Gti: cambio DSG ou tiptronic???


Recommended Posts

Olá pessoal

Estou pensando em vender meu cruze sport e comprar um golf gti. Mais ouço falar dos problemas no DSG. A questão  é  que o tiptronic da versão brasileira é  bem antiga e não acredito que possua o mesmo desempenho.  Afinal o que é  melhor? DSG ou tiptronic? Será  que o câmbio DSG realmente é uma bomba?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal
Estou pensando em vender meu cruze sport e comprar um golf gti. Mais ouço falar dos problemas no DSG. A questão  é  que o tiptronic da versão brasileira é  bem antiga e não acredito que possua o mesmo desempenho.  Afinal o que é  melhor? DSG ou tiptronic? Será  que o câmbio DSG realmente é uma bomba?
 
Golf GTI ou TSI?
Câmbio DQ250, DQ200 ou Tiptronic?
Você conhece as diferenças entre essas siglas?

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Rafa Assis disse:

Olá pessoal

Estou pensando em vender meu cruze sport e comprar um golf gti. Mais ouço falar dos problemas no DSG. A questão  é  que o tiptronic da versão brasileira é  bem antiga e não acredito que possua o mesmo desempenho.  Afinal o que é  melhor? DSG ou tiptronic? Será  que o câmbio DSG realmente é uma bomba?

 

Rafa, você confundiu muito ai nas siglas!

DSG7 conhecido como caixa seca, pois as embreagens não são banhadas a oleo, ele equipa os Golf TSI 1.4, Alemão e Mexicano

DSG6 esse equipa todos os GTI's

TipTronic equipe os Golf 1.4 e senão me engano o 1.0 e 1.6 nacionalizados, fabricados aqui no Brasil a partir de 2016.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, este assunto acho vale uma explicação melhor, em que até eu tenho duvidas também.

Temos então três tipos de câmbios automáticos nos Golfs:

DSG 7 marchas (Caixa seca) - Golf MK7 1.4 - Alemão, mexicano e brasileiro também?

DSG 6 marchas (Caixa á òleo) - Todos GTI MK7

Tiptronic - GTI MK5, Jetta MK6 e em qual mais?

Qual a principal diferença entre o DSG6 e o Tiptronic dos GTI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, este assunto acho vale uma explicação melhor, em que até eu tenho duvidas também.
Temos então três tipos de câmbios automáticos nos Golfs:
DSG 7 marchas (Caixa seca) - Golf MK7 1.4 - Alemão, mexicano e brasileiro também?
DSG 6 marchas (Caixa á òleo) - Todos GTI MK7
Tiptronic - GTI MK5, Jetta MK6 e em qual mais?
Qual a principal diferença entre o DSG6 e o Tiptronic dos GTI?
Como eu disse. Golf GTI (golf 2.0 turbo) só tem DSG de 6 marchas. Nunca teve tiptronic.

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, você confundiu muito ai nas siglas!
DSG7 conhecido como caixa seca, pois as embreagens não são banhadas a oleo, ele equipa os Golf TSI 1.4, Alemão e Mexicano
DSG6 esse equipa todos os GTI's
TipTronic equipe os Golf 1.4 e senão me engano o 1.0 e 1.6 nacionalizados, fabricados aqui no Brasil a partir de 2016.
Abraços.
anghinoni, Golf 1.6, câmbio mecânico de 5 marchas.
Na minha opinião foi um vacilo da VW não equipá-lo com o câmbio de 6 marchas (MQ200-6F) do Fox Highline, uma vez que o motor também era do Fox.
Este conjunto no Fox (EA211 1.6 + MQ200-6F) era uma combinação perfeita. Fiquei um ano e meio com esse carro. Andava bem e consumia muito pouco.
Claro, no Golf não traria tão bons resultados devido aos 100 e poucos quilos a mais de peso. Mas com 6 marchas já daria uma boa melhora.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anghinoni, Golf 1.6, câmbio mecânico de 5 marchas.
Na minha opinião foi um vacilo da VW não equipá-lo com o câmbio de 6 marchas (MQ200-6F) do Fox Highline, uma vez que o motor também era do Fox.
Este conjunto no Fox (EA211 1.6 + MQ200-6F) era uma combinação perfeita. Fiquei um ano e meio com esse carro. Andava bem e consumia muito pouco.
Claro, no Golf não traria tão bons resultados devido aos 100 e poucos quilos a mais de peso. Mas com 6 marchas já daria uma boa melhora.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Verdade! Esqueci desse detalhe!!!

Esse cambio de 6 marchas, que equipou o Fox, foi muito bem falado... Não sei pq a VW descontinuou ele...

Paciência!

Abraços.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, rschmidt616 disse:

Bom pessoal, este assunto acho vale uma explicação melhor, em que até eu tenho duvidas também.

Temos então três tipos de câmbios automáticos nos Golfs:

DSG 7 marchas (Caixa seca) - Golf MK7 1.4 - Alemão, mexicano e brasileiro também?

DSG 6 marchas (Caixa á òleo) - Todos GTI MK7

Tiptronic - GTI MK5, Jetta MK6 e em qual mais?

Qual a principal diferença entre o DSG6 e o Tiptronic dos GTI?

Tiptronic é apenas a marca/nome comercial que a VW usa nos seus câmbios automáticos tradicionais (com conversor de torque e engrenagens epicíclicas), enquanto DSG é a marca usada nos câmbios automatizados/robotizados de dupla embreagem (que podem ser a seco, como no DSG7 antigo que equipava o Golf Mk7, ou banhadas a óleo, como o DSG6 ou o DSG7 mais moderno).

O câmbio Tiptronic que a VW usa atualmente não tem nada a ver como do Golf das antigas. É um modelo bem moderno da Aisin (de 2016 ou 2017, se não me engano) que também é usado pela PSA, FCA e mais um monte de montadoras.

Minha Variant 2017 tem esse câmbio e eu acho que o desempenho dele é satisfatório, e além disso não ter histórico de problemas. Mas o DSG é mais ágil, com certeza.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive o DSG7 e hoje ando com o DSG6 no meu GTI, sendo que apesar do problema na Mecatrônica que tive no 7, acho os dois fantásticos, inclusive casando perfeitamente com o conjunto dos motores turbo.

Por curiosidade, vc que tem um Tiptronic atual, qual o comparativo que faria com o DSG? perde muito?  A dupla embreagem faz muita diferença?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive o DSG7 e hoje ando com o DSG6 no meu GTI, sendo que apesar do problema na Mecatrônica que tive no 7, acho os dois fantásticos, inclusive casando perfeitamente com o conjunto dos motores turbo.
Por curiosidade, vc que tem um Tiptronic atual, qual o comparativo que faria com o DSG? perde muito?  A dupla embreagem faz muita diferença?  
Você pode me matar uma curiosidade, já que teve os dois e não só apenas andou.
Quais as diferenças percebeu entre o DSG7 e o DSG6?

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode me matar uma curiosidade, já que teve os dois e não só apenas andou.
Quais as diferenças percebeu entre o DSG7 e o DSG6?

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

Dizem que dsg7 (dq200) é mais rápido que o dsg7 (dq250), mas no dsg6 é um tanque de guerra , o outro não.

Eu gosto bastante do meu dsg7

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tive dois carros com o DQ250 (DSG6), sendo um A3 2.0TFSI e um GTI e dois com DQ200 (DSG7) sendo um A3 1.8TFSI e um Golf TSI.

Em termos de agilidade é a mesma coisa, as trocas de marcha são realmente muito rápidas. Os Tiptronics dessa nova geração são bem competentes nesse ponto, mas parece que ainda visam mais o conforto do que a esportividade, as trocas são um pouco mais lentas mas também um pouco mais suaves.

O escalonamento das marchas obviamente é diferente, as marchas do DSG6 são levemente mais longas, talvez seja por isso que as pessoas tem a impressão do cambio ser mais ligeiro.

Falando de conforto, o DSG7 tem o problema de retenção de marchas e barulhos chatos de metal batendo no metal.

Em termos de confiabilidade, com certeza o DSG6 ganha de lavada por conta dos problemas crônicos de mecatrônica e desgaste prematura da embreagem do DSG7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2020 at 7:45 PM, Jorge Jox disse:

Você pode me matar uma curiosidade, já que teve os dois e não só apenas andou.
Quais as diferenças percebeu entre o DSG7 e o DSG6?

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
 

Não dá muito para fazer um comparativo entre os dois câmbios pois são carros totalmente diferentes. Analisando os conjuntos GTI e TSI, os dois são carros espetaculares, mas com propostas bem diferentes.

O GTI é um carro mais robusto, com ajustes bem mais esportivos. É pra quem não está preocupado muito com conforto, consumo de combustível, preço do carro, do seguro etc. e gosta de emoções fortes.

Já o TSI é para quem quer um carro para o dia a dia, sem deixar de ter o prazer de dirigir. Tem uma condução mais confortável, um consumo impressionante que gira de 10 a 18 km/litro dependendo do seu pé e mais barato em todos os quesitos. Acho que o único porém neste carro é o problema da mecatrônica, principalmente nos modelos alemães 13/14, que foi meu caso e parece ser da grande maioria que comenta aqui.

O que posso dizer é que recomendo qualquer um deles, só depende do seu perfil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
  • 9 months later...
Em 12/11/2020 at 12:39 PM, Francisco Ferreira disse:

Olá! Estou querendo comprar uma Golf Variant, mas estou com receio por causa dos vários depoimentos de problemas de mecatrônica no cambio DSG. Qual ano/versão vcs me indicam para evitar este problema?

A partir de 2017 a Variant saiu com o câmbio automático convencional (tiptronic).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...