1. Thiagocs

Thiagocs

2. CaUtz

CaUtz

3. anghinoni1982

anghinoni1982

4. RodrigoSP2

RodrigoSP2

5. Bereba

Bereba

6. Sobrinho

Sobrinho

• Conteúdo Similar

• Por Brunomri
      Olá pessoal
      Há muito tempo comentei em um tópico que após a instalação de molas esportivas, luzes do painel do meu carro se acenderam indicando falhas de muitos sistemas. Logo quando liguei o carro para sair da oficina naquela ocasião, as luzes acenderam. Após algum tempo andando com o carro elas apagavam, depois voltavam a acender, de maneira intermitente. E quando o problema se manifestava, os sistemas do ABS, ESP, assistência de direção, auto-hold, piloto automático, sensores de estacionamento e monitoramento de pressão dos pneus deixavam de funcionar.

O mais intrigante no começo era que por serem falhas intermitentes, eu descartei a hipótese de que alguma peça foi danificada. Na minha imaginação, se algo estivesse danificado as falhas seriam permanentes. Como as luzes não acendiam com tanta frequência, adiei a solução do problema numa frustrada expectativa de que o carro se adaptaria sozinho ao novo conjunto de suspensão e que as falhas desapareceriam após algum tempo. Inclusive pedi para a concessionária investigar o problema durante uma revisão, mas eles se limitaram a resetar as falhas via scanner, sem procurar pela causa do problema.
      Porém, nos últimos meses as falhas aconteciam diariamente, durante quase toda a distância dos meus trajetos. Maioria das vezes essas luzes acendiam ao manobrar pra sair da garagem e continuavam até desligar o carro na próxima parada. Então decidi procurar numa solução definitiva (espero) para o problema. Deixei o carro para análise em uma oficina de confiança, lá encontraram muitos códigos de erros ao escanear o carro.

A partir desses códigos, a principal suspeita era o módulo ABS. Em seguida eles buscaram um outro Golf para fazer experimentos com a peça. Se entendi corretamente, colocaram o meu módulo de ABS no outro carro para verificar se as falhas também apareceriam nele.

Como não apareceram, isso indica que o módulo ABS não está com defeito. Com essa informação eles decidiram fazer a reprogramação deste módulo e dos outros que estavam envolvidos com os erros. E isto funcionou, após a reprogramação as falhas sumiram o carro voltou ao estado anterior aos problemas.
      Todo este serviço demorou quase duas semanas, principalmente pelo fato de buscarem um outro carro para experimentar a minha peça. Minha opinião de leigo, seria mais fácil reprogramar primeiro e ver se desapareceram as falhas? Caso não desse certo, aí sim fazer os experimentos num outro carro. Não sei se vale a pena pensar nisso agora que o problema está resolvido e o serviço pago.
      Espero que seja útil caso alguém tenha um problema parecido. Não consegui encontrar casos similares aqui nem no outro fórum internacional que participo.