Preco ipva


Recommended Posts

  • 10 months later...

Eu vou contestar o valor do IPVA junto à Secretaria de Fazenda do DF.

Meu veículo não vale o que o Governo alega. A desvalorização de 3,65%, de 2016 para 2017, soa quase como piada, ainda mais quando sabemos que o IPVA cobrado é de 3,5%.

O veículo está prestes a completar 150.000Km, já ultrapassou os 4 anos. Como já não bastasse sofreu diversas colisões. 

Na boa, eu vou levar essa questão para as últimas consequências.

 

2016....

 

57f8ac8150eb06a7e50d1b80c2b55b0c.jpg

 

2017

 

87f3c6a9f7339c8da0c9db4ecc0c51cd.jpg

 

O valor correto deveria estar abaixo de R$ 40K. É o que vale no mercado.

Dormientibus Non Sucurrit Ius!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou contestar o valor do IPVA junto à Secretaria de Fazenda do DF.
Meu veículo não vale o que o Governo alega. A desvalorização de 3,65%, de 2016 para 2017, soa quase como piada, ainda mais quando sabemos que o IPVA cobrado é de 3,5%.
O veículo está prestes a completar 150.000Km, já ultrapassou os 4 anos. Como já não bastasse sofreu diversas colisões. 
Na boa, eu vou levar essa questão para as últimas consequências.
 
2016....
 
57f8ac8150eb06a7e50d1b80c2b55b0c.jpg
 
2017
 
87f3c6a9f7339c8da0c9db4ecc0c51cd.jpg
 
O valor correto deveria estar abaixo de R$ 40K. É o que vale no mercado.
Dormientibus Non Sucurrit Ius!
Vão defecar na sua cabeça. O cálculo do IPVA deve estar regulamentado em legislação ou norma específica e que faz referência a um valor venal.

Rodar 150.000 km foi uma especificidade sua, e a lei e as regras valem para todos. Já imaginou se o IPVA fosse "customizado" pata todos os cidadãos? Talvez fosse justo, mas certamente seria inviável do ponto de vista prático.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, RicW disse:

Vão defecar na sua cabeça. O cálculo do IPVA deve estar regulamentado em legislação ou norma específica e que faz referência a um valor venal.

Rodar 150.000 km foi uma especificidade sua, e a lei e as regras valem para todos. Já imaginou se o IPVA fosse "customizado" pata todos os cidadãos? Talvez fosse justo, mas certamente seria inviável do ponto de vista prático.

Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Mas existe a opção para o cidadão questionar o valor do IPVA . Aqui no DF, o processo é absolutamente digital. Não creio que eu vá perder mais alguma coisa, além do meu próprio tempo. Veículo é um tipo de bem cujo valor real pode ser altamente questionável. Se vão aceitar (ou não) os meus argumentos, aí são outros quinhentos. Uma ideia que já pensei foi a de passar o veículo para o meu CNPJ, transformando-o em um ativo. Nada me impede de vendê-lo ao valor real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, iCardeX disse:

Mas existe a opção para o cidadão questionar o valor do IPVA . Aqui no DF, o processo é absolutamente digital. Não creio que eu vá perder mais alguma coisa, além do meu próprio tempo. Veículo é um tipo de bem cujo valor real pode ser altamente questionável. Se vão aceitar (ou não) os meus argumentos, aí são outros quinhentos. Uma ideia que já pensei foi a de passar o veículo para o meu CNPJ, transformando-o em um ativo. Nada me impede de vendê-lo ao valor real.

Cardeque, vc é um dos membros a quem mais tenho admiração aqui e por isto vou te dar um conselho... claro, siga se quiser... mas é algo baseado na minha experiência que acho que pode lhe ajudar....

Como bem disse o Ricw seu pedido vai ser indeferido, existe legislação específica para isto e não há meios de cada cidadão pagar um IPVA personalizado de acordo com o valor real do veículo...  se é justo ou não aí é outros 500...

Mas focar tempo em economizar um pouco ao meu ver é perder dinheiro e saúde... no começo deste ano passei uns perrengues financeiros e precisei cortar meus custos de vida, só que acabei me dando por conta que eu estava mais focado em "cortar custos" do que em ganhar mais dinheiro... Quando me dei por conta disto e mudei meu mindset as coisas começaram a ficar melhores, muito melhores... Hoje eu não me preocupo se vou gastar muito dinheiro em qualidade de alimentação por exemplo, pra mim isto é investimento em mim mesmo... portanto parei de reclamar do preço de produtos orgânicos e aceitei que o meu dinheiro é que não vale nada, e para corrigir a conta eu precisaria gastar mais do meu tempo em ganhar, e não em economizar abrindo mão de minha saúde... daria para dar outros exemplos, mas por aqui já deu para entender. Claro, obviamente temos que ter bom senso, não vai sair por aí adquirindo futilidades... O objetivo é repensar o valor do dinheiro e as prioridades de tempo.

Eu não quero dizer o que vc deve ou não fazer, meu objetivo é só fazer vc refletir a respeito do tema... Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, iCardeX disse:

O veículo está prestes a completar 150.000Km, já ultrapassou os 4 anos. Como já não bastasse sofreu diversas colisões. 

Na boa, eu vou levar essa questão para as últimas consequências.

Em alguns paises vc iria pagar bem mais caro. Quanto mais antigo ( ou rodado ) for o carro, mais alto o valor.

Então, agradeça por viver na terra do samba.......:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Desbravador disse:

Cardeque, vc é um dos membros a quem mais tenho admiração aqui e por isto vou te dar um conselho... claro, siga se quiser... mas é algo baseado na minha experiência que acho que pode lhe ajudar....

Como bem disse o Ricw seu pedido vai ser indeferido, existe legislação específica para isto e não há meios de cada cidadão pagar um IPVA personalizado de acordo com o valor real do veículo...  se é justo ou não aí é outros 500...

Mas focar tempo em economizar um pouco ao meu ver é perder dinheiro e saúde... no começo deste ano passei uns perrengues financeiros e precisei cortar meus custos de vida, só que acabei me dando por conta que eu estava mais focado em "cortar custos" do que em ganhar mais dinheiro... Quando me dei por conta disto e mudei meu mindset as coisas começaram a ficar melhores, muito melhores... Hoje eu não me preocupo se vou gastar muito dinheiro em qualidade de alimentação por exemplo, pra mim isto é investimento em mim mesmo... portanto parei de reclamar do preço de produtos orgânicos e aceitei que o meu dinheiro é que não vale nada, e para corrigir a conta eu precisaria gastar mais do meu tempo em ganhar, e não em economizar abrindo mão de minha saúde... daria para dar outros exemplos, mas por aqui já deu para entender. Claro, obviamente temos que ter bom senso, não vai sair por aí adquirindo futilidades... O objetivo é repensar o valor do dinheiro e as prioridades de tempo.

Eu não quero dizer o que vc deve ou não fazer, meu objetivo é só fazer vc refletir a respeito do tema... Grande abraço.

Desbravador eu vou respeitar a sua opinião mas tenho que dizer que penso diferente. E para explicar a minha opnião eu vou sair do campo filosofal. A carga tributária do nosso país bate recorde, ano após ano. O ano passado, salvo engano, o brasileiro pagou 34% do PIB somente de impostos. Esse ano, o impostômetro está prometendo arrebentar a boca do balão, ou seja, trabalharemos bem mais que os habituais 150 dias para que possamos continuar pagando a conta da corrupção. A conta que eu, você e qualquer outro cidadão anda alimentando. Em tese, se você paga, você deveria ter o direito de reclamar, e deveria ter o direito de receber em troca serviços. Na prática a coisa bem diferente: temos a mais alta carga tributária do planeta porque simplesmente recebemos de volta serviços abaixo do mínimo desejável. E parte da população é bitributada porque paga um imposto enorme e não tem escola, então tem que levar o filho para a particular, não tem segurança, compra segurança eletrônica particular, não tem um sistema público de saúde que seja eficiente, paga plano de saúde, e por aí vai. A conta da corrupção é algo que gira em torno de 300 bilhões de reais.  Claro que uns e outrso vão fechar os olhos para essa realidade, e vão dar um jeito de “encontrar” mais dinheiro para entregar de graça ao nosso “querido e exemplar” Governo. Outros tentarão burlar o sistema, e não vão pagar os impostos devidos, ou vão pagar de maneira  mais subjetiva possível. Outros simplesmente não pagarão, e ponto final. E no meio do caminho? No meio do caminho tem o cidadão que vai renegociando e administrando às próprias contas. Porque pagar ITBI é o mesmo que abdicar de uma maravilhosa viagem internacional... porque pagar ISS é equivalente a abrir mão de degustar em ótimos restaurantes.... Porque pagar IPVA, IPTU, PIS, ICMS, ITCD, IRPF, IOF...., enfim, essa enxurrada toda de impostos, e que é empurrada goela baixo, é o mesmo que abdicar de mais bens, direitos e serviços. E não somente para mim, como também para outros. Ou seja, ainda é o mesmo que abrir mão de mais qualidade de vida. Na minha visão pessoal, as coisas que são realmente caras nesse país são as que não me antedem com plena satisfação: que seja um vinho, um chuveiro, um smartphone ou o retorno dos impostos pagos. Não me leve mal, mas o meu dinheiro vale muito porque suponho que eu saiba gastá-lo corretamente. No dia em que eu achar que o suor do meu trabalho não vale nada, pode ter certeza que eu estarei doente. Certeza que eu estarei abdicando de exercer a cidadania.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, chrisarec disse:

Em alguns paises vc iria pagar bem mais caro. Quanto mais antigo ( ou rodado ) for o carro, mais alto o valor.

Então, agradeça por viver na terra do samba.......:)

Considero justíssimo. Suponho que nesses países eu talvez nem precisasse de um veículo particular. Agradecido por não "poder" trocar de veículo em terras tupiniquins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RicW disse:

Não entendo bem o intuito deste tópico.
O valor que você paga no IPVA depende tão somente do estado em que você mora e do valor venal do seu veículo.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Mas o valor de venal do Golf, por exemplo, o Highline MT, é o mesmo para todos, em todos os estados da federação?  O sujeito que comprou o Golf Highline (com pacotes), em 2013, por R$ 95.000,00, e respectivamente e eu os R$ 68.000,00 (sem pacotes) estamos pagando o mesmo valor de IPVA em 2017? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Sobrinho disse:

Eu também vou recorrer do valor do I.PV.A.!...

Vou recorrer à minha carteira. Paga não para ver!

Segundo a 4rodas, 1 a cada 3 brasileiros, pode ter direito a isenção do IPVA. E não está necessariamente ligada a questão de deficiência física. 

https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/1-em-cada-3-brasileiros-pode-ter-isencao-de-ipva/

Na idade que certos membros do grupo vem alcançando, até uma osteoporose pode servir de bonus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, iCardeX disse:

Mas o valor de venal do Golf, por exemplo, o Highline MT, é o mesmo para todos, em todos os estados da federação?  O sujeito que comprou o Golf Highline (com pacotes), em 2013, por R$ 95.000,00, e respectivamente e eu os R$ 68.000,00 (sem pacotes) estamos pagando o mesmo valor de IPVA em 2017? 

Aqui no meu estado a alíquota é de 3% do valor venal.

Fui dar uma pesquisada no site do DETRAN, o valor venal tá com um "sobrepreço de R$ 1.100,00 do valor FIPE.

Tal qual a FIPE esse tal valor venal é apenas uma referência.....Tremenda salada de valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, iCardeX disse:

Segundo a 4rodas, 1 a cada 3 brasileiros, pode ter direito a isenção do IPVA. E não está necessariamente ligada a questão de deficiência física. 

https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/1-em-cada-3-brasileiros-pode-ter-isencao-de-ipva/

Na idade que certos membros do grupo vem alcançando, até uma osteoporose pode servir de bonus...

Fui façeiro igual pinto na merda, ler a matéria. Cai do cavalo com o c* trancado no chão.....Impotência não se enquadra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o valor de venal do Golf, por exemplo, o Highline MT, é o mesmo para todos, em todos os estados da federação?  O sujeito que comprou o Golf Highline (com pacotes), em 2013, por R$ 95.000,00, e respectivamente e eu os R$ 68.000,00 (sem pacotes) estamos pagando o mesmo valor de IPVA em 2017? 

Alan,

 

Entendo que não. Cada estado pode ter as suas regras.

 

Aqui em SP, por exemplo, o valor venal de um carro usado é o valor de mercado médio para aquele carro, vigente no mês de setembro do ano anterior. O detalhe é que esse valor médio não é o da tabela da FIPE, mas sim resultado de um levantamento feito pela Secretaria de Fazenda do Estado, só D-us sabe com base em quais referências. Versões são consideradas, mas pacotes de opcionais são ignorados.

 

Por exemplo: em Set/17, a FIPE afirmava que meu carro valia R$ 74.171,00. Mas o valor venal que serviu de base pro IPVA foi de R$ 70.398,00.

 

Além disso, cada estado tem uma alíquota diferente. Em SP, RJ e MG, por exemplo, cobra-se 4% desse valor venal. Já no PR, pelo menos no tempo em que morei por lá, eram 2,5% apenas. E ainda tem outras taxas além do IPVA que governos estaduais "proativos" eventualmente cobram anualmente.

 

Ou seja: em um mesmo estado sim, dois caras com carros de mesmo modelo, versão e ano pagam o mesmo valor, tanto faz se um rodou 50kkm e o outro 150kkm, ou se um é o Highline básico e o outro comprou o pacote Exclusive, couro Marrakesh, blindou e pagou pelas tais "rodas Madrid". Mas em estados diferentes, possivelmente pagarão impostos diferentes.

 

Abraço!

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Sobrinho disse:

Fui façeiro igual pinto na merda, ler a matéria. Cai do cavalo com o c* trancado no chão.....Impotência não se enquadra!

Abra um templo de adoração ao Palito Duro do Sorvete. Coloque o veículo em nome do templo. Templos de qualquer culto possuem imunidade de IPVA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, RicW disse:

Allan,

E ai Ricardo, tudo 100%?

Uma vez passa, duas também, agora na terceira, espero que não, vou tentar evitar.

Allan(dois l) é o comedor de Fast Food lá de Santo André.

Alan(um l) é o comedor de empadão Goiano lá de Planaltina.

 

Fica aqui a dica, espero que não mais se repita. Estou só te lembrando e não te corrigindo.

 

 

Forte abraçaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...