Problemas com o líquido de arrefecimento


Marcio

Recommended Posts

29 minutos atrás, Desmios disse:

Se for a bomba, o que pode estragar no carro (se ficar sempre completando)?? 

Do seu ponto de vista, se ficar completando, o que pode acontecer é nada, mas sempre tem que ficar esperto.

 

Eu ja levo por um outro lado, se esta vazando pouco agora, pode ser que comece a vazar mais e mais.

Ja pensou você numa estrada sozinho e o medidor da temp comece a subir e você nao tem água contigo no carro, o que fazer?

Parar e chamar um guincho...

Mas é algo que poderia ser solucionado trocando a peça com defeito!

 

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Desmios disse:

Se for a bomba, o que pode estragar no carro (se ficar sempre completando)?? 

Pode dar entrada de ar no sistema e, mesmo com o reservatório cheio, esse espaço preenchido apenas com ar não vai garantir o devido arrefecimento do bloco. Isso pode causar o empenamento do cabeçote ou a queima da junta instantaneamente. Quando a luz de alerta chegar a acender, o estrago já estaria feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2016 at 3:26 AM, Lobin disse:

Na próxima revisão vou pedir para fazer a inspeção do sistema de arrefecimento. Isso porque, mesmo tendo rodado aproximadamente 600Km, houve mais perda de líquido. 

29nov_zpsequdlgxi.jpg

29/11/2015

IMG_20160119_220254174_zpsyidridkw.jpg

19/1/2016

Comparando com a última foto, de 29/11/2015, baixou muito pouco. Acontece que rodei pouco, apenas nos fins de semana, e não peguei trânsito pesado.

Dei uma pesquisada nos foruns gringos e vi que a galera está com um problema generalizado de vazamento na bomba d'água. Há relatos de sucessivas trocas em garantia ao longo de 50 000Km. Podem procurar o termo "water pump leak", que vai aparecer uma porrada de ocorrência. Lógico que não acho que seja o meu caso, porém vou ficar de olho daqui para frente.

A propósito, só por curiosidade pesquisei a disponibilidade e quanto custaria essa peça no caso de troca fora da garantia. 

Water%20Pump_2_zps6immmdyv.jpg

Water%20Pump_4_zpshe61frxn.jpg

Water%20Pump_5_zpsddiwpxot.jpg

Código da peça 04E121600P

water_zpsn9a1fcmf.jpg

Apenas duas concessionárias, sendo que uma tem um preço fora da realidade, provavelmente um erro.

Se continuar baixando, não vou entrar em pânico achando que seria esse o problema, a menos que na inspeção visual perceba a presença de aditivo seco na região da bomba. Vou fazer o teste da tampa, e se for o caso, trocá-la por minha conta, sem a burocracia da garantia.

P.S.: constatei por meio da porta OBDII, com o uso do app Torque, que o segundo estágio do ventilador é acionado sempre que o líquido atinge 99 graus Celsius. Com o carro em movimento dificilmente a temperatura passa dos 96 graus Celsius, quando é acionado o primeiro estágio.

Graças a Deus, achei o vazamento mesmo... está nessa peça ai, não deu pra ver de onde está vindo, mas pode ser da vedação da face dela... só uma pergunta, é muito complicado eu(tenho todas ferramentos e entendo um pouco sobre desmontar máquinas e etc... temos uma tornearia) tentar retirar essa peça e ver o que está acontecendo e vedá-la caso tenha alguma trinca(temos produtos que vedam inclusive Gasolina e é até usinável de tão resistente)??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Desmios disse:

Graças a Deus, achei o vazamento mesmo... está nessa peça ai, não deu pra ver de onde está vindo, mas pode ser da vedação da face dela... só uma pergunta, é muito complicado eu(tenho todas ferramentos e entendo um pouco sobre desmontar máquinas e etc... temos uma tornearia) tentar retirar essa peça e ver o que está acontecendo e vedá-la caso tenha alguma trinca(temos produtos que vedam inclusive Gasolina e é até usinável de tão resistente)??

Desmios, no forum que eu pesquisei vi que no caso do GTI a mão de obra é absurda - é necessário desmontar a frente inteira do carro. Seria simples no caso do TSi. A propósito, o seu é um GTI, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Desmios disse:

gente, dei outra verificada, e essa peça, NÃO É A BOMBA D'AGUA, que fique claro.

Desmios, as fotos anteriores são, de fato, da bomba d`água. Você deve estar com problema na válvula termostática, cujo código é 06L 121 111 H - foto abaixo:

 

765289_x800.jpg

 

Observe que são componentes muito parecidos, o que gera uma certa confusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Lobin disse:

Desmios, as fotos anteriores são, de fato, da bomba d`água. Você deve estar com problema na válvula termostática, cujo código é 06L 121 111 H - foto abaixo:

 

 

 

Observe que são componentes muito parecidos, o que gera uma certa confusão.

Olhei aqui, é na BOMBA mesmo, porém, achei ela como "carcaça da bomba d'agua", com o código: 04E121042F

 

infelizmente, não consta no PEÇAS ONLINE, veja ela aqui:

 

http://www.pecas-on-line.com.br/consultacod.php4

 

mas com outro código rs

 

não entendi nada, tem uns 3 códigos para a mesma peça relacionada, talvez seja carcaça e etc... não entendi...

 

vi que tem até uma correia dentada lá... caraca... vai que esse treco da zica se desmontar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2/15/2016 at 3:41 PM, Desmios disse:

 

Desmios, essa peça que você postou é a mesma mostrada nas fotos anteriores, nessa página - abaixo da última foto do reservatório. Essa que você está mostrando é a bomba d` água sim, cujo código é 04E121600P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Lobin disse:

Desmios, essa peça que você postou é a mesma mostrada nas fotos anteriores, nessa página - abaixo da última foto do reservatório. Essa que você está mostrando é a bomba d` água sim, cujo código é 04E121600P

entendi, única confusão é que tem a mesma peça com outro código, como aqui:

 

http://www.ebay.de/itm/Audi-AA-8V-VW-Golf-7-Kuehlmittelpumpe-Wasserpumpe-Pumpe-04E121042A-04E121042-A-/261844314213

 

e aqui:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729303839-bomba-de-agua-c-carcaca-valvula-termostatica-golf-14-v-_JM

 

===========

 

cara, te agradeço desde já pela ajuda, na boa!!

porém, minha única dúvida agora, seria na hora da desmontagem, sobre a correia dentada da bomba(que não tem posição/ponto), vi um tutoria de uma bomba um pouquinho semelhante(JETTA que não sei o ano), e parece bem "simples" se for tomar o devido cuidado, no caso do GOLF TSI 1.4 não achei nada na internet sobre desmontagem e etc... tenho medo de ferrar alguma coisa, porém se for na concessionária(NÃO TENHO GARANTIA), vou morrer feio na mão de obra, e como disse, não parece muito complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro link mostra, pelo que pude entender, a peça que deve ser aplicada ao motor antigo, de 8v. No que diz respeito ao segundo link, se você observar bem, as carcaças plástica e metálica possuem códigos distintos - fotos 4 e 5, respectivamente. Li em algum lugar que o golf possui duas válvulas termostáticas, que seriam essa que vai acoplada à bomba e a outra que mostrei acima - foto da ECS tuning.

Com relação ao grau de complexidade na substituição das peças, ao olhar no meu carro percebi que ambas aparentemente estão localizadas em pontos acessíveis do cofre do motor. Como mencionei anteriormente, o problema surge quando o GTI tem esses componentes danificados, uma vez que o acesso a um deles exige a desmontagem de toda a frente do carro, algo bem sinistro!!!

Já que você não possui mais a garantia, aproveite para procurar uma boa oficina especializada em sistema de arrefecimento. Tenho certeza que, mesmo sem nunca ter mexido no Golf, vão conseguir resolver facilmente. Ainda mais pelo fato de você já ter identificado o problema. Boa sorte e espero estar ajudando!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 1 month later...
  • 4 weeks later...

Depois de o nível se aproximar da marca inferior do reservatório, levei o carro a uma oficina para testar a tampa. Como suspeitava, a válvula da estava cansada, permitindo a passagem excessiva do vapor de água. Preferi não acionar a garantia, tendo em vista que provavelmente ficariam com o carro por dias até que fosse autorizada a substituição do componente, que custou R$ 110. Tampa comprada e instalada. Completei o nível até a marca máxima - 200mL de aditivo puro -, porém estou grilado com uma coisa...
Olhando o manual de serviço para obter o código da tampa - 3C0 121 321 - percebi na imagem que há menção a um anel de vedação, cujo código é 1H0 121 687 A. Bizarro isso daí, pois no meu carro não há nada parecido com isso:

1H0121687A_zpszhmvncfv.jpg

Fig. 1 - Imagem da peça encontrada do ebay
 

De acordo com a figura abaixo, ela vai logo abaixo da tampa do reservatório:
MS_zpsuj5tpnwq.jpg

Fig. 2 - ilustração do manual de serviço, com destaque ao item mencionado

 

Peço a ajuda dos senhores: no carro de vocês há esse anel de vedação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Lobin disse:

Depois de o nível se aproximar da marca inferior do reservatório, levei o carro a uma oficina para testar a tampa. Como suspeitava, a válvula da estava cansada, permitindo a passagem excessiva do vapor de água. Preferi não acionar a garantia, tendo em vista que provavelmente ficariam com o carro por dias até que fosse autorizada a substituição do componente, que custou R$ 110. Tampa comprada e instalada. Completei o nível até a marca máxima - 200mL de aditivo puro -, porém estou grilado com uma coisa...
Olhando o manual de serviço para obter o código da tampa - 3C0 121 321 - percebi na imagem que há menção a um anel de vedação, cujo código é 1H0 121 687 A. Bizarro isso daí, pois no meu carro não há nada parecido com isso:

1H0121687A_zpszhmvncfv.jpg

Fig. 1 - Imagem da peça encontrada do ebay
 

De acordo com a figura abaixo, ela vai logo abaixo da tampa do reservatório:
MS_zpsuj5tpnwq.jpg

Fig. 2 - ilustração do manual de serviço, com destaque ao item mencionado

 

Peço a ajuda dos senhores: no carro de vocês há esse anel de vedação?

Nossa Lobin, que post bacana. Interessante isso que vc citou. Eu estou longe do meu carro no momento, assim que possível verificarei se a tampa tem esse anel. Vi em outro fórum a foto do seu reservatório bem baixo mesmo o nível, parece que vc rodou seis mil km e ele quase atingiu o mínimo. Lá vc cita a troca da válvula estequiométrica, é essa ai em cima(tampa)? Mais uma vez parabéns pelo post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, sobrinho disse:

Nossa Lobin, que post bacana. Interessante isso que vc citou. Eu estou longe do meu carro no momento, assim que possível verificarei se a tampa tem esse anel. Vi em outro fórum a foto do seu reservatório bem baixo mesmo o nível, parece que vc rodou seis mil km e ele quase atingiu o mínimo. Lá vc cita a troca da válvula estequiométrica, é essa ai em cima(tampa)? Mais uma vez parabéns pelo post.

Valeu camarada. Lembrando que não é aconselhável mexer nessa tampa com o motor quente, agradeço desde já a ajuda. Troquei a tampa do reservatório porque a válvula que fica dentro dela está cansada, permitindo a passagem do vapor de água.

Com relação ao nível, a última vez que completei foi em agosto do ano passado e, desde então,  nunca deixei o pessoal da concessionária completar com água da torneira nas duas últimas revisões - nesse período rodei apenas 6 000Km em rodovia e, na cidade, peguei trânsito leve.

A dúvida surgiu com relação esse anel de borracha cuja função, ao que tudo indica, é melhorar a vedação da tampa. Não encontrei esse componente no meu sistema e não tenho certeza se ele é visível, por isso pedi a ajuda.

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lobin disse:

não é aconselhável mexer nessa tampa com o motor quente,

Bem lembrado, para evitar a entrada de ar no sistema......Lobin, tudo indica que vá ser esse anel de vedação que tá deixando passar, vazar e evaporar o líquido de arrefecimento, caso contrário não tem outra alternativa a perca absurda e demasiadamente grande de líquido de arrefecimento da sua caranga. Vai ser isso mesmo, vc vai ver vai ser SABUGO!!! Lembro-me como se fosse hj, no dia que eu estava na css fechando e efetivando a negociação do meu carro. Eu estava fazendo um pré-checkin-list visualamete no carro, e, quando abro o capô essa tampa do reservatório de expansão tava lá na caxa prego, proximo à bateria. Um zé mané abriu e esquecido de atarraxar. A vendedora nem sabia de onde era.....HÃ DÁ ONDE QUE É ISSO?? Mamãe me ensinou a ser educado e a ter boas maneiras, caso contrário, teria dito que era a tampa do esfíncter dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de o nível se aproximar da marca inferior do reservatório, levei o carro a uma oficina para testar a tampa. Como suspeitava, a válvula da estava cansada, permitindo a passagem excessiva do vapor de água. Preferi não acionar a garantia, tendo em vista que provavelmente ficariam com o carro por dias até que fosse autorizada a substituição do componente, que custou R$ 110. Tampa comprada e instalada. Completei o nível até a marca máxima - 200mL de aditivo puro -, porém estou grilado com uma coisa...

Olhando o manual de serviço para obter o código da tampa - 3C0 121 321 - percebi na imagem que há menção a um anel de vedação, cujo código é 1H0 121 687 A. Bizarro isso daí, pois no meu carro não há nada parecido com isso:

1H0121687A_zpszhmvncfv.jpg

Fig. 1 - Imagem da peça encontrada do ebay

 

De acordo com a figura abaixo, ela vai logo abaixo da tampa do reservatório:

MS_zpsuj5tpnwq.jpg

Fig. 2 - ilustração do manual de serviço, com destaque ao item mencionado

 

Peço a ajuda dos senhores: no carro de vocês há esse anel de vedação?

Eu sempre li em vários lugares que a proporção de líquido de arrefecimento com água desmineralizada é sempre meio a meio, instruíram você a por so o líquido puro?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, sobrinho disse:

Bem lembrado, para evitar a entrada de ar no sistema......Lobin, tudo indica que vá ser esse anel de vedação que tá deixando passar, vazar e evaporar o líquido de arrefecimento, caso contrário não tem outra alternativa a perca absurda e demasiadamente grande de líquido de arrefecimento da sua caranga. Vai ser isso mesmo, vc vai ver vai ser SABUGO!!! Lembro-me como se fosse hj, no dia que eu estava na css fechando e efetivando a negociação do meu carro. Eu estava fazendo um pré-checkin-list visualamete no carro, e, quando abro o capô essa tampa do reservatório de expansão tava lá na caxa prego, proximo à bateria. Um zé mané abriu e esquecido de atarraxar. A vendedora nem sabia de onde era.....HÃ DÁ ONDE QUE É ISSO?? Mamãe me ensinou a ser educado e a ter boas maneiras, caso contrário, teria dito que era a tampa do esfíncter dela.

Caras, descobri onde essa vedação fica: no corpo da válvula, no interior da tampa. Achei estranho demais porque é possível substituí-lo, tendo em vista que esse anel de borracha pode ser encontrado nas concessionárias por aproximadamente R$ 20!!!!!

IMG_20160516_233918786_zps4dgdfceo.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, sighup disse:

Eu sempre li em vários lugares que a proporção de líquido de arrefecimento com água desmineralizada é sempre meio a meio, instruíram você a por so o líquido puro?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Coloquei puro porque na revisão de entrega fizeram o favor de completar com água da torneira até a tampa - acho que foi até isso que estragou a tampa. Percebi a lambança depois que rodei 500Km e acho que isso deixou a solução muito diluída.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...