar 12 horas diárias, passa-se alguns anos a fábrica que o produz some do mercado. Produto que não acaba facilmente também não faz rodar a engrenagem da economia na velocidade certa não.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dos seus argumentos serem factíveis, vou no mesmo caminho do meu xará. 200.000km, com 5W40, e não percebi desvantagens. A última vez que a VW determinou uma mudança drástica na especificação de Oléo de motor, que eu me lembre (e reza a lenda), ela quase provocou um recall de 450.000 veículos com o motor EA111, aqui no Brasil. Então, nem sempre o tiro é tão correto assim. A Honda até hoje determina, junto aos concessionários autorizados, o uso de Óleo mineral para os Motores ivetec. Só vejo críticas de terceiros com relação a isso. Claro que as montadoras possuem N razões para mudar fornecedores e formulações de produtos homologados, mas não acredito que seja sempre para o bem maior do consumido não. Toda vez que compro um sapato “do bom”, daqueles para rodar 12 horas diárias, passa-se alguns anos a fábrica que o produz some do mercado. Produto que não acaba facilmente também não faz rodar a engrenagem da economia na velocidade certa não.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Sim, não temos a garantia de nada.
Não quero e não posso dizer que você está errado.
Mas eu penso da seguinte forma: quem sou eu para contrariar as diretrizes de uma montadora, em algo que eu não tenho controle e nem o conhecimento de causa.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Jorge Jox disse:

Sim, não temos a garantia de nada.
Não quero e não posso dizer que você está errado.
Mas eu penso da seguinte forma: quem sou eu para contrariar as diretrizes de uma montadora, em algo que eu não tenho controle e nem o conhecimento de causa.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

De fato, eu também não sei a quantas andam as baterias de testes nos bastidores das montadoras, nem dos reais motivos que eles possuem para modificar especificações de fluídos, qualidade de peças, fornecedores, e até desenhos industriais em projetos consolidados. Mesmo pensando num cenário de amostragem limitado (Brasil), ainda seria extremamente difícil inferir qualquer conclusão de absoluta assertividade das decisões da engenharia da VW. E como a VW não abre o seu próprio jogo, creditando suas decisoes em fatos claros e conhecidos, agindo de forma transparente, fica difícil sair acatando qualquer orientação imposta por eles, e sua rede de concessionários destreinados. O tempo é sábio ao provar que a VW já fez muitas cagadas na indústria automotiva, inclusive, mentindo e omitindo fatos sérios e graves na sua própria linha de produção. Ela não é dígna da minha total e irrestritiva confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, eu também não sei a quantas andam as baterias de testes nos bastidores das montadoras, nem dos reais motivos que eles possuem para modificar especificações de fluídos, qualidade de peças, fornecedores, e até desenhos industriais em projetos consolidados. Mesmo pensando num cenário de amostragem limitado (Brasil), ainda seria extremamente difícil inferir qualquer conclusão de absoluta assertividade das decisões da engenharia da VW. E como a VW não abre o seu próprio jogo, creditando suas decisoes em fatos claros e conhecidos, agindo de forma transparente, fica difícil sair acatando qualquer orientação imposta por eles, e sua rede de concessionários destreinados. O tempo é sábio ao provar que a VW já fez muitas cagadas na indústria automotiva, inclusive, mentindo e omitindo fatos sérios e graves na sua própria linha de produção. Ela não é dígna da minha total e irrestritiva confiança.
Você está certo no que disse. Mas a VW não está sozinha nisto.
Várias montadoras foram acusadas de fraudar emissões.
Enfim, a VW, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Suzuki, Nissan e GM.

https://diariodepernambuco.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2016/05/23/interna_noticias,50127/teto-de-vidro-das-montadoras.shtml



Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Rapaz! Foi muita masturbação por aqui mesmo... Troquei pela 1a vez fora da css, antes disso não quis nem saber. Foi de 508 mesmo e vou dormir tranquilo com isso... hahaha 

Ah... e o 508 agora vem até com um tsi no rótulo 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1331403751-oleo-motor-vw-maxi-performance-5w40-508-509-api-sn-1l-_JM

Foda é ver nego brigando pra colocar óleo de geração anterior, aí eu não entendo mesmo, mas cada loco com as suas manias, não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/12/2015 at 7:03 PM, RCC disse:

Ola Jorge ! Voce pode ter razao, até pq tem experiência na area, mas ...... que tal checar na pratica ?....kkkkk. Brincadeira.

Pode ser uma impressao, mas agora estou sentindo o TSI rasgar o asfalto ....rsrs. O baguio chega a 180 rapido. Tem BMW Sedan com dificuldade de chegar na Golfeira....hehe.

Abs

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Em relação à temperatura de óleo deu diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação à temperatura de óleo deu diferença?
@Fabio Toledo , a pergunta não é pra mim. Rsrs
Mas é sobre óleo...
Usava o 5W40 e agora o 0W30.
Não percebi nenhuma diferença em relação ao comportamento do carro, até pq seria muito difícil e "mentiroso" da minha parte. Muito difícil uma comparação em épocas diferentes, a não ser que fossem resultados muito diferentes.

O que eu percebo em qualquer óleo é o seguinte:
andou em estilo soviético, vai ter maior consumo. Obviamente faz sentido, pois trabalhará em temperaturas bem mais elevadas que o usual, saindo da faixa dos 100°C para a casa dos 115°C, baixando a viscosidade. Andou normal, consumo baixíssimo.
Quando resolvo pisar, coloco logo o mostrador para a temperatura do óleo e monitoro. Neste e no finado Golf, nunca passou dos 115°C.
@RCC , não tenho mais experiência não! Rsrs
Sou apenas um engenheiro mecânico apaixonado por carros, que os teve somente depois de velho, com 33 anos. Mas desde moleque devorando as Quatro Rodas e outras revistas da vida, até de motos, pois tinha motores, rsrs. Enfim, qualquer artigo do assunto, que eu tinha acesso, que de certa forma era consideravelmente limitado $$. Me metia até dentro de oficinas mecânicas próximas de casa, para encher o saco dos mecânicos. Rsrs

Com certeza já devo ter dado pitacos errados... Confusão mental, leitura de artigos duvidosos...

Se eu fosse rico, teria um 911 na minha garagem! Mas como não sou... vou do priminho distante, Golf.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Toledo , a pergunta não é pra mim. Rsrs
Mas é sobre óleo...
Usava o 5W40 e agora o 0W30.
Não percebi nenhuma diferença em relação ao comportamento do carro, até pq seria muito difícil e "mentiroso" da minha parte. Muito difícil uma comparação em épocas diferentes, a não ser que fossem resultados muito diferentes.

O que eu percebo em qualquer óleo é o seguinte:
andou em estilo soviético, vai ter maior consumo. Obviamente faz sentido, pois trabalhará em temperaturas bem mais elevadas que o usual, saindo da faixa dos 100°C para a casa dos 115°C, baixando a viscosidade. Andou normal, consumo baixíssimo.
Quando resolvo pisar, coloco logo o mostrador para a temperatura do óleo e monitoro. Neste e no finado Golf, nunca passou dos 115°C.
[mention=969]RCC[/mention] , não tenho mais experiência não! Rsrs
Sou apenas um engenheiro mecânico apaixonado por carros, que os teve somente depois de velho, com 33 anos. Mas desde moleque devorando as Quatro Rodas e outras revistas da vida, até de motos, pois tinha motores, rsrs. Enfim, qualquer artigo do assunto, que eu tinha acesso, que de certa forma era consideravelmente limitado $$. Me metia até dentro de oficinas mecânicas próximas de casa, para encher o saco dos mecânicos. Rsrs

Com certeza já devo ter dado pitacos errados... Confusão mental, leitura de artigos duvidosos...

Se eu fosse rico, teria um 911 na minha garagem! Mas como não sou... vou do priminho distante, Golf.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Só complementando, de como eu era abusado, rsrs...
Na época da faculdade, tive uma namorada que tinha um Passat 79.
Desmontei o carburador inteiro para fazer a limpeza. Mas como eu não teria ninguém para me ajudar a quando montá-lo, para dar a partida no motor (quem é mecânico da antiga, carburadores, sabe do que estou falando...), quando o desmontei, contei cada volta dos parafusos de regulagem e anotei.
Quando instalei o carburador no carro, ele ligou sem nenhuma dificuldade, graças as contagens, rsrs. Fiz o aquecimento necessário, regulei a marcha lenta pelo ouvido e o ponto no sentimento.
Dei umas voltas no carro e levei à um mecânico conhecido para dar uma verificada. Ele disse que o carro estava certinho.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jorge Jox disse:

@Fabio Toledo , a pergunta não é pra mim. Rsrs
Mas é sobre óleo...
Usava o 5W40 e agora o 0W30.
Não percebi nenhuma diferença em relação ao comportamento do carro, até pq seria muito difícil e "mentiroso" da minha parte. Muito difícil uma comparação em épocas diferentes, a não ser que fossem resultados muito diferentes.

O que eu percebo em qualquer óleo é o seguinte:
andou em estilo soviético, vai ter maior consumo. Obviamente faz sentido, pois trabalhará em temperaturas bem mais elevadas que o usual, saindo da faixa dos 100°C para a casa dos 115°C, baixando a viscosidade. Andou normal, consumo baixíssimo.
Quando resolvo pisar, coloco logo o mostrador para a temperatura do óleo e monitoro. Neste e no finado Golf, nunca passou dos 115°C.
@RCC , não tenho mais experiência não! Rsrs
Sou apenas um engenheiro mecânico apaixonado por carros, que os teve somente depois de velho, com 33 anos. Mas desde moleque devorando as Quatro Rodas e outras revistas da vida, até de motos, pois tinha motores, rsrs. Enfim, qualquer artigo do assunto, que eu tinha acesso, que de certa forma era consideravelmente limitado $$. Me metia até dentro de oficinas mecânicas próximas de casa, para encher o saco dos mecânicos. Rsrs

Com certeza já devo ter dado pitacos errados... Confusão mental, leitura de artigos duvidosos...

Se eu fosse rico, teria um 911 na minha garagem! Mas como não sou... vou do priminho distante, Golf.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk
 

Jorjão, no caso do Golf vc pode não ter sentido diferença, mas na época que tive carros 1.5, 1.6 aspirado... Pode ser que eu estivesse sugestionado, mas com óleos de menor viscosidade eu senti o motor mais solto, e o consumo de óleo também mudava consideravelmente, principalmente no Uninho. Agora a questão da temperatura talvez o sistema do carro gerencie isso, talvez. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Hoje troquei  o óleo do meu 2014/2014 (gasolina) e coloquei SHELL MAXXI 508 88 509 99. 

Depois que me atentei que, em tese é diferente do 502 00. Entrando no no site da VW tem a tabela atualizada e consta apenas o 502 para golf 2014:

 https://www.vw.com.br/idhub/content/dam/onehub_pkw/importers/br/oleos-e-fluidos/docs/Tabela-de-lubs-VW-13.pdf

https://www.vw.com.br/idhub/content/dam/onehub_pkw/importers/br/oleos-e-fluidos/docs/Tabela-de-lubs-VW-13.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje troquei  o óleo do meu 2014/2014 (gasolina) e coloquei SHELL MAXXI 508 88 509 99. 
Depois que me atentei que, em tese é diferente do 502 00. Entrando no no site da VW tem a tabela atualizada e consta apenas o 502 para golf 2014:
 https://www.vw.com.br/idhub/content/dam/onehub_pkw/importers/br/oleos-e-fluidos/docs/Tabela-de-lubs-VW-13.pdf
https://www.vw.com.br/idhub/content/dam/onehub_pkw/importers/br/oleos-e-fluidos/docs/Tabela-de-lubs-VW-13.pdf
Olha direito, para o Golf 2014 ele mostra a nova viscosidade do óleo: 0w30 com a especificação 502/505.

Abraços.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tabela foi emitida em abril do ano passado em V.13.

Um absurdo foi a comercial (balcão de venda) de uma concessionária aqui do Rio, no ano passado, não ter conhecimento dessa tabela, e pior, o mecânico que estava ao lado do vendedor endossou e praticamente debochou de mim. Não tinham nem o óleo 502.00 para vender. Pus o relato aqui.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Essa tabela foi emitida em abril do ano passado em V.13.

 

Um absurdo foi a comercial (balcão de venda) de uma concessionária aqui do Rio, no ano passado, não ter conhecimento dessa tabela, e pior, o mecânico que estava ao lado do vendedor endossou e praticamente debochou de mim. Não tinham nem o óleo 502.00 para vender. Pus o relato aqui.

 

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

 

 

Pessoal, hoje realizei a substituição do óleo lubrificante do motor. Faço conforme a última tabela da VW de abril de 2020, ou seja, Golf 2015, 0W30.

Comprei tudo na Recreio Veículos VW, via ML, conforme a foto (óleo + filtro).

 

O carro rodou 9.300 km de 9 a 10 meses e por surpresa a coloração não estava totalmente escura. Estava bem mais clara do que quando usava o 5W40. Infelizmente não consegui fazer a foto no momento exato em que a vazão da drenagem estava alta e mostrava a transparência.

 

Aproveitei e apliquei silicone em spray nas buchas centrais das barras estabilizadoras.

Quando passava um pouco mais forte em lombadas e a suspensão dianteira descia bem ouvia um "gemido" kkkkk, que parece vir dessas buchas. Ainda não testei.

 

 

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

 

 

7e421d6da01e4ed2fd160a6df08e1880.jpg805c286d0bb9a4e1e1f2ee1bc7441f96.jpg136f99867419bbacfc28562a7a149a5b.jpgb8c84743bf78b7ef3f3c489bf1caf5fb.jpg55ddb9a6f1fcd44a78b9ea72bb8fa223.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
O ponto negativo da imagem acima, pra mim, é a classificação API dele: SL. Mas se você percebeu a coloração mais clara, bom sinal  Percebeu algo mais?
Não vejo SL como negativo. Esse motor quando foi desenvolvido a classificação do óleo era a SL.
Não observei nenhuma alteração, além do óleo mais claro.
Essa indicação de quanto mais avançada ou atualizada a classificação API para um óleo lubrificante ser melhor para o motor, não é unânime.
Aumentar o poder detergente de um óleo de motor, por exemplo, nem sempre significa ser benéfico. Há galerias no motor, que podem ficar em risco de entupimentos. As impurezas até chegarem ao filtro percorrem um longo caminho.
Sem contar ainda a composição de cada óleo, que atende motores que são alimentados com combustíveis com composições diferentes, como encontrados na Europa, EUA, Brasil e a própria vizinha Argentina. Falo nisso com relação às reações químicas também.

Índice de viscosidade e classificação API as vezes de torna um assunto polêmico, embora eu seja cético quanto a isso, pois vou sempre na determinação da montadora.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Jorge Jox disse:

Não vejo SL como negativo. Esse motor quando foi desenvolvido a classificação do óleo era a SL.
Não observei nenhuma alteração, além do óleo mais claro.
Essa indicação de quanto mais avançada ou atualizada a classificação API para um óleo lubrificante ser melhor para o motor, não é unânime.
Aumentar o poder detergente de um óleo de motor, por exemplo, nem sempre significa ser benéfico. Há galerias no motor, que podem ficar em risco de entupimentos. As impurezas até chegarem ao filtro percorrem um longo caminho.
Sem contar ainda a composição de cada óleo, que atende motores que são alimentados com combustíveis com composições diferentes, como encontrados na Europa, EUA, Brasil e a própria vizinha Argentina. Falo nisso com relação às reações químicas também.

Índice de viscosidade e classificação API as vezes de torna um assunto polêmico, embora eu seja cético quanto a isso, pois vou sempre na determinação da montadora.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk
 

O fato é que a própria VW cria estas dúvidas; a própria tabela dela deixa dúvidas.

Se ele determina as características, ok, mas acredito que o SM na mesma viscosidade, pode ser sim um óleo melhor. Outro fato é a norma 502.00; aos poucos, os fabricantes estão descontinuando, cito como exemplo a Shell, que não fabrica mais o Helix 5W40 na 502.00, apenas na 508.88. Apenas o Maxi Performance, original VW que ela produz que encontramos para esta norma (vide a imagem acima postada).

As próprias CSS empurram a 508.88. Por diversas vezes constatei que iam colocar o óleo errado e solicitava a troca pois estava diferente do que o manual pedia. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato é que a própria VW cria estas dúvidas; a própria tabela dela deixa dúvidas.
Se ele determina as características, ok, mas acredito que o SM na mesma viscosidade, pode ser sim um óleo melhor. Outro fato é a norma 502.00; aos poucos, os fabricantes estão descontinuando, cito como exemplo a Shell, que não fabrica mais o Helix 5W40 na 502.00, apenas na 508.88. Apenas o Maxi Performance, original VW que ela produz que encontramos para esta norma (vide a imagem acima postada).
As próprias CSS empurram a 508.88. Por diversas vezes constatei que iam colocar o óleo errado e solicitava a troca pois estava diferente do que o manual pedia. 
 
As css empurram o que tem. Digo isso pq já colocaram o 508 88 no meu. Eu estava presente e não me atentei ao erro. Quando cheguei em casa verifiquei e vi que eles erraram. Liguei imediatamente pra css, que de bate pronto reconheceu o erro, disse que não tinha o 502 00 e pediu pra eu voltar em 2 ou 3 dias para eu efetuar a troca para o 502 00.

Não sei se vc comprou o seu zero. Mas o meu e de um amigo (Golfs TSI) foram zero em 2014 e 2015. Ambos vieram com um folheto (encarte da Castrol) de óleo onde continha o 5W40 e o 0W30 como óleos para aplicar no carro, sem ressalva alguma. Isso na Norma 502 00. Mas a VW comercializava e aplicava somente o 5W40.

Mas essa mudança não é exclusividade da VW. A Honda fez isso também em 2013, quando substituiu o 10W30 mineral pelo sintético 0W20, inclusive passando a aplicá-lo nos carros com fabricação anterior a 2013.


Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Jorge Jox disse:

Mas essa mudança não é exclusividade da VW. A Honda fez isso também em 2013, quando substituiu o 10W30 mineral pelo sintético 0W20, inclusive passando a aplicá-lo nos carros com fabricação anterior a 2013.

Esse óleo 0W20 sintético de fato existe e deveria ter vindo para substituir o 10w30 mineral. Nas concessionárias Honda de Brasília, porém, só encontrei a o óleo 10W30 mineral desde sempre. Uso o óleo 10W30 semi-sintético (troco o óleo fora). Em 2022 a Honda continua indicando (e vendendo) o óleo mineral para o Honda Fit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...
Em 22/01/2022 at 3:14 PM, Jorge Jox disse:

Pessoal, hoje realizei a substituição do óleo lubrificante do motor. Faço conforme a última tabela da VW de abril de 2020, ou seja, Golf 2015, 0W30.

Comprei tudo na Recreio Veículos VW, via ML, conforme a foto (óleo + filtro).

 

O carro rodou 9.300 km de 9 a 10 meses e por surpresa a coloração não estava totalmente escura. Estava bem mais clara do que quando usava o 5W40. Infelizmente não consegui fazer a foto no momento exato em que a vazão da drenagem estava alta e mostrava a transparência.

 

Aproveitei e apliquei silicone em spray nas buchas centrais das barras estabilizadoras.

Quando passava um pouco mais forte em lombadas e a suspensão dianteira descia bem ouvia um "gemido" kkkkk, que parece vir dessas buchas. Ainda não testei.

 

 

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk

 

 

7e421d6da01e4ed2fd160a6df08e1880.jpg805c286d0bb9a4e1e1f2ee1bc7441f96.jpg136f99867419bbacfc28562a7a149a5b.jpgb8c84743bf78b7ef3f3c489bf1caf5fb.jpg55ddb9a6f1fcd44a78b9ea72bb8fa223.jpg

vou realizar troca do meu oleo por agora. vou sair do 5w40 para esse 0w30...seja o que deus quiser!!! vou comprar on line na VW tbm!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 03/11/2015 at 12:33 AM, Jorge Jox disse:

RCC, 0W ou 5W são para temperaturas de 20ºC negativos e até menos.

Mas como são óleos multiviscosos, não há nenhum prejuízo em utilizá-los aqui.

O bom que esses óleos da faixa de 0W, 5W de última geração da Castrol tem o que há de melhor em termos de detergentes, antioxidantes e outros inúmeros componentes químicos.

Mas as grandes companhias petrolíferas e outras grandes produtoras de lubrificantes tem óleos equivalentes que não devem em nada a esses da Castrol.

É claro que há um  contrato comercial entre a Castrol e a VW, assim como existia há pouco tempo com a REPSOL.

Provavelmente todas as montadoras tem contratos oficiais de fornecimento de lubrificantes.

Por essas grandes empresas terem produtos variados e de qualidades, a questão é mais é marketing mesmo.

Bom dia meu amigo,

saberia me informar a quantidade de litros de óleo o Golf 1.4 TSI aut. 2015 pega? Tive um problema com a bomba de freio, comprei outra, pois, a CC após eu fazer todas as revisões lá, nunca trocaram o óleo, o que fez a bomba quebrar. De agora em diante farei minhas revisões em uma oficina da minha confiança. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2023 at 12:07 PM, Rogerio beleza disse:

Bom dia meu amigo,

saberia me informar a quantidade de litros de óleo o Golf 1.4 TSI aut. 2015 pega? Tive um problema com a bomba de freio, comprei outra, pois, a CC após eu fazer todas as revisões lá, nunca trocaram o óleo, o que fez a bomba quebrar. De agora em diante farei minhas revisões em uma oficina da minha confiança. Obrigado.

Vc diz fluído do freio ou óleo? òleo de motor são 4 litros.

Fluido do freio ACHO que são 500 ml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...