Recommended Posts

Postado

Ae galera, como estão?

Fui passar o ano novo em outra cidade e deixei meu carro na casa de um amigo para irmos todos em um único carro (o dele). Ao estacionar fiz o procedimento mais correto, parei o carro, coloquei no N, puxei o freio de mão, soltei o freio para ver se o carro dava aquela levantada pra trás, depois pisei no freio novamente e coloquei no P. A rua onde deixei o carro era uma subida beeeeem leve.

No ano seguinte (5 dias depois haha) voltamos de viagem. Liguei o carro também usando os procedimentos corretos (liguei o sistema elétrico, e só depois liguei o carro efetivamente). Ao fazer isso, o carro ligou fazendo um ronco um pouco diferente e vibrando um pouco mais que o comum. Aguardei alguns segundos e ao tentar tirar o cambio do P, vi que estava muito duro e dificil. Porém fiz um pouco de força e saiu do P, dando um pequeno tranco no carro. Nesse momento porém a vibração e ronco do carro voltaram ao normal, e só nesse momento notei que havia uma luz acesa no painel (que aaaacho que já devia estar acesa desde quando liguei o carro porém não havia reparado). Depois de alguns segundos com o cambio em D ela sumiu.

Por sorte eu estava com o meu leitor OBD e pude ler o que foi a falha, que indicou a não ignição do combustível no cilindro 2. Tenho usado o mesmo combustível há muito tempo e não acredito que esse tenha sido o problema. O que me estranha é essa dificuldade de tirar o cambio do P, e o fato de ter voltado ao normal ao colocar no D.

Qual a opinião de vocês? Será que isso pode ter causado algum dano grave no meu motor?

Valeu!

IMG_5991.jpg

IMG_5992.jpg

Postado

Olá amigo @Spielwurfel.

Referente ao barulho, do motor ligando, mais áspero, também sinto no meu nos primeiros 10 / 20 segundos de quando ligo ele. No meu caso, o carro fica hibernando de segunda a sexta e só vou liga-lo pelo sábado de manhã. Salvo em raras exceções (Feriados, buscar a patroa quando ta chovendo), mas na maioria das vezes ele dorme esses 5 dias.

E quando ligo, o som é um pouco áspero sim, depois volta ao normal.

Ja o tranco no P, como vc colocou em um leve aclive, ao estaciona da primeira vez, vc colocou em N, puxou o freio de mão, soltou o freio do pedal. Nesse momento vc esperou os 3 segundos do Hold Assist desativar e o carro assentar? Pode ter sido isso.

Ja sobre o erro, que apareceu no painel, pode ser que a Bobina e ou Vela esteja apresentando falha. Se o erro acontecer novamente, faça o teste. Tire a Bobina do cilindro 2 e troque para outra posição. Se apresentar o erro na posição nova, certeza que é a Bobina.

Postado

Eu complemento o que o @anghinoni1982 disse, considerando que sejam 2 problemas diferentes.. A luz acendeu por causa do problema no cilindro 2. e a dificuldade de tirar do P deve ter siso por causa de ter ficado estacionado em um aclive... mas o teu procedimento pra estacionar foi o correto. Eu desconheço essa questão levantada relativa ao Hold Assist. Acho que se tu colocar em N e puxar o freio de mão e soltar o pedal de freio, ele assenta e fica travado pelo freio de mão. Aí não deveria dar problema ao engatar o câmbio de novo.

Postado

O meu tb da um pequeno tranco no câmbio quando paro num aclive e vou tirar do p pra por no d.

Vou tentar colocar no n com o freio de mão puxado pra ver se resolve, fiquei preocupado com isso pois nas últimas 2 semanas parei bastante em morro e na maioria das vezes era bem ruim tirar do p nestes casos.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Postado

Olá galera

A questão do Hill Assist é bem lembrado, mas será que ele continua ativo mesmo quando se coloca o cambio no N?

Sei que o motor fica mais áspero quando ele fica desligado por alguns dias, mas nesse caso era diferente. E como disse, ficou normal assim que passei para o D.

Liguei o carro agora e mostrou a mensagem Erro: Start-Stop. Essa mensagem nunca apareceu antes, porém tirando isso não notei nenhuma anormalidade. Alguém já viu esse erro?

Postado
2 horas atrás, Spielwurfel disse:

Olá galera

A questão do Hill Assist é bem lembrado, mas será que ele continua ativo mesmo quando se coloca o cambio no N?

Sei que o motor fica mais áspero quando ele fica desligado por alguns dias, mas nesse caso era diferente. E como disse, ficou normal assim que passei para o D.

Liguei o carro agora e mostrou a mensagem Erro: Start-Stop. Essa mensagem nunca apareceu antes, porém tirando isso não notei nenhuma anormalidade. Alguém já viu esse erro?

Eu acho que essa mensagem está vinculada ao erro anterior que tu relatou sobre o problema de ignição do cilindro 2. Tenho vaga lembrança de ter visto algo com "erro de start-stop", e o pessoal estava achando que podia ser combustível ruim... mas é só uma hipótese. 

E nada tem a ver com o caso do problema no câmbio ao passar de P para D... isso na minha percepção, claro...

Postado
Olá galera

Conselho: Se está na garantia, leve na CSS. Por enquanto é a melhor coisa que se deve fazer.

Outro fato, podem fazer o teste. O carro estando em aclive e o câmbio na posição D. Mude para N e puxe o freio de mao. Solte o pé do freio e espere.

Abraços.

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Postado

Já tive o mesmo problema e ao final eram a vela e a bobina do cilindro 1 com problemas. O que deve ter acontecido com você foi uma falha pontual na queima de combustível que ocasionou o acendimento da luz do catalizador e/ou EPC. Se o problema voltar a acontecer eu aconselho a procurar a CSS para substituir logo a vela, pois ela vai pifar e deixar você na mão, como aconteceu comigo.

Já o erro no start-stop sempre acontece na partida imediatamente posterior a esta falha na combustão. Não sei o motivo, mas talvez o computador faça uma varredura do último funcionamento do carro, detecte a falha e desative o start-stop.

Quanto ao barulho do motor e a alavanca do câmbio, concordo com o pessoal no quanto já colocado.

Abraços a todos.

Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

Postado

Uma vez ficou durante um dia dando essa falha no start stop. Coloquei o cabo e deu uma falha "exhaust system" (alguma coisa assim).

Fiquei preocupado, mas no outro dia funcionou normal e nunca mais deu esse alerta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora