Cuidados/macetes na operação do DSG visando o aumento da vida útil


CaUtz

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Galera, por causa do que vocês estão falando aqui e também no outro post "tranco forte em d1" eu estou tentando achar esses trancos no meu carro. Agora a pouco, voltando do trabalho em rua rua plana, aqui perto de casa, gravei esse vídeo e upei pro YouTube, gostaria de saber se não é desse jeito que o câmbio de vcs se comporta.

No vídeo, estou andando em linha reta, paro o carro duas vezes, e as duas vezes antes de para o câmbio já está em marcha lenta, com a embreagem pressionada, se eu fosse pisar mais devagar no pedal do freio o carro iria fazer a mesma coisa, só ia ficar em marcha lenta mais tempo, até o carro parar, e eu retomar a aceleração.

 

http://youtu.be/J7unQTvOmpM

 

Não sinto tranco nenhum, em nenhuma hora, o carro tem o mesmo comportamento em subidas e descidas.

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Galera, por causa do que vocês estão falando aqui e também no outro post "tranco forte em d1" eu estou tentando achar esses trancos no meu carro. Agora a pouco, voltando do trabalho em rua rua plana, aqui perto de casa, gravei esse vídeo e upei pro YouTube, gostaria de saber se não é desse jeito que o câmbio de vcs se comporta.

No vídeo, estou andando em linha reta, paro o carro duas vezes, e as duas vezes antes de para o câmbio já está em marcha lenta, com a embreagem pressionada, se eu fosse pisar mais devagar no pedal do freio o carro iria fazer a mesma coisa, só ia ficar em marcha lenta mais tempo, até o carro parar, e eu retomar a aceleração.

 

http://youtu.be/J7unQTvOmpM

 

Não sinto tranco nenhum, em nenhuma hora, o carro tem o mesmo comportamento em subidas e descidas.

@Ismael, nessa situação o comportamento é o mesmo, e o tranco em si é imperceptível. No meu caso, o que incomodava era um leve "clac" que fazia algumas vezes ao entrar a 1ª marcha, só isso.

O tranco vai aparecer se você frear com força e, durante a freada, passar por alguma ondulação mais forte na pista. Nesse caso, parece que combina a retenção de marchas com a redução, e fica bem desconfortável.

Abraço.

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8 horas atrás, Ismael disse:

Galera, por causa do que vocês estão falando aqui e também no outro post "tranco forte em d1" eu estou tentando achar esses trancos no meu carro. Agora a pouco, voltando do trabalho em rua rua plana, aqui perto de casa, gravei esse vídeo e upei pro YouTube, gostaria de saber se não é desse jeito que o câmbio de vcs se comporta.

No vídeo, estou andando em linha reta, paro o carro duas vezes, e as duas vezes antes de para o câmbio já está em marcha lenta, com a embreagem pressionada, se eu fosse pisar mais devagar no pedal do freio o carro iria fazer a mesma coisa, só ia ficar em marcha lenta mais tempo, até o carro parar, e eu retomar a aceleração.

 

http://youtu.be/J7unQTvOmpM

 

Não sinto tranco nenhum, em nenhuma hora, o carro tem o mesmo comportamento em subidas e descidas.

@Ismael, pelo que pude ver no vídeo, o comportamento é semelhante ao meu. Mas, ao meu ver, ele só caiu pra marcha lenta quando a velocidade foi a zero. Pra mim, enquanto ele está em 2ª, está engatado normalmente. Só quando muda pra D1 é que ele desacopla.. e na primeira parada talvez nem tenha desacoplado, porque tu já arrancou em seguida de novo. A marcha lenta é em torno de 700 a 750 rpm, e a questão aqui é que meia graduação do conta giros já são 100 rpm. Portanto eu acho que 900 rpm, por exemplo, é rotação suficiente pra segunda, ou no mínimo a 1ª, estar engatada, a 5-10 km/h.

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Galera, fiz o teste do reset. Porém, antes dei uma olhada na web, nos fóruns gringos, e acabei fazendo um pouquinho diferente do que o @RicW indicou.. eu não voltei a ignição para desligado, quando tirei o pé do acelerador já bati arranque... isso constava em um post... e constava também que daria pra ouvir algum "clac" vindo do câmbio, que indicaria que o reset teria sido feito. Porém , não ouvi nada.

Conclusão: até notei alguma sutil diferença, mas que pode ser psicológica mesmo, e foi mais na evolução das trocas acima.. Não cheguei a fazer kick down. E, como não ouvi nenhum ruído durante o procedimento, conforme constava nesse post que eu li, não sei se realmente aconteceu alguma coisa.

Abraço

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Galera, fiz o teste do reset. Porém, antes dei uma olhada na web, nos fóruns gringos, e acabei fazendo um pouquinho diferente do que o @RicW indicou.. eu não voltei a ignição para desligado, quando tirei o pé do acelerador já bati arranque... isso constava em um post... e constava também que daria pra ouvir algum "clac" vindo do câmbio, que indicaria que o reset teria sido feito. Porém , não ouvi nada.

Conclusão: até notei alguma sutil diferença, mas que pode ser psicológica mesmo, e foi mais na evolução das trocas acima.. Não cheguei a fazer kick down. E, como não ouvi nenhum ruído durante o procedimento, conforme constava nesse post que eu li, não sei se realmente aconteceu alguma coisa.

Abraço

@CaUtz, vi esse post dos barulhos também. Mas só foi unânime quando o reset era feito pelo vagcom. Talvez existam dois procedimentos, um simplificado, que apenas reinicializa o tal aprendizado, e outro mais completo, que força a recalibração dos atuadores e sensores de deslocamento do câmbio, que seria feito pelo vagcom. Os tais barulhos parecem consistentes com isso, como se os atuadores buscassem os batentes de atuação. Aliás, consta que o reset pelo software seria o único realmente eficiente.

Abraço!

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Eu acredito que um DSG bem conduzido com boas práticas, um carro original na mão de um pessoa que não usa o carro para aloprar e sim para um uso dentro da normalidade, acredito que não terá problema algum... Bom, o que vejo por aqui são muitos compradores errados, que compram um 1.4 turbo e "futucam" em tudo para que o 1.4 busque os mesmos números de um 2.0 turbo, só que aí vem as consequências, embreagem vai pro saco rapidinho, todo o conjunto de semi-eixos sofre um desgaste tremendo pela força aplicada que sai fora do projeto original, enfim... Além disso, a VW é uma das únicas montadoras que aposta forte em tecnologia, traz novidades de qualidade e que fazem a diferença e dão aquele sabor ao dirigir... Aí vejo nego falando que o Corolla, nem Civic dão tanto problema em câmbio automático, claro que não dá... o "Vovorola" até esses dias atrás tinha um câmbio de 4 marchas da década passada, onde já teve vários e vários ajustes até se tornar praticamente inquebrável e tem outra, dificilmente você vai ver alguém futucar num Corola ou Civic automático para tentar extrair mais potência, no geral esses carros nascem e morrem originais, essas marcas apostam na "confiabilidade", não na tecnologia, mas ao mesmo tempo, são carros sem sal e sem açúcar para dirigir, ou seja, não tem tempero, emoção, prazer, nada... é apenas um tanque de guerra que te leva e traz...kkkk... Enfim, o único pecado em apostar nessas tecnologias é aqui nos países de terceiro mundo, onde as concessionárias tentam de qualquer maneira se livrar da garantia, pois garantia é custo e custo por aqui é uma coisa que montadora não quer ter, é por isso que vamos amargar um câmbio tiptronic com conversor de torque 09g novamente no Golf, pelo menos aqui em terras "tupiniquins", seria perfeito se a VW do Brasil investisse em melhorias no DSG até beirar a perfeição, mas como o Golf agora será um produto com o selo "tupiniquin", se livrar de problemas, de estudo para realizar melhorias é muito mais cômodo... Bom, esse é o meu ponto de vista nisso tudo...  [emoji4]

Concordo com vc...cívica e vovorola nunca trazem novidade alguma, estão 1 década aperfeiçoando cambio e motor. Aí é fácil, não dá problema mesmo,

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  • 5 weeks later...

Dicas já mencionadas aqui e relata pela Quatro Patas quero dizer Rodas:

"

Parar sem freio

Não deixe um carro automático estacionado na posição P sem o freio de mão acionado. Isso força a trava do câmbio, pois todo o peso estará apoiado nela – não projetada para o esforço –, provocando dificuldades de engate posteriormente. O ideal é colocar a alavanca na posição N, puxar o freio de mão, soltar o pedal de freio para se certificar de que o automóvel está totalmente imobilizado e só depois pôr a alavanca em P. O mesmo vale para a transmissão manual, a fim de evitar danos na engrenagem da marcha engatada."

"

Acelerar, não frear

Quando estão em um congestionamento ou semá­foro em uma ladeira, muitos motoristas acabam mantendo o carro automático parado usando apenas a força do câmbio, acelerando aos poucos. Isso jamais deve ser feito, pois aumenta a temperatura da caixa e acelera o desgaste dos materiais internos, provocando problemas nas válvulas solenoides e nos discos de acoplamento. No futuro, a transmissão pode começar a patinar ou dar trancos nas trocas de marcha. Por causa desse mau hábito, você pode ter de mandar abrir o câmbio para fazer um conserto. Não vai sair por menos de 1 000 reais (para trocar as válvulas) e pode passar dos 15 000 reais (se a caixa for substituída). A dica também vale para a transmissão manual. Segurar o carro em aclives só com a aceleração aumenta o desgaste do disco de embreagem. O correto nas duas situações é sempre deixar o pé no freio ou manter o freio de mão acionado enquanto o veículo estiver parado. "

 

Uma dica para motores turbos:

"

Acelerar ao desligar

Ainda tem gente que costuma dar uma última acelerada antes de desligar o motor. É um mito que vem da época do motor de dois-tempos, no qual o óleo era misturado ao combustível. Acreditava-se que assim as paredes dos cilindros estariam mais lubrificadas e facilitariam a partida no futuro. Outros acreditavam que no motor de quatro tempos o excesso de combustível ficaria na câmara e ajudaria na combustão no próximo uso. Com a injeção eletrônica, nada disso faz sentido. O procedimento só desperdiça combustível. Em alguns modelos com motores turbo, ainda há o risco de a última acelerada interromper a lubrificação da turbina antes de ela parar de girar. A lógica vale também para o hábito que muitos têm de manobrar o veículo dando várias aceleradas. Puro desperdício. "

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  • 3 weeks later...

Galera, um breve relato aqui pra vocês.

Recentemente, fiz a revisão de 10kkm do meu carro e pedi pra atualizarem o software de todos os módulos do meu carro. O software do câmbio (TCU) não tinha atualizações mas, conforme mencionei em outro tópico, o software do motor (ECU) foi atualizado, da versão 7866 para a 9199. 

Não sei exatamente o quê muda nesta atualização, mas após rodar 3 semanas, fazer uma viagem de 1850 km e passar por cidades com calçamento ondulado, cheio de buracos e com paralelepípedos da pior qualidade, fiquei com a seguinte percepção:

1) As retenções de marcha melhoraram muito. Antes, era só passar em piso ruim e era comum ir até a 4000 RPM em 1a marcha antes de passar para a 2a. Agora, ocorrem com muito menos freqüência e, quando acontecem, dificilmente o carro passa de 3000 RPM.

2) Os trancos ao reduzir enquanto se freia o carro praticamente desapareceram, mesmo em freadas mais fortes. A única situação desconfortável que eventualmente ocorre é quando há a retenção de marcha e você freia bruscamente. Nessa hora, ainda há algum tranco, mas como as retenções estão bem menos frequentes e em meu estilo de condução as freadas fortes são raras, parou de me incomodar.

3) De uma maneira geral, o comportamento do câmbio está bem mais suave, o que torna o uso do carro muito agradável. Mas nem tudo são flores: fiquei com a impressão de que o carro está menos econômico, coisa de uns 5%. Mas ainda é cedo para afirmar isso, pode ser apenas coincidência em função de outros fatores.

Abraço!

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Falei algumas vezes já que meu carro não dava esses trancos na redução, lembro que até postei um vídeo num tópico, mas falaram que era o jeito que eu pisava no freio... O meu já estava com a última versão de tudo também.

O meu faz exatamente isso tudo que você citou @RicW, eu só não percebi a diminuição do consumo, que inclusive, por vezes, marca 23km/l, ou mais.

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1 hora atrás, RicW disse:

Galera, um breve relato aqui pra vocês.

Recentemente, fiz a revisão de 10kkm do meu carro e pedi pra atualizarem o software de todos os módulos do meu carro. O software do câmbio (TCU) não tinha atualizações mas, conforme mencionei em outro tópico, o software do motor (ECU) foi atualizado, da versão 7866 para a 9199. 

Não sei exatamente o quê muda nesta atualização, mas após rodar 3 semanas, fazer uma viagem de 1850 km e passar por cidades com calçamento ondulado, cheio de buracos e com paralelepípedos da pior qualidade, fiquei com a seguinte percepção:

1) As retenções de marcha melhoraram muito. Antes, era só passar em piso ruim e era comum ir até a 4000 RPM em 1a marcha antes de passar para a 2a. Agora, ocorrem com muito menos freqüência e, quando acontecem, dificilmente o carro passa de 3000 RPM.

2) Os trancos ao reduzir enquanto se freia o carro praticamente desapareceram, mesmo em freadas mais fortes. A única situação desconfortável que eventualmente ocorre é quando há a retenção de marcha e você freia bruscamente. Nessa hora, ainda há algum tranco, mas como as retenções estão bem menos frequentes e em meu estilo de condução as freadas fortes são raras, parou de me incomodar.

3) De uma maneira geral, o comportamento do câmbio está bem mais suave, o que torna o uso do carro muito agradável. Mas nem tudo são flores: fiquei com a impressão de que o carro está menos econômico, coisa de uns 5%. Mas ainda é cedo para afirmar isso, pode ser apenas coincidência em função de outros fatores.

Abraço!

Olá RicW,

Chique bacanizado o teu relato. Me diga aí se o tilintar do dsg sofreu alguma diferença no nível de decibéis?

Forte abraço.

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30 minutos atrás, RicW disse:

Fala@Sobrinho!

Não notei diferença nenhuma. A causa do xilofone é totalmente mecânica.

Abraço!

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Seria conveniente no seu caso fazer aquele procedimento novamente de "reinicializar" o "aprendizado" do DSG?

Pois, apesar de termos apenas impressões placebo de tal procedimento. Mais vai que nessa nova atualização o "trem" desencana.

 

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Eu acredito que um DSG bem conduzido com boas práticas, um carro original na mão de um pessoa que não usa o carro para aloprar e sim para um uso dentro da normalidade, acredito que não terá problema algum... Bom, o que vejo por aqui são muitos compradores errados, que compram um 1.4 turbo e "futucam" em tudo para que o 1.4 busque os mesmos números de um 2.0 turbo, só que aí vem as consequências, embreagem vai pro saco rapidinho, todo o conjunto de semi-eixos sofre um desgaste tremendo pela força aplicada que sai fora do projeto original, enfim... Além disso, a VW é uma das únicas montadoras que aposta forte em tecnologia, traz novidades de qualidade e que fazem a diferença e dão aquele sabor ao dirigir... Aí vejo nego falando que o Corolla, nem Civic dão tanto problema em câmbio automático, claro que não dá... o "Vovorola" até esses dias atrás tinha um câmbio de 4 marchas da década passada, onde já teve vários e vários ajustes até se tornar praticamente inquebrável e tem outra, dificilmente você vai ver alguém futucar num Corola ou Civic automático para tentar extrair mais potência, no geral esses carros nascem e morrem originais, essas marcas apostam na "confiabilidade", não na tecnologia, mas ao mesmo tempo, são carros sem sal e sem açúcar para dirigir, ou seja, não tem tempero, emoção, prazer, nada... é apenas um tanque de guerra que te leva e traz...kkkk... Enfim, o único pecado em apostar nessas tecnologias é aqui nos países de terceiro mundo, onde as concessionárias tentam de qualquer maneira se livrar da garantia, pois garantia é custo e custo por aqui é uma coisa que montadora não quer ter, é por isso que vamos amargar um câmbio tiptronic com conversor de torque 09g novamente no Golf, pelo menos aqui em terras "tupiniquins", seria perfeito se a VW do Brasil investisse em melhorias no DSG até beirar a perfeição, mas como o Golf agora será um produto com o selo "tupiniquin", se livrar de problemas, de estudo para realizar melhorias é muito mais cômodo... Bom, esse é o meu ponto de vista nisso tudo...  [emoji4]

@Golfray para bom entendedor meia palavra basta!

Falou bonito! Tudo que todos queriam falar!

Abraco a todos..

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Seria conveniente no seu caso fazer aquele procedimento novamente de "reinicializar" o "aprendizado" do DSG?

Pois, apesar de termos apenas impressões placebo de tal procedimento. Mais vai que nessa nova atualização o "trem" desencana.

 

@Sobrinho, estou bastante feliz com o comportamento do carro agora. E sabe como é: em time que está ganhando, não se mexe.

Abraço!

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Galera, um breve relato aqui pra vocês.

Recentemente, fiz a revisão de 10kkm do meu carro e pedi pra atualizarem o software de todos os módulos do meu carro. O software do câmbio (TCU) não tinha atualizações mas, conforme mencionei em outro tópico, o software do motor (ECU) foi atualizado, da versão 7866 para a 9199. 

Não sei exatamente o quê muda nesta atualização, mas após rodar 3 semanas, fazer uma viagem de 1850 km e passar por cidades com calçamento ondulado, cheio de buracos e com paralelepípedos da pior qualidade, fiquei com a seguinte percepção:

1) As retenções de marcha melhoraram muito. Antes, era só passar em piso ruim e era comum ir até a 4000 RPM em 1a marcha antes de passar para a 2a. Agora, ocorrem com muito menos freqüência e, quando acontecem, dificilmente o carro passa de 3000 RPM.

2) Os trancos ao reduzir enquanto se freia o carro praticamente desapareceram, mesmo em freadas mais fortes. A única situação desconfortável que eventualmente ocorre é quando há a retenção de marcha e você freia bruscamente. Nessa hora, ainda há algum tranco, mas como as retenções estão bem menos frequentes e em meu estilo de condução as freadas fortes são raras, parou de me incomodar.

3) De uma maneira geral, o comportamento do câmbio está bem mais suave, o que torna o uso do carro muito agradável. Mas nem tudo são flores: fiquei com a impressão de que o carro está menos econômico, coisa de uns 5%. Mas ainda é cedo para afirmar isso, pode ser apenas coincidência em função de outros fatores.

Abraço!

Legal isso. Na semana passada levei meu carro na concessionária para fazer alinhamento do meu carro e reclamei com o consultor que ao entrar a D2 do cambio estava vibrando um pouco.Perguntei se havia alguma atualização do software do Dsg e ele disse que não.Ai ele comentou dessa tal atualização do motor que estava melhorando o comportamento do cambio.Sei lá, não botei fé e nem agendei horário. Só que agora depois do seu relato vou agendar um horário para fazer essa atualização,vai que resolve meu problema

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Legal isso. Na semana passada levei meu carro na concessionária para fazer alinhamento do meu carro e reclamei com o consultor que ao entrar a D2 do cambio estava vibrando um pouco.Perguntei se havia alguma atualização do software do Dsg e ele disse que não.Ai ele comentou dessa tal atualização do motor que estava melhorando o comportamento do cambio.Sei lá, não botei fé e nem agendei horário. Só que agora depois do seu relato vou agendar um horário para fazer essa atualização,vai que resolve meu problema

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@Sk8nishi

Amigo, informe a CSS por gentileza, pra riscarmos mais uma do mapa !

[emoji12][emoji106][emoji12][emoji106][emoji12]

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4 horas atrás, Sk8nishi disse:

Uma curiosidade ,pessoal que participa dos fóruns gringos ,o que eles comentam a respeito das retenções barulhos e quebras do dsg 7.É mais ou menos as mesmas queixas do Brasil?

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@Sk8nishi, pelo que vejo os relatos variam em função do Mercado em questão. Um resumo do que descobri até o momento:

Na Europa, maior mercado das caixas de dupla embreagem (para todos os fabricantes), a VW teve problemas no início. No Golf V havia bastante polêmica, mas foi resolvendo com o tempo. Agora, no Golf 7, os relatos de problemas são muito esporádicos e encarados com normalidade. Lá, o consumidor aceita muito bem esta tecnologia por ser o melhor compromisso entre conforto, desempenho e economia.

Nos EUA, há dificuldade de aceitação das embreagens duplas em geral, de todos os fabricantes. O DSG é ótimo em desempenho e economia, mas peca na suavidade de operação e no silêncio, em comparação com um automático convencional. E naquele mercado em particular, estes aspectos, historicamente, são mais valorizados do que desempenho e economia. Tanto é assim que lá a VW vende apenas o GTi com o DSG. A opção "pacata" é o 1.8 TSi com câmbio automático convencional de 6 velocidades. O DSG6 do GTi já teve a sua cota de problemas, mas parece que de uns tempos para cá eles são bastante raros. Mas, como o consumidor de lá "tem bronca" por conta da suavidade e do ruído, ele faz uma tempestade danada com esses problemas. O DSG7 quase não é vendido por lá (a menos do Golf GTe, que vende muito pouco).

Na Ásia, a VW teve uma crise séria: na China, cerca de 25% dos donos de DSG7 relataram problemas. A "má fama" se espalhou pela região, em especial na Malásia. Como a China é o maior mercado da VW no mundo e lá a Defesa do Consumidor é implacável, eles pesquisaram. Concluíram que os problemas estavam relacionados a uma especificação de óleo inadequada. Lançaram então um recall de toda a frota e estenderam a garantia das unidades vendidas por até 10 anos. Posteriormente, este recall tornou-se mundial. A extensão da garantia, no entanto, ficou restrita aos mercados da Ásia. Isso foi no final de 2013. Na China, parece que a situação está sob controle. Na Malásia o consumidor ainda reclama, não sei se com alguma razão ou apenas como reflexo dos problemas do passado.

Não encontrei relatos específicos de retenção de marchas no exterior. Não sei se é uma particularidade da programação para o nosso país ou se é por falta de pavimento ruim (o que acho improvável, pois quem já se aventurou pelo interior de países como e Espanha e Itália sabe que lá também tem chão ruim. Na Rússia, então, nem se fala... mas não entendo russo, então não fucei os fóruns de lá).

Um abraço!

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21 horas atrás, Sk8nishi disse:

Legal isso. Na semana passada levei meu carro na concessionária para fazer alinhamento do meu carro e reclamei com o consultor que ao entrar a D2 do cambio estava vibrando um pouco.Perguntei se havia alguma atualização do software do Dsg e ele disse que não.Ai ele comentou dessa tal atualização do motor que estava melhorando o comportamento do cambio.Sei lá, não botei fé e nem agendei horário. Só que agora depois do seu relato vou agendar um horário para fazer essa atualização,vai que resolve meu problema

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Troquei minha embreagem na última 3ª-feira justamente por essa vibração ao entrar na 2ª marcha. A vibração só aparecia depois de pelo menos uns 35/40 minutos de uso do carro. Fizeram uma atualização e não resolveu. Agora o carro não tem mais patinada/vibração nenhuma, fique atento pra ver se essa vibração não aumenta.

Abraços.

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Então, essa vibração começou mais ou menos com 6 meses depois de comprar o carro.O estranho é que depois disso ja rodei mais 1 ano com o carro e a tal vibração permanece estável desde quando começou. As vezes acho que é melhor travar o cambio de uma vez para bendita concessionária trocar ele por inteiro.

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Em 04/06/2016 at 0:32 PM, RicW disse:

Galera, um breve relato aqui pra vocês.

Recentemente, fiz a revisão de 10kkm do meu carro e pedi pra atualizarem o software de todos os módulos do meu carro. O software do câmbio (TCU) não tinha atualizações mas, conforme mencionei em outro tópico, o software do motor (ECU) foi atualizado, da versão 7866 para a 9199. 

Não sei exatamente o quê muda nesta atualização, mas após rodar 3 semanas, fazer uma viagem de 1850 km e passar por cidades com calçamento ondulado, cheio de buracos e com paralelepípedos da pior qualidade, fiquei com a seguinte percepção:

1) As retenções de marcha melhoraram muito. Antes, era só passar em piso ruim e era comum ir até a 4000 RPM em 1a marcha antes de passar para a 2a. Agora, ocorrem com muito menos freqüência e, quando acontecem, dificilmente o carro passa de 3000 RPM.

2) Os trancos ao reduzir enquanto se freia o carro praticamente desapareceram, mesmo em freadas mais fortes. A única situação desconfortável que eventualmente ocorre é quando há a retenção de marcha e você freia bruscamente. Nessa hora, ainda há algum tranco, mas como as retenções estão bem menos frequentes e em meu estilo de condução as freadas fortes são raras, parou de me incomodar.

3) De uma maneira geral, o comportamento do câmbio está bem mais suave, o que torna o uso do carro muito agradável. Mas nem tudo são flores: fiquei com a impressão de que o carro está menos econômico, coisa de uns 5%. Mas ainda é cedo para afirmar isso, pode ser apenas coincidência em função de outros fatores.

Abraço!

RicW, você notou alguma diferença na marcha lenta? Digo isso, pois depois da última revisão que eu fiz o carro fica em 700 RPM, quando em marcha lenta. Antes ficava em 800 RPM cravado.

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RicW, você notou alguma diferença na marcha lenta? Digo isso, pois depois da última revisão que eu fiz o carro fica em 700 RPM, quando em marcha lenta. Antes ficava em 800 RPM cravado.

Bom dia, Marinho.

Não notei diferença. Com o ar condicionado desligado e o motor aquecido, a marcha lenta do meu carro ronda os 670 rpm. Com o motor frio e A/C ligado, por volta de 800 rpm. Sempre foi assim e não mudou.

Abraço!

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