[Tutorial] Atualização GPS


anghinoni

Recommended Posts

2 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Então Higor, não será o SD que irá bloquear a atualização e sim o próprio fabricante do mapa que não irá mais prover atualizações.

Hoje, nossos Golf são MIB1 (Que não tem o APP Connect/Espelhamento). Se você for lá na pagina do MapCare no site da Vw e mandar baixar o mapa do Golf Ano 2015, verá que o link já manda para o software do MIB2 (Que tem o espelhamento/APP Connect).

A ultima atualização que saiu do MIB1 foi em Maio de 2016, mas não sei por qual motivo, vieram apenas os mapas da Austrália.

Atualmente a única versão que está funcionando é a de Novembro de 2015.

Acho muito difícil a empresa que provê os mapas atualizarem essa versão antiga da nossa Central. Espero que pelo menos saia mais uma até o final do ano, mas sem maiores informações.

Isso que a atualização do Golf é fácil de fazer, outro dia apanhei com o carro do meu sogro, uma RAV4.

Na dele, pode-se atualizar o mapa gratuitamente a partir de 1 ano. E como começa a valer esse 1 ano? Quando você ativa o GPS na Central e anda a mais de 40km/h, nisso ele gera um código que fica armazenado na Central.

Tem que baixar um software no próprio site da Toyota, chamado Toyota_Papaya, instalar e inserir esse código. Final das contas, ele já tinha passado de 1 ano e para baixar um novo mapa, custava 90 dólares.

Só que no Manual da Central, traduzido porcamente para o Português, falava nada disso. Enfim, ele disse que na próxima revisão ia quebrar o pau na CSS...

Pois é, a turma que comprou o carro em 2015 já esta no "prejuízo".

Bom, espera que saia mais uma este ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Links atualizados no primeiro tópico.

Para os aparelhos MIB1 (Que não tem App Connect) a atualização parou em Novembro de 2015, tanto para as telas de 5.8 quanto 8 polegadas.

Já os aparelhos MIB2 (Que tem o App Connect), os últimos arquivos são de Maio de 2016.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Higor, não será o SD que irá bloquear a atualização e sim o próprio fabricante do mapa que não irá mais prover atualizações.

Hoje, nossos Golf são MIB1 (Que não tem o APP Connect/Espelhamento). Se você for lá na pagina do MapCare no site da Vw e mandar baixar o mapa do Golf Ano 2015, verá que o link já manda para o software do MIB2 (Que tem o espelhamento/APP Connect).

A ultima atualização que saiu do MIB1 foi em Maio de 2016, mas não sei por qual motivo, vieram apenas os mapas da Austrália.

Atualmente a única versão que está funcionando é a de Novembro de 2015.

Acho muito difícil a empresa que provê os mapas atualizarem essa versão antiga da nossa Central. Espero que pelo menos saia mais uma até o final do ano, mas sem maiores informações.

Isso que a atualização do Golf é fácil de fazer, outro dia apanhei com o carro do meu sogro, uma RAV4.

Na dele, pode-se atualizar o mapa gratuitamente a partir de 1 ano. E como começa a valer esse 1 ano? Quando você ativa o GPS na Central e anda a mais de 40km/h, nisso ele gera um código que fica armazenado na Central.

Tem que baixar um software no próprio site da Toyota, chamado Toyota_Papaya, instalar e inserir esse código. Final das contas, ele já tinha passado de 1 ano e para baixar um novo mapa, custava 90 dólares.

Só que no Manual da Central, traduzido porcamente para o Português, falava nada disso. Enfim, ele disse que na próxima revisão ia quebrar o pau na CSS...

Isso não me foi dito pela VW, que propagandeia 3 anos de atualizações e ponto final. Comprei o carro em Jan/16. Se as atualizações pararem, terei prazer em visitar o PROCON, pois me foi vendida uma coisa e entregue outra.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, RicW disse:

Isso não me foi dito pela VW, que propagandeia 3 anos de atualizações e ponto final. Comprei o carro em Jan/16. Se as atualizações pararem, terei prazer em visitar o PROCON, pois me foi vendida uma coisa e entregue outra.

Abraço

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Então Sir. RicW, que São José das Tretas te ajude nesta empreitada...

Mas que é muita sacanagem da VW, isso é sim, mas pelo menos, eles não cobram igual outras montadoras...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, jpaulobarcelos disse:

Prezados, perdi o sd card do meu gti, na verdade acredito ter sido roubado.... Enfim, comprando esses cartões originais que se encontra no Mercado Livre, qual seria a versão adequada? V3, V4? Ou tanto faz? Abraços!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Segue o PartNumber: 5G0919866B

Mas posso verificar corretamente no meu e te informar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Segue o PartNumber: 5G0919866B

Mas posso verificar corretamente no meu e te informar.

Abraços

Estou com um cartão (V3) cujo part number se inicia com 3G0 mas não está funcionando, se eu baixar o conteúdo de atualização como indicado nesse tópico lá no início será que tem alguma chance de dar certo???

Vou tentar isso no fim do dia mas já estou desesperançoso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, jpaulobarcelos disse:

Estou com um cartão (V3) cujo part number se inicia com 3G0 mas não está funcionando, se eu baixar o conteúdo de atualização como indicado nesse tópico lá no início será que tem alguma chance de dar certo???

Vou tentar isso no fim do dia mas já estou desesperançoso....

Pode testar sem problemas.

Extraia todo o conteúdo do arquivo direto na raiz do SD.

http://vw.download.navigation.com/automotive/VW/MIB1/MIB_Standard1_Single_Files_MRM/P34_N60S3MIBS2_ROW_NT.7z

Lembrando que o SD tem que estar formatado em FAT32

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode testar sem problemas.

Extraia todo o conteúdo do arquivo direto na raiz do SD.

http://vw.download.navigation.com/automotive/VW/MIB1/MIB_Standard1_Single_Files_MRM/P34_N60S3MIBS2_ROW_NT.7z

Lembrando que o SD tem que estar formatado em FAT32

Abraços!

Deu certo!

Vlw prezados!

809d12aede9abff64e0ec0362f3700c7.jpg

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2016 at 10:11 AM, anghinoni1982 disse:

Olá pessoal.

Os mapas são disponibilizados pela empresa Here e ja está disponível uma atualização de Novembro de 2015 e Maio de 2016.

 

MIB1 - Aparelhos que não tem o APP Connect:

Nesse link está o arquivo para os proprietários que tem o GPS com a tela de 5.8" mais conhecido como Discover Media:

http://vw.download.navigation.com/automotive/VW/MIB1/MIB_Standard1_Single_Files_MRM/P34_N60S3MIBS2_ROW_NT.7z

Lembre-se de sempre fazerem backup do cartão SD, formata-lo e depois extrair os arquivos baixados diretamente na raiz do cartão.

Passo a passo para atualizar o mapa: http://www.vw.com.br/pt/servicos/mapcare/instrucoes--discover-media-.html

Para os proprietários do Golf com Discover Pro o link é esse.

http://vw.download.navigation.com/automotive/VW/MIB1/MIB_High1_Single_File_MRM/P55_N60S5MIBH3_ROW_NT.7z

Lembrando que para esse modelo o arquivo contém cerca de 19Gb compactado.

Passo a passo para atualizar o mapa: http://www.vw.com.br/pt/servicos/mapcare/instrucoes--discover-pro-.html

 

Para a Nova Central chamada MIB2, que tem o APP Connect:

Discover Media: Maio de 2016: http://vw.download.navigation.com/automotive/VW/MIB2/MIB_Standard2_Single_File_MRM2/0635_V05_1911c.xROW2.7z

Discover Pro: Maio de 2016: http://vw.download.navigation.com/automotive/VW/MIB2/MIB_High2_Single_File_MRM/P58_N60S5MIBH3_ROW_NT.7z

A Instalação, segue o mesmo processo das Centrais MIB1.

OBS: Links fornecidos pelo site da VW, qualquer problema, não me responsabilizo por danos causados na Central.

-------------------------------------------------------------------

Atualização Maio 2016

Pessoal, saiu uma nova atualização do GPS do Golf, para o Discover Media e Discover Pro ambos para MIB1.

Postei os links Aqui, eu baixei e vi, só são mapas da Austrália...

Vou verificar melhor.

Abraços.

Ou eu sou muito burro ou o atalho encontrado no site da VW está errado

Baixo o arquivo lá pro "Discovery Media" para 5,8" e a versão que vem é V05, sendo que a nossa é V03

Estou certo disso? ?

Mas como acho que sou burro mesmo kkkkk tem algum erro meu

Já tentei baixar o arquivo através do link que o caro amigo aí postou, que é diferente do que eu acho lá no site, mas estou tendo problema. Quando chega no finalizinho ele não termina 

Uma pergunta:

Posso pegar um cartão novo formatado no fat32 e tentar novamente baixar o arquivo do link que o amigo postou?

Digo isso para guardar o cartão original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Ou eu sou muito burro ou o atalho encontrado no site da VW está errado

Baixo o arquivo lá pro "Discovery Media" para 5,8" e a versão que vem é V05, sendo que a nossa é V03

Estou certo disso? ?

Mas como acho que sou burro mesmo kkkkk tem algum erro meu

Já tentei baixar o arquivo através do link que o caro amigo aí postou, que é diferente do que eu acho lá no site, mas estou tendo problema. Quando chega no finalizinho ele não termina 

Uma pergunta:

Posso pegar um cartão novo formatado no fat32 e tentar novamente baixar o arquivo do link que o amigo postou?

Digo isso para guardar o cartão original

Fala ae Jorjão!

Burro ninguém é!!!

No site da VW ta bugado sim. Se você selecionar Golf > 2014 > Discover Media, virá um mapa que só tem os arquivos da Australia, cerca de 345Mb

Já se você selecionar Golf > 2015 > Discover Media, vem os arquivos da Central MIB2. Veja isso no proprio link do navegador, ele vai buscar numa pasta MIB2. Eu já baixei esses arquivos e realmente são para a nova Central.

Isso acontece no Golf GTI também. Como eu guardei o link do mapa antigo, versão Novembro de 2015, disponibilizei para todos e inclusive o mesmo está guardado em casa.

Já sobre o SD, infelizmente o que você deseja fazer, não irá funcionar. O SD que vem com o carro é um SD-CDA, não pesquisei profundamente se é uma partição oculta que fica no SD ou um hardware especifico, mas que a Central identifica ele e libera o acesso aos mapas.

Já se colocar um SD normal, não irá funcionar.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Fala ae Jorjão!

Burro ninguém é!!!

No site da VW ta bugado sim. Se você selecionar Golf > 2014 > Discover Media, virá um mapa que só tem os arquivos da Australia, cerca de 345Mb

Já se você selecionar Golf > 2015 > Discover Media, vem os arquivos da Central MIB2. Veja isso no proprio link do navegador, ele vai buscar numa pasta MIB2. Eu já baixei esses arquivos e realmente são para a nova Central.

Isso acontece no Golf GTI também. Como eu guardei o link do mapa antigo, versão Novembro de 2015, disponibilizei para todos e inclusive o mesmo está guardado em casa.

Já sobre o SD, infelizmente o que você deseja fazer, não irá funcionar. O SD que vem com o carro é um SD-CDA, não pesquisei profundamente se é uma partição oculta que fica no SD ou um hardware especifico, mas que a Central identifica ele e libera o acesso aos mapas.

Já se colocar um SD normal, não irá funcionar.

Abraços!

Vlw pelos esclarecimentos! !!

Eu tenho que apagar todo o conteúdo do cartão original e colocar os dados do link que vc postou nele??

Não posso formatá lo, certo??

Pois deve ter um arquivo oculto lá, correto? ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Vlw pelos esclarecimentos! !!

Eu tenho que apagar todo o conteúdo do cartão original e colocar os dados do link que vc postou nele??

Não posso formatá lo, certo??

Pois deve ter um arquivo oculto lá, correto? ?

Pode formatar sim, sem problemas!

É mais rápido do que apagar. Pois tem muitos arquivos pequenos que demoram. Só não se esqueça de mover a travinha do cartão. Ele deve estar um LOCK, ao finalizar tudo, volte a trava novamente para essa posição.

Lembre-se, formate em FAT32, se for em NTFS dá problema!

Se quiser, você pode copiar os arquivos apenas do mapa do Brasil e Argentina..

Extraia os arquivos desse link que baixei no seu proprio computador

Entre na pasta markets

EGFKWrXe.jpg

Exclua todas as pastas MENOS a MSA, pois é onde ficam os mapas do Brasil e Argentina

Após isso, basta copiar a pasta markets e DBInfo.txt para a raiz do cartão!

Lembrando, que é bom realizar um backup do seu cartão antes de fazer isso!

Abraços!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Pode formatar sim, sem problemas!

É mais rápido do que apagar. Pois tem muitos arquivos pequenos que demoram. Só não se esqueça de mover a travinha do cartão. Ele deve estar um LOCK, ao finalizar tudo, volte a trava novamente para essa posição.

Lembre-se, formate em FAT32, se for em NTFS dá problema!

Se quiser, você pode copiar os arquivos apenas do mapa do Brasil e Argentina..

Extraia os arquivos desse link que baixei no seu proprio computador

Entre na pasta markets

EGFKWrXe.jpg

Exclua todas as pastas MENOS a MSA, pois é onde ficam os mapas do Brasil e Argentina

Após isso, basta copiar a pasta markets e DBInfo.txt para a raiz do cartão!

Lembrando, que é bom realizar um backup do seu cartão antes de fazer isso!

Abraços!

Abraços.

Vlw!!! Show de bola!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Pode formatar sim, sem problemas!

É mais rápido do que apagar. Pois tem muitos arquivos pequenos que demoram. Só não se esqueça de mover a travinha do cartão. Ele deve estar um LOCK, ao finalizar tudo, volte a trava novamente para essa posição.

Lembre-se, formate em FAT32, se for em NTFS dá problema!

Se quiser, você pode copiar os arquivos apenas do mapa do Brasil e Argentina..

Extraia os arquivos desse link que baixei no seu proprio computador

Entre na pasta markets

EGFKWrXe.jpg

Exclua todas as pastas MENOS a MSA, pois é onde ficam os mapas do Brasil e Argentina

Após isso, basta copiar a pasta markets e DBInfo.txt para a raiz do cartão!

Lembrando, que é bom realizar um backup do seu cartão antes de fazer isso!

Abraços!

Abraços.

Vlw!!! Show de bola!!!

Pergunta:

Se eu deixar somente os mapas do Brasil e Argentina, creio eu que o arquivo ficará mais leve, certo? ?

Quando utilizar o GPS, ele rodará mais rápido? ?

Falei besteira? ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Jorge Jox disse:

Vlw!!! Show de bola!!!

Pergunta:

Se eu deixar somente os mapas do Brasil e Argentina, creio eu que o arquivo ficará mais leve, certo? ?

Quando utilizar o GPS, ele rodará mais rápido? ?

Falei besteira? ?

Sim e Não

Pra sua primeira pergunta sim, pois se for com todos os mapas (completo), você terá que copiar cerca de 8Gb para o SD, e esse SD não tem muita velocidade de escrita, por volta de 3 a 6 mb/s, vai demorar por volta de 1 hora pra copiar tudo.

Apenas com o mapa do Brasil, esse tempo cai muito.

Sobre o GPS rodar mais rápido, pra mim, ele é até mais "esperto" que o meu antigo Tomtom, mas a resposta é não. Infelizmente não sei te informar a arquitetura que a Central utiliza para acessar os dados do SD, mas eu chuto, que é continuo, conforme você anda pelo mapa, os dados são lidos do SD.

Provavelmente deve ter uma memória de buffer aí no meio do caminho, pois quando você retira o cartão SD, depois coloca ele no slot e acessa o GPS, aparece a informação: Acessando dados do GPS e fica alguns segundos nessa tela antes de exibir o mapa.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Sim e Não

Pra sua primeira pergunta sim, pois se for com todos os mapas (completo), você terá que copiar cerca de 8Gb para o SD, e esse SD não tem muita velocidade de escrita, por volta de 3 a 6 mb/s, vai demorar por volta de 1 hora pra copiar tudo.

Apenas com o mapa do Brasil, esse tempo cai muito.

Sobre o GPS rodar mais rápido, pra mim, ele é até mais "esperto" que o meu antigo Tomtom, mas a resposta é não. Infelizmente não sei te informar a arquitetura que a Central utiliza para acessar os dados do SD, mas eu chuto, que é continuo, conforme você anda pelo mapa, os dados são lidos do SD.

Provavelmente deve ter uma memória de buffer aí no meio do caminho, pois quando você retira o cartão SD, depois coloca ele no slot e acessa o GPS, aparece a informação: Acessando dados do GPS e fica alguns segundos nessa tela antes de exibir o mapa.

Abraços!

Vlw!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, anghinoni1982 disse:

Sim e Não

Pra sua primeira pergunta sim, pois se for com todos os mapas (completo), você terá que copiar cerca de 8Gb para o SD, e esse SD não tem muita velocidade de escrita, por volta de 3 a 6 mb/s, vai demorar por volta de 1 hora pra copiar tudo.

Apenas com o mapa do Brasil, esse tempo cai muito.

Sobre o GPS rodar mais rápido, pra mim, ele é até mais "esperto" que o meu antigo Tomtom, mas a resposta é não. Infelizmente não sei te informar a arquitetura que a Central utiliza para acessar os dados do SD, mas eu chuto, que é continuo, conforme você anda pelo mapa, os dados são lidos do SD.

Provavelmente deve ter uma memória de buffer aí no meio do caminho, pois quando você retira o cartão SD, depois coloca ele no slot e acessa o GPS, aparece a informação: Acessando dados do GPS e fica alguns segundos nessa tela antes de exibir o mapa.

Abraços!

Caro mestre Jedi!

O GPS atualizado está funcionando!

Mas comi mosca inicialmente. Formatei e não copiei o arquivo texto. Só colei o arquivo "markets".

Deu um merderê!!

Quando coloquei o cartão atualizado sem o arquivo texto, a primeira coisa que deixou de funcionar foi o cartão de música. Não reconhecia.

Então tirei o cartão do navegador e o musical voltou.

Colei o arquivo texto e agora está tudo, aparentemente, 100%.

Só copiei os mapas da Argentina e Brasil.

Abraço e obrigdo!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Jorge Jox disse:

Caro mestre Jedi!

O GPS atualizado está funcionando!

Mas comi mosca inicialmente. Formatei e não copiei o arquivo texto. Só colei o arquivo "markets".

Deu um merderê!!

Quando coloquei o cartão atualizado sem o arquivo texto, a primeira coisa que deixou de funcionar foi o cartão de música. Não reconhecia.

Então tirei o cartão do navegador e o musical voltou.

Colei o arquivo texto e agora está tudo, aparentemente, 100%.

Só copiei os mapas da Argentina e Brasil.

Abraço e obrigdo!!! 

Ai sim...

No post acima, eu escrevi que tem que copiar o arquivo txt e a pasta markets!

Deve ter dado um gelo na hora... rs rs

Que bom que agora está tudo ok!

Esperar a próxima atualização do Mapa...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Ai sim...

No post acima, eu escrevi que tem que copiar o arquivo txt e a pasta markets!

Deve ter dado um gelo na hora... rs rs

Que bom que agora está tudo ok!

Esperar a próxima atualização do Mapa...

Abraços!

Fiquei tranquilo pq fiz um backup antes.

Pesquisei no mestre Google sobre o cartão SD-CDA.

Não achei nada, só o nosso fórum kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jorge Jox disse:

Fiquei tranquilo pq fiz um backup antes.

Pesquisei no mestre Google sobre o cartão SD-CDA.

Não achei nada, só o nosso fórum kkkk

Opa, aí sim e caso precisasse eu tb tenho em casa, como dizia o cara no filme "Os Estagiários". O Arquivo está on the line!

Eu também pesquisei, mas também, não encontrei.

E poucas informações consegui dos forums gringos do Golf, nem o pessoal sabe direito como esse cartão funciona!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, anghinoni1982 disse:

Opa, aí sim e caso precisasse eu tb tenho em casa, como dizia o cara no filme "Os Estagiários". O Arquivo está on the line!

Eu também pesquisei, mas também, não encontrei.

E poucas informações consegui dos forums gringos do Golf, nem o pessoal sabe direito como esse cartão funciona!

Abraços.

Mas na real, só consegui fazer com segurança e tranquilidade graças as suas orientações e link.

Vi que tinha algo de errado com o link da VW e não tive coragem de apagar o meu cartão original. Mesmo sendo possível um backup.

Fiquei com medo de ter alguma coisa que não fosse dados nele ou algum executável .

Aí tentava em outro cartão. ...

O sistema nem reconhecia. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, na tela de 8" não precisa desse cartão SD-CDA onde o mesmo é realmente necessário para as telas de 5.8"

Nessa sua central é só baixar os arquivos do site da VW, quase 20Gb, extrair os arquivos na raiz do SD, inserir lá na sua central, entrar em configurações e mandar realizar o update.

Após isso, será feita a copia dos arquivos do SD para o HD interno que tem no seu carro. Esse procedimento passa de 2 horas e a ignição e ou ocarro devem estar ligado.

Manual: http://www.vw.com.br/pt/servicos/mapcare/instrucoes--discover-pro-.html

Link de download do Mapa versão novembro de 2015:

http://vw.download.navigation.com/automotive/VW/MIB1/MIB_High1_Single_File_MRM/P55_N60S5MIBH3_ROW_NT.7z

Qualquer duvida grita aí!

Abraços.

Não consegui atualizar. Baixei os 22 arquivos mas não consigo extrair. Somente o primeiro.

Enviado de meu SM-G928G usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Felipesom disse:

Não consegui atualizar. Baixei os 22 arquivos mas não consigo extrair. Somente o primeiro.

Enviado de meu SM-G928G usando Tapatalk

Felipe, conselho a você baixar o arquivo completo.

http://vw.download.navigation.com/automotive/VW/MIB1/MIB_High1_Single_File_MRM/P55_N60S5MIBH3_ROW_NT.7z

Como você fez o download dos 22 arquivos, é só extrair o primeiro arquivo, que ela já puxa dos demais. Lembrando que todos devem estar dentro de uma pasta.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...