Problemas com o líquido de arrefecimento


Marcio

Recommended Posts

Em 2016-5-19 at 9:59 PM, Lobin disse:

Ao que tudo indica, o problema era a tampa. Sei que ainda é cedo para afirmar, mas não posso deixar de relatar que Já de início percebi algo bem diferente: toda vez que abria o cofre com o motor quente, sentia um cheiro forte de aditivo - depois da troca da tampa, simplesmente acabou. Essa é a dica para quem estiver percebendo perda de líquido: faça uma inspeção visual minuciosa, focando na bomba d'água e na válvula termostática, e se não houver nenhuma sujeira que indique o vazamento, pode trocar a tampa sem medo de errar. 

Quase esqueci de mencionar: outro indício que reforça a tese da tampa defeituosa encontra-se na foto abaixo: 

IMG_20160516_233918786_zps4dgdfceo.jpg

Vejam que há uma sujeira esbranquiçada na parede interna da tampa. Essa região não entra em contato com o interior do reservatório, apenas a parte central, que contém a vávula, cuja vedação é feita pela anel de borracha apontado pela seta. Essa parte que está suja é por onde a válvula libera a pressão, e como ela estava muito permissiva, a sujeira mostra que passou muito líquido na forma de vapor.

Lobin, você comprou essa tampa na concessionária ou por fora? Lembra quanto pagou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, alvinopp disse:

Lobin, você comprou essa tampa na concessionária ou por fora? Lembra quanto pagou?

@Lobin deva que ganhou na mega, faz um tempão que não trafega por aqui!

 

12 minutos atrás, m2a disse:

concessionária custa 140 reais se não me engano, paralela uns 60

Acompanhei o seu caso......  Foi necessário troca-la e o "problema" solucionou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que o cara completo até o "talo" na última revisão dos 10k agora tá com 15k baixou pouca coisa desse até o "talo". Tá acima do nível máximo ainda.

Segundo ele até 25k km a notificação da fábrica dizia que poderia tirar o ar do sistema, acho que estabilizou, parei de medir um pouco. Quando estiver próximo dos 20k e da revisão ou tirar umas medidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alvinopp disse:

Corrigindo, eu quis perguntar sobre a borracha de vedação que tem no interior da tampa..

Encontrei na concessionária, valor de 20 reais. 

Legal esses detalhes. Só lembrando que quem for comprar; Carcaça da válvula termostática, a própria válvula termostática ou a bomba d'água. Elas são vendidas separadamente. Por isso é bom o profissional detectar onde e qual componente está dando ziquizira, para então, só trocar ele. Para quem está fora da garantia é bom saber desses detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Meu GTI 2017 com apenas 3000km deu alerta ontem sobre o aquecimento do liquido de arrefecimento, quando pude estacionar ao abrir a tampa do motor tomei um susto, tinha apenas 1 dedo de liquido. (Motor quente).

Depois de 3hs com o carro parado fui verificar e tinha a mesma quantidade.

Em conversa com o Chefe da oficina da VW aqui da cidade o mesmo pediu para completar com agua desmineralizada até o dia em que eu fosse levar o carro para eles. (Marquei na quarta-feira que vem).

Eu até ia desmarcar essa visita a CS, mas como sei q tem proporção certa de mistura de água desmineralizada e aditivo acredito q a melhor solução seria levar e pedir para trocarem 100% o liquido e ver o motivo de ter abaixado tanto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 2017-5-23 at 11:57 AM, alvinopp disse:

Corrigindo, eu quis perguntar sobre a borracha de vedação que tem no interior da tampa..

Encontrei na concessionária, valor de 20 reais. 

Comprei a tampa inteira. Não sabia que era possível comprar apenas a borracha de vedação...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-22 at 7:33 PM, Sobrinho disse:

@Lobin deva que ganhou na mega, faz um tempão que não trafega por aqui!

Fala meu camarada!!!! Andei meio sumido nos últimos meses... muito atarefado e envolvido com o trabalho. Hoje comecei a dar uma olhada no que rolou nos últimos meses - vou precisar de um tempinho para me atualizar.
Peço desculpas por sumir de forma tão repentina sem dar ao menos uma explicação...
Ainda estou com o Golf, feliz da vida e, pelo menos por enquanto, não penso em trocá-lo. Esse carrinho ficou parado na minha garagem por um longo período... Está com 33 000Km, já saiu da garantia e nunca apresentou nenhum defeito!!!!

Com relação ao nível do líquido, ele baixou muito pouco depois da troca da tampa, porém ainda não precisei completar. Andei dando uma olhada nos outros Golfs e vi que é normal baixar muito pouco - os mecânicos completam nas revisões e muita gente nem percebe. Na última revisão, feita no final de abril, fizemos uma inspeção detalhada no carro e não foi encontrado nenhum ponto de vazamento - realizaram o teste de estanqueidade do sistema. Hoje estou totalmente despreocupado quanto a isso. Quem costuma dar problema na bomba é o GTi alemão - quase não ocorre com o TSi feito em Wolfsburg.

IMG_20170429_104731093_zpsbbjgsiws.jpg

IMG_20170429_104837351_zpsohdsmn9s.jpg

Última revisão feita dentro do prazo da garantia contratual de 3 anos. Vou continuar com o plano de revisões, pois se surgir algum defeito no futuro, fica mais fácil obter êxito em uma eventual ação contra a VW - espero que nunca precise trocar nada por defeito de fábrica.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 24/10/2016 at 0:16 PM, Gleyce S. Offman disse:

Aproveitando o tópico, gostaria de saber se alguém já teve ou está com problema com o líquido de arrefecimento no TSI Nacional?

Com 5200 km acendeu uma luz no painel junto com uma mensagem “nível do líquido de arrefecimento baixo”, fiquei assustada. Levei o carro na CSS e relatei o que havia acontecido para o técnico, ele verificou e outro susto. O tal do líquido estava uns 10 centímetros abaixo do nível mínimo, então o técnico pediu para deixar o carro. No período da tarde (sexta 21.10.16) me ligou e disse que o carro estava pronto, quando cheguei ele comentou que tinha feito os testes e não tinha encontrado vazamento, então completou o líquido e pediu para ficar de olho. Porém, hoje (Segunda 24.10.16) o líquido está na marca do nível mínimo novamente e baixando. Todos os dias quando saio e chego do trabalho dou uma olhada em baixo do carro e não vejo nenhum sinal do tal líquido. O técnico pediu para levar o carro novamente e solicitou uns dois dias para solucionar o problema. Estou bem aborrecida, o carro tem apenas três meses e já está assim. :(

Olá Gleyce, o mesmo aconteceu comigo, já voltei na css 2 vezes e até o cabeçote já trocaram, não pq apresentou defeito mas pq não sabiam mais o que fazer, já completaram 2 vezes e ainda continua baixando. Vagarosamente, porem abaixa. O meu carro é 1.0 tsi. O que foi feito no seu carro? Já resolveram o problema? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...
  • 4 months later...
Em 24/10/2016 at 12:16 PM, Gleyce S. Offman disse:

Aproveitando o tópico, gostaria de saber se alguém já teve ou está com problema com o líquido de arrefecimento no TSI Nacional?

Com 5200 km acendeu uma luz no painel junto com uma mensagem “nível do líquido de arrefecimento baixo”, fiquei assustada. Levei o carro na CSS e relatei o que havia acontecido para o técnico, ele verificou e outro susto. O tal do líquido estava uns 10 centímetros abaixo do nível mínimo, então o técnico pediu para deixar o carro. No período da tarde (sexta 21.10.16) me ligou e disse que o carro estava pronto, quando cheguei ele comentou que tinha feito os testes e não tinha encontrado vazamento, então completou o líquido e pediu para ficar de olho. Porém, hoje (Segunda 24.10.16) o líquido está na marca do nível mínimo novamente e baixando. Todos os dias quando saio e chego do trabalho dou uma olhada em baixo do carro e não vejo nenhum sinal do tal líquido. O técnico pediu para levar o carro novamente e solicitou uns dois dias para solucionar o problema. Estou bem aborrecida, o carro tem apenas três meses e já está assim. :(

Tive este mesmo problema 5 meses após retirar o carro da concessionária, com 4000 km rodados. trouxe o carro na concessionária e estou aguardando, mas pelo que vi de comentários a respeito parece um problema comum no golf. Tem coisa errada aí Volkswagen!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal, sou mais um felizardo com problema de vazamento na bomba da agua. Notei que meu GTI (2014) estava baixando o liquido de arrefecimento lentamente, eu achei que fosse problema da tampa. Hoje deixei meu carro no mecanico para fazer a limpeza dos bicos injetores e pedi para verificar se tinha algum vazamento, eis o resultado:

 

Amanhã ele vai me passar o orçamento, mas pelo que vi vai sair uns 4k:

 

bomba = R$ 1.368,63
valvula termostatica = R$ 2.605,00
correia da bomba = R$ 173,30

bomba.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Boa tarde confrades.

Acabei de pegar meu TSI 13/14, com 41 mil km na concessionária Carbel de BH.

Ele foi para a revisão dos 40k e apresentou, na mesma semana, vazamento na bomba d`água.

Felizmente havia contratado a garantia estendida, que apesar da resposta lenta, já que a viatura ficou 7 dias na CS para aprovar a trocar da referida bomba, pois ao final do serviço a seguradora recebeu uma fatura de mais de 3.500 bolsonaros.

Já havia trocado a mecatrônica, conjunto de discos de embreagem, alavanca de câmbio e botão de start/stop em garantia em julho de 2018. A CS me forneceu um relatório com a facada de mais de 44.000 bolsonaros, pagos pela VW. Enfim, uma via sacra.

Estive mais de 6 vezes na CS para que eles tirassem as patinagens, soluços, engasgos e socos do conjunto motor/câmbio. 

Todos estes problemas, em tão curto espaço de tempo, me deixou com uma baita pulga atras da orelha sobre a confiabilidade deste alemão. Não posso negar o prazer em dirigir este pequeno notável, seja pelo motor muito elástico, pela estabilidade notável (parece andar sob trilhos) e autonomia acima dos 1.0 (faz 12 a 13 na cidade e 15 a 20 na estrada, dependendo do trajeto e força no pedal direito).

A partir de outubro de 2020, quando acabar a garantia estendida, passarei este misto de amor e ódio para frente. Esta foi a relação mais conturbada que tive com uma veículo, pois outros tantos apresentaram problemas pontuais, mas nada tão extenso e em tão pouco tempo, especialmente num carro tão novo e bem cuidado.

Já passei por BM`s, Volvos, MB`s, Toyotas, Hondas, etc., mas nenhum deles teve uma lista de problemas tão longa, nem me deixou tão inseguro.

Meu sobrinho já havia tido dois TSI`s e Jettas e me alertara especialmente sobre os problemas crônicos no DSG a seco. Ele amou os carros, mas também passou a ficar desconfiado se não teria que desembolsar uma fortuna com o passar dos km...

É comum os problemas relatados voltarem a se repetirem num mesmo carro, ou foram defeitos de lotes iniciais das respectivas peças? Devo realmente me dispor dele ao final do seguro?

Sei que é difícil para qualquer um opinar sobre decisão tão pessoal e incerta, mas gostaria de ouvir aqueles que tiveram experiências com o modelo e que certamente conhecem infinitamente mais que este humilde usuário dos aspectos técnicos e da confiabilidade do TSI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Tenho um Golf TSI 2018 e com apenas 3 meses de uso e com 2.230Km acusou no painel "Verificar liquido de arrefecimento", abri o capo e realmente estava bem abaixo do nível mínimo. O carro está na concessionaria. Independente de ser um problema de fácil solução, suas consequências, se não visto a tempo, pode ser desastrosa. Vou aguardar para ver ao que a concessionaria vai dizer, enquanto isso, uso o carro de minha esposa....  

      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2019 at 12:31 PM, Marcos Carvalho disse:

Tenho um Golf TSI 2018 e com apenas 3 meses de uso e com 2.230Km acusou no painel "Verificar liquido de arrefecimento", abri o capo e realmente estava bem abaixo do nível mínimo. O carro está na concessionaria. Independente de ser um problema de fácil solução, suas consequências, se não visto a tempo, pode ser desastrosa. Vou aguardar para ver ao que a concessionaria vai dizer, enquanto isso, uso o carro de minha esposa....  

      

Na verdade o que motiva a aparente queda no nível no líquido é a famigerada bolha de ar no sistema. Aconteceu isso tanto no TSi quanto no GTi, já nos primeiros quilômetros. Nas duas situações, bastou abrir a tampa do reservatório, com o motor frio. Houve a liberação de pressão e o nível foi subindo conforme o ar escapava. Há casos extremos que requerem um procedimento mais complexo para a retirada do ar. O TSi está prestes a fazer 5 anos e nunca mais houve perda anormal do líquido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o que motiva a aparente queda no nível no líquido é a famigerada bolha de ar no sistema. Aconteceu isso tanto no TSi quanto no GTi, já nos primeiros quilômetros. Nas duas situações, bastou abrir a tampa do reservatório, com o motor frio. Houve a liberação de pressão e o nível foi subindo conforme o ar escapava. Há casos extremos que requerem um procedimento mais complexo para a retirada do ar. O TSi está prestes a fazer 5 anos e nunca mais houve perda anormal do líquido.
 
No meu o que percebo é quando ele esta frio, fica no nivel correto e quando esquenta e paro o carro ele tá um dedo acima do nivel.

Deve ser a bomba d'agua eletrica refrigerando a turbina, pois vejo um leve movimento no reservatório de expansão...

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Mds a CSS passou um orçamento de R$ 3.841 só na bomba d'água, fora correia, outras peças, serviço.

Em outra CSS: R$ 1.550.

No ML: R$ 350.

 

Ainda perguntou como eu não tinha percebido o grande vazamento. Isso depois de 2 meses que tinha ido no mesmo lugar pra outro serviço, acho que tb não perceberam rs.

Enfim, não tinha nada antes de ir lá. Nunca vi poça alguma na garagem. Nem qdo chove. Acho que eles mesmo racharam qdo foram mexer no motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...