Problemas com o líquido de arrefecimento


Marcio

Recommended Posts

Sugiro que ao estacionar (chegando em casa por exemplo) e ainda com o motor quente você inspecione o cofre do motor em busca de manchas ou sinal de mangueiras/mangotes úmidos.

 

O sistema de arrefecimento (por ser um circuito fechado) deveria baixar o nível do líquido muito lentamente. Definitivamente não é normal o que você relata. Certamente há algum ponto de vazamento no sistema (furo em alguma mangueira/mangote, trinca no reservatório do líquido de arrefecimento ou, na pior das hipóteses, furo no radiador).

 

Fique atento à esse possível vazamento, pois isso pode levar a um super aquecimento do motor com consequências bem mais sérias.

 

 

Inté

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diferente do que muitas pessoas falam (inclusive concessionárias), um motor não deve em hipótese alguma apresentar redução do líquido de arrefecimento. Alguns ainda dizem que é normal que o motor consuma o líquido, mas isso é pior ainda, e não é normal.

 

Só há duas maneiras do motor perder líquido de arrefecimento. Vazamentos ou consumo pelo motor, ou seja, o líquido escapa da galeria e penetra no cilindro do pistão passando pela junta do cabeçote. Se têm certeza de que não há vazamento, sugeriria fazer uma análise de óleo (tem empresas especializadas nisso) para identificar se há contaminação no óleo lubrificante por líquido arrefecedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aqui já teve problemas com o líquido de arrefecimento no GTI?

O meu está secando muito rápido!

Já levei na concessionária duas vezes, revisaram todo o sistema e não encontraram nada que justificasse.

Nunca fiz nenhuma modificação no carro, sempre original!

Marcio, uma dica que talvez possa ajudá-lo.

Tive um Gol que começou a baixar a água lentamente e eu não achava o vazamento de forma alguma.

Um dia abri o caput do motor, liguei o carro e fiquei olhando o motor trabalhando e quando ele ficava bem quente, acionando o ventilador do arrefecimento, saia um filete muito fino de água, quase invisível, do reservatório de expansão. Um micro furo.

O filete só aparecia quando o ventilador entrava. Muito fino, quase invisível.

E como o motor já estava quente, ele batia no bloco do motor e evaporava. Não caia nenhuma gota no chão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Tsi tem um ano e meio e tenho percebido que é normal a água baixar um pouco, necessitando completar com pouca coisa a cada seis meses. Essa perda se dá pela válvula da tampa do reservatório de expansão, que permite a passagem de um pouco de vapor quando o sistema atinge um valor de pressão crítico. Prova disso é que depois de uma determinada perda a água não baixa mais. No meu caso, o nível ficou entre as marcas máxima e mínima por mais de um ano - nunca deixei completar na revisão com água da torneira. Completei em setembro e até agora a perda foi mínima.

 

Ritmo em que o nível de água baixou até agora:

14set_zpsprwu8zs8.jpg

14/9/2015

 

2out_zpsxr4fkdkd.jpg

2/10/2015

 

11out_zpseocpvvfw.jpg

11/10/2015

 

5nov_zps3rvuxjtd.jpg

5/11/2015

 

29nov_zpsequdlgxi.jpg

29/11/2015

 

Rodei pouco mais de 2000Km nesse período, porém enfrentando a onda de calor que afeta a região centro oeste.

Como mencionei, desde que tirei o carro percebo que a perda nunca passa disso, e o nível não se aproxima da marca inferior - mesmo quando fiquei um ano sem completar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre com o motor frio e exatamente no mesmo ponto da garagem. Tenho outros carros aqui em casa em que o nível sempre baixou mais ou menos nesse ritmo desde os primeiros quilometros. Com relação ao funcionamento da tampa do reservatório de expansão, como havia mencionado, em determinadas situações a válvula permite o alívio da pressão. No seu caso, o sistema nunca deve ter atingido um nível de pressão que tenha exigido a atuação da válvula da tampa.

Na minha última revisão vi outros Golfs e uns Jettas com o nível abaixo da marca máxima - e os caras da concessionária completando com água da torneira! O vazamento existe quando há necessidade de completar com frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria entender o pq a CSS gosta de encher o reservatorio do liquido de arrefecimento?

 

Se tem um limite entre nivel maximo e minimo, pq ele completam até a boca?

 

Em outros carros que tive, sempre quando voltava da CSS tinha que pegar uma seringa pra retirar o excesso de liquido. No golf foi o mesmo, a marca estava naquele livrinho la perto da tampa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que ao estacionar (chegando em casa por exemplo) e ainda com o motor quente você inspecione o cofre do motor em busca de manchas ou sinal de mangueiras/mangotes úmidos.

 

O sistema de arrefecimento (por ser um circuito fechado) deveria baixar o nível do líquido muito lentamente. Definitivamente não é normal o que você relata. Certamente há algum ponto de vazamento no sistema (furo em alguma mangueira/mangote, trinca no reservatório do líquido de arrefecimento ou, na pior das hipóteses, furo no radiador).

 

Fique atento à esse possível vazamento, pois isso pode levar a um super aquecimento do motor com consequências bem mais sérias.

 

 

Inté

Completando o que foi mencionado pelo colega, substitua a tampa do reservatório de expansão. Já vi gente perder junta do cabeçote por conta de defeito na válvula da tampa, que permitia a passagem de vapor livremente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Na próxima revisão vou pedir para fazer a inspeção do sistema de arrefecimento. Isso porque, mesmo tendo rodado aproximadamente 600Km, houve mais perda de líquido. 

29nov_zpsequdlgxi.jpg

29/11/2015

IMG_20160119_220254174_zpsyidridkw.jpg

19/1/2016

Comparando com a última foto, de 29/11/2015, baixou muito pouco. Acontece que rodei pouco, apenas nos fins de semana, e não peguei trânsito pesado.

Dei uma pesquisada nos foruns gringos e vi que a galera está com um problema generalizado de vazamento na bomba d'água. Há relatos de sucessivas trocas em garantia ao longo de 50 000Km. Podem procurar o termo "water pump leak", que vai aparecer uma porrada de ocorrência. Lógico que não acho que seja o meu caso, porém vou ficar de olho daqui para frente.

A propósito, só por curiosidade pesquisei a disponibilidade e quanto custaria essa peça no caso de troca fora da garantia. 

Water%20Pump_2_zps6immmdyv.jpg

Water%20Pump_4_zpshe61frxn.jpg

Water%20Pump_5_zpsddiwpxot.jpg

Código da peça 04E121600P

water_zpsn9a1fcmf.jpg

Apenas duas concessionárias, sendo que uma tem um preço fora da realidade, provavelmente um erro.

Se continuar baixando, não vou entrar em pânico achando que seria esse o problema, a menos que na inspeção visual perceba a presença de aditivo seco na região da bomba. Vou fazer o teste da tampa, e se for o caso, trocá-la por minha conta, sem a burocracia da garantia.

P.S.: constatei por meio da porta OBDII, com o uso do app Torque, que o segundo estágio do ventilador é acionado sempre que o líquido atinge 99 graus Celsius. Com o carro em movimento dificilmente a temperatura passa dos 96 graus Celsius, quando é acionado o primeiro estágio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/6/2015 at 1:48 PM, Marcio disse:

Alguém aqui já teve problemas com o líquido de arrefecimento no GTI?

O meu está secando muito rápido!

Já levei na concessionária duas vezes, revisaram todo o sistema e não encontraram nada que justificasse.

Nunca fiz nenhuma modificação no carro, sempre original!

Em um site gringo vi vários relatos de perda do líquido de arrefecimento como você percebeu. Na maioria dos relatos, os caras sentiram cheiro do aditivo, o que seria um forte indício de vazamento. Em uma das ocorrências a concessionária emitiu o seguinte relatório:

 

Vazamento na válvula termostática - 06L 121 111 H - que aqui no Brasil custa quase R$ 3 000. 

No meu caso também sinto cheiro de aditivo, fato que me deixou em estado de alerta, conferindo o nível todo dia - na próxima revisão vou pedir que verifiquem esse componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Desmios disse:

 meu, se pegar estrada ando a 100km, roda uns 400km e avisa que baixou, infelizmente tem algum vazamento... acham que tem problemas continuar rodando assim?? já que não viajo muito e rodou bem pouco.?

Com arrefecimento não se brinca, eu levaria logo para a ccs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Desmios disse:

 meu, se pegar estrada ando a 100km, roda uns 400km e avisa que baixou, infelizmente tem algum vazamento... acham que tem problemas continuar rodando assim?? já que não viajo muito e rodou bem pouco.?

O meu establizou na marca da última foto. Fiz uma inspeção visual nos pontos suscetíveis a vazamento - bomba dágua auxiliar elétrica, válvula termostática e conexões das mangueiras - e felizmente não encontrei nada errado. Como não baixou mais nada, deve ser a tampa que está abrindo a válvula com uma frequência maior - pode estar gasta.

No seu caso, corra a uma concessionária, pois um problema simples pode dar causa à queima da junta do cabeçote, o que seria uma baita dor de cabeça - pode ser só a tampa do reservatório com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lobin disse:

O meu establizou na marca da última foto. Fiz uma inspeção visual nos pontos suscetíveis a vazamento - bomba dágua auxiliar elétrica, válvula termostática e conexões das mangueiras - e felizmente não encontrei nada errado. Como não baixou mais nada, deve ser a tampa que está abrindo a válvula com uma frequência maior - pode estar gasta.

No seu caso, corra a uma concessionária, pois um problema simples pode dar causa à queima da junta do cabeçote, o que seria uma baita dor de cabeça - pode ser só a tampa do reservatório com defeito.

blz, vlw!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal qualquer oficina "boqueta" tem hoje em dia uma bomba de pressão para teste do sistema de arrefecimento, eu mesmo tenho uma em casa, é só instalar no bocal de abastecimento e aplicar uma pressão de 1 Bar (não aplicar acima desta pressão por risco de danificar o sistema), dar partida no motor deixar aquecer e observar o manômetro, se a pressão baixar após uns 10 minutos, procure por vazamentos externos, não achou nada, retire as velas de ignição e verifique a coloração, se achar ferrugem, já era, troque a junta do cabeçote e verifique o cabeçote quanto a defeitos, empenamento, trincas ou mesmo falha na fundição.

Valdecir, trabalho na VW Anchieta, laboratório de motores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que este motor tem 2 valvulas termostaticas 1 para o bloco do motor e outra para o cabeçote, as 2 partes trabalham com temperaturas diferentes, elas estão localizadas na parte de trás do motor (lado do cãmbio) junto com a bomba de água que é acionada por uma pequena correia dentada, tudo muito simples de trocar, moleza. Agora quanto a preços??? Sei não, mais acho que deve custar pelo menos 2 dedos da mão direita.

Valdecir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive esse problema. Peguei o carro de volta essa semana.

Um dia o computador de acusou "nível do líquido de arrefecimento baixo". Completei com aditivo. Três dias depois acusou novamente, e estava completamente seco o reservatório. Levei na concessionária Taguauto - Taguatinga/DF. Tratava-se desse problema na bomba d´agua, estava vazando o líquido. A peça demorou muito para chegar.

Perguntei o valor da peça, e me foi informado o valor de 3 mil reais, só a peça.

Golf Tsi Highline 2013/2014 - Alemão. 35.000 Km.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...