Recommended Posts

Postado

Prezados,

meu Highline tem apenas 600km, mas estou estranhando bastante as trocas de marcha, especialmente de 2a para 3a, ou o contrario. Parece que o carro "gosta" da 2a marcha, demora demais pra trocar (descendo ou subindo). O giro vai além de 3000, quase sempre. Como eu tinha um A3 2.0T 2010, também com 7 marchas e dupla embreagem, e nada disso acontecia, é estranho.

Me disseram que talvez seja o estilo de guiar. Será?

Abraço a todos

Postado

Provavelmente, são retenções de marcha.

Observe se isso ocorre somente em pisos ruins, como ruas com remendos mal feitos, buracos e após passar por lombas.

Se for isso, é o comportamento "normal" do cambio, segundo a fábrica e outras pessoas aqui do forum.

Postado

Beleza, marcelofalves e willyaugusto... Pelo jeito é comportamento normal do carro.... No tópico antigo há vários comentários mostrando que essa retenção foi "programada" pela engenharia da VW no Brasil para diminuir um pequeno barulho que incomodava alguns proprietários. Eu não sei que tipo de barulho era, mas talvez incomodasse menos que essa retenção de marcha... É só isso que me incomoda no carro. No mais, to bem impressionado com o desempenho, conforto, nível de ruído, etc., etc.

Postado

Beleza, marcelofalves e willyaugusto... Pelo jeito é comportamento normal do carro.... No tópico antigo há vários comentários mostrando que essa retenção foi "programada" pela engenharia da VW no Brasil para diminuir um pequeno barulho que incomodava alguns proprietários. Eu não sei que tipo de barulho era, mas talvez incomodasse menos que essa retenção de marcha... É só isso que me incomoda no carro. No mais, to bem impressionado com o desempenho, conforto, nível de ruído, etc., etc.

Provavelmente o engenheiro chefe passou a demanda pra um estagiário resolver. Essa foi a brilhante solução.

Postado

Essa questão de programação para evitar ruído do câmbio é suposição de alguns.

Eu nunca vi nenhum artigo técnico confiável falando isso.

Vejo sim, um monte de orelhas secas ditando essa porra.

Além do que alguns falaram aqui há pouco, seu modo de condução altera a rotação de troca das marchas.

Experimenta pisar leve no acelerador e esperar o motor responder de forma suave.

Aí ele deve trocar em 2000RPM e conforme as marchas avançam as trocas ocorrem até com menos de 2000RPM

Postado

Além do que alguns falaram aqui há pouco, seu modo de condução altera a rotação de troca das marchas.

Experimenta pisar leve no acelerador e esperar o motor responder de forma suave.

Aí ele deve trocar em 2000RPM e conforme as marchas avançam as trocas ocorrem até com menos de 2000RPM

exatamente, é papo furado que alguns inventaram e virou lenda. é o ESP que segura a marcha e fim de conversa... o cruze a a captiva tem cambio automatico puro e fazem a mesma coisa se pegar piso ruim.

Postado

Jorge, respeito acima de tudo.

Você tem sua opinião, outras pessoas aqui tem as delas.

Ninguém até agora conseguiu apresentar nada que comprove ou justifique o motivo das retenções.

Somente suposições, opiniões de mecânicos de css (confundidos erroneamente com engenheiros), comparações com outros carros e etc.

Até que se comprove que a retenção é proposital e necessária, até benéfica de alguma form,a como muitos supõem, temos todo o direito de duvidar e trazer o assunto para discussão.

O anghinoni citou que cruze e captiva também retêm. Pois eu cito que civic e tucson não retêm, inclusive andando nos mesmos lugares onde meu golf retem.

Quem está certo então?

Postado

exatamente, é papo furado que alguns inventaram e virou lenda. é o ESP que segura a marcha e fim de conversa... o cruze a a captiva tem cambio automatico puro e fazem a mesma coisa se pegar piso ruim.

Cadê o artigo técnico falando que é o ESP, ou que não é para evitar o barulho? Isso sim é papo furado.

De qualquer modo o câmbio possui uma falha no algorítimo. Ao passar em 3 metros de piso ruim, já em piso bom ele segura a marcha. É uma grande porcaria. Se for o ESP, também é uma grande porcaria.

Se a VW não corrigir isso, daqui uns dias tem gente vendendo o carro por causa desse problema, principalmente pessoas que moram em cidades com pavimentação ruim.

Um câmbio que precisa de alta rotação ao passar em pisos ruins para não ser danificado, tem problemas sérios de projeto. OU, NA MELHOR DAS HIPÓTESES, foi um jument0 fazendo besteira tentando esconder os barulhos que incomodavam uma minoria. ENTÃO senhores, acho melhor aceitarem a teoria de "esconder o barulho".

Vale ressaltar que tal retenção ocorre somente se o motorista tirar o pé (desacelerar) sobre piso ruim, pois caso ele passe sempre acelerando (mesmo que em velocidade muito baixa), a retenção não ocorre. Por isso as vezes ocorre, as vezes não, mesmo que no mesmo percurso. E depois que o câmbio retem, não adianta tirar o pé, para que ocorra a troca somente esperando os 3200 rpm (ou mais).

Hoje vou deixar o carro na revisão e vou ligar 1320 vezes na volkswagen. Se existe uma atualização para melhora desse problema, terão que me informar. Se me falarem alguma coisa, ou se atualizarem alguma coisa, posto aqui pra todo mundo.

Postado

Boa KingMan, compartilha depois qual foi a solução que te deram... Se tiver algo que possa ser feito eu vou fazer.. É osso ver o carro chegar a mais de 3000 giros em segunda marcha. E olha, não é só em piso ruim. Descendo morro também acontece a retenção em segunda marcha, e só usando a borboleta para aliviar o incômodo. Como moro em Belo Horizonte onde o que mais tem é morro, dá pra imaginar que eu quero resolver isso logo. 

Abraço a todos. Bom dia.

Postado

Não creio que piso ruim danifique o câmbio. A suspensão de um carro existe para absorver as irregularidades e filtra-las para passar para a cabine.

Se assim for ele não seria utilizado em mini SUV (Q3), que é um carro desenvolvido para estradas ruins tbm.

Não creio tbm em falha no algoritmo.

Se está lá é pq tem algum motivo que desconhecemos. A VW, montadora de ponta não cometeria um erro basico deste.

Talvez possa ser algum sensor que sofra de grande inércia.

Comigo a retenção ocorre por volta de 3 a cada 5 vezes que passo num lugar próximo de minha casa.

Geralmente quando ocorre as minhas marchas são trocadas em 3000RPM e raramente passa disso.

Uma coisa é certa, não curto e nem acho legal a retenção do câmbio, mas compraria o carro exatamente como é sem pensar duas vezes.

Não existe carro perfeito, sempre terá algo que agrada a uns e não agrada a outros.

Estou super satisfeito.

Postado

Não creio que piso ruim danifique o câmbio. A suspensão de um carro existe para absorver as irregularidades e filtra-las para passar para a cabine.

Se assim for ele não seria utilizado em mini SUV (Q3), que é um carro desenvolvido para estradas ruins tbm.

Não creio tbm em falha no algoritmo.

Se está lá é pq tem algum motivo que desconhecemos. A VW, montadora de ponta não cometeria um erro basico deste.

Talvez possa ser algum sensor que sofra de grande inércia.

Comigo a retenção ocorre por volta de 3 a cada 5 vezes que passo num lugar próximo de minha casa.

Geralmente quando ocorre as minhas marchas são trocadas em 3000RPM e raramente passa disso.

Uma coisa é certa, não curto e nem acho legal a retenção do câmbio, mas compraria o carro exatamente como é sem pensar duas vezes.

Não existe carro perfeito, sempre terá algo que agrada a uns e não agrada a outros.

Estou super satisfeito.

Jorge, certamente para você a retenção ocorre raramente, mas para alguns proprietários, que moram em cidades de pavimentação péssima, ou com calçamento histórico, a compra de um DSG deixa de ser interessante, mesmo com todas as outras qualidades que o câmbio e o carro possuem.

Postado

Jorge, certamente para você a retenção ocorre raramente, mas para alguns proprietários, que moram em cidades de pavimentação péssima, ou com calçamento histórico, a compra de um DSG deixa de ser interessante, mesmo com todas as outras qualidades que o câmbio e o carro possuem.

Neste ponto concordo contigo.

Postado

Depois de conversar com o consultor técnico na concessionária, com uma atendente no chat, com duas atendentes e com um supervisor de call center, a resposta é a seguinte: 

- A volkswagen desconhece que as retenções ocorrem. Não existe nada a respeito registrado e nem que ocorre reclamações frequentes sobre as retenções;

- Não existe atualização de software para o câmbio DSG e nunca existiu em nenhum momento.

Conclusão: mandaram embora o estagiário que cuidava do software do DSG. :D  :D  :D

Postado

Amigos, acho que a discussão (apesar de ter dado uma "esquentadinha") com os diferentes manifestos e pontos de vista só vem a contribuir com nós todos. Nunca esqueçamos que esta é a "moral" desse fórum, ainda mais por ser específico sobre o Golf, onde temos pessoas donas de um mesmo carro (ou aspirantes a ele), mas com vivências, circunstâncias e critérios diferentes.

Eu já estou com o meu Golf há uma semana, e constatei as chamadas "retenções", e mais, compartilho a opinião de todos: preferia que não ocorressem.

Porém, é preciso que se leve em conta:

- As retenções, no meu caso, estão ocorrendo em piso realmente péssimo, situação em que naturalmente eu tiro o pé, isso também em meus carros anteriores, pois tento manter ao máximo a integridade do carro do ponto de vista de evitar a ocorrência de barulhos internos, que acabam ocorrendo nos carros em que o dono não tem esse cuidado. Ou seja, o câmbio está me fazendo um "convite" para andar devagar nessas péssimas condições, e eu tô entrando na dele.

- As retenções em lombadas ocorrem quando eu deixo o carro chegar à velocidade zero, ou seja, parar. Às vezes faço isso, também pelo mesmo motivo: cuidado com o carro, e certamente é o mesmo motivo de vocês também. E nesse caso (lombadas), eu creio que seja algum sensor de inclinação que interpreta e passa informações equivocadas ao câmbio. Acho que esse é o ponto mais problemático da questão.

- Agora, elevar o giro a 3000 rpm para uma troca, isso motivado por algum algoritmo de preservação do equipamento, convenhamos, não é assim um absurdo, mesmo para um carro que gira baixo como o Golf. O que ocorre é que ele tem aquela tocada super econômica, em que o carro trabalha a 1500-1800 rpm em média, até porque pode fazer isso graças ao altíssimo torque em baixa.. e aí a gente se acostuma mal, galera. Mas, comparando com outras realidades (de outros carros AT), 3000 rpm em determinada situação eu não acho que seja o "fim do mundo" pra nenhum carro, afinal motor é feito pra girar! No caso do que o Golf proporciona nesse sentido é que torna-se um pouco chato, concordo com vocês.

- Também concordo com o @KingMan... se o cara mora em uma cidade com pavimentação ruim no geral, o incômodo dele vai ser maior ainda. Essa pessoa vai ter que tocar o carro num outro ritmo de carga no pedal do acelerador, e os chacoalhos internos vão aparecer em maior abundância.

- Quanto ao que o @willyaugusto comentou "opiniões de mecânicos de css (confundidos erroneamente com engenheiros)", eu trouxe ao fórum uma opinião de um mecânico de CSS que é Engenheiro Mecânico, eu perguntei isso a ele, de forma sutil, claro, até pra medir a credibilidade do que ele estava dizendo. Mas acho que o que acontece é que eles não têm a explicação pra nos dar. O que o @KingMan disse acima "Não existe atualização de software para o câmbio DSG e nunca existiu em nenhum momento." bate com o que ele me disse também.

Enfim, eu estou me ambientando com o carro ainda, e aumentando minha intimidade como pedal do acelerador, e acreditem, esse é o segredo: saber conversar bem com o pedal do acelerador. Eu vejo o DBW nos carros de hoje como um "interfone" com o qual eu "falo" com as ECUs do conjunto mecânico do carro. Garanto a vocês que vou ter impressões importantes pra compartilhar aqui em breve, só estou definindo bem minhas impressões sobre o carro nesse aspecto que estamos discutindo.

Espero ter colaborado com a discussão. Abraço a todos.

Postado

Cadê o artigo técnico falando que é o ESP, ou que não é para evitar o barulho? Isso sim é papo furado.

De qualquer modo o câmbio possui uma falha no algorítimo. Ao passar em 3 metros de piso ruim, já em piso bom ele segura a marcha. É uma grande porcaria. Se for o ESP, também é uma grande porcaria.

Se a VW não corrigir isso, daqui uns dias tem gente vendendo o carro por causa desse problema, principalmente pessoas que moram em cidades com pavimentação ruim.

Um câmbio que precisa de alta rotação ao passar em pisos ruins para não ser danificado, tem problemas sérios de projeto. OU, NA MELHOR DAS HIPÓTESES, foi um jument0 fazendo besteira tentando esconder os barulhos que incomodavam uma minoria. ENTÃO senhores, acho melhor aceitarem a teoria de "esconder o barulho".

Vale ressaltar que tal retenção ocorre somente se o motorista tirar o pé (desacelerar) sobre piso ruim, pois caso ele passe sempre acelerando (mesmo que em velocidade muito baixa), a retenção não ocorre. Por isso as vezes ocorre, as vezes não, mesmo que no mesmo percurso. E depois que o câmbio retem, não adianta tirar o pé, para que ocorra a troca somente esperando os 3200 rpm (ou mais).

Hoje vou deixar o carro na revisão e vou ligar 1320 vezes na volkswagen. Se existe uma atualização para melhora desse problema, terão que me informar. Se me falarem alguma coisa, ou se atualizarem alguma coisa, posto aqui pra todo mundo.

É o pendulo do esp que causa a retenção.... se você soubesse programar entenderia o que eu estou falando... Tenta pegar a API do iPhone e acessar as bibliotecas do giroscópio e vc entendera o que tô falando

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Postado

É o pendulo do esp que causa a retenção.... se você soubesse programar entenderia o que eu estou falando... Tenta pegar a API do iPhone e acessar as bibliotecas do giroscópio e vc entendera o que tô falando

@anghinoni, acredito que nas retenções após lombadas faça sentido a tua teoria. Mas no caso de pisos ruins (péssimos na verdade), penso que a razão seja outra, algo como, "motorista, já que tu está andando devagar, nesse piso degradado, mantenha a baixa velocidade"  :D

Abraço

Postado

É muito provável mesmo que seja um pendulo (ou acelerômetro) que indica para o carro que ele deve reter marcha.

Outra forma já levantada aqui, mas muito menos provável ao meu ver, seria algo no sensor de rotação do ABS.

Ou até uma combinação de vários sensores.

Porém, isso só indica como o carro sabe quando está num piso ruim..

Não explica o porque dele ter sido programado para reter marcha nessa situação.

Postado

anghinoni, passo das 7 as 19 horas do dia programando (sabe como é vida de programador... rsrs), mas em nenhum momento questionei qual sensor faz a leitura da situação para o carro reter a marcha, apenas considero que a teoria de "esconder o barulho" mais lógica, já que outros milhares de carros com ESP não possuem o mesmo comportamento. O que eu sempre posto, é que o algorítimo é muito "burro". Todos os dias ao sair de casa, passo em 3 metros de via remendada (são no máximo 3 metros), e o carro retem a marcha somente depois do trecho ruim, já em pista completamente plana (o mesmo ocorre em outros locais). Preciso andar por no mínimo mais 50 metros em via boa para que ele troque a marcha em mais de 3000 giros. Esse é meu questionamento. A funcionalidade "reter marcha" (por qualquer motivo que seja) , tem um funcionamento ridículo. Esse é meu questionamento.

Postado

anghinoni, passo das 7 as 19 horas do dia programando (sabe como é vida de programador... rsrs), mas em nenhum momento questionei qual sensor faz a leitura da situação para o carro reter a marcha, apenas considero que a teoria de "esconder o barulho" mais lógica, já que outros milhares de carros com ESP não possuem o mesmo comportamento. O que eu sempre posto, é que o algorítimo é muito "burro". Todos os dias ao sair de casa, passo em 3 metros de via remendada (são no máximo 3 metros), e o carro retem a marcha somente depois do trecho ruim, já em pista completamente plana (o mesmo ocorre em outros locais). Preciso andar por no mínimo mais 50 metros em via boa para que ele troque a marcha em mais de 3000 giros. Esse é meu questionamento. A funcionalidade "reter marcha" (por qualquer motivo que seja) , tem um funcionamento ridículo. Esse é meu questionamento.

é bug puro do software :-) o sensor fica agitado em piso ruim, e o ESP interpreta errado e aciona a retencao para ter tracao/freio motor na roda, eu creio ser uma limitacao e só, que nao vai ser corrigida pois o que tem que corrigir é as pessimas estradas/ruas do pais. 

Postado

Isso não é problema das nossas ruas e estradas, apesar de serem péssimas.

Na Europa há muitas cidades históricas com paralelepípedos e outros pisos similares.

Já vi gente aqui postando que outros tipos de automáticos tbm retem marcha.

Meu último era um Lancer CVT, completamente diferente o funcionamento.

Não há como comparar.

Alguém aqui pode confirmar essa retenção em outros automáticos? ?

Postado

@KingMan, fazendo uma comparação com meu próprio caso, tô achando que as situações de retenção estão acontecendo de forma exagerada no teu caso. Pelo que entendi, 3 metros de piso ruim, e só depois de mais 50 metros ele volta ao normal. Não é nem de longe semelhante ao que acontece comigo, e olha que eu moro em um condomínio horizontal, de porte grande, quando chego na portaria tenho que rodar aprox. 2,5 km até a garagem da minha casa... no mínimo umas 15 lombadas e muitos trechos de piso ruim, incluindo paralelepípedo irregular, asfalto todo remendado, um trecho a ponto de ter que passar muito lentamente mesmo... cito isso só pra ver como já estou ambientado com as retenções... mas acho que no teu caso tá muito exagerada a coisa. Uma sugestão é que tu dê um reset na ECU do DSG, pra tentar "limpar" um possível histórico do teu uso do carro, e ver o que acontece. Acho que iria amenizar isso aí.

Abraço

Postado

Pessoal, boa noite. Peguei meu golf a um mês. É um highline dsg7. Tive 3 jettas tsi antes de pegar esse golf. Nenhum dos 3 (todos dsg6) seguravam marcha, pelo contrário, sempre passavam muito rápido pra segunda, depois terceira é assim vai.

Claro que o câmbio é outro (banhado a óleo) mas cá entre nós, o barulho em piso irregular é bem parecido.

Resumo da ópera, fizeram uma cagada (na minha opinião) no golf. Até minha esposa reclama da retenção e diz que gostava mais do cambio do Jetta.

Postado

Resumindo, resta saber o motivo da retenção.

Como o nosso colega aí acima disse, teve 3 Jetta com DSG, sem retenção.

Já o barulho é parecido e provavelmente oriundo do câmbio e não da embreagem.

O que aconteceu com o nosso DSG7 se ele só difere do DSG6 do Jetta na embreagem que no nosso passou ter um par de discos secos, ao invés de dois pares de multidiscos banhados em óleo???

GALERA, O QUE VCS ACHAM DA GENTE COMBINAR UMA DATA PARA TODOS ENVIAREM NESTE DIA UMA ENXURRADA DE E-MAILS PARA VW QUESTIONANDO A RETENÇÃO DO CÂMBIO??

Acho que somos um número expressivo para causar alguma comoção lá, vcs não acham??

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora