Problemas com o líquido de arrefecimento


Marcio

Recommended Posts

Em 28/07/2016 at 2:40 PM, sobrinho disse:

E aí  Fernando 100%!

Volto a mencionar esse fato levantado por ti pela seguinte questão. No meu carro(ontem olhando com mais calma), aparece a mangueira da mesma forma e maneira que a sua aí nessa segunda fotografia.

Não quero aqui assustas ninguém, mas assim que possível deem uma olhadinha se o auto de vcs tá assim também.

Lembrando que nesses quase 40.000km que eu rodei o nível de arrefecimento desceu um pentelhinho(como o Anghinoni já frisou em outro post).

Levando a deduzir que no caso do Fernando a causa da perca súbita do líquido de arrefecimento PODE ter outro motivo.

 

Felicidades.

Fala @sobrinho!!

Então, eu tinha reparado nas fotos do @Lobin que a mangueira tem essa aparência de "mal encaixada" , dá uma olhada nas fotos que ele postou. E você confirmado agora, ou é uma conspiração ou é normal kkk. 

Então, comprei a água destilada e completei, só não consegui empurrar a mangueira de volta, essa presilha é dura demais!

Vou acompanhando o nível pra ver se abaixa de novo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 6/8/2016 at 10:56 PM, Lobin disse:

Aparentemente o problema estava na tampa mesmo. Fotagrafei o nível no dia da substituição e hoje, depois de 650Km rodados:

IMG_20160519_201306931_zpsp1euxwwa.jpg

16/5

 

IMG_20160608_234717999_zpsriag2c3s.jpg

8/6

Após 5 meses e pouco mais de 2 000Km rodados, esse é o estado do líquido de arrefecimento. Houve uma pequena perda, mas nada comparado ao que estava acontecendo antes da troca da tampa - basta olhar na página 1 a sequência de fotos que postei.

WhatsApp%20Image%202016-10-13%20at%2010.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Aproveitando o tópico, gostaria de saber se alguém já teve ou está com problema com o líquido de arrefecimento no TSI Nacional?

Com 5200 km acendeu uma luz no painel junto com uma mensagem “nível do líquido de arrefecimento baixo”, fiquei assustada. Levei o carro na CSS e relatei o que havia acontecido para o técnico, ele verificou e outro susto. O tal do líquido estava uns 10 centímetros abaixo do nível mínimo, então o técnico pediu para deixar o carro. No período da tarde (sexta 21.10.16) me ligou e disse que o carro estava pronto, quando cheguei ele comentou que tinha feito os testes e não tinha encontrado vazamento, então completou o líquido e pediu para ficar de olho. Porém, hoje (Segunda 24.10.16) o líquido está na marca do nível mínimo novamente e baixando. Todos os dias quando saio e chego do trabalho dou uma olhada em baixo do carro e não vejo nenhum sinal do tal líquido. O técnico pediu para levar o carro novamente e solicitou uns dois dias para solucionar o problema. Estou bem aborrecida, o carro tem apenas três meses e já está assim. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, as fotos da mangueira "dita mau encaixada" está normal, se repararem no reservatório tem um ressalto limitando o quanto ela pode entrar (quem conhece sabe disso) o ressalto fica na parte de baixo OK. Quando a baixar ou não, pode ser a tampa, uma braçadeira, mangueira, falta de torque em algum parafuso, etc..., visto se tratar de um sistema complexo as CSS tem procedimentos e ferramentas para checar qualquer pingo que vaze, o problema muitas vezes é a pressa "dos donos" que não querem deixar o carro e ficam em cima querendo ver tudo o que enche a paciência (vc gosta que seu chefe fique em cima de vc enquanto trabalha?), "e pressa dos mecânicos" que ganham por comissão e quanto mais carros atenderem melhor. Agora, 1 cm abaixo do máximo não significa nada e pq abastecer? o nível pode trabalhar entre máximo e minimo, se chegar no minimo abasteça se não chegou ainda, porque abastecer e postar que baixou 1 cm?? eu faço o seguinte, e faz tempo: tenho em casa aditivo (comprado na CSS) misturado com água potável (potável !!!) dentro de uma garrafa PET, quando necessário abasteço, aviso que, faz alguns anos que comprei e raramente uso, não lembro quando foi a ultima. Tem gente que está aqui apenas para criticar, postando coisas que parecem até ingênuas, reclamam de tudo, se a lampada acende ta ruim, se acelera ta ruim, se o pneu descalibra ta ruim, tudo é ruim, ruim, ruim.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei de uma boa para compartilhar: tem mecânico na internet que são "TOP", o que eles fazem, tiram as braçadeiras elasticas do sistema de arrefecimento e colocam braçadeiras comuns, até mesmo enfatizam que colocam braçadeiras mais 'grossas', tenho certeza que muitos aqui já viram videos desses "TOP", eles estão certos, dentro de pouco tempo, 1 ano talvez um pouco mais vc volta na oficina dele para trocar as mangueiras que estão rasgadas e vazando e ele "TOP" vai reclamar da qualidade das peças que a montadora instalou no seu carro, ele não vai dizer a vc que a braçadeira que ele colocou não permite a dilatação dos materiais (a elastica permite), vc vai ficar feliz, dizer que mecânico bom e honesto e que montadora porcaria, engenheiros não sabem nada!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E na falta das abraçadeiras comuns, taca-lhe enforca gato..........."Não vai dar nada naum"!!!!

Chefe,

Não desdenhe do enforca-gato! Ele faz coisas incríveis.

O homem foi até a lua e deve chegar em marte até 2030 usando muito enforca-gato.

Abraço!

Sent from my XT1095 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

&

11 minutos atrás, RicW disse:


Chefe,

Não desdenhe do enforca-gato! Ele faz coisas incríveis.

O homem foi até a lua e deve chegar em marte até 2030 usando muito enforca-gato.

Abraço!

Sent from my XT1095 using Tapatalk
 

A é!!!! ....

É que eu vivo sempre no mundo da luaaaaaa.

Pq vc é um cientista.

E o seu papo é futurista.

E lunático.

Eu vivo sempre no mundo da luaaaaaa.

Vc tem alma de artista.

É um gênio sonhador.

E romântico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Valdecir disse:

Vamos lá, as fotos da mangueira "dita mau encaixada" está normal, se repararem no reservatório tem um ressalto limitando o quanto ela pode entrar (quem conhece sabe disso) o ressalto fica na parte de baixo OK. Quando a baixar ou não, pode ser a tampa, uma braçadeira, mangueira, falta de torque em algum parafuso, etc..., visto se tratar de um sistema complexo as CSS tem procedimentos e ferramentas para checar qualquer pingo que vaze, o problema muitas vezes é a pressa "dos donos" que não querem deixar o carro e ficam em cima querendo ver tudo o que enche a paciência (vc gosta que seu chefe fique em cima de vc enquanto trabalha?), "e pressa dos mecânicos" que ganham por comissão e quanto mais carros atenderem melhor. Agora, 1 cm abaixo do máximo não significa nada e pq abastecer? o nível pode trabalhar entre máximo e minimo, se chegar no minimo abasteça se não chegou ainda, porque abastecer e postar que baixou 1 cm?? eu faço o seguinte, e faz tempo: tenho em casa aditivo (comprado na CSS) misturado com água potável (potável !!!) dentro de uma garrafa PET, quando necessário abasteço, aviso que, faz alguns anos que comprei e raramente uso, não lembro quando foi a ultima. Tem gente que está aqui apenas para criticar, postando coisas que parecem até ingênuas, reclamam de tudo, se a lampada acende ta ruim, se acelera ta ruim, se o pneu descalibra ta ruim, tudo é ruim, ruim, ruim.... 

Cara, não entendi se você se incomodou com minha postagem... De qualquer forma, não custa mencionar que a fiz até por uma questão de respeito aos colegas, pois há um ano mostrei que havia perda incomum de líquido e, logo depois, EU descobri que a tampa do reservatório do meu carro estava com problema. Fiz a primeira postagem com uma sequência de fotos que mostrou uma perda anormal do líquido e que, ao relatar na concessionária, o pessoal só queria completar com água da torneira alegando que se tratava de algo normal. Essa última postagem mostra que o problema foi solucionado, pelo menos acredito que a maioria entendeu isso. Agora te pergunto: você acha normal o carro ficar parado na concessionária por dois dias para fazer um mero teste de estanqueidade? Foi esse o prazo que pediram quando reclamei da primeira vez... E outra, já vi você defender que água destilada é frescura, jogar dinheiro fora. Então o manual do carro está errado? Lá está escrito em bom português que se deve usar ÁGUA DESTILADA, inclusive com a recomendação de posterior troca de todo o líquido caso seja injetado, em uma emergência, por exemplo, água que não seja destilada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Lobin!

Suas postagens tem sido de suma relevância e importância absurda aqui no clube...... Suas postagens se referindo a esse tema, teve, princípio, meio e fim.

Agora, se a pessoa pinçar um tema ou parte e tirar do contexto aí sim, fica um angu. Mas, se ler de cabo a rabo o tópico, vai entender perfeitamente.

Continue sempre por aqui viu! Seus post's tem sido de grande ajuda.

Abraçaço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de dizer o que está errado ou quem errou vamos aos fatos:

Sim, é verdade que no manual está descrito água destilada, mais vamos ao comparativo:

Todos nós sabemos que o motor do Golf (menos GTI que é EA888) é da mesma família do Up, EA211 certo.

Enquanto que no manual do Golf diz água especial destilada, no manual do Up o enunciado é igual, menos a parte da água potável.

Com isso podemos chegar a várias conclusões: Os 'boys' donos de Golf podem pagar mais caro por tudo,  enquanto os donos de Up, que tem o mesmo motor (agora instalado no Golf também) podem  usar água potável, e poupar verba, afinal água limpa é suficiente.

MInha conclusão é simples: erro de tradução, ou ???, sei lá deixem suas conclusões, mais eu continuo usando no meu Golf 2015 1.4 TSI DSG água potável (quer dizer, não usei ainda pq não precisou). Valeu!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Água da torneira, água filtrada e água mineral tem componentes corrosivos como cloro e minerais, o que pode destruir e corroer o sistema de arrefecimento, cabeçote e bloco do motor. 

Acredito que não seja recomendado apenas em carros de "BOY", já que existe dezenas de artigos científicos acerca do tema.

No entanto cada um sabe como cuida de seu patrimônio. 

Com uma rápida busca na internet pode-se comprar 5l de água destilada por R$10 + frete.

Quem reclama do preço vai cair de costas quando ver quanto custa 1L de G13. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, 

Segue link de vídeo sobre um caso de diminuição do nível do líquido de arrefecimento.

Tenho um GTI e o meu tbm apresentou redução rápida do líquido de arrefecimento. Levei à concessionária, substituiram as orings que ficam entre a bomba e a câmara d'água. Tenho a impressão de que o líquido continua vazando, porém, mais lentanente. 

Aproveitando o ensejo, alguém saberia me informar a capacidade do sistema de arrefecimento (água + aditivo), em litros, do GTI MK7? Já procurei no manual do veículo e não encontrei. Falei com consultor técnico de uma concessionária VW e o mesmo não soube me responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2016 at 9:26 AM, JSilva disse:

Senhores, 

Segue link de vídeo sobre um caso de diminuição do nível do líquido de arrefecimento.

Tenho um GTI e o meu tbm apresentou redução rápida do líquido de arrefecimento. Levei à concessionária, substituiram as orings que ficam entre a bomba e a câmara d'água. Tenho a impressão de que o líquido continua vazando, porém, mais lentanente. 

Aproveitando o ensejo, alguém saberia me informar a capacidade do sistema de arrefecimento (água + aditivo), em litros, do GTI MK7? Já procurei no manual do veículo e não encontrei. Falei com consultor técnico de uma concessionária VW e o mesmo não soube me responder.

se usou água sem aditivo, pode ser o mesmo caso que o meu, começou aos poucos, com o passar do tempo, era na verdade o eixo da BOMBA D'AGUA já corrido, ai passava água e começava a gotejar.

 

coloquei a do FOX, ta 100%, mas o meu é TSI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Prezado(s),

Fui descuidado, confesso (mas também desconfio das concessionárias que fiz as revisões). Ontem o painel mostrou a mensagem de NÍVEL DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXO. Precisava levar uns parentes embora e tive que usar o carro (cerca de 110 km ida e volta). O líquido estava bem baixo, longe da marca mínima (nunca tive o cuidado de checar :)

O que eu fiz:wacko:: completei com água do filtro até chegar ao meio, entre a marcação de mínimo e máximo. A cor ficou normal, mas como o manual diz que tem que usar água destilada e o G13/G12++, to bem cabreiro agora. A noite ainda rodei mais com o carro, depois verifiquei o nível e não baixou nenhum milímetro. A cor está normal, assim como o marcador de temperatura também não passou do meio (nunca passou daquela marca, mesmo com o líquido abaixo do recomendado).

O menor preço que achei do líquido de arrefecimento G12++ foi R$ 60,00. Se comprar a água destilada vai mais uns R$12,00. O problema é o "medão" de dar algum problema depois, já que o manualzinho indica que tem que substituir a bagaça toda se completar com água. Tá saindo por R$ 250,00 a troca completa do líquido, para retirar esse que tem a água de torneira. Nas 2 concessionárias que liguei disseram que vai 2 garrafas do G12++ para a troca.

Resumindo: to 99% decidido a morrer esses 250 dinheiros para seguir o manual; só que ainda tem aquele 1% vagabundo que diz para comprar a garrafa e a água destilada e só completar quando baixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, IcedEarth disse:

Prezado(s),

Fui descuidado, confesso (mas também desconfio das concessionárias que fiz as revisões). Ontem o painel mostrou a mensagem de NÍVEL DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO BAIXO. Precisava levar uns parentes embora e tive que usar o carro (cerca de 110 km ida e volta). O líquido estava bem baixo, longe da marca mínima (nunca tive o cuidado de checar :)

O que eu fiz:wacko:: completei com água do filtro até chegar ao meio, entre a marcação de mínimo e máximo. A cor ficou normal, mas como o manual diz que tem que usar água destilada e o G13/G12++, to bem cabreiro agora. A noite ainda rodei mais com o carro, depois verifiquei o nível e não baixou nenhum milímetro. A cor está normal, assim como o marcador de temperatura também não passou do meio (nunca passou daquela marca, mesmo com o líquido abaixo do recomendado).

O menor preço que achei do líquido de arrefecimento G12++ foi R$ 60,00. Se comprar a água destilada vai mais uns R$12,00. O problema é o "medão" de dar algum problema depois, já que o manualzinho indica que tem que substituir a bagaça toda se completar com água. Tá saindo por R$ 250,00 a troca completa do líquido, para retirar esse que tem a água de torneira. Nas 2 concessionárias que liguei disseram que vai 2 garrafas do G12++ para a troca.

Resumindo: to 99% decidido a morrer esses 250 dinheiros para seguir o manual; só que ainda tem aquele 1% vagabundo que diz para comprar a garrafa e a água destilada e só completar quando baixar.

Cara, minha opinião é a seguinte. Se você depende muito do carro/utiliza muito, acho que você não deve marcar boboeira e gastar logo esses 250 dinheiros pra deixar tudo certinho ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Água comum pode vir a dar problema no longo prazo, com a perda da proteção contra ferrugem que pode acarretar em corrosão em diversos componentes.

Dependendo da quantidade de água adicionada, o ponto de ebulição também irá baixar, o radiador (ventoinha e bomba d-água) terá que trabalhar mais para manter a temperatura ideal, o que aumentará o esforço e desgaste do sistema.

O ideal é fazer a substituição de todo o fluído pela concentração correta de G12++/G13 + água destilada.

Também seria interessante investigar a causa do liquido ter baixado tanto, pois não é normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...