Recommended Posts

Postado

Quase não usava  o carro em modo sport no dia-a-dia pq o câmbio vai pra "S" e a troca de marcha acontece numa rotação mais alta.

Mas fiz um teste ontem e percebi que no modo sport colocando o câmbio em "D" a resposta da acelerador melhora.

Alguém confirma isso?

Postado

Desculpa mas não entendi.

Você entra no modo de condução "sport" e pela alavanca está colocando em "D"?

Qual o modelo do seu carro? (1.4 ou 2.0)

Veja, a eletrônica do Golf (pelo menos no 1.4) mapeia a forma que nós dirigimos, isto é, se você conduzir o carro de uma forma mais eficiente logo ele vai ter respostas mais suaves para economizar, mas se você estiver em uma condução mais agressiva as respostas tanto do acelerador quanto das trocas ficam mais rápidas isto tudo no modo "D".

Única vantagem que vejo do modo "Sport" é nas arrancadas, acho que o câmbio em modo "D" faz a troca da primeira para segunda muito cedo, tirou o pé do freio e logo ele engata a segunda fazendo a arrancada fica meio frouxa.

Postado

Higor, o meu é 1.4. Foi justamente isso que fiz, coloquei no modo de condução sport e depois voltei o câmbio para D através da alavanca. Daí notei uma melhora na resposta do acelerador.

Postado

Higor, o meu é 1.4. Foi justamente isso que fiz, coloquei no modo de condução sport e depois voltei o câmbio para D através da alavanca. Daí notei uma melhora na resposta do acelerador.

Sim, no caso dos modelos não equipados com os modos de condução, com o câmbio no "S" além das marchas serem trocadas com giro mais alto, o acelerador fica mais sensível.

Postado

O meu não tem os modos de condução, mas esse procedimento que tu realizou certamente que pode modificar a resposta do acelerador, sem que se tenha a condução Sport do câmbio, que seriam as trocas em giros mais altos.

Abraço.

Postado

Eu já reclamei desse "lag" do acelerador com o cambio no D ... principalmente no anda-e-para do transito, quando quero fazer uma arrancada mais rapida pra trocar de faixa, às vezes me sinto numa tartaruga. Ou piso de leve no acelerador e o carro demora pra responder, ou piso fundo e saio catando cavaco e cantando pneu.

Realmente com o cambio no S o acelerador fica mais "sensível" e a resposta é bem mais rápida.

Postado

Eu já reclamei desse "lag" do acelerador com o cambio no D ... principalmente no anda-e-para do transito, quando quero fazer uma arrancada mais rapida pra trocar de faixa, às vezes me sinto numa tartaruga. Ou piso de leve no acelerador e o carro demora pra responder, ou piso fundo e saio catando cavaco e cantando pneu.

Realmente com o cambio no S o acelerador fica mais "sensível" e a resposta é bem mais rápida.

Beleza, @Felipe Morim... se não colocar no Sport, o negócio é praticar a dosagem do pé mesmo. Lembrando que o acelerador eletrônico nada mais é do que um potenciômetro que mede a pressão exercida pelo nosso pé direito e passa as informações para a ECU do motor, isso em fração de segundo. Temos que aprender a "conversar" com ele... e isso varia de carro pra carro.

Abraço

Postado

Beleza, @Felipe Morim... se não colocar no Sport, o negócio é praticar a dosagem do pé mesmo. Lembrando que o acelerador eletrônico nada mais é do que um potenciômetro que mede a pressão exercida pelo nosso pé direito e passa as informações para a ECU do motor, isso em fração de segundo. Temos que aprender a "conversar" com ele... e isso varia de carro pra carro.

Abraço

Conforme o tempo vai passando eu vou me entendendo melhor com o carro, é assim mesmo. Como é o meu primeiro automático, eu acredito que essa "demora" na adaptação possa estar vinculada a isso também.

Postado

Conforme o tempo vai passando eu vou me entendendo melhor com o carro, é assim mesmo. Como é o meu primeiro automático, eu acredito que essa "demora" na adaptação possa estar vinculada a isso também.

