Barulho "riscando"


pmj

Recommended Posts

Pessoal,

 

Logo após ligar o carro, independente do piso, ele faz um barulho meio agudo, como se estivesse "riscando" alguma coisa. Tive a impressão de ser algo relacionado ao freio, mas não tenho certeza. Alguém já passou por isto?

 

Ah, depois de alguns minutos, quando o veículo "esquenta" não é mais possível notar este ruído.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesma coisa comigo. Só dá pra ouvir por alguns minutos (aí "esquenta" e para), parece barulho de disco de freio rangindo mesmo, mas acho estranho porque ele acontece justamente nos momentos que o carro não está com o freio acionado.

 

Final do mês tenho revisão e vou pedir pra checarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já ouvi tb.

Me dá a impressão que só ocorre isso depois de o carro ficar mais de horas estacionado.

Minha conclusão foi que o disco de freio oxida (enferruja) naturalmente rápido, e quando se solta o freio de mão depois de ficar parado, ele acaba "limpando" essa ferrugem.

É só lavar o carro ou andar na chuva e olhar os discos algumas horas depois. Estarão alaranjados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já ouvi tb.

Me dá a impressão que só ocorre isso depois de o carro ficar mais de horas estacionado.

Minha conclusão foi que o disco de freio oxida (enferruja) naturalmente rápido, e quando se solta o freio de mão depois de ficar parado, ele acaba "limpando" essa ferrugem.

É só lavar o carro ou andar na chuva e olhar os discos algumas horas depois. Estarão alaranjados.

Comigo também, acontece somente depois de deixar o carro um bom tempo parado.

 

Quanto a ferrujem no freio devido a lavagem, normal, não há solução a não ser secar os discos de freio com um jato de ar forte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

 

Realmente isso ocorre quando o carro fica parado. Já ocorreu umas duas vezes comigo, sempre nessas condições em vejo que os discos estão oxidados. Uma das vezes parou logo após um minuto e a outra demorou bastante (15 km) e o ruído era extremamente alto. Ambas as vezes não senti diferença na performance dos freios.

 

Não sei se é algo que a concessionária possa reparar, agradeço a gentileza do pessoal relatar se eles fizeram algo no carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já ouvi tb.

Me dá a impressão que só ocorre isso depois de o carro ficar mais de horas estacionado.

Minha conclusão foi que o disco de freio oxida (enferruja) naturalmente rápido, e quando se solta o freio de mão depois de ficar parado, ele acaba "limpando" essa ferrugem.

É só lavar o carro ou andar na chuva e olhar os discos algumas horas depois. Estarão alaranjados.

É isso aí....

http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/correio-tecnico/2015/10/01/ferrugem-no-freio/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Faz 1 semana que levei o carro para a 3a revisão (24km), nela informei ao chefe da mecânica sobre esse barulho.

 

Eles deram uma olhada, limparam, mas não encontraram nenhuma irregularidade nos freios. Insisti na existência do barulho, e ele me informou que a possível causa é esta já apresentada pelos colegas aqui do forum, a "sujeira".

 

Fato é que após a revisão, o barulho não era mais percebido, mas isto durou até eu ficar eu ficar 2 dias com o veiculo parado. Em outras palavras, de segunda a sexta, não fez barulho, no sabado e domingo o veiculo ficou em repouso, na segunda o barulho retornou.

 

Outra coisa que vale mencionar, depois que começei a reparar este barulho no meu veiculo, reaparei que ele é muito comum no dia-a-dia no trânsito, em outros veiculos.

 

Bom, acho que vou ter que me acostumar com isso. Qualquer novidade, volto aqui.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
  • 4 weeks later...

Pessoal, quando dou ré, constato esse barulho e, ainda, outro assovio bem alto que dá mais quando dou ré. Somente quando o carro fica parado por algumas horas e apresenta esse barulho somente por uns 30 segundos do início da rodagem com o carro. ALém desse barulho de disco arranhando, observo também um assovio muito alto ao acelerar, não frear. Pessoal, quando dou ré, constato esse barulho e, ainda, outro assovio bem alto que dá mais quando dou ré. Somente quando o carro fica parado por algumas horas e apresenta esse barulho somente por uns 30 segundos do início da rodagem com o carro. ALém desse barulho de disco arranhando, observo também um assovio muito alto ao acelerar, não frear. Alguém já ouviu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...