Preco ipva


Recommended Posts

54 minutos atrás, RicW disse:

Jorge,

A secretaria de fazenda do RJ também faz a pesquisa dela e publica no Diário Oficial.

Veja a reportagem:

https://oglobo.globo.com/rio/governo-divulga-tabela-com-valores-de-veiculos-para-calculo-do-ipva-2018-22229008

E o link direto para a tabela:

https://d37iydjzbdkvr9.cloudfront.net/arquivos/2017/12/26/valores-venais.pdf

Abraço

Opa,

Ricw  , 

no proprio site do detran RJ traz a forma de como chegam a base de calculo porem não especifica a fonte, ou seja qual instituição especializada( acredito que deve ser a Fipe):

Através de pesquisa na imprensa e instituições especializadas, são estimados os preços de mercado destes veículos. Depois, é aplicada a alíquota sobre esses preços para que se chegue ao valor do IPVA. http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=91

Abs!

Ps acredito que a maioria dos estados utilize a Fipe  porque que é uma instituição reconhecidamente idonea,  dessa forma evitam  muita dor de cabeça, leia-se recursos administrativos e judiciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2018 at 8:23 PM, iCardeX disse:

Desbravador eu vou respeitar a sua opinião mas tenho que dizer que penso diferente. E para explicar a minha opnião eu vou sair do campo filosofal. A carga tributária do nosso país bate recorde, ano após ano. O ano passado, salvo engano, o brasileiro pagou 34% do PIB somente de impostos. Esse ano, o impostômetro está prometendo arrebentar a boca do balão, ou seja, trabalharemos bem mais que os habituais 150 dias para que possamos continuar pagando a conta da corrupção. A conta que eu, você e qualquer outro cidadão anda alimentando. Em tese, se você paga, você deveria ter o direito de reclamar, e deveria ter o direito de receber em troca serviços. Na prática a coisa bem diferente: temos a mais alta carga tributária do planeta porque simplesmente recebemos de volta serviços abaixo do mínimo desejável. E parte da população é bitributada porque paga um imposto enorme e não tem escola, então tem que levar o filho para a particular, não tem segurança, compra segurança eletrônica particular, não tem um sistema público de saúde que seja eficiente, paga plano de saúde, e por aí vai. A conta da corrupção é algo que gira em torno de 300 bilhões de reais.  Claro que uns e outrso vão fechar os olhos para essa realidade, e vão dar um jeito de “encontrar” mais dinheiro para entregar de graça ao nosso “querido e exemplar” Governo. Outros tentarão burlar o sistema, e não vão pagar os impostos devidos, ou vão pagar de maneira  mais subjetiva possível. Outros simplesmente não pagarão, e ponto final. E no meio do caminho? No meio do caminho tem o cidadão que vai renegociando e administrando às próprias contas. Porque pagar ITBI é o mesmo que abdicar de uma maravilhosa viagem internacional... porque pagar ISS é equivalente a abrir mão de degustar em ótimos restaurantes.... Porque pagar IPVA, IPTU, PIS, ICMS, ITCD, IRPF, IOF...., enfim, essa enxurrada toda de impostos, e que é empurrada goela baixo, é o mesmo que abdicar de mais bens, direitos e serviços. E não somente para mim, como também para outros. Ou seja, ainda é o mesmo que abrir mão de mais qualidade de vida. Na minha visão pessoal, as coisas que são realmente caras nesse país são as que não me antedem com plena satisfação: que seja um vinho, um chuveiro, um smartphone ou o retorno dos impostos pagos. Não me leve mal, mas o meu dinheiro vale muito porque suponho que eu saiba gastá-lo corretamente. No dia em que eu achar que o suor do meu trabalho não vale nada, pode ter certeza que eu estarei doente. Certeza que eu estarei abdicando de exercer a cidadania.

Boa tarde, 

qdo entrares  com recurso posta , por gentileza, sua petição e posteriormente a resposta! quem sabe não abre um precedente!

grato! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, saulo coelho disse:

Boa tarde,

permissão!

 normalmente a base de caluculo para veiculos usados  é o da tabela Fipe e a aliquota, varia de acordo com o tipo,  é definida pelo ente federado. 

abs!

Já ouvi diversas vezes que é baseada na fipe, então faça as contas e vai ver que não bate

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, saulo coelho disse:

Boa tarde, 

qdo entrares  com recurso posta , por gentileza, sua petição e posteriormente a resposta! quem sabe não abre um precedente!

grato! 

Andei pesquisando como funcionaria o processo de revisão do IPVA. A cobrança de IPVA com valor arbitrado acima do valor real que deveria ter sido calculado pode ser reclamada em um prazo de 30 dias após a publicação da tabela no diário oficial do estado. É necessário provar que a avaliação do seu veículo está incorreta. O recurso a ser apresentado é algo relativo simples já que a legislação prevê esse direito ao cidadão: preenche-se um formulário específico e anexa-se os documentos que serão utilizados como prova. O processo é absolutamente digital. O DETRAN, porém, não aceita avaliações de empresas particulares tampouco uma avaliação de subjetividade pessoal. Os valores são arbitrados em cima de tabelas fornecidas pela FIPE e/ou Molicar. As outras opções supostamente aceitas como prova de valor venal são os jornais de grande circulação, revistas especializadas no assunto. Veículos arrematados de leilão também possuem o direito legal de revisão do valor do IPVA, com base no que foi pago.

Alguns estados só aceitam uma depreciação de até 10% sobre a tabela divulgada no diário oficial. 

Estou quase convencido de que é realmente uma perda de tempo.

--------------------

Aqui no DF, algumas situações legais podem gerar a isenção de IPVA:

1 ) Taxista ou Proprietário Veículo Sinistrado - reconhecimento de isenção de IPVA para profissionais autônomos ou cooperativa de motoristas taxistas. Não-incidência e remissão do imposto lançado para veículo sinistrado

2) Pessoa portadora de necessidades especiais -  Reconhecimento de isenção de IPVA para pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista.

3) Isenção ou Imunidade - Templos de qualquer culto, partidos políticos, entidades sindicais dos trabalhadores, instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

-----------------

Em tempo: Alguns estados promovem restituição de um pequeno percentual de ICMS, por meio do registro do CPF do consumidor na NF, para serem abatidos de IPVA ou IPTU, ou sorteiam prêmios em dinheiro, ou geram créditos a serem depositados na conta-corrente do interessado. Nessa brincadeira acabei percebendo que tenho uns trocados para  receber referentes à compras realizadas no estado de São Paulo mesmo residindo no DF.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Já ouvi diversas vezes que é baseada na fipe, então faça as contas e vai ver que não bate

A FIPE é a base utilizada para negar ao cidadão à solicitação de revisão do valor venal. Mas como  trata-se apenas de um valor de referência para o mercado automotivo, acredito que os estados devem rodar uma fórmula em cima da tabela FIPE para arbitrarem o valor venal dos automóveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, iCardeX disse:

A FIPE é a base utilizada para negar a solicitação de revisão do valor venal. Mas como  trata-se apenas de um valor de referência para o mercado automotivo, acredito que os estados devem rodar uma fórmula em cima da tabela FIPE para arbitrarem o valor venal dos automóveis.

@RicW já deu a resposta para o Rio de Janeiro, veja abaixo:

Jorge,

A secretaria de fazenda do RJ também faz a pesquisa dela e publica no Diário Oficial.

Veja a reportagem:

https://oglobo.globo.com/rio/governo-divulga-tabela-com-valores-de-veiculos-para-calculo-do-ipva-2018-22229008

E o link direto para a tabela:

https://d37iydjzbdkvr9.cloudfront.net/arquivos/2017/12/26/valores-venais.pdf

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Jorge Jox disse:

@RicW já deu a resposta para o Rio de Janeiro, veja abaixo:

Jorge,

A secretaria de fazenda do RJ também faz a pesquisa dela e publica no Diário Oficial.

Veja a reportagem:

https://oglobo.globo.com/rio/governo-divulga-tabela-com-valores-de-veiculos-para-calculo-do-ipva-2018-22229008

E o link direto para a tabela:

https://d37iydjzbdkvr9.cloudfront.net/arquivos/2017/12/26/valores-venais.pdf

Abraço

Se você for verificar o diário oficial de outros estados, vai perceber que os valores são extremamente semelhantes. O próprio formato da tabela remete muito à plágio. A variação do valor venal, de estado para estado, é praticamente desprezível. Outro detalhe que você pode perceber, referente ao IPVA, é que existe um "código modelo" para cada veículo, e que é igual na tabela venal de todos os estados. O meu, no caso, é 154821. Sinceramente, nunca observei anúncio de veículo algum com esses códigos de identificação. Então essa história de que o governo faz pesquisa de "valor de mercado" dos automóveis é conversa para boi dormir...

I/VW GOLF COMFORTLINE AA 154824

I/VW GOLF COMFORTLINE AC 154859

I/VW GOLF COMFORTLINE MA 154825

I/VW GOLF COMFORTLINE MC 154858

I/VW GOLF GTI 112207

I/VW GOLF GTI AB 154823

I/VW GOLF GTI AD 154860

I/VW GOLF HIGHLINE AA 154822

GOLF HIGHLINE AC 154862

I/VW GOLF HIGHLINE MA 154821

I/VW GOLF HIGHLINE MC 154861

I/VW GOLF VARIANT CL AA 154879

I/VW GOLF VARIANT HL AA 154880

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, iCardeX disse:

3) Isenção ou Imunidade - Templos de qualquer culto, partidos políticos, entidades sindicais dos trabalhadores, instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos.

Sem fins lucrativos? ...

31 minutos atrás, iCardeX disse:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você for verificar o diário oficial de outros estados, vai perceber que os valores são extremamente semelhantes. O próprio formato da tabela remete muito à plágio. A variação do valor venal, de estado para estado, é praticamente desprezível. Outro detalhe que você pode perceber, referente ao IPVA, é que existe um "código modelo" para cada veículo, e que é igual na tabela venal de todos os estados. O meu, no caso, é 154821. Sinceramente, nunca observei anúncio de veículo algum com esses códigos de identificação. Então essa história de que o governo faz pesquisa de "valor de mercado" dos automóveis é conversa para boi dormir...
I/VW GOLF COMFORTLINE AA 154824
I/VW GOLF COMFORTLINE AC 154859
I/VW GOLF COMFORTLINE MA 154825
I/VW GOLF COMFORTLINE MC 154858
I/VW GOLF GTI 112207
I/VW GOLF GTI AB 154823
I/VW GOLF GTI AD 154860
I/VW GOLF HIGHLINE AA 154822
GOLF HIGHLINE AC 154862
I/VW GOLF HIGHLINE MA 154821
I/VW GOLF HIGHLINE MC 154861
I/VW GOLF VARIANT CL AA 154879
I/VW GOLF VARIANT HL AA 154880
Só mencionei o que está na lei.
Abraço

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Jorge Jox disse:

@RicW já deu a resposta para o Rio de Janeiro, veja abaixo:

Jorge,

A secretaria de fazenda do RJ também faz a pesquisa dela e publica no Diário Oficial.

Veja a reportagem:

https://oglobo.globo.com/rio/governo-divulga-tabela-com-valores-de-veiculos-para-calculo-do-ipva-2018-22229008

E o link direto para a tabela:

https://d37iydjzbdkvr9.cloudfront.net/arquivos/2017/12/26/valores-venais.pdf

Abraço

Boa tarde, 

sim ela faz pesquisa, mas onde ela pesquisa, ela contrata instituto de pesquisa ou usas os dados de institutos já existentes e idoneos?! 

seria interessante divulgar detalhadamente como é feita esta pesquisa!  essa informação não está no site ou está?

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, saulo coelho disse:

Boa tarde, 

sim ela faz pesquisa, mas onde ela pesquisa, ela contrata instituto de pesquisa ou usas os dados de institutos já existentes e idoneos?! 

seria interessante divulgar detalhadamente como é feita esta pesquisa!  essa informação não está no site ou está?

Abs!

saulo coelho, fui apenas de "en passant" no sites, cujos os links foram passados pelo @RicW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, 

sim ela faz pesquisa, mas onde ela pesquisa, ela contrata instituto de pesquisa ou usas os dados de institutos já existentes e idoneos?! 

seria interessante divulgar detalhadamente como é feita esta pesquisa!  essa informação não está no site ou está?

Abs!

Saulo, não sei responder. Sei que essa tabela foi publicada no Diário Oficial do Estado, acho que no dia 26/12/2017.

 

Sugiro que veja lá. Talvez ele mencione a lei especial que diz de onde isso sai.

 

Abraço

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Jorge Jox disse:

saulo coelho, fui apenas de "en passant" no sites, cujos os links foram passados pelo @RicW

Beleza Jorge,

gostei do frances, me impressionou, tive que consultar o google! essas discussões não vira nada, a parte tecnica é mais tangivel!  vamos falar sobre o barulho na embreagem: mas logo logo são misturadas a ideologias , filosofias....

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2018 at 4:49 PM, iCardeX disse:

A FIPE é a base utilizada para negar ao cidadão à solicitação de revisão do valor venal. Mas como  trata-se apenas de um valor de referência para o mercado automotivo, acredito que os estados devem rodar uma fórmula em cima da tabela FIPE para arbitrarem o valor venal dos automóveis.

Bom dia,  

certamente fazem um media das tabelas dos institutos idoneos, diminui um pouco para que haja vantagem em prol do contribuinte, assim evitam recursos e caso haja contam com um argumento forte para indeferi-los! mais ou menos por aí!  é meu amigo "se as pessoas soubessem como são feitas as salsichas e as leis, não comeriam as salsichas nem cumpriria as leis"! ( essa frase não é minha, nem me dei ao trabalho de pesquisar de quem é, acho que aqui ela cai bem: afinal imposto só é pago por que é uma obrigação imposta e legal)

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,  
certamente fazem um media das tabelas dos institutos idoneos, diminui um pouco para que haja vantagem em prol do contribuinte, assim evitam recursos e caso haja contam com um argumento forte para indeferi-los! mais ou menos por aí!  é meu amigo "se as pessoas soubessem como são feitas as salsichas e as leis, não comeriam as salsichas nem cumpriria as leis"! ( essa frase não é minha, nem me dei ao trabalho de pesquisar de quem é, acho que aqui ela cai bem: afinal imposto só é pago por que é uma obrigação imposta e legal)
Abs!
Pra mim o problema não é pagar imposto, o problema é que todos sabemos aonde ele vai parar e como ele é gasto... Se houvessem serviços públicos com o mínimo de qualidade eu pagaria com gosto! (Lembrando que essa é apenas minha opinião)

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...