Cuidados/macetes na operação do DSG visando o aumento da vida útil


CaUtz

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Fala, galera,

 

É o seguinte, resolvi criar este tópico pra falar mais sobre os cuidados e pequenas manhas que devemos praticar no uso do nosso câmbio DSG, a fim de aumentar a vida útil do mesmo, e evitar a ocorrência de problemas, principalmente nas embreagens, que podem, eventualmente, sofrer desgaste prematuro se submetidas a maus usos. 

 

Aproveitei que ocorreram alguns casos recentes de problemas no DSG para criar este tópico e incentivar a troca de idéias, em caráter PREVENTIVO.

 

Vou pedir licença ao @tsi_higor para replicar um post que ele fez em outro tópico, mas que tem tudo a ver com este, e também pra não tirar o foco do tópico criado pelo @AlexandreKohl, que é a respeito do problema que houve no carro dele.

 

Contamos também com a colaboração daqueles que infelizmente tiveram problemas com o câmbio DSG, para que relatem os sintomas e as impressões que tiveram antes e depois da ocorrência dos problemas. Isso certamente terá grande valia para a nossa discussão aqui.

 

Abraços.

 

 

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@tsi_higor postou:
 

 

tsi_higor, no teu caso, há algum cuidado que tu tem hoje com o teu Golf, que tu não tinha antes da embreagem apresentar defeito?

 

Desde já, grato.

 

 

Sim, comecei a tomar uns cuidados extras, bem vamos lá:

 

-Modo ECO não uso mais, pelo menos não no modo direto e sim pelo modo individual (somente para ele dá uma administrada melhor no ar condicionado). Para aqueles que não sabem os Golfs alemães no modo ECO após tirar o pé do acelerador a caixa entra em N ou como é conhecido bengala, já no modo individual as marchas sempre ficam engatadas.

 

-Transito, sabe aqueles camaradas que espera você chegar na traseira e ai anda mais um pouco, então, agora eu olho o sinaleiro e vejo que está fechado eu piso no freio e só solto quando o transito volta a fluir, as vezes fica um espaço na frente mas tudo bem fica para os pedestres.

 

-Manobrar, para tirar do D somente com o carro totalmente parado e com o giro estabilizado e então engato no R

 

-Pisos ruins, ando que nem carro rebaixado, bem devagar e que se dane quem está atrás. Velocidade de no máximo uns 30 km/h e olha lá

 

-Quando a retenção eu tento tirar o pé do acelerador para ver se ele joga para segunda ou acelero mais forte para entra a segunda de vez. Sabendo calibrar o pé não dá solavancos mas é meio difícil nem sempre dá certo.

 

-Arrancar forte somente em S, o que vejo que as marchas 1ª - 2ª e 3ª são muito curtas, tira o pé do freio e já entra a segunda e quando entra a terceira já quer vir então em D eu acelero bem de boa deixando ele fazer o que quer até entrar na 3ª e ai acelero da forma que eu desejar.

 

-Rampa de shopping, o danado que subi rampa em segunda então coloco no manual e deixo na primeira marcha.

 

Acho que isso de resto normal, aquelas "viadagem" que todos nós que gostamos de carros temos.

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Sim, comecei a tomar uns cuidados extras, bem vamos lá:

 

-Modo ECO não uso mais, pelo menos não no modo direto e sim pelo modo individual (somente para ele dá uma administrada melhor no ar condicionado). Para aqueles que não sabem os Golfs alemães no modo ECO após tirar o pé do acelerador a caixa entra em N ou como é conhecido bengala, já no modo individual as marchas sempre ficam engatadas.

 

-Transito, sabe aqueles camaradas que espera você chegar na traseira e ai anda mais um pouco, então, agora eu olho o sinaleiro e vejo que está fechado eu piso no freio e só solto quando o transito volta a fluir, as vezes fica um espaço na frente mas tudo bem fica para os pedestres.

 

-Manobrar, para tirar do D somente com o carro totalmente parado e com o giro estabilizado e então engato no R

 

-Pisos ruins, ando que nem carro rebaixado, bem devagar e que se dane quem está atrás. Velocidade de no máximo uns 30 km/h e olha lá

 

-Quando a retenção eu tento tirar o pé do acelerador para ver se ele joga para segunda ou acelero mais forte para entra a segunda de vez. Sabendo calibrar o pé não dá solavancos mas é meio difícil nem sempre dá certo.

 

-Arrancar forte somente em S, o que vejo que as marchas 1ª - 2ª e 3ª são muito curtas, tira o pé do freio e já entra a segunda e quando entra a terceira já quer vir então em D eu acelero bem de boa deixando ele fazer o que quer até entrar na 3ª e ai acelero da forma que eu desejar.

 

-Rampa de shopping, o danado que subi rampa em segunda então coloco no manual e deixo na primeira marcha.

 

Acho que isso de resto normal, aquelas "viadagem" que todos nós que gostamos de carros temos.

 

 

Cara, muito boas sacadas, tanto que eu, que tô com 1100 km rodados no meu Golf, ou seja, tá tudo certinho com o meu carro (felizmente!), mas já tô praticando algumas.

 

- Modo ECO, não tenho no meu, mas não usaria também, porque já acho que o carro gira muito baixo no D mesmo, com marchas mais altas do que a circunstância pede às vezes.

 

- Trânsito (pára e arranca), tento fazer o mesmo: só tiro o pé do freio e arranco quando tem um bom espaço à frente.

 

- Manobras, ídem: só troco de P pra R e pra D com o carro totalmente parado.

 

- Pisos ruins, ídem: vou bem devagar mesmo, até pra evitar também os saculejos que resultam nos ruídos internos mais tarde.

 

- Retenções: depende da qualidade do piso... se for muito degradado, o negócio é pisar bem de leve pro carro cambiar em baixa. Já se for um piso melhor, o negócio é dar uma pisada mais determinada pro câmbio passar a marcha nos 3000 rpm.

 

- Arrancar forte: não sei se faz alguma diferença estar no Sport, mas eu acho que o que vale mesmo é não pisar pra dar carga total de forma brusca... pode dar carga total no acelerador, mas a pisada deve ser mais gradual e menos brusca.

 

- Rampas: concordo contigo, tem que dar preferência à 1ª marcha, e às vezes o câmbio mete a 2ª cedo de mais ao meu ver.

 

Ah, e as "viadagem" é o que tu falou mesmo... coisa normal de quem gosta de carro, rsrsrs!!

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Gostei muito das dicas e aí ficam algumas perguntas... Será que todos tem esse cuidado? Será que todos os que tem problemas o carro está na configuração original? Será que pelo fato do carro estar na garantia, muitos tocam o foda-se para as boas práticas? Enfim, eu ainda não consigo acreditar que um projeto tão elogiado e bem feito, dê problemas tão precocemente, tem casos com 10 mil km dando problema de mecatrônica ou de embreagem, aí é que fica a pergunta se isso é uma anomalia, falta de sorte ou definitivamente mal uso ou sobrecarga nos componentes quando o carro sofre alterações na central para ganhar mais torque e potência.

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Além de tudo isso acima, eu quando paro o carro, puxo o feio de mão, coloco em N, solto o freio para o carro "assentar", piso no freio de novo e ai sim coloco em P.

 

Tenho medo de colocar direto no P e depois que tira o pe do freio o carro da aquela descida.

Ai quando vc tira do P faz um barulho que o carro até treme...

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Além de tudo isso acima, eu quando paro o carro, puxo o feio de mão, coloco em N, solto o freio para o carro "assentar", piso no freio de novo e ai sim coloco em P.

 

Tenho medo de colocar direto no P e depois que tira o pe do freio o carro da aquela descida.

Ai quando vc tira do P faz um barulho que o carro até treme...

Exato... Tb faço isso, tive que brigar com a esposa inúmeras vezes até ela aprender...

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Também tomo esses cuidados desde o meu antigo automático tradicional (Cerato). Uma dúvida que surgiu: no Cerato sempre que demorava muito a parada no farol ou no trânsito, jogava o câmbio no N pra economizar combustível e preservar o câmbio (por causa do creeping); no Golf também posso ficar alternando pro N em paradas um pouco mais longas de boa? O engate dele é até bem mais macio que o do Cerato, aparenta ser muito resistente. Sei que tem o Auto Hold, mas não curti muito ele, principalmente em descidas.

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Também tomo esses cuidados desde o meu antigo automático tradicional (Cerato). Uma dúvida que surgiu: no Cerato sempre que demorava muito a parada no farol ou no trânsito, jogava o câmbio no N pra economizar combustível e preservar o câmbio (por causa do creeping); no Golf também posso ficar alternando pro N em paradas um pouco mais longas de boa? O engate dele é até bem mais macio que o do Cerato, aparenta ser muito resistente. Sei que tem o Auto Hold, mas não curti muito ele, principalmente em descidas.

Em descidas tb fico meio bolado de confiar no auto-hold. Tiro o pé do freio com cuidado, principalmente se tiver carro logo a frente.

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Também tomo esses cuidados desde o meu antigo automático tradicional (Cerato). Uma dúvida que surgiu: no Cerato sempre que demorava muito a parada no farol ou no trânsito, jogava o câmbio no N pra economizar combustível e preservar o câmbio (por causa do creeping); no Golf também posso ficar alternando pro N em paradas um pouco mais longas de boa? O engate dele é até bem mais macio que o do Cerato, aparenta ser muito resistente. Sei que tem o Auto Hold, mas não curti muito ele, principalmente em descidas.

 

@IcedEarth, um boa alternativa que o Golf tem é o start/stop, que certamente evita o desgaste do conjunto como um todo, principalmente do câmbio, além de economizar combustível. claro. 

 

Somente no pára e arranca é que o start/stop fica meio chato, pois fica desligando a todo instante... mas eu já tô acostumando a usar o botãozinho do console central... e aí quando quero, desativo o recurso... em seguida ativo de novo... conforme o trânsito.

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Além de tudo isso acima, eu quando paro o carro, puxo o feio de mão, coloco em N, solto o freio para o carro "assentar", piso no freio de novo e ai sim coloco em P.

 

Tenho medo de colocar direto no P e depois que tira o pe do freio o carro da aquela descida.

Ai quando vc tira do P faz um barulho que o carro até treme...

 

@anghinoni1982, eu já estou me doutrinando pra pegar o hábito de fazer isso meio que no automático. Embora não tenha acontecido comigo esse "barulho que o caro até treme..." quando passava direto pro P.

 

A ordem correta é: puxar o freio de mão, colocar em N, soltar o pedal de freio, pisar novamente o pedal de freio e colocar em P... é isso ?

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@anghinoni1982, eu já estou me doutrinando pra pegar o hábito de fazer isso meio que no automático. Embora não tenha acontecido comigo esse "barulho que o caro até treme..." quando passava direto pro P.

 

A ordem correta é: puxar o freio de mão, colocar em N, soltar o pedal de freio, pisar novamente o pedal de freio e colocar em P... é isso ?

 

Isso mesmo.

No meu tb nunca ocorreu, mas uma vez estava numa Captiva automática de um amigo meu.

O carro estava com 5 pessoas, ele parou numa subida um pouco ingrime e ainda parou com as rodas da frente em uma lombada.

Colocou o carro em P, puxou o freio de mão. Na hora que ele tirou o pé do pedal, o carro deu aquela descida.

 

Quando voltamos, ele ligou o carro normalmente, mas pra tirar o cambio da posição P, ele teve que puxar com as 2 mãos e ainda fez um baita tranco no carro...

 

Abraços.

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Isso mesmo.

No meu tb nunca ocorreu, mas uma vez estava numa Captiva automática de um amigo meu.

O carro estava com 5 pessoas, ele parou numa subida um pouco ingrime e ainda parou com as rodas da frente em uma lombada.

Colocou o carro em P, puxou o freio de mão. Na hora que ele tirou o pé do pedal, o carro deu aquela descida.

 

Quando voltamos, ele ligou o carro normalmente, mas pra tirar o cambio da posição P, ele teve que puxar com as 2 mãos e ainda fez um baita tranco no carro...

 

Abraços.

 

Acho que esse procedimento ao estacionar é o mínimo que um proprietário cuidadoso deve fazer. Mesmo que não tenha ocorrido ainda nenhum tranco ao sair do P, ou algo assim.

 

Mas tem uma outra situação, que eu queria contar com a ajuda dos mais entendidos em mecânica, que é a respeito da questão de rodar com velocidade muito baixa em marcha mais alta. Exemplo: o carro numa subidinha, a 10 km/h em segunda marcha. Ou 45 km/h em 6ª marcha.... assim, em situações em que o carro não está no embalo, o motor tá precisando "empurrar" um pouquinho. O quanto isso pode prejudicar o sistema com o passar do tempo ? E outra... creio eu que prejudique mais do que em situações contrárias, ou seja, marcha mais baixa em situações de menor velocidade (olha aí a retenção!!!!).

 

Essa aqui é pros Engºs de plantão.

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@IcedEarth, um boa alternativa que o Golf tem é o start/stop, que certamente evita o desgaste do conjunto como um todo, principalmente do câmbio, além de economizar combustível. claro. 

 

Somente no pára e arranca é que o start/stop fica meio chato, pois fica desligando a todo instante... mas eu já tô acostumando a usar o botãozinho do console central... e aí quando quero, desativo o recurso... em seguida ativo de novo... conforme o trânsito.

 

Caros, não se esqueçam que diferente dos carros com câmbio automático convencional ou CVT, o DSG do Golf não tem conversor de torque. Como não tem conversor de torque, e por ter uma transmissão "igual" ao de um carro manual porém automatizda, ao parar o Golf desengata a transmissão (como se fosse na posição N), mesmo que o cambio esteja no D.

 

Note que quando você está freando e quase parando, dá pra sentir que o carro "solta", tem até que pisar um pouco mais no freio. É nesse momento que a transmissão fica no neutro.

 

O que quero dizer com tudo isso é que o start-stop não faz a menor diferença pro cambio DSG.

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Caros, não se esqueçam que diferente dos carros com câmbio automático convencional ou CVT, o DSG do Golf não tem conversor de torque. Como não tem conversor de torque, e por ter uma transmissão "igual" ao de um carro manual porém automatizda, ao parar o Golf desengata a transmissão (como se fosse na posição N), mesmo que o cambio esteja no D.

Note que quando você está freando e quase parando, dá pra sentir que o carro "solta", tem até que pisar um pouco mais no freio. É nesse momento que a transmissão fica no neutro.

O que quero dizer com tudo isso é que o start-stop não faz a menor diferença pro cambio DSG.

E será que faz diferença a posição P? O câmbio automático trava quando coloca no P... Será que o automatizado também faz isso?

____________________

Alexandre Kohl

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E será que faz diferença a posição P? O câmbio automático trava quando coloca no P... Será que o automatizado também faz isso?

____________________

Alexandre Kohl

Não faz diferença colocar na posição P durante o transito. Ao colocar a posição P, você ativa uma espécie de alavanca dentro da transmissão que trava um disco dentado que fica acoplado no eixo da transmissão. Isso serve para travar o sistema da transmissão porque até mesmo o sistema automatizado possui alguns sistemas que necessitam de lubrificação (os que "ativam" ou "desativam" as embragens). Caso o carro se mova desligado (situação em que não haveria lubrificação da bomba de óleo), isso poderia danificar os componentes. Esse é o motivo pelo qual há a trava adicional diretamente na transmissão nos carros automáticos.

 

Um exemplo disso são os carros automáticos no momento de serem rebocados com um dos eixos no chão. Os carros com tração dianteira têm o eixo dianteiro suspenso e o traseiro fica em contato com o asfalto. Os com tração traseira são o contrário, o eixo traseiro é suspenso. Isso é feito porque caso o eixo tracionado estivesse girando, poderia mover todo o sistema de transmissão acoplado nele e causar esse dano. Obviamente se o cambio estiver no P nessa situação, o estrago seria ainda pior.

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Galera tudo que foi dito é muito valido, eu tinha um Civic automático e como todo marinheiro de primeira viagem fazia a cagada de primeiro colocar no P e depois puxar o freio de mão, claro quando ai sair com o carro ele dava aquele tranco que no caso o cambio que segurava o carro, hoje com meu Golf não cometo mais esse erro, sempre coloco em N e depois puxo o freio de mão, e por ultimo em P

 

São cuidados que devemos ter sempre..

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Tsi-Higor antes também pensei que era normal aquele tranco na hora de tirar no P mais depois vi que todos os dias aquele tranco pode causar algum dano... É um simples detalhe e questão de costume, quando for parar sempre colocar em N e em seguinda puxar o freio de mão e assim colocar em P

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