Golf Variant 2015 TSI - Barulho de tucho batendo


Marco

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Vou desenterrar esse tópico! Fato curioso que aconteceu comigo:

Sábado passado fui levar minha esposa pra fazer exame de sangue, desci do apartamento alguns minutos antes para jogar o lixo e fui para o carro ligar ele.
Como de costune, toda manhã de sabado vejo o nivel de óleo, estava no mesmo nivel de sempre, 1 cabelinho antes do máximo...

Entro no carro, higienizo as mãos contra o corona, ligo a ignição, espero todo o sistema de combustível pressurizar e dou a partida como de costume.
Só que dessa vez surgiu um barulho de tec tec vindo do motor, igual ao primeiro video desse tópico!

Ja olho no painel se tem algum alerta de pressão de óleo baixo e nada!
Nisso minha esposa chega e fala, o carro ta com barulho estranho!

Dei uma pequena acelerada de não mais que 1500 rpm e o barulho sumiu... fiquei preocupado, será tucho? Será pistão? Variador de fase? O que está acontecendo???

Sai com o carro e fomos até a clínica fazer o exame, ao sair de la, sem barulho nenhum. No sabado sai mais algumas vezes com o carro e nada do tec tec.

Cheguei por volta das 21hs em casa e por la descansou ate o dia seguinte.
Dia seguinte, faço o mesmo ritual e dessa vez sem barulho algum...

Passei o obd11 nele e nenhum erro encontrado.

A unica coisa diferente que coloquei foi o óleo Motul 6100 5w40 SN com a especificação 502.00.
Mas ja rodei mais de 300km desde quando troquei e nada de tec tec ao ligar...

Enfim, vou ficar atento pra ver se vai acontecer novamente. Medo de ter que abrir motor... [emoji852]

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Vou desenterrar esse tópico! Fato curioso que aconteceu comigo:

Sábado passado fui levar minha esposa pra fazer exame de sangue, desci do apartamento alguns minutos antes para jogar o lixo e fui para o carro ligar ele.
Como de costune, toda manhã de sabado vejo o nivel de óleo, estava no mesmo nivel de sempre, 1 cabelinho antes do máximo...

Entro no carro, higienizo as mãos contra o corona, ligo a ignição, espero todo o sistema de combustível pressurizar e dou a partida como de costume.
Só que dessa vez surgiu um barulho de tec tec vindo do motor, igual ao primeiro video desse tópico!

Ja olho no painel se tem algum alerta de pressão de óleo baixo e nada!
Nisso minha esposa chega e fala, o carro ta com barulho estranho!

Dei uma pequena acelerada de não mais que 1500 rpm e o barulho sumiu... fiquei preocupado, será tucho? Será pistão? Variador de fase? O que está acontecendo???

Sai com o carro e fomos até a clínica fazer o exame, ao sair de la, sem barulho nenhum. No sabado sai mais algumas vezes com o carro e nada do tec tec.

Cheguei por volta das 21hs em casa e por la descansou ate o dia seguinte.
Dia seguinte, faço o mesmo ritual e dessa vez sem barulho algum...

Passei o obd11 nele e nenhum erro encontrado.

A unica coisa diferente que coloquei foi o óleo Motul 6100 5w40 SN com a especificação 502.00.
Mas ja rodei mais de 300km desde quando troquei e nada de tec tec ao ligar...

Enfim, vou ficar atento pra ver se vai acontecer novamente. Medo de ter que abrir motor... [emoji852]

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Amigo, vou dar um chute sobre o seu problema. Nunca ouvi falar no que vou dizer agora, vai no meu raciocínio, rsrs.

De uns anos pra cá alguns motores têm uma válvula de retenção de óleo (permite o fluxo num único sentido) para manter o cabeçote guarnecido de óleo com o motor desligado, para proteger as partes móveis na partida a frio. Talvez essa válvula tenha ficado travada aberta e o seu cabeçote ficou sem óleo. Ao ligar o carro ela se soltou e não travou mais.
Nada preocupante, se não tornar repetitivo.

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Amigo, vou dar um chute sobre o seu problema. Nunca ouvi falar no que vou dizer agora, vai no meu raciocínio, rsrs.

De uns anos pra cá alguns motores têm uma válvula de retenção de óleo (permite o fluxo num único sentido) para manter o cabeçote guarnecido de óleo com o motor desligado, para proteger as partes móveis na partida a frio. Talvez essa válvula tenha ficado travada aberta e o seu cabeçote ficou sem óleo. Ao ligar o carro ela se soltou e não travou mais.
Nada preocupante, se não tornar repetitivo.

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Sério mesmo que existe essa válvula?

Hummm interessante, não sabia disso. Depois desse dia, não fez mais, mas estou esperando um dia frio, pois foi a mesma maneira que aconteceu.

Agora vem o caso e se essa valvula travar fechada? [emoji28]

Outro ponto será que não é por isso que uma vez o icardex teve problema com o óleo do carro dele?
Ele colocou os 4L de óleo e nem deu meia vareta, teve que colocar mais 500ml...

Por enquanto estou monitorando a cada partida do carro, sem maiores problemas por enquanto...

Abraços.

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Vou desenterrar esse tópico! Fato curioso que aconteceu comigo:

Sábado passado fui levar minha esposa pra fazer exame de sangue, desci do apartamento alguns minutos antes para jogar o lixo e fui para o carro ligar ele.
Como de costune, toda manhã de sabado vejo o nivel de óleo, estava no mesmo nivel de sempre, 1 cabelinho antes do máximo...

Entro no carro, higienizo as mãos contra o corona, ligo a ignição, espero todo o sistema de combustível pressurizar e dou a partida como de costume.
Só que dessa vez surgiu um barulho de tec tec vindo do motor, igual ao primeiro video desse tópico!

Ja olho no painel se tem algum alerta de pressão de óleo baixo e nada!
Nisso minha esposa chega e fala, o carro ta com barulho estranho!

Dei uma pequena acelerada de não mais que 1500 rpm e o barulho sumiu... fiquei preocupado, será tucho? Será pistão? Variador de fase? O que está acontecendo???

Sai com o carro e fomos até a clínica fazer o exame, ao sair de la, sem barulho nenhum. No sabado sai mais algumas vezes com o carro e nada do tec tec.

Cheguei por volta das 21hs em casa e por la descansou ate o dia seguinte.
Dia seguinte, faço o mesmo ritual e dessa vez sem barulho algum...

Passei o obd11 nele e nenhum erro encontrado.

A unica coisa diferente que coloquei foi o óleo Motul 6100 5w40 SN com a especificação 502.00.
Mas ja rodei mais de 300km desde quando troquei e nada de tec tec ao ligar...

Enfim, vou ficar atento pra ver se vai acontecer novamente. Medo de ter que abrir motor... [emoji852]

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@anghinoni , tive um Mitsubishi Lancer 2013 zero por 2 anos. Rodei só 22.000km. Troquei no Golf TSI em 2015.
Todas as vezes que ligava o carro pela manhã tinha barulho no comando de válvulas. Aquelas batidinhas repetidinhas durante alguns segundos. Sempre foi assim.
Não sei se você conhece esse motor dele.
É um motor concebido ou aprimorado um pouco antes de 2010. Mas já era em alumínio com comando duplo de válvulas variável tanto na admissão como no escape, utilizando corrente para o acionamento dos comandos. Um velhinho atualizado.

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Em 09/07/2020 at 9:59 AM, Jorge Jox disse:

@anghinoni , tive um Mitsubishi Lancer 2013 zero por 2 anos. Rodei só 22.000km. Troquei no Golf TSI em 2015.
Todas as vezes que ligava o carro pela manhã tinha barulho no comando de válvulas. Aquelas batidinhas repetidinhas durante alguns segundos. Sempre foi assim.
Não sei se você conhece esse motor dele.
É um motor concebido ou aprimorado um pouco antes de 2010. Mas já era em alumínio com comando duplo de válvulas variável tanto na admissão como no escape, utilizando corrente para o acionamento dos comandos. Um velhinho atualizado.

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Eita, não sabia desse caso do motor do Lancer.

Meu cunhado tem um e nunca me falou disso dele, vou questionar pra saber! Tudo bem que meu cunhado é aquele que usa o carro até acabar, depois vende...

Enfim, hoje cedo, aqui em Santo André, estava por volta de 12ºC e mesmo condição do sábado que ocorreu o problema. Liguei o carro e funcionou normal, sem barulho de tucho ou tec tec tec.

Seguimos a vida! :)

Abraços.

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Eita, não sabia desse caso do motor do Lancer. Meu cunhado tem um e nunca me falou disso dele, vou questionar pra saber! Tudo bem que meu cunhado é aquele que usa o carro até acabar, depois vende... Enfim, hoje cedo, aqui em Santo André, estava por volta de 12ºC e mesmo condição do sábado que ocorreu o problema. Liguei o carro e funcionou normal, sem barulho de tucho ou tec tec tec.

Seguimos a vida! [emoji4]

Abraços.

 

 

A pessoa tem que prestar atenção no carro pra perceber. Em garagem de um único carro é mais fácil perceber, pois o som reflete nas parecer próximas do carro. A válvula de retenção é bem pequena.

 

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