Claro, pois sem o pedal de embreagem, o ajuste fino na aceleração inicial da arrancada fica por conta apenas do acelerador.

Postado

avfael,

Fiz o teste ontem e não vi nada de diferença. A direção se mantem no modo esportivo e o câmbio e acelerador responde normal, como se tivesse no modo individual e selecionado motor normal e direção esportiva.

Postado

Felipe, depois de dois anos, ainda não me acostumei totalmente com esse lag. Sempre que necessito de uma resposta rápida, dou um top na alavanca de câmbio para o modo sport. Raramente uso as aletas no volante.

Postado

No GTI, o modo sport tira todo e qualquer lag do acelerador hehehe

No Eco, ele tem um delay considerável... No normal, esse retardo diminui, mas ainda existe.

Pra mim, no caso do TSI também, e no meu caso, só coloco o Sport do câmbio, e o acelerador já responde bem melhor.

Postado

Concordo com o toque no câmbio, pra S, quando quer arrancar mais rápido. Bem pratico. Vc alivia a pressão do freio, o carro liga,

Muda pra S com um toque e acelera pra fazer o que tiver que fazer. Mas saiba que ele vai pular.. No meu caso GTI.. E resolve sua vida. Depois vc da um toque de volta pro D.

Enviado do meu iPhone

• 3 weeks later...
Postado

Concordo com o toque no câmbio, pra S, quando quer arrancar mais rápido. Bem pratico. Vc alivia a pressão do freio, o carro liga,

Muda pra S com um toque e acelera pra fazer o que tiver que fazer. Mas saiba que ele vai pular.. No meu caso GTI.. E resolve sua vida. Depois vc da um toque de volta pro D.

Enviado do meu iPhone

Se você der o toque para o S mesmo com o carro desligado, quando tirar o pé do freio e ligar o motor, o carro já estará em S!

Logo que eu comprei o carro, estava saindo de um retorno,dirigindo no modo Eco. Vi que o carro da preferência vinha lento, numa distância segura e apertei o acelerador a "meia carga" para entrar rápido na via. O bicho saiu cantando pneu e deu um pulo Hehehehe minha esposa já se assustou e brigou comigo. Acho que até esse LAG depende da interpretação dos sinais recebidos pela central eletrônica, pois mesmo no modo Eco ele pode reagir de forma violenta.

Alexandre Kohl

Postado

Minha esposa também reclama.

Quando voltamos da casa dela, existem vários cruzamentos que só precisar dar aquela olhada pra ver se há carro vindo. Como estou dirigido sempre no modo eco, muitas vezes aquela aceleradinha não resolve, tem q afundar um pouco mais o pé.

Nisso diversas vezes chega atuar o controle de tração, principalmente quando a rua esta bem suja com areia.

Ai ela fica brava: pq vc dá essas arrancadas? Só pra colar no carro da frente? Gastar mais freio?

Postado

Se você der o toque para o S mesmo com o carro desligado, quando tirar o pé do freio e ligar o motor, o carro já estará em S!

Logo que eu comprei o carro, estava saindo de um retorno,dirigindo no modo Eco. Vi que o carro da preferência vinha lento, numa distância segura e apertei o acelerador a "meia carga" para entrar rápido na via. O bicho saiu cantando pneu e deu um pulo Hehehehe minha esposa já se assustou e brigou comigo. Acho que até esse LAG depende da interpretação dos sinais recebidos pela central eletrônica, pois mesmo no modo Eco ele pode reagir de forma violenta.

Alexandre Kohl

Concordo. O que ocorre é que no modo ECO, ou mesmo no Normal, o mapeamento do acelerador dá prioridade ao conforto. Eu já testei o Focus 2.0 com Power Shift, e ele não tem esse "lag" que prioriza suavidade de arrancada... é bem mais sensível, porém, realmente, bem menos confortável para o dia a dia, pára e arranca, etc.

Mas é como tu falou @AlexandreKohl , tudo depende da carga aplicada no pedal.. conhecendo o acelerador dá pra arrancar forte até no ECO. A diferença é que no modo Sport, a prioridade é dada para a esportividade, aí ele fica mais sensível.

• 2 weeks later...
Postado
5 horas atrás, Tio Frei disse:

caros

este video explica o delay.

Uma pergunta aos que têm um melhor entendimento do inglês falado... No vídeo diz algo relacionado com a rapidez com que o piloto arranca influenciar na marcha que é engrenada, podendo ser a 2ª ou a 1ª ? O que é o "reverse" que o cara fala, que está na mesma transmissão da 1ª ? E nas reduções, orienta a aliviar o acelerador pra reduzir e depois voltar a acelerar forte ?

Me desculpem o meu inglês limitado pra escutar, gente...:wub:

Postado

caros

Uma pergunta aos que têm um melhor entendimento do inglês falado... No vídeo diz algo relacionado com a rapidez com que o piloto arranca influenciar na marcha que é engrenada, podendo ser a 2ª ou a 1ª ? O que é o "reverse" que o cara fala, que está na mesma transmissão da 1ª ? E nas reduções, orienta a aliviar o acelerador pra reduzir e depois voltar a acelerar forte ?

Ele fala que, com o câmbio saindo do P, uma embreagem fica engatada na 2ª marcha, enquanto a outra fica engatada na ré (reverse); o objetivo é poder arrancar rápido tanto para a frente quanto para trás, em caso de necessidade (acredito ser identificada pelo "acelerar muito"). E sim, ele sairia para frente em 2ª. Se o motorista não acelerar forte, a embreagem que está pré-engatada na ré muda para a 1ª marcha e o carro arranca normalmente.

Reforçando, uma embreagem está ligada às marchas 2ª, 4ª e 6ª. A outra está ligada às marchas ré, 1ª, 3ª e 5ª.

Alexandre Kohl

Postado
caros

Quanto às reduções, ele mostra que, durante uma redução para acelerar (numa ultrapassagem, por exemplo), as duas embreagens trocam de posição. Durante um momento, ambas estão conectadas ao motor; nesse momento, a aceleração fica eletronicamente limitada: não adianta afundar o pé no acelerador. Assim, se você reduzir manualmente, alivie o pé e aperte novamente para ter o ganho na aceleração.

Espero ter ajudado.

Alexandre Kohl

Postado

Reverse é a ré.

Ele cita que quando o vc passa o carro de P para Drive, inicalmente o carro está com um lado do cambio em R e o outro em segunda, pois a ré e a primeira são no mesmo eixo. Assim que ele identifica, através do drive que vc quer ir pra frente, ele vai engatar a primeira, por isso, tem um delay se vc por o drive e enfiar o pé, pois ele está colocando a primeira ainda, já se vc colocou ou drive e continua com o freio apertado por algum tempo (esperando o sinal por exemplo) então quando acelerar a primeira já estará engatada.

Postado

Valeu, camaradas.

Eu até achei que "reverse" fosse a ré mesmo. Mas me veio à cabeça a DSG 7,  e eu me confundi, porque achei que na sub-transmissão da 1ª marcha ficavam também a 3ª, 5ª e 7ª. Ficando a ré na outra sub-transmissão, junto com a segunda, portanto.

Em tempo, como temos a DSG 6 e a DSG 7, não deve haver um comportamento diferente entre as duas, nesse aspecto aí de passar do P para D e arrancar, justamente por termos uma marcha a mais na de 7 ?

E esse comportamento é só quando sai de P para D ou R ? Quando o carro está parado, num sinal por exemplo, já em D, não se aplica essa explicação do vídeo ?

E o que o @AlexandreKohl falou sobre "Durante um momento, ambas estão conectadas ao motor; nesse momento, a aceleração fica eletronicamente limitada", é possível as duas embreagens estarem acopladas??? Não daria um "entreveiro" entre os dois eixos de transmissão?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